Clint Eastwood – Clássico e Implacável

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A 8 DE JANEIRO DE 2012

Retrospectiva exibe 43 filmes do premiado diretor e ator.

Programação inclui obras-primas como Os Imperdoáveis, Gran Torino, Sobre meninos e lobos, Menina de Ouro eBird, que consagraram o artista como diretor e o raro curta O estranho que nos amamos: O contador de historias, sua estréia na direção.

O trabalho como ator nos primeiros westerns de Sérgio Leone estará representado em três clássicos do gênero.

Um debate promete discorrer sobre a trajetória artística e pessoal de Eastwood.

De ícone do macho durão e implacável a diretor sensível e preciso, a trajetória do cineasta e ator Clint Eastwood tem sido única na história do cinema mundial. Um dos principais nomes contemporâneos do cinema norte-americano, Eastwood já dirigiu 34 filmes e atuou em mais de 65. Foi nomeado oito vezes ao Oscar, ganhando dois, e o único a ser indicado duas vezes pelo trabalho de diretor e ator num mesmo filme – Os Imperdoáveis, de 1992, e Menina de Ouro, de 2004. A vida de Clint Eastwood nunca foi banal.

Aos 81 anos de idade e prestes a lançar o 35º filme, o grande nome do cinema mundial vai receber uma homenagem do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília. É a mostra CLINT EASTWOOD – CLÁSSICO E IMPLACÁVEL, uma bela e ampla retrospectiva de quase todos os seus filmes como diretor. A mostra acontece de 13 de dezembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012, no Cinema do CCBB, com intervalos para as festas de final de ano. A programação será aberta por um título que ajudou a forjar a imagem de homem destemido que cerca o ator:Dirty Harry – Perseguidor implacável, às 14h30, da terça-feira, dia 13.

Ao longo de quatro semanas e em quatro sessões diárias, será possível (re)ver 43 filmes, sendo 32 títulos dirigidos por Clint Eastwood e outros 11 longas-metragens que marcaram sua carreira de ator. A mostra exibirá o raríssimo curta O estranho que nos amamos: O contador de historias, primeiro filme dirigido por Eastwood. A programação abrange desde os seus primeiros trabalhos como o pistoleiro durão dos faroestes de Sérgio Leone a produções recentes como diretor, como Gran Torino e Além da Vida, passando ainda pelos demais momentos de sua carreira, e por temas como a violência, a moral, o preconceito e os conflitos. Além da exibição do filmes, a mostra contará com um debate, às 20h do dia 15, para avaliar a trajetória deste que é considerado o cineasta da precisão e do rigor. A programação será acompanhada de catálogo com textos já publicados sobre o artista e novos ensaios.

O ATOR E O DIRETOR

Clint Eastwood ficou famoso nos anos 70, como ator, através de personagens marcantes com caras fechadas e pistola em punho, protagonistas nos faroestes clássicos. Nas décadas seguintes, começou a firmar-se como diretor de filmes caracterizados por temas polêmicos e densos. Hoje, é um dos maiores diretores do cinema contemporâneo, capaz de apostar tanto em histórias dramáticas, distinguidas pela sensibilidade e densidade, quanto em narrativas plenas de suspense e ação. A cinematografia de Eastwood é caracterizada por personagens solitários, sombrios, assombrados por fatos do passado e um clima que conjuga bravura e delicadeza.

A programação da mostra CLINT EASTWOOD – CLÁSSICO E IMPLACÁVEL comprova o talento múltiplo do artista e sua capacidade de passear pelos diversos estilos e linguagens cinematográficas, sempre com a segurança de um mestre, imprimindo em todos os seus filmes um estilo pessoal. Sua importância para o cinema dos Estados Unidos só pode ser comparada a outros nomes como Francis Ford Coppola, Woody Allen e Martin Scorsese.

Da filmografia de Clint Eastwood como diretor, a mostra inclui 32 filmes e dentre eles os mais premiados. O espectador terá oportunidade de assistir a O estranho que nos amamos: O contador de historias, primeiro filme dirigido por Clint Eastwood e raramente exibido. O curta é um documentário curta-metragem sobre os bastidores do longa “O Estranho que Nós Amamos”, de Don Siegel, que Clint protagonizou. No mesmo ano, 1971, Eastwood fez sua estréia na direção de longas-metragens com Perversa Paixão, de 1971, uma obra em clima de mistério, que segue os preceitos do cinema de suspense de Hitchcock – embora já contenha personalidade própria. Da mesma linha de interesse – o mistério – estão outros três títulos:Meia-noite no jardim do bem e do mal, de 1997, e os consagrados Dívida de Sangue¸de 2002, e Sobre Meninos e Lobos, de 2003.

