46º FBCB – Festivalzinho exibe filme produzido no DF e curtas de animação e ficção
*O Rei de Uma Nota Só e A Borboleta Azul, de Carlos Del Pino, está na mostra infantil do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
*Em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, programação exibe sete produções de vários estados
Em sessões gratuitas, o FESTIVALZINHO promete encantar as crianças com uma programação que inclui de filmes de animação a minióperas. Sempre às 10 horas da manhã, do dia 18 ao dia 23, no Cine Brasília, será possível assistir a filmes que apresentam o que de mais inovador se tem feito no cinema dedicado ao público infantil. As apresentações acontecem também em diversos horários em escolas previamente agendadas de Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Jardim Botânico, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo II, Samambaia, Sobradinho, Sobradinho II e Taguatinga.
No Cine Brasília, aberto ao público, as manhãs dos dias de semana, (18, 19, 20 e 23 de setembro) serão reservadas para O rei de uma nota só & A borboleta azul, de Carlos Del Pino (71min08, DF, 2013), adaptação de duas minióperas direcionadas ao público infanto-juvenil. A primeira, de temática política, apresenta a história de um Jovem Príncipe que luta contra o hábito de seu pai, o Rei, de promulgar leis absurdas. A segunda, de cunho ecológico, mostra crianças de uma escola que lutam contra a derrubada de um bosque que, segundo a lenda, é o habitat da Borboleta Azul. Classificação indicativa: livre.
E no final de semana, dias 21 e 22 de setembro, uma ampla programação que inclui sete curtas-metragens de ficção e animação, numa parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. São produções de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná, especialmente concebidas visando o público infantil.
A 46ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO tem coordenação geral de Sérgio Fidalgo, coordenador de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do GDF. O Patrocínio é da Petrobras, BNDES, Terracap e BRB. Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Inframérica (Aeroporto de Brasília), Câmara Legislativa do Distrito Federal, Canal Brasil, TV Brasil, Revista de Cinema. Realização: Instituto Alvorada Brasil, Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal e Ministério da Cultura.
SINOPSES
O rei de uma nota só e a borboleta azul
Direção Carlos Del Pino (ficção, 71min08, DF, 2013)
Elenco: Catarina Acioly, Marianne Vicenthini, Alexandro Brandão, Sérgio Fidalgo, Miquéias Paz e Luciano Porto.
Sinopse: As duas estórias das mini óperas abordam temáticas sociais e ecológicas características da condição humana, que são antigas e também atuais, e, por isso, eternas na história da humanidade. No primeiro episódio, o rei, um tirano insensível e sem escrúpulos, promulga em seu castelo leis absurdas, como “é proibido ser livre”. O jovem príncipe tenta convencer seu pai a ser mais generoso com o povo. Quando surge, para a realeza, Utopiano, o personagem invisível? No castelo, com seu bastão mágico, enfeitiça o perverso rei. A partir desse momento, o rei passa a emitir uma nota só perdendo os poderes de governar.
O segundo episódio se passa em uma escola tradicional. Um grupo de alunos se rebela contra a decisão arbitrária da direção de destruir o que julgam ser encantado: o bosque da lendária Borboleta Azul. Os alunos fazem um manifesto contra a destruição do bosque, onde vive a Borboleta Azul, a despeito dos argumentos do professor Aurélio. Os estudantes insistem na salvação do bosque para preservar a natureza e acabam descobrindo a inexistência da Borboleta Azul. Mesmo assim, querem preservar a lenda.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
Cine Brasília – entrada franca
18, 19, 20 e 23, às 10 horas
MOSTRA DE FILMES DE CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO E FICÇÃO
(EM PARCERIA COM A MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS)
A MULA TEIMOSA E O CONTROLE REMOTO
Direção Hélio Villela Nunes (ficção, 15min15, SP, 2010) Livre
Sinopse A história de uma amizade num duelo sem palavras.
CADÊ MEU RANGO
Direção George Munari Damiani (animação, 4min10, SP, 2012) Livre
Sinopse Bernard, preguiçoso e solitário, leva a vida tranquilamente em seu aconchegante lar. Certa manhã vai pegar sua comida, mas não a encontra. Quem pegou? Bernard encara o roubo como um desafio e busca formas de encontrar esse “ladrão”.
A GRANDE VIAGEM
Direção Caroline Fioratti (ficção, 15min45, SP, 2011) Livre
Sinopse Seu Mário não consegue mais distinguir com clareza o passado e o presente. Revive, em sua mente, uma fase da vida em que vendia guias de viagem, mas nunca viajou. Agora, com seu neto e parceiro Felipe, tem a oportunidade de conhecer os quatro cantos da terra.
