Festival promove a estreia nacional do documentário “Antes do prato”

*Entrada franca!

Atualmente, só quatro dentre dez famílias brasileiras têm acesso pleno à alimentação. Pesquisas recentes mostram que 58,7% da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau – leve, moderada ou grave. Mas algumas iniciativas têm surgido, de dentro da sociedade, para combater a fome crescente no país. Uma iniciativa do Greenpeace Brasil, com produção da Theodora Filmes e apoio do Instituto Ibirapitanga, percorreu o território nacional registrando centenas de experiências, sujeitos e comunidades que promovem a saúde, produzindo alimentos saudáveis em comunhão com a natureza. O resultado está no documentário “Antes do prato”, que fará lançamento nacional no 11º SLOW FILME – Festival Internacional de Cinema e Alimentação. O filme será exibido na sexta-feira, dia 26 de agosto, às 20h, no Cine Brasília, em sessão seguida de debate. A entrada é franca.

Dirigido por Carol Quintanilha, “Antes do prato” vai a três regiões do Brasil e mostra uma mobilização social potente e diversa para combater a fome, gerar saúde e garantir um meio ambiente em equilíbrio para toda a população. Diante de um país em crise, o filme retrata como a agricultura familiar agroecológica vem criando pontes entre as cidades e o campo para propor uma revolução no atual modelo de produção e consumo de alimentos. Uma revolução em rede, conectada, solidária.

São trabalhos como a Rede Xique Xique, de Mossoró/RN, que produz, comercializa e fomenta a agroecologia, o feminismo e a economia solidária. Também o Assentamento Filhos de Sepé, de Viamão/RS, que abriga 400 famílias beneficiadas pela reforma agrária e que transformaram o MST em maior produtor de arroz orgânico da América Latina. E ainda a organização Prato Verde Sustentável, de São Paulo, que atua junto a uma comunidade para manutenção de plantações agroecológicas.

A exibição será seguida de debate, com as participações da professora de nutrição da UnB, Elisabetta Recine, da porta-voz do Greenpeace para Agricultura e Alimentação, Marina Lacôrte, e de Rogério Dias, presidente do Instituto Brasil Orgânico.

O 11º SLOW FILME acontece de 24 a 28 de agosto, com exibições gratuitas no Cine Brasília, e oficinas no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul. O festival é uma realização da Objeto Sim Projetos Culturais, com curadoria do professor e crítico Sérgio Moriconi e conta com patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

SERVIÇO
ANTES DO PRATO
Brasil, 2022, 54min, 12 anos
Direção: Carol Quintanilha
Cine Brasília | 26/08 | 20h
Entrada franca
_________________________________________________________________
Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais
Gioconda Caputo: (61) 98142-0112 – Carmem Moretzsohn: (61) 98142-0111
Amanda Guedes: (61) 98429-0007
objetosim@gmail.com