BIFF 2013 • Mostra Competitiva
Festival Internacional de Cinema de Brasília
Brazilian International Film Festival
DE 13 A 23 DE JUNHO – CINE CULTURA E MUSEU DA REPÚBLICA
Para a mostra competitiva, estão selecionados filmes dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Chile, Itália, Senegal, Turquia, China, Nova Zelândia, Taiwan e Espanha. Como determina o regulamento do Festival, são o primeiro ou no máximo terceiro filme da carreira de seus realizadores. Todos inéditos no Brasil. As sessões solenes ocorrerão no Auditório I do Museu da República e as reprises no Cine Cultura Liberty Mall. Alguns diretores já confirmaram presença, como o argentino Hernán Goldfrid (de Tesis sobre un homicídio), Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori (do paraguaio 7 Cajas), Jeremy Teicher (de Tall as the baobab tree, produção Senegal/EUA), o chinês Rui Jun Li (de Fly with the crane) e Alyx Duncan (do neozelandês The Red House).
SINOPSES MOSTRA COMPETITIVA
TESIS SOBRE UN HOMICIDIO – ARGENTINA, 2013, 105 minutos
Dir: Hernán Goldfrid
Roberto Bermudez é um especialista em Direito criminal cuja vida se torna num caos quando ele se convence de que Gonzalo, um de seus melhores alunos, cometeu um assassinato brutal em frente à Faculdade de Direito. Determinado a descobrir a verdade, começa uma investigação pessoal que logo vira uma obsessão e o leva inevitavelmente a lugares sombrios.
Com Ricardo Dárin. Primeiro filme do diretor, o filme tem estreia prevista no Brasil para julho.
FLY WITH THE CRANE – CHINA, 2012, 99 min
Dir: Li Ruijun
O velho Ma acredita que grous broncos levam os corpos dos mortos para o paraíso e está completamente assustado com a ideia de ser cremado depois de morto. Quando o governo implementa a prática de cremação, ele procura a ajuda de seus netos.
DON JON – USA, 2013, 95 minutos
Dir: Joseph Gordon-Levitt
Comédia romântica estrelada, escrita e dirigida por Joseph Gordon-Levitt, conta a história de Jon Martello, um moderno Don Juan que só se interessa por mulheres e tem imensa capacidade de atrair diferentes mulheres em uma semana. Mas seu vício em pornografia o deixa insatisfeito e ele sai numa jornada para encontrar uma vida sexual mais gratificante.
Com um elenco de estrelas de peso como Scarlett Johansson, Julianne Moore, Brie Larson e Tony Danza, o filme estreou no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 2013.
7 CAJAS – PARAGUAY, 2012, 100 minutos
Dir: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori
ASSUNÇÃO, Paraguai. Víctor, um carreteiro de 17 anos, se distrai imaginando ser famoso e admirado na televisão de uma loja de DVD’s em pleno Mercado 4, o que causa a perda de um cliente para outro carreteiro que se adiantou. O mundo do mercado é hostil, competitivo e há milhares como ele esperando levar as compras dos clientes em troca de uma pequena remuneração. Victor entende que precisa se mexer para conseguir algum dinheiro nesse dia. Então recebe uma proposta incomum, transportar 7 caixas, cujo conteúdo ele desconhece, em troca de uma nota rasgada de 100 dólares.
IL FUTURO – ITALIA/CHILE/ALEMANHA/ESPANHA, 2012, 98 minutos
Dir: Alicia Scherson
Com Rutger Hauer, o filme é baseado no conto Una Nuvelita Lumpen, de Roberto Bolaño,e conta a história de dois irmãos adolescentes, chilenos, obrigados pela ditadura a exilar-se com a família na Itália. Ficando órfãos, os dois são empurrados para uma vida criminosa por dois delinquentes que se fingem amigos. Quem os salva é Maciste, um ex-astro do cinema, cego mas sempre fascinante, musculoso e com um coração gigante.
Terceiro longa-metragem da chilena Alicia Scherson, que já conquistou o prêmio de melhor direção no Tribeca Festival por Play, longa de 2005.
TALL AS THE BAOBAB TREE – SENEGAL/USA, 2012, 82minutos
Dir: Jeremy Teicher
Em uma isolada vila na zona rural do Senegal, na África, uma adolescente elabora um plano secreto para resgatar e impedir o casamento da irmã, de apenas 11 anos de idade, que foi prometida pelos pais.
