AVENTURA ANTONIONI

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta retrospectiva completa do grande realizador italiano

 *Exibição de obras raras como os curtas-metragens documentários assinados por Michelangelo Antonioni

 *Programação inclui obras-primas como A Noite, O Eclipse, Blow-Up – Depois Daquele Beijo, Zabriskie Point e Passageiro: Profissão: Repórter

 

Criador de filmes ‘visionários’, segundo o sueco Ingmar Bergman, Michelangelo Antonioni (1912 – 2007) marcou a história do cinema com um estilo único, que incluía poucos planos, diálogos sucintos, longas e belas sequências, espaços para a contemplação, para o silêncio, para o respiro dos espectadores. A obra desafiadora deste mestre do cinema estará agora ao alcance do espetador. A mostra AVENTURA ANTONIONI vai exibir uma retrospectiva completa do realizador que conquistou todos os principais prêmios do cinema mundial. Realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra poderá ser vista de 3 a 29 de maio, no Cinema do CCBB. A curadoria é de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida e produção da Voa Comunicação e Cultura.

Serão ao todo quatro semanas de exibição, com títulos em formato 35mm e arquivo digital, em cópias diretamente cedidas pela Cinecittá Luce. A retrospectiva completa do diretor, roteirista e produtor Michelangelo Antonioni contempla desde o início da carreira, com seus pouco vistos curtas-metragens documentários, até as colaborações finais com cineastas como Wim Wenders (“Além das Nuvens”), Steven Soderbergh e Wong Kar-Wai (“Eros”), passando pela fase mais conhecida, de obras-primas como a “trilogia da incomunicabilidade” (“A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse”) e chegando a títulos que marcaram a história do cinema como “Deserto Rosso – O Dilema de uma Vida”, “Blow-Up – Depois Daquele Beijo”, “Zabriskie Point” e “Passageiro: Profissão: Repórter”.

Além destes, AVENTURA ANTONIONI contempla filmes dos quais o diretor participou de algum modo, como Um Piloto Retorna (assina o roteiro), Abismo de Um Sonho (que foi inspirado em seu curta L’amorosa Menzogna), Trágica Perseguição e Tempestade (assistente de direção).

As exibições serão acompanhadas da aula magna Antonioni Overground, no dia 19 de maio, a partir das 19h, ministrada pelo crítico italiano Adriano Aprà, um dos maiores historiadores italianos e nome fundamental da crítica europeia desde os anos 1970. A aula terá entrada franca, mediante a retirada de senhas na bilheteria, que começam a ser distribuídas uma hora antes do início da sessão. Também como atividade inclusiva e entrada franqueada ao público, a mostra AVENTURA ANTONIONI realizará sessão especial do filme Amores na Cidade, com audiodescrição e closed caption, na quarta, dia 17, às 15h. Interessados deverão retirar senhas na bilheteria do Cinema do CCBB, com uma hora de antecedência.

E no dia 22, às 19h, um debate reunirá os professores Mike Peixoto, pesquisador de estética e teoria cinematográfica, e João Lanari Bo, escritor e autor do livro Cinema Japonês, com mediação do curador Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida. O debate terá tradução em libras e entrada gratuita.

AVENTURA ANTONIONI inclui ainda um catálogo feito a partir de um intenso trabalho de pesquisa sobre a obra do cineasta, com fotos, fichas técnicas, filmografia comentada e textos sobre o universo de Michelangelo Antonioni. A obra contém artigos críticos e configura-se como verdadeiro legado da mostra, fonte de pesquisa bibliográfica no Brasil, com ensaios e entrevistas. O catálogo será editado pelo crítico italiano Adriano Aprà. O lançamento ocorrerá em 19 de maio, no mesmo dia da aula Antonioni Overground.

 

UM CINEMA QUE RESSOA

Detentor dos maiores prêmios dos principais festivais de cinema do mundo, responsável por dar início ao que a crítica chamou de “segunda fase do neorrealismo italiano”, Michelangelo Antonioni ajudou a definir o filme como uma arte moderna. Seu cinema, difícil de catalogar, influenciou uma geração de realizadores e abriu espaço para a abordagem das complexidades da vida de personagens da era contemporânea.

Roland Barthes, o grande crítico, sociólogo, escritor e filósofo francês, defendeu, em 1980, durante cerimônia em que Antonioni foi premiado com o Archiginnasio d’oro, de Bolonha, três virtudes em Antonioni: observação, sabedoria e fragilidade. Por observação, segundo Barthes, entende-se o dom do diretor em examinar e olhar o mundo detidamente, ao invés de tentar muda-lo. Antonioni trabalhava as sutilezas do que é dito e visto, como se o sentido de seus filmes continuasse mesmo depois da saída do cinema.