Dívida de Sangue é dirigido e protagonizado por Clint Eastwood. Ele recriou um Terry McCaleb (o ex-agente do FBI aposentado após problemas cardíacos do livro homônimo de Michael Connelly, no qual o filme é inspirado) pra ficar na história. Filme que combina ação, bom humor e lógica, Dívida de Sangue foi premiado no Festival de Veneza. JáSobre Meninos e Lobos, é duro, seco, com uma força narrativa extraordinária e demonstra todo o talento de Eastwood em conduzir uma história que mistura dor, violência, amizade, amor. A história mostra o reencontro de três amigos de infância num bairro irlandês da periferia de Boston e seu acerto de contas com o passado. Foi indicado ao Oscar, recebeu a Palma de Ouro em Cannes, o César 2004, o NSFC Award/USA, dentre vários outros prêmios.

Integram a programação os dois títulos que deram a Clint seus Oscars de diretor: Os Imperdoáveis, de 1992, e Menina de Ouro, de 2004. Em ambos, recebeu também indicação como ator.Os Imperdoáveis levou ainda da Academia os prêmios de melhor filme e ator para Gene Hackman. Neste faroeste, Clint desmistifica o glamour do Velho Oeste, mostrando a violência de forma crua e tirando do gênero o heroísmo de tempos passados. Já Menina de Ouro rendeu a Eastwood os prêmios de melhor diretor, melhor filme, ator coadjuvante para Morgan Freman e atriz para Hilary Swank. Mais uma vez, o diretor mergulha num gênero para fazer o filme referencial, definitivo. Menina de Ouro aposta no gênero “filme de esporte” para quebrar todos os clichês que envolvem este estilo dramático e impor um novo patamar de qualidade.

A mostra inclui também a incursão de Eastwood no universo do jazz em Bird (1988), que mostra a trajetória da vida do grande saxofonista Charlie Parker – interpretado de forma magistral por Forest Whitaker. O filme ficou com o Oscar de melhor som, foi indicado a Cannes e ganhou o Globo de Ouro. Mas a programação passeia bastante pela obra do diretor Eastwood. O público vai conferir o drama romântico As Pontes de Madison, de 1995, que Clint protagoniza ao lado de Meryl Streep; a ficção científica Cowboys do Espaço, também protagonizado por ele, que consegue misturar humor e drama; Cartas de Iwo Jima, uma obra-prima que mostra o drama da segunda guerra a partir da ótica japonesa e que rendeu ao diretor mais uma indicação ao Oscar; e até produções bem recentes como o belíssimo Gran Torino, 2008, outro indicado ao Oscar, vencedor do Cesar de 2010, que Clint afirma ser sua última atuação como ator;Invictus, de 2009, ficção inspirada na vida de Nelson Mandela; e Além da Vida, de 2010, o mais sobrenatural dos filmes do diretor, no qual ele explora a idéia da vida após a morte. Da filmografia do diretor Clint Eastwood, a mostra exibirá ainda A Conquista da Honra, Impacto Fulminante, Crime verdadeiro, Um mundo perfeito, Coração de caçador, O cavaleiro Solitário eA Última Canção.

Da lavra do ator, estão doze títulos: Por um punhado de dólares, Por uns dólares a mais e Três homens em conflito, dirigidos por Sergio Leone; Meu nome é Coogan, Dirty Harry – Perseguidor implacável e o clássico Alcatraz – Fuga impossível, da parceria com o diretor Don Siegel; Doido para brigar… louco para amar e Sem medo da morte, ambos dirigidos por JamesFargo; Um Agente na Corda Bamba, de Ricard Tuggle; Dirty Harry na Lista Negra, o último da série Dirty Harry, e a comédia Cadillac Cor-de-Rosa, ambos de Buddy Van Horn. Cadillac Cor-de-Rosa oferece a chance de conferir o talento cômico do ator.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Clint Eastwood começou sua carreira como ator fazendo pequenas aparições em filmes como a ficção científica de terror Tarantula e a comédia Francis in the Navy. Em 1958, conseguiu seu primeiro papel oficial já como cowboy, no western Ambush at Cimarron Pass. Mas foi com o Homem sem nome, da trilogia dos dólares de Sergio Leone, que Clint começou a ter destaque. Os filmes Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966) foram um verdadeiro sucesso em terras italianas e norte-americanas.

