46º FBCB – Oficina integra roteiro, direção, trilha sonora e finalização digital

*Grandes nomes do cinema brasileiro juntos produzindo filmes originados e finalizados durante as oficinas

No período de 18 a 22 de setembro, estudantes, profissionais do audiovisual, cineastas, jornalistas, pesquisadores, músicos e público em geral estarão reunidos para participar da Oficina Integrada de Cinema. Serão quatro oficinas, com informações sobre roteiro, direção, trilha sonora para cinema e finalização digital reunidas para a conclusão de um produto final único. No penúltimo dia, os integrantes da oficina de direção escolherão roteiros desenvolvidos pela oficina de roteiro e trabalharão sobre eles. Em seguida, os alunos da oficina de trilha sonora comporão as músicas dos filmes que serão finalizados digitalmente. Os participantes já passaram por um processo de inscrição e seleção. As atividades se desenvolverão nos salões do Kubitschek Plaza Hotel.

A Oficina Integrada tem como objetivo produzir filmes que tenham sido originados e finalizados durante a semana de aulas. Cada professor disporá de vinte horas/aula com suas turmas, tendo o roteiro como ponto de partida. Após a conclusão dos roteiros, essas peças serão gravadas pelos alunos de direção no penúltimo dia de aula, momento que coincidirá com a preparação das trilhas, a cargo de outros alunos. Na primeira metade do último dia, os filmes serão finalizados digitalmente e os “trilheiros” checarão as suas composições já sincronizadas com os filmes. Ao final, está prevista a exibição do filme com a devida execução das trilhas ao vivo, o que motivará a avaliação conjunta de roteiros, direção, trilha, finalização digital e dos trabalhos realizados em cada oficina.

A 46ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO tem coordenação geral de Sérgio Fidalgo, coordenador de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do GDF. O Patrocínio é da Petrobras, BNDES, Terracap e BRB. Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Inframérica (Aeroporto de Brasília), Câmara Legislativa do Distrito Federal, Canal Brasil, TV Brasil, Revista de Cinema. Realização: Instituto Alvorada Brasil, Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal e Ministério da Cultura.

OFICINA INTEGRADA DE CINEMA

Roteiro, com Marcus Aurelius Pimenta (jornalista, escritor e roteirista).
Direção, com Jorge Bodanzky (diretor de cinema).
Trilha Sonora no Cinema, com David Tygel (músico, cantor, compositor, arranjador e professor de Trilha Sonora).
Finalização Digital, com José Rubens Hirsch (montador e diretor de cinema).

? OFICINA DE ROTEIRO, com Marcus Aurelius Pimenta
18 a 22 de setembro, 9h às 12h30

Apresentação geral. Explicações sobre formatação e peculiaridades da escrita para roteiro. Orientação sobre bibliografia básica.
Na segunda parte da oficina, os alunos começarão a desenvolver os argumentos, que podem ser tanto de ficção quanto de documentário ou docudrama.
Finalização dos argumentos e início da redação dos roteiros. Escolha dos projetos a serem filmados.
Finalização dos projetos escolhidos e desenvolvimento dos roteiros iniciados no dia anterior. Exposição e discussão do projeto de cada participante e evolução do texto.
Debate e desenvolvimento dos projetos individuais. Produção do texto.
Finalização dos roteiros.

Marcus Aurelius Pimenta – Escritor e roteirista, é jornalista de formação. Autor de quinze livros, todos escritos em parceria com José Roberto Torero. Na área de audiovisual produziu roteiros de animação e para cinema. Escreveu ainda documentários, programas educativos e séries dramáticas para as emissoras de televisão Globo, SBT, Record, Futura, Discovery Kids, Espn, GNT e HBO.
? OFICINA DE DIREÇÃO, com Jorge Bodanzky.
19 a 22 de setembro, 14h30 às 18h

Neste breve curso, o cineasta vai discutir as funções de um diretor de cinema a partir da análise de filmes. Noções de fotografia, iluminação e som. As diferentes linguagens cinematográficas: documentário, docudrama e ficção. O cinema nas novas mídias: Internet, WebTV, smartfones, etc.
A questão da imagem no universo audiovisual a partir de exemplos diversos.
Suporte para a realização dos exercícios práticos na integração das oficinas.