THE MAJOR – RÚSSIA, 2013, 80 minutos
Direção: YuriBykov
Em um dia gelado de inverno, Sergey Sobolev, um major da polícia local, dirige para o hospital onde sua mulher está prestes a dar à luz. Feliz, ele dirige em alta velocidade e acaba atropelando e matando um garoto que atravessa a faixa de pedestres. Agora, só há duas alternativas: ir para a prisão ou ocultar o crime.
WATCHTOWER – TURQUIA, 2012, 100 minutos
Dir: Pelin Esmer
Um homem e uma mulher procuram refúgio do mundo: Nihat na torre de incêndio de uma floresta remota, Seher em seu quarto numa estação rural de ônibus. Longe dos outros e travando suas batalhas pessoais com a consciência, eles acabarão se encontrando e iniciando uma luta.
O filme foi premiado no Festival Internacional de Toronto.
THE RED HOUSE – NEW ZEALAND, 2012, 85 min
Dir: Alyx Duncan
“Sua casa é o lugar de onde você vem ou o que você carrega dentro de si onde quer que vá?” Esta é a essência do drama que mostra a vida de um casal na faixa dos 60 anos de idade. Lee é um ativista experiente ainda ligado a fazer planejamentos locais. Jia é uma refugiada chinesa. Eles se conheceram 20 anos antes. Agora, ela deve voltar à China, para ver seus parentes idosos, que ainda vivem no apartamento em que ela cresceu, numa cidade que mudou muito desde que ela foi embora. O filme acompanha a viagem deste casal pelo mundo e por aquilo que eles criaram para si, a casa vermelha no mato, cheia de livros e memórias.
TOUCH OF THE LIGHT – TAIWAN, 2012, 110 min
Dir: Chang Jung-chi
O pianista cego Huang Yu-Siang protagoniza sua própria história no filme de estreia de Chang Jung-chi. Siang é um prodígio do piano que nasceu com deficiência visual na área rural de Taiwan. A narrativa ficcional acompanha sua entrada na universidade para estudar música e o confronto com colegas e desafios. Por outro lado, a bela Jie trabalha como vendedora de chá e sonha em se tornar uma dançarina. O encontro entre os dois acende uma chama em Siang (que se apaixona pela voz suave de Jie) e pode libertar os dois de suas prisões.
O filme conquistou a crítica de Taiwan e o público dos festivais de Taipei e Busan.
BLANCANIEVES – ESPANHA, 2012, 104 min
Dir. Pablo Berger
Era uma vez uma menina que nunca conheceu sua mãe. Aprendeu a arte de seu pai, um famoso toureiro, mas era odiada por sua malvada madrasta. Um dia, fugiu com uma companhia de anões e se transformou numa lenda. Ambientado no sul da Espanha, nos anos 1920, o filme é um tributo ao cinema mudo.
Premiado com dez prêmios Goya, incluindo Melhor Filme e atores, foi selecionado para o Oscar 2012.
WORKERS – MÉXICO/ALEMANHA, 2013, 120 min
Dir: José Luis Valle
Com Susana Salazar e Jesús Padilla
Rafael e Lídia viveram uma história de amor no passado e continuam ligados pela memória de um filho morto. Ele, depois de toda uma vida de trabalho numa fábrica em Tijuana, descobre que por um erro de papelada não conseguirá sua tão sonhada aposentadoria. Ela fica sabendo que, depois de décadas como empregada de uma grande casa, sua patroa ao morrer deixou toda sua herança para o cachorro e só no caso de morte do animal o dinheiro passará às mãos dos empregados. Do seu jeito e em silêncio, ambos começaram uma luta: ele contra a empresa; ela contra o cachorro. Curiosamente, são lutas que não se veem.
EAT SLEEP DIE – SUÉCIA, 2012, 100 min
Dir: Gabriela Pichler
Com Nermina Lukac, Milan Dragisic, Jonathan Lampinen, Peter Fält, Ruzica Pichler
O filme conta a história da jovem Rasa, de origem muçulmana, que tem 20 anos de idade e vive com o pai doente em uma pequena cidade no sul da Suécia. Raša trabalha em uma fábrica local, mas quando a fábrica reduz seu pessoal, ela perde o emprego. O filme então segue sua luta para encontrar um novo emprego e cuidar de seu pai ao mesmo tempo.