Mostra contará com a presença de um dos maiores cineastas da República Dominicana

Ernesto Alemany, diretor de LA GUNGUNA, participará da abertura do evento e do encerramento, quando conversará com o público

Um dos mais aclamados filmes da recente e premiada indústria cinematográfica dominicana foi especialmente reservado para a última sessão da mostra NOVO CINEMA DOMINICANO, que acontece de 31 de março a 3 de abril, no Cine Brasília, com entrada franca. O longa-metragem ‘La Gunguna’, que em seu país arrastou multidões ao cinema, poderá ser visto na sessão das 19h, do domingo, dia 03 de abril. E com um detalhe: com a presença do diretor, Ernesto Alemany, que promete conversar com a plateia sobre o panorama da produção cinematográfica na República Dominicana. Alemany estará presente também à abertura do evento.

‘La Gunguna’ é um divertido filme de ação, que mistura humor negro e violência, em torno da existência de uma arma – La Gunguna – que traz má sorte a todo aquele que se apodera dela. Personagens bizarros do submundo caribenho vão sendo apresentados ao público, de forma bastante cômica, em momentos de aventura e desventura.

NOVO CINEMA DOMINICANO vai exibir 11 títulos, entre ficções e documentários de curtas e longas-metragens, produzidos a partir de 2014, oferecendo um amplo painel da produção cinematográfica recente dessa ilha das Antilhas.

ERNESTO ALEMANY – Logo após terminar o bacharelado em 1990, se mudou para Nova York, onde estudou fotografia. Ao retornar em 1992, entrou para a carreira publicitária, trabalhando em diversas empresas produtoras dominicanas nas áreas de produção e assistência de direção. Em dezembro de 1996, participou como segundo assistente de direção do filme “Azúcar Amarga”, de Leon Ichazo, e, meses depois, de “Dance With Me”, de Randha Hanes.

Em 1997, abriu sua primeira empresa de produção, GAIA Cinematografia, orientada para o mercado publicitário e vídeos musicais, obtendo prêmios e reconhecimento nos festivais mais importantes da publicidade nacional e regional, incluindo o Grand Prix do festival Caribe no Panamá em 2000 e o primeiro short list dominicano na categoria TV na FIAP (Ibero American Advertising Festival) em Buenos Aires, Argentina, nesse mesmo ano.

Em 2002, formou junto a novos parceiros, a empresa Bululú Films, com a intenção de abordar o mercado internacional, estabelecendo-se em 2003 na cidade de Buenos Aires, tendo realizado projetos na Argentina, México, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Miami, Panamá, Porto Rico e República Dominicana.

Em 2010, retornou a seu país motivado pela iminência da nova lei do cinema com a intenção de fazer filmes de longas-metragens, ao mesmo tempo em que atuava como diretor de comerciais e vídeos musicais na Pan-americana Produções. Lá, criou e dirigiu em 2012 a série web de 10 capítulos ‘Dale Play’, que teve mais de 312 mil visualizações através do portal criado para a transmissão.

LA GUNGUNA estreou em 2015, obtendo grande sucesso de crítica e bilheteria. O filme ganhou 18 prêmios La Silla do cinema Dominicana, entre eles o de melhor filme e melhor direção. Foi também o candidato Dominicano para os prêmios Goya de Espanha e Ariel de México.

NOVO CINEMA DOMINICANO
Data: 31 de março a 03 de abril
Local: Cine Brasília (EQS 106/107)
Horários: ver programação
ENTRADA FRANCA
___________________________________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA (exclusivo para jornalistas): Objeto Sim
Tel.: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Gioconda Caputo: 8142. 0112 – Carmem Moretzsohn: 8142. 011
objetosim@gmail.com / objetosimprojetosculturais@gmail.com