Documentário sobre e com o crítico Jean-Claude Bernardet será exibido em sessão hors concours

*Filme que propõe uma reflexão sobre os diferentes papeis do crítico e sua obra será exibido na quinta-feira, às 19h, no Cine Brasília.

 

O 49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO vai realizar nesse ano algumas Sessões Especiais em complemento à programação das suas mostras competitivas. Os longas serão exibidos em caráter hors concours e poderão ser vistos no Cine Brasília, com entrada franca. Assim como no caso dos filmes da competição, serão realizados debates abertos ao público no dia seguinte à sua exibição.

 

Tendo realizado recentemente sua estreia mundial no prestigioso Festival de Locarno, ‘A destruição de Bernardet’, de Claudia Priscilla e Pedro Marques, terá sua primeira exibição brasileira em Brasília. O filme propõe uma biografia pouco convencional de Jean-Claude Bernardet, um dos mais importantes nomes do ambiente cinematográfico brasileiro, professor, ensaísta e crítico de cinema que decidiu, aos 70 anos de idade, largar tudo para se tornar ator. Os realizadores propõem um jogo em que Jean-Claude encena passagens ficcionais e conversa com pessoas essenciais na sua trajetória, sobre a qual reflete de maneira muitas vezes irônica. Os diretores e o protagonista participam de debate no dia seguinte à exibição no Cine Brasília, no Salão Caxambu do Kubitschek Plaza Hotel.

 

O 49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO é presidido pelo Secretário de Cultura Guilherme Reis, com coordenação geral de Sérgio Fidalgo (Coordenador de Audiovisual), tendo Graça Coutinho como coordenadora adjunta e Eduardo Valente como curador. Integram, ainda, a comissão de organização do Festival, o crítico e professor de cinema, Sérgio Moriconi, e a professora de cinema da UnB, Tânia Montoro. Patrocínio do BNDES, Petrobras, Terracap e Banco de Brasília – BRB.  Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Canal Brasil, Revista de Cinema, O2Pós, TV Globo. Realização:  Secretaria de Cultura do DF.

 

SINOPSE

 

A DESTRUIÇÃO DE BERNARDET
Direção
 Claudia Priscilla e Pedro Marques

documentário, 72min, 2016, SP

Jean-Claude Bernardet está velho e doente. O maior crítico de cinema vivo do Brasil se reinventa através da sua própria destruição. O filme, que transita entre a ficção e o documentário, utiliza dispositivos inusitados para acionar a memória da personagem e narrar a trajetória de um intelectual que se transforma em ator aos 70 anos. Não se trata de uma biografia convencional e sim de um projeto construído com o próprio personagem ao longo da filmagem. Um ensaio sobre a apropriação do próprio corpo na velhice.

Elenco Jean-Claude Bernardet, Vania Debs, Tata Amaral, Kiko Goifman e Cristiano Burlan

Produção executiva Evelyn Margareth Barros

Roteiro Claudia Priscilla e Kiko Goifman

Fotografia Pedro Marques

Montagem Pedro Marques e Guile Martins

Trilha sonora Livio Tragtenberg

Música original Livio Tragtenberg

Produtora Paleoteve Produção Cultural Ltda

CLAUDIA PRISCILLA – é diretora, roteirista e produtora, nasceu em 1972. Mora em São Paulo. Jornalista de formação, iniciou sua carreira na área cinematográfica realizando curtas-metragens. Seu primeiro longa foi o documentário Leite e ferro, sobre a maternidade na prisão. Em parceria com Kiko Goifman, dirigiu também o longa Olhe pra mim de novo, um road movie pelo sertão do Nordeste brasileiro, protagonizado por um homem transexual. O foco de seu trabalho como diretora é a discussão de gênero.

PEDRO MARQUES – é diretor, montador e diretor de fotografia. Formado em cinema, iniciou sua carreira como montador e fotógrafo de documentários de longa-metragem como Olhe pra mim de novo (2011) e Leite e ferro (2010). Seu primeiro filme foi o curta Vestido de Laerte (2012), vencedor do prêmio de melhor filme em sua categoria no 45º Festival de Cinema de Brasília.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA  12 ANOS

 

 

_______________________________________________________________________

Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais

Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)

Gioconda Caputo: (61) 9.81420112 – objetosim@gmail.com

SITE: www.objetosim.com.br