Em 1968, Clint rompeu o ciclo dos faroestes e dividiu a cena com Richard Burton em O Desafio das Águias. No mesmo ano, estrelou Meu nome é Coogan, de Don Siegel, no qual desempenha um xerife de uma pequena cidade que tenta impor a lei na grande Nova Iorque. O filme foi controverso por sua apelação à violência, mas deu início a uma parceria entre Clint e Siegel que durou mais de dez anos. No começo dos anos 70, Clint atuou no filme de guerra Kelly’s Heroes, no faroeste Os Abutres Têm fome, e no drama psicológico O Estranho que nós amamos, todos de Siegel.

Em 1971, o ator resolveu montar sua própria produtora e dirigiu seu primeiro longa, Perversa paixão, um suspense sobre um radialista que vivia perseguido por uma fã. Um dos maiores sucessos da sua carreira como ator veio logo em seguida, com o inspetor policial Harry Callahan em Dirty Harry, o “perseguidor implacável”. O amargo e mal-humorado Callahan fez com que o filme fosse um sucesso de bilheteria e originasse várias seqüências, sempre com altos lucros: Magnum 44 (1973), Sem Medo da Morte (1976), Impacto fulminante (1983) e DirtyHarry na lista negra (1988).

Interlúdio de Amor, de 1973, foi o primeiro filme que Eastwood dirigiu mas não atuou, tendo sido protagonizado por William Holden. Em 1974, fez dupla com o jovem Jeff Bridgesem O Último Golpe e, em 1975, dirigiu e protagonizou Escalado para Morrer. Em 1978, Clint estrelou O Indomável Rebelde, de James Fargo, comédia baseada na história de um caminhoneiro e lutador, que teve enorme sucesso e foi aclamada por críticos de todo mundo. Com a popularidade em alta, protagonizou Punhos de Aço – Um Lutador de Rua (1980), Bronco Billy (1980) e assumiu o papel de Frank Morris no filme Alcatraz – Fuga impossível (1979).

Em 1982, Clint estrelou, produziu e dirigiu o filme Raposa de fogo, sobre a Guerra Fria. Seguiram-se Um agente na corda bamba e Cidade ardente (1984) e O cavaleiro solitário (que ele também dirigiu em 1985). Em 1988, dirigiu o longa Bird, que lhe deu uma indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Mas seu reconhecimento como diretor veio somente com Os Imperdoáveis, de 1993, seu último faroeste, onde assumiu o papel de um pistoleiro aposentado, dividindo a cena com Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris, obtendo imenso sucesso de bilheteria e sendo nomeado a nove Oscars, dos quais ganhou quatro, incluindo os de melhor filme e melhor diretor. Ainda em 1993, fez o papel de um ex-agente do FBI em Na linha de fogo, dirigido por Wolfgang Petersen, um dos dez filmes mais vistos do ano, e em seguida dirigiu e estrelou com Kevin Costner Um mundo Perfeito.

A partir de então, Eastwood vem acumulando sucessos: As pontes de Madison (1995), Meia noite no jardim do bem e do mal (1997), Poder absoluto (1997), Crime verdadeiro (1999), filme de baixo orçamento que obteve grande bilheteria, Cowboys do Espaço (2000), Dívida de sangue (2002), Sobre meninos e lobos (2003) e chegou a Menina de ouro (2004), que ganhou quatroOscars, incluindo melhor diretor e melhor filme.

No ano 2006, dirigiu dois filmes sobre a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundia: A conquista da honra, focado no homem que ergueu a bandeira dos Estados Unidos no topo do monte Suribachie, e Cartas de Iwo Jima, sobre as cartas que os soldados escreviam às suas famílias. Em 2008, dirigiu A Troca, com Angelina Jolie no papel principal. No ano seguinte, dirigiu, produziu e estrelou Gran Torino, lançado em janeiro de 2009, obtendo mais de 30 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos Estados Unidos, o que tornou Clint o ator mais velho a conseguir um primeiro lugar em bilheterias. O longa arrecadou mais de 245 milhões até abril de 2009 e é o maior sucesso comercial de sua carreira. Clint lançou aindaInvictus (2009) e Além da Vida (2010). No momento, trabalha na finalização do longa J.Edgar, protagonizado por Leonardo Di Caprio. Aos 81 anos de idade, ele afirma que ainda está longe de querer parar.