O MACACO E O RABO
Direção coletiva dos alunos da disciplina de animação digital (Núcleo de design UFPE-CAA), sob orientação do Professor Mascos Buccini (animação, 8min10, PE, 2011) Livre
Sinopse O macaco perde o rabo e parte em uma busca para recuperá-lo. A cada personagem que ele encontra, sua situação se complica mais. Uma adaptação de um conto do folclore nordestino.
REGANDO BIGODES
Direção Thais Vasconcellos e Katia Lund (ficção, 11min10, RJ 2012) Livre
Felipe, sete anos, sonha em ter bigodes como os do tio. Na tentativa de obter o resultado desejado, realiza alguns experimentos. Porém, nada sucede como o esperado, o que faz com que Felipe tenha que aprender a lidar com o tempo.
BUD’S SONG TIME
Direção Hélder Nóbrega (animação, 3min50, SP, 2012) Livre
Sinopse Acompanhe a história do velho Roxx, que caminha pelo deserto de Gueramba. Ele chega a seu local preferido e, como de costume, começa a tocar uma canção. A música atrai Bud, o monstro, velho conhecido seu.
O FIM DO RECREIO
Direção Vinicius Mazzon e Nélio Spréa (ficção, 17min25, PR, 2011) Livre
Sinopse No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história.
LOCAIS DE EXIBIÇÃO
21 e 22/9, 10h, Cine Brasília, entrada franca
18 a 23/9 – Escolas agendadas, classificação Livre
Brazlândia: Centro de Educação Infantil 2, CAIC Benedito Carlos Oliveira e Biblioteca Setorial Érico Veríssimo
Candangolândia: Salão Comunitário e Biblioteca Pública, Rua dos Transportes- Área especial nº 1
Ceilândia: Teatro Sesc Newton Rossi, EC 21, EC 31,CEE 1, CEE 2, EC 1, EC 3, EC 7, EC 11, EC 13,E C 16, EC 17, EC 18, EC 22, EC 24, EC 27, EC 28, EC 31, EC 33, EC 40, EC 50, EC 52, EC 55, EC 56, EC 59, EC 60, EC 62, EC 65, EC 66, ECPN, CAIC BS, CAIC AT, EC Córrego das Corujas, EC Lajes da Jiboia, EC Jiboia, CED Incra 09, CEF Boa Esperança, CEF 28, CEF PMRG, CEF 31, CEF 32 E CEF 33
Cruzeiro: Centro Cultural Rubem Valentim e Biblioteca Pública Área especial Quadra 3
Guará: Teatro do Guará/CRE, Centro de Educação Infantil da Estrutural, EC 8 e Biblioteca Pública, Área especial do CAVE Casa da Cultura
Gama: Teatro Sesc Gama, Jardim de Infância 4, Jardim de Infância 5
Núcleo Bandeirante: Auditório da Igreja Padre Roque e Biblioteca Pública Praça Padre Roque 3ª Avenida
Paranoá: Centro de Educação Infantil 1, EC João Paulo II e Biblioteca Pública, Quadra 5 Conj 3 AE D antigo fórum
Park Way: Escola de Vargem Bonita e Escola Ipê Coqueiros
Planaltina: CEE 1, Centro de Educação Infantil 1 e Biblioteca Setorial Monteiro Lobato de Planaltina
Plano Piloto: Biblioteca Infantil 104/304 Sul, Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, EC 305 Sul, EC 413 sul, EC 304 Norte e Biblioteca Nacional de Brasília
Recanto das Emas: Centro de Educação Infantil 310 e EC 510
Riacho Fundo II: Gerência de Cultura/CRE, Centro de Educação Infantil
Samambaia: CEF 831, Caic Helena Reis, Caic Airton Senna, Biblioteca Pública de Samambaia Penna Marinho, Centro de Ensino Especial, Imaginário Cultural, EC 325, EC 511 e CEF 512, EC 614, EC 410 e CEE 1 e Biblioteca Pública, QS 407, Samambaia Sul
Santa Maria: CEE 1, CAIC Albert Sabin, EC 218, Biblioteca Pública de Santa Maria Norte – Monteiro Lobato
Sobradinho: Teatro de Sobradinho, EC Morro do Sansão, Centro de Educação Infantil 4 e EC 1
Sobradinho I: Biblioteca Pública, Área Reservada 5 Quadra 8
Sobradinho II: Biblioteca Pública, Área Especial 13
São Sebastião: Centro de Educação Infantil 1, Centro de Educação Infantil 3 e CAIC Unesco
Taguatinga: Espaço Cultural Paulo Autran (Sesc), Centro de Educação Infantil 2, Centro de Educação Infantil 6 e EC 21 e Biblioteca Pública Machado de Assis, CNB 1 Área especial
Assessoria de imprensa
Para uso exclusivo dos jornalistasObjeto Sim Projetos Culturais
Telefones(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br