Jorge Bodanzky – Estudou arquitetura na UNB. Formado em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha, iniciou sua carreira como fotógrafo, chegando a trabalhar na revista Realidade e no Jornal da Tarde. Tanto sua estreia como diretor de cinema quanto sua ligação com a Amazônia se deram na década de 70, com Iracema – uma transa amazônica. O premiado documentário ficcional abriu caminho para uma carreira que inclui mais de dez longas e dezenas de documentários para as TVs brasileira, alemã, francesa e italiana, como diretor, fotógrafo e produtor. Sua passagem para a Internet se deu a partir de um CD-Rom sobre a Amazônia, encomendado pelo governo brasileiro para ser apresentado aos integrantes da reunião do G-7, na Alemanha, em 1997. Além disso, produziu ainda CD-ROMs para a Rio Filme sobre o Cinema Brasileiro dos Anos 60 e para o Arquivo Nacional sobre o Rio 500 anos (O Rio de Janeiro no século XVI). É Coordenador da TV Navegar .

? OFICINA DE TRILHA SONORA NO CINEMA, com David Tygel
19 a 22 de setembro, 14h30 às 18h

A oficina é voltada para músicos estudantes e profissionais, sejam eles alunos de Cinema ou apenas interessados. Para participar das atividades, devem levar os seus próprios instrumentos, como baixo acústico e/ou elétrico, bateria, teclado, percussões, sopro (sax, trompete, trombone, flauta, clarinete, oboé) ou cordas (violão, guitarra) ou corda clássica (violino, violoncelo). Haverá espaço para DJ também.

David Tygel – Músico, cantor, compositor, arranjador e professor de Trilha Sonora para o Cinema em diversas universidades do país. Ministrou cursos na PUC-Rio, no Conservatório Brasileiro de Música, na EICTV de Cuba, no Instituto MEIA de Cabo Verde, entre outros. É fundador e integrante do grupo Boca Livre, ganhador de cinco kikitos de Trilha Sonora de Gramado, dois Candangos em Brasília e de prêmios internacionais como em Gijón, na Espanha. Entre seus filmes destacam-se O homem nu e Apolonio Brasil, de Hugo Carvana; O homem da capa preta, Lamarca, Quase nada e A Child From The South, de Sergio Rezende; Dois perdidos numa noite suja e Quem matou Pixote, de José Joffily; Leila Diniz e For All, de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz.
? OFICINA DE FINALIZAÇÃO DIGITAL, com José Rubens Hirsch
19 a 22 de setembro, 14h30 às 18h

Durante as aulas serão abordadas as técnicas de edição, finalização, masterização e adaptação para Color Grading no ambiente digital. O curso é recomendado para editores de vídeo ou interessados em finalização digital com alguma experiência na área. Na oficina serão dadas as seguintes matérias: curso de montagem integrada, conceito de montagem, diferença entre montagem e edição, visualização da linguagem cinematográfica, roteiro versus montagem.
Entre os trabalhos práticos, estão seleção e organização do material, montagem de um curta-metragem e visionamento de trabalhos realizados pelo professor. Com relação à finalização digital, serão abordados: set, conformação para colorimetria, efeitos, créditos e composição, som e exibição.

José Rubens Hirsch – Montador e diretor, iniciou sua carreira nas maiores empresas de publicidade do país. Na área cinematográfica, foi responsável pela montagem de longas como Tieta e Ouro Negro. Montou mais de 2.500 comerciais, inúmeros longas e documentários. Entre os trabalhos mais conhecidos destacam-se Barrela, O inspetor Faustão e o malandro, além do documentário Todos os Corações do Mundo sobre a copa do mundo de 1994. Também dirigiu comerciais e vídeos empresariais, trabalhando para empresas como Souza Cruz, Coca-Cola, Ford, Sensodine, entre outras.

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