PROGRAMAÇÃO

Ter, 13 dez

13h30 – Perseguidor implacável, 102 min, dvd

15h30 – Sem medo da morte, 97 min, dvd

18h30 – Impacto fulminante, 117 min, dvd

20h50 – O estranho que amamos: O contador de histórias,12 min,35mm + O estranho sem nome, 104 min, 35mm

Qua, 14 dez

13h – Magnum 44, 124min, dvd

15h30 – Um mundo perfeito, 138 min, 35mm

18h15 – Bronco Billy, 116 min, dvd

 20h30 – Sobre meninos e lobos, 138 min, 35mm

Qui, 15 dez

13h – Invictus, 134 min, 35mm

15h30 – Crime Verdadeiro, 127 min, 35mm

18h – O estranho sem nome, 104 min, 35mm

20h – DEBATE

Sex, 16 dez

13h – A conquista da honra, 132 min, 35mm

15h30 – Cartas de Iwo Jima, 141 min, 35mm

18h10 – Firefox – Raposa de fogo, 136 min, 35mm

20h40 – Além da vida, 129 min, 35mm

Sáb, 17 dez

13h – Um mundo perfeito, 138 min, 35mm

16h – Sobre meninos e lobos, , 138 min, 35mm

18h45 – Perversa paixão, 102 min, 35mm

20h45 – Bronco Billy, 116 min, dvd

Dom, 18 dez

13h – Josey Wales, o fora da lei, 135 min, dvd

15h30 – A conquista da honra, 132 min, 35mm

18h – Cartas de Iwo Jima, 141 min, 35mm

20h40 – O destemido senhor da guerra, 130 min, 35mm

Terça, 20 dez

13h – Perseguidor implacável, 102 min, dvd

15h – Sem medo da morte, 97 min, dvd

17h45 – Impacto fulminante, 117 min, dvd

20h – Perversa paixão, 102 min, 35mm

Quarta, 21 dez

13h – Meu nome é Coogan, 93 min, dvd

15h – Crime verdadeiro, 127 min, 35mm

17h50 – Alcatraz – Fuga impossível, 112 min, 35mm

20h – Por um punhado de dólares, 99min, 35mm

Qui, 22 dez

13h – Rota suicida, 109 min, dvd

15h30 – Escalado para morrer, 128 min, dvd

18h – O destemido senhor da guerra, 130 min, 35mm

20h30 – Por uns dólares a mais, 132 min, 35mm

Sex, 23 dez

13h – Josey Wales, o fora da lei, 135 min, dvd

15h30 – Rookie – Um profissional do perigo, 121 min, DVD

18h – O estranho que amamos: o contador de histórias, 12 min, 35 mm + Meu nome é Coogan, 93 min, 35mm