A sabedoria de Michelangelo Antonioni, para Barthes, era que o diretor estava convencido de que não existia uma só verdade e sim que esta oscila no decorrer da experiência humana. Então, ao mesmo tempo em que as imagens de seus filmes não ocultam nada, tampouco são óbvias. Sempre há mais a ser dito e refletido.

Por fim, Barthes defende a fragilidade como virtude em Antonioni, já que o diretor correu sempre o risco de fazer tombar certezas convencionais. E, para o filósofo, a atividade do artista desperta receio justamente por perturbar a comodidade, a segurança e a opinião unânime.

Michelangelo Antonioni admitia sua necessidade de expressar a realidade para além dos termos estritamente realistas. Ele não explorou a livre fantasia, como seu contemporâneo Federico Fellini (1920-1993), nem se ajustou a um realismo duro e popular, como o Roberto Rossellini (1906-1977) de Roma, cidade aberta (1945) – embora seu primeiro trabalho, o documentário Gente do Pó (1943-1947) tenha sido precursor do neorrealismo italiano. O primeiro filme de ficção de Antonioni, Crimes da Alma (1950) inaugurava uma segunda fase do celebrado movimento italiano, dando mais atenção à psicologia dos personagens.

Antonioni foi um dos observadores mais incisivos das ambiguidades da vida moderna. Seus filmes defendem liberdade dos clichês morais e abordam as ambivalências e confusões enfrentadas pelas personagens mais do que a mera sobrevivência. Para abordar esta temática sutil, ele desenvolveu um estilo visual e auditivo único.

Desde o primeiro momento, o cinema de Antonioni continha planos audaciosos e exercícios de montagem, já presentes em Crimes de Alma – o filme contém ¼ da média habitual de planos de um filme de Hollywood na época. Muitos são os filmes de Antonioni que estão na galeria dos mais importantes da história do cinema. A começar pela “trilogia da incomunicabilidade”, formada pelos filmes “A Aventura” (1959), “A Noite” (1960) e “O Eclipse” (1961). Depois, o angustiado “Deserto Vermelho” (1964), também com Monica Vitti; o intrigante “Blow Up – Depois Daquele Beijo” (1966), com uma livre adaptação do conto Las Babas Del Diablo, de Julio Cortázar; o apocalíptico “Zabriskie Point” (1969); o extraordinário Passageiro: Profissão Repórter (1974), com Jack Nicholson numa de suas maiores performances; “O Mistério de Oberwald” (1980), sua experiência em vídeo; e “Uma Mulher” (1982), que marcou seu retorno ao universo feminino que ele abordou como poucos.

Em 1985, Antonioni sofre um AVC que o deixa praticamente sem fala. Mas o diretor não para de produzir e assina outras sete obras antes de falecer aos 94 anos em 2007. Numa parceria com Win Wenders fez “Além das Nuvens” (1995), adaptação de um texto próprio, Bowling Sul Tevere, protagonizado por John Malkovich. Já doente, em cadeira de rodas, faz questão de prestigiar a exibição do filme “Eros”, em 2005, seu último trabalho, partilhado com Wong Kar Wai e Steven Soderbergh, no qual assina o episódio “O Fio Perigoso das Coisas’.

 

ANTONIONI

Michelangelo Antonioni nasceu em 29 de setembro de 1912, de uma família de classe-média, na cidade de Ferrara. Estudou economia na Universidade de Bolonha, onde co-fundou um grupo teatral. Enquanto se dedicava à pintura e trabalhava em diferentes posições da indústria cinematográfica, Antonioni escrevia críticas para a revista “Cinema”, editada por Vittorio Mussolini, filho do Duce, que reuniu em seus quadros a geração que iniciaria o neorrealismo após a Segunda Guerra Mundial: Giuseppe De Santis, Carlo Lizzani, Luchino Visconti, Roberto Rossellini e Federico Fellini.

Em 1947, Antonioni dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem documentário “Gente do Pó”, retrato dos pescadores do vale do Pó onde ele cresceu. Insatisfeito com os rumos neorrealistas do cinema italiano, ele dirigiu uma série de curtas documentários oblíquos e excêntricos, que revelavam seu desejo de explorar os mistérios da psique interior das personagens.

A consagração internacional de Michelangelo Antonioni ocorre no Festival de Cannes de 1960, quando, em meio a vaias do público e aplausos entusiasmados de colegas artistas e cineastas, apresentou “A Aventura”, com o qual ganhou o Grande Prêmio do Júri. Com “A Noite” e “O Eclipse”, todos realizados com a então companheira Monica Vitti, “A Aventura” compõe a chamada “trilogia da incomunicabilidade”, considerada um dos momentos mais altos do cinema em todos os tempos.

Junto com Robert Altman, Michelangelo Antonioni é o único diretor a vencer os três maiores prêmios do cinema europeu: a Palma de Ouro em Cannes por “Blow-Up – Depois daquele Beijo”, o Leão de Ouro em Veneza por “Deserto Rosso – O Dilema de Uma Vida”, e o Urso de Ouro em Berlim por “A Noite”. Em 1995, o diretor recebeu um Oscar pelo conjunto de sua obra, “como sinal de reconhecimento a um dos mestres do estilismo visual”.

 

AULA MAGNA

No dia 19 de maio, sexta-feira, às 19h, o crítico italiano Adriano Aprà vai ministrar a masterclass Antonioni Overground, voltada para o público em geral. Adriano Aprà é colaborador da revista Filmcritica e cofundador de Cinema e Film, dirigiu os festivais de cinema de Salsomaggiore (nos anos 1970 e 1980) e de Pesaro (durante a década de 1990), que foram dos mais exigentes da Itália. Dirigiu também a Cineteca Nazionale, em Roma, entre 1998 e 2002. Editou livros de André Bazin, Jean-Luc GodardRaffaello MatarazzoAndy WarholJean-Marie StraubAlessandro BlasettiPietro GermiRoberto Rossellini  e Michelangelo Antonioni. Adriano Aprà também foi professor de História do Cinema Italiano na Università di Roma Tor Vergata entre os anos 2002 e 2008. Em 2015, apresentou na Cinemateca Portuguesa o ciclo Histórias do Cinema, onde apresentou uma seleção de cinco filmes de Michelangelo Antonioni, dentre eles O Grito e A Noite. A aula terá entrada franca, mediante apresentação de senhas que começam a ser distribuídas uma hora antes do início da atividade. Na ocasião também será feito o lançamento do catálogo da mostra.

 

PROGRAMAÇÃO

 Quarta, 03/05

17h – Um Piloto Retorna (80min) – Livre

19h – O Abismo de Um Sonho (86min) – Livre

 

Quinta, 04/05

17h – Tempestade (120min) – Livre

19h30 – Lo Sguardo Che Ha Cambiato Il Cinema (55min) – Livre

 

Sexta, 05/05

14h30 – Trágica Perseguição (89min) – Livre

16h30 – O Eclipse (126min) – 14 anos

19h – Deserto Rosso, O Dilema de Uma Vida (117min) – 14 anos

 

Sábado, 06/05

14h – A Aventura (143min) – 14 anos

17h – A Noite (122min) – 14 anos

19h30 – O Eclipse (126min) – 14 anos

 

Domingo, 07/05

14h – Deserto Rosso, O Dilema de Uma Vida (117min) – 14 anos

16h30 – A Noite (122min) – 14 anos

19h – A Aventura (143min) – 14 anos

 

Segunda, 08/05

18h – Antonioni-Hitchcock: a Imagem em Fuga + Lo Sguardo Di Michelangelo (57min) – Livre

19h30 – O Abismo de Um Sonho (86min) – Livre

 

Quarta, 10/05

17h – A Tempestade (120min) – Livre

19h30 – As Três Faces de Uma Mulher (115min) – Livre

 

Quinta, 11/05

17h30 – Antonioni-Hitchcock: a Imagem em Fuga + Lo Sguardo Di Michelangelo (57min) – Livre

19h – Um Piloto Retorna (80min) – Livre

 

Sexta, 12/05

17h30 – – Ritorno a Lisca Bianca + Fotoromanza + Khumba Mela + Um Pò di Giappone + Noto, Mandorli, Vulcano, Stromboli, Carnevale (42min) – Livre

19h – 12 diretores para 12 Cidades (90min) – Livre

 

Sábado 13/05

17h – Fare Un film Pour Moi C’est Vivre (52min) – Livre

19h – Além das Nuvens (112min) – 18 anos

 

Domingo, 14/05

17h – Archeologia del Set: Ritorno a Lisca Bianca (63min) – Livre

18h30 – As Três Faces de Uma Mulher (115min) – Livre

 

Segunda, 15/05

19h – Gente do Pó + NU + L’amorosa Monzogna + Superztizione + La Villa dei Mostri + Sette Canne Un Vestito + Vertigine (66min) – Livre

 

Quarta, 17/05

15h – Amores na Cidade (sessão inclusiva) (115min) – Livre – gratuita

17h30 – 12 diretores para 12 Cidades (90min) – Livre

19h30 – Trágica Perseguição (89min) – Livre

 

Quinta, 18/05

16h30 – Lo Sguardo Che Há Cambiato Il Cinema (55min) – Livre

18h – China (208min) – 14 anos

 

Sexta, 19/05

14h – Zabriskie Point (110min) – 12 anos

16h30 – O Passageiro: Profissão Repórter (119min) – 14 anos

19h – AULA MAGNA – ADRIANO APRÀ

 

Sábado, 20/05

16h – Gente do Pó + NU + L’amorosa Monzogna + Superztizione + La Villa dei Mostri + Sette Canne Un Vestito + Vertigine (66min) – Livre

17