20h10 – Três homens em conflito, 161 min, 35mm

Ter, 27 dez

13h – Alcatraz – Fuga impossível, 112 min, 35mm

15h30 – O cavaleiro solitário, 115 min, 35mm

18h – As pontes de Madison, 135 min, 35mm

20h – Bird, 161 min, 35mm

Qua, 28 dez

13h – Escalado para Morrer, 128 min, dvd

15h30 – Cadillac cor de rosa, 122 min, 35 mm

18h –  Gran Torino, 116 min, 35 mm

20h15 – Os imperdoáveis, 131 min, 35mm

Qui, 29 dez

13h – Cowboys do espaço, 130 min, 35mm

15h30 – Coração de caçador, 112 min, 35mm

17h50 – Interlúdio de Amor, 108 min, 35mm

20h – Meia-noite no jardim do bem e do mal, 155 min, 35mm

Sexta, 30 dez

13h30 – Doido para brigar… Louco para amar, 113 min, dvd

16h – Magnum 44, 124min, dvd

18h30 – Rota suicida, 109 min, dvd

20h40 – Firefox – Raposa de fogo, 124 min, dvd

Ter, 03 jan

13h – A troca, 141 min, DVD

15h40 – Um agente na corda bamba, 114 min, 35mm

17h50 – Coração de caçador, 112 min, 35mm

20h– Meia noite no jardim do bem e do mal, 155 min, 35mm

Qua, 04 jan

14h – Cowboys do espaço, 130 min. 35mm

16h30 – Divida de sangue, 110 min, 35mm

18h50 – Dirty Harry na lista negra, 91 min, 35mm

20h40- A última canção, 122 min, 35mm

Qui, 05 jan

13h30 – Cadillac cor de rosa, 122 min, 35 mm

16h – Menina de ouro, 137 min, 35mm

18h30 – Interlúdio de amor, 108 min, 35mm

20h40 – O cavaleiro solitário, 115 min, 35 mm

Sex, 06 jan

13h – Um agente na corda bamba,114 min, 35mm

15h30- Por um punhado de dólares, 99 min, 35 mm

17h30 – Por uns dólares a mais, 132 min, 35 mm

20h – Três homens em conflito, 161 min, 35 mm

Sáb, 07 jan

13h – Dirty Harry na lista negra, 91 min, 35mm

15h – Bird, 161 min, 35 mm

18h – A última canção, 122 min, 35mm

20h30 – As pontes de Madison, 135 min, 35mm

Domingo, 08 jan

13h30 – Dívida de sangue, 110 min, 110

15h40- Menina de ouro, 132 min, 35mm

18h10 – Os imperdoáveis, 131 min, 35mm

20h40 – Gran Torino, 116 min, 35mm

SINOPSES

POR UM PUNHADO DE DÓLARES (Per un pugno de dollari), de Sergio Leone, 1964, Itália, 99 min, 35mm, 14 anos

Assim que chega em San Miguel, uma cidadezinha no meio do deserto, um pistoleiro – o Estranho – é recebido por dois grupos rivais de contrabandistas e passa a receber ofertas das duas gangues em troca de sua lealdade. Dias 10 e 13 dez

POR UNS DÓLARES A MAIS (Per qualche dollaro in più), de Sergio Leone, 1965, Itália, 130 min, 35mm, 12 anos

Dois caçadores de recompensa – o Estranho e o coronel Douglas Mortimer – estão atrás de um mesmo homem, Indio. Logo percebem que devem se unir para capturá-lo. Dias 10 e 15 dez

TRÊS HOMENS EM CONFLITO (Il buono, il brutto, il cattivo), de Sergio Leone, 1966, Itália, 161 min, 35mm, 14 anos

Três homens – o “Bom”, o “Mau” e o “Feio” – fazem de tudo para colocar as mãos em um tesouro escondido, e que fora roubado, em um cemitério. Cada um deles conhece uma parte da sua localização, mas nenhum está disposto a dividir o que encontrarem. Dias 10 e 16 dez

MEU NOME É COOGAN (Coogan’s Bluff ), de Don Sieguel, 1968, EUA, 93 min, 35mm,12 anos

Um assistente do xerife do Arizona vai a Nova York para escoltar um homem suspeito de assassinato. Quando o prisioneiro escapa, o policial persegue-o com métodos bem particulares. Dias 9 e 15 dez

PERVERSA PAIXÃO (Play Misty for Me), de Clint Eastwood, 1971, EUA, 102 min, 35mm, 14 anos

Primeiro longa dirigido por Clint Eastwood. Dave é um popular DJ que sofre com o fanatismo da fã Evelyn Draper – que ele conhece em um bar e com quem passa uma noite. Depois de um tempo, ela começa a persegui-lo e a ameaçá-lo. Dias 9 e 11 dez

PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (Dirty Harry), de Don Siegel, 1971, EUA, 115 min, DVD, 14 anos

Dirty Harry é um policial que age além dos limites da lei. Ele tem que resolver o caso de um bandido que matará pessoas uma a uma caso o prefeito não lhe pague um resgate. Dias 6 e 23 dez

O ESTRANHO QUE NOS AMAMOS: O CONTADOR DE HISTORIAS (The Beguiled: The Storyteller), de Clint Eastwood, EUA, 1971; 12min

Primeiro filme dirigido por Clint Eastwood. Um raro documentário curta-metragem sobre os bastidores do desconhecido, mas importante longa “O Estranho que Nós Amamos” de Don Siegel. O curtadirigido por Clint foi uma das primeiras demonstrações de sua admiração por Siegel.

O ESTRANHO SEM NOME (High Plains Drifter), de Clint Eastwood, 1973, EUA, 105 min, 35mm, 16 anos

Um homem misterioso chega a uma pequena cidade do Velho Oeste e logo de cara mata três homens que tentaram acabar com sua vida. Ele é contratado então pelos moradores para defender a cidade. Primeiro faroeste dirigido por Eastwood. Dias 18 e 22 dez

INTERLÚDIO DE AMOR (Breezy), de Clint Eastwood,1973, EUA, 108 min, 35mm, 16 anos

Após pegar carona com um homem que quer apenas sexo, Breezy foge e vai para casa de um homem mais velho, divorciado. Ele abriga Breezy por um tempo e os dois acabam desenvolvendo uma relação especial. Dias 21 e 27 dez

MAGNUM 44 (Magnum Force), de Ted Post, 1973, EUA, 124 min, DVD, 16 anos

O detetive “Dirty” Harry Callahan reaparece para descobrir quem está por trás de uma onda de assassinatos, de alguém que está fazendo justiça com as próprias mãos ao matar os principais chefões do crime de São Francisco. Dias 10 e 23 dez

ESCALADO PARA MORRER (The Eiger Sanction), de Clint Eastwood, 1975, EUA, 128 min, DVD, 16 anos

Hemlock é um assassino profissional aposentado. Repentinamente ele é obrigado a sair de sua tranquilidade para caçar um agente que matou um amigo. A caçada leva Hemlock a uma jornada pelos Alpes, junto com alpinistas. Dias 8 e 16 dez

JOSEY WALES, O FORA DA LEI (The Outlaw Josey Wales) de Clint Eastwood, 1976, EUA, 135 min, DVD, 16 anos

Josey Wales, um pacato fazendeiro, vê sua família morrer brutalmente em um incêndio depois de um ataque de um bando, em Kansas. Abandonado pelos atacantes que o deram como morto, Joseyse junta a um grupo de guerrilha para ir atrás de sua vingança. Dias 8 e 13 dez

SEM MEDO DA MORTE (The Enforcer), James Fargo, 1976, EUA, 96 min, DVD, 14 anos

Terceiro filme da série Dirty Harry. Numa tentativa de abrandar o comportamento de Harry Callahan, o Capitão McKay o transfere da divisão de homicídios para a seção de pessoal. Como se isso não bastasse, Harry deve aceitar ter uma parceira para que volte às ruas. Dias 22 e 29 dez

ROTA SUICIDA (The Gauntlet) de Clint Eastwood, 1977, EUA, 109 min, DVD, 16 anos

Um policial é enviado a Las Vegas para escoltar uma prostituta que vai depor contra um gângster. Ele terá que defendê-la dos ataques daqueles que ela delatou, incluindo os comparsas de um policial corrupto. Dias 9 e 29 dez

DOIDO PARA BRIGAR… LOUCO PARA AMAR (Every Which Way But Loose), de James Fargo, 110 min, EUA, DVD, 16 anos

Philo Beddoe é um motorista de caminhão que mora com seu melhor amigo Orville Boggs e sua mãe Ma Philo – além de com um orangotango chamado Clyde, que Philo ganhou numa luta de rua, “esporte” no qual é aficionado e praticamente invencível. Dia 8 dez

ALCATRAZ – FUGA IMPOSSÍVEL (Escape from Alcatraz), de Don Siegel, 1979, EUA, 112 min, 35mm, 14 anos

Frank Morris é um condenado que tem várias tentativas de fugas em seu histórico. Ele é enviado para Alcatraz, uma prisão de segurança máxima. Gradativamente, Frank vê os pontos vulneráveis de Alcatraz e, com a ajuda de outros internos, tenta criar uma rota de fuga. Dias 9 e 15 dez

BRONCO BILLY, de Clint Eastwood, 1980, EUA, 116 min, DVD, 16 anos

O circo mambembe “Bronco Billy’s Wild West Show” viaja pelo interior dos Estados Unidos apresentando números artísticos de faroeste. Bronco Billy é o dono do circo, e está com problemas para conseguir uma assistente. Ele contrata uma herdeira milionária. Dias 6 e 15 dez

FIREFOX – RAPOSA DE FOGO (Firefox), de Clint Eastwood, 1982, EUA, 136 min, DVD, 16 anos

Mitchell Gant é designado para roubar o mais avançado caça já inventado e construído pelos soviéticos, invisível no radar e comandado por pensamento. Dias 18 e 28 dez

A ÚLTIMA CANÇÃO (Honkytonk Man), de Clint Eastwood, 1982, EUA, 122 min, 35mm, 12 anos

Red Stovall, um apaixonado pela música e pelo uísque, decide correr as estradas empoeiradas atrás do seu sonho: tornar-se um grande cantor country. Seu sobrinho o acompanha. Dias 14 e 17 dez

IMPACTO FULMINANTE (Sudden Impact), de Clint Eastwood, 1983, EUA, 117 min, DVD, 14 anos

Harry Callahan é um policial de São Francisco criticado por mais uma vez empregar seus métodos violentos. Ele é mandado para a Califórnia enquanto a situação se acalma. Mas lá ele conhece uma vítima de estupro, que quer vingança. Dias 6 e 23 dez

UM AGENTE NA CORDA BAMBA (Tightrope), de Richard Tugle, 1988, EUA, 114 min, 35mm, 16 anos

O detetive Wes Block é colocado no caso de um assassino serial, que tem como vítimas mulheres jovens e belas, as quais ele estupra antes de matar. As mortes assumem um caráter pessoal quando o criminoso escolhe pessoas conhecidas de Wes como vítimas. Dias 16 e 28 dez

O CAVALEIRO SOLITÁRIO (Pale Rider), de Clint Eastwood, 1985, EUA, 115 min, 35mm, 16 anos

Coy LaHood é o homem forte de uma corporação que explora minas à procura de ouro na Califórnia. Ele quer a todo custo expulsar os mineiros da região em busca do domínio absoluto. Quando tudo parecia perdido para os mineiros, surge um cavaleiro solitário pronto para ajudá-los. Dias 14 e 20 dez

O DESTEMIDO SENHOR DA GUERRA (Heartbreak idge), de Clint Eastwood, 1986, EUA, 130 min, 35mm, 16 anos

Um sargento veterano e beberrão é transferido para sua antiga base, onde precisa treinar um grupo de recrutas que não tem a menor vocação para a vida militar. Dias 11 e 14 dez

DIRTY HARRY NA LISTA NEGRA (The Dead Pool), de Buddy Van Horn, EUA, 1988, 91 min, 35mm, 14 anos

Quinto e último filme da série policial Dirty Harry. Desta vez, o inspetor Harry Callahan tem que se confrontar com um assassino serial que vai eliminando diversas personalidades de uma lista de apostas de morte, chamada “Dead Pool”. Dias 23 e 28 dez

BIRD, de Clint Eastwood, 1988, EUA, 161 min, 35mm, 16 anos

Biografia do saxofonista Charlie Parker. O filme mostra Parker iniciando a carreira e a dificuldade para levar sua música além da fronteira dos bares de músicos negros. O fascínio de Clint pelo jazz e por Parker é notado pela sutiliza com que se volta para o personagem. Dias 17 e 20 dez

CADILLAC COR DE ROSA (Pink Cadillac), de Buddy Van Horn, 1989, EUA, 122 min, 35mm, 14 anos

Tommy Nowak é um experiente caçador de recompensas. Ele entra em uma aventura com uma mulher carregando um bebê, além de 250 mil dólares no porta-malas do seu cadillac cor de rosa 1959 roubado. Dias 17 e 22 dez

CORAÇÃO DE CAÇADOR (White Hunter Black Heart), de Clint Eastwood, 1990, EUA, 112 min, 35mm, 12 anos

Durante filmagens na África, Wilson, um egocêntrico cineasta, está muito mais interessado em matar elefantes do que em fazer um filme. O produtor e o roteirista estão prontos para tentar convencê-lo a rodar o filme, mas Wilson está tão encantado com o continente que já pensa em ficar ali para sempre. Dias 22 e 30 dez

ROOKIE – UM PROFISSIONAL DO PERIGO (The Rookie), de Clint Eastwood, 1990, EUA, 112 min, dvd, 14 anos

Um tira veterano e durão se une a um novato e jovem parceiro para combater uma perigosa quadrilha especializada em furto de automóveis. Raul Julia e a brasileira Sonia Braga encarnam os implacáveis líderes da tal quadrilha. Dias 20 e 30 dez

OS IMPERDOÁVEIS (Unforgiven), de Clint Eastwood, 1992, EUA, 131 min, 35mm, 12 anos

William Munny, um pistoleiro aposentado, volta à ativa quando lhe oferecem mil dólares para matar os homens que retalharam o rosto de uma prostituta. Neste serviço, dois outros pistoleiros o acompanham. Dias 13 e 18 dez

UM MUNDO PERFEITO (A Perfect World), de Clint Eastwood, 1993, EUA, 138 min, 35mm, 14 anos

Um fugitivo da prisão é perseguido por um policial implacável. Ele acaba fazendo um garoto como refém. Contrariando as expectativas, eles se tornam amigos. Dias 21 e 30 dez

AS PONTES DE MADISON (The Bridges of Madison County), de Clint Eastwood, 1995, EUA, 135 min, 35mm, 14 anos

Após a morte de Francesca, uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem nas cartas que a mãe deixou um caso de amor que ela teve por um fotógrafo quando eles e o pai estavam viajando, muitos anos antes, no verão de 1965. Dias 16 e 21 dez

MEIA-NOITE NO JARDIM DO BEM E DO MAL (Midnight in the Garden of Good and Evil), de Clint Eastwood, 1997, EUA, 155 min, 35mm, 14 anos

Um jovem repórter vai a Savanna para fazer uma matéria sobre Jim Williams, colecionador de arte e homossexual. No entanto, sua pauta muda quando Billy, amante de Jim, é assassinado. Dias 27 e 29 dez

CRIME VERDADEIRO (True Crime), de Clint Eastwood, 1999, EUA, 127 min, 35mm, 14 anos

Frank Beachum está na fila do corredor da morte, prestes a ser executado. Um repórter acredita na sua inocência e está disposto a tudo para correr contra o tempo e salvar a vida de Frank. Dias 27 e 30 dez

COWBOYS DO ESPAÇO (Space Cawboys), de Clint Eastwood, 2000, EUA, 130 min, 35mm, Livre

Um piloto aposentado é considerado o único com a experiência necessária para realizar uma missão no espaço, mas para aceitá-la impõe uma condição: levar três antigos parceiros de trabalho como parte da tripulação. Dias 13 e 17 dez

DÍVIDA DE SANGUE (Blood Work), de Clint Eastwood, 2002, EUA, 110 min, 35mm, 14 anos

Terry McCaleb é um agente aposentado que passou recentemente por um transplante de coração. Ele é contratado por Graciella Rivers, irmã da mulher que doou o coração, para investigar sua morte, o que revela um surpreendente caso de assassinato. Dia 28 dez

SOBRE MENINOS E LOBOS (Mystic River), de Clint Eastwood, 2003, EUA, 138 min, 35mm, 16 anos

Três grandes amigos de infância se separam após um deles sofrer uma experiência traumática. Uma nova tragédia acaba por uni-los, trazendo à tona velhos e novos conflitos. Dias 6 e 8 dez

MENINA DE OURO (Million Dollar Baby) de Clint Eastwood, 2004, EUA, 132 min, 35mm, 12 anos

Frankie Dunn passou a vida nos ringues treinando boxeadores. Uma lutadora iniciante surge na sua vida e pede que ele a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e acha que ela está velha demais. Maggie acaba vencendo Frankie com a sua determinação. Dias 21 e 29 dez

A CONQUISTA DA HONRA (Flags Of Our Fathers), de Clint Eastwood, 2006, EUA, 132 min, 35mm, 16 anos

A história real dos soldados que ergueram a bandeira norte-americana na batalha de Iwo Jima e que foram usados como instrumento de propaganda pelo governo para levantar a moral do povo americano e angariar dinheiro para o esforço de guerra. Dias 7 e 11 dez

CARTAS DE IWO JIMA (Letters of Iwo Jima), de Clint Eastwood, 2006, EUA, 141 min, 35mm, 14 anos

O filme conta a história da batalha de Iwo Jima baseada nas cartas dos soldados japoneses encontradas no local – e que mostram o sacrifício, a coragem e a compaixão deles na tentativa de defender sua pátria. Dias 7 e 11 dez

A TROCA (Changeling), de Clint Eastwood, 2008, EUA, 141 min, DVD, 14 anos

Inspirado em alguns eventos ocorridos em 1928. O incidente está ligado ao “Chicken Coop Wineville”, um sequestro e assassinato que marcou os EUA naquela década. Conta a história de uma mãe em busca de seu filho desaparecido. Dia 27 dez

GRAN TORINO, de Clint Eastwood, 2008, EUA, 116 min, 35mm, 14 anos

O funcionário aposentado da indústria automotiva Walt Kowalski é um veterano da Guerra da Coreia. Ele vive num mundo em transformação e se vê forçado pelos vizinhos vietnamitas a confrontar seus próprios preconceitos. Dia 18 dez

INVICTUS, de Clint Eastwood, 2009, EUA, 134 min, 35mm, Livre

Filme que acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão (1990), torna-se presidente (1994) e vira um ícone mundial. O rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. Dia 7 dez

ALÉM DA VIDA (Hereafter), de Clint Eastwood, 2010, EUA, 129 min, 35mm, 12 anos

Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mudar para sempre as suas crenças. Dia 7 dez

CLINT EASTWOOD – CLÁSSICO E IMPLACÁVEL

Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília

Data: 13 de dezembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012

Horários: ver programação

Informações: 3108. 7600

ASSESSORIA DE IMPRENSA

(para uso exclusivo dos jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 – Roberta Timponi: 9211. 1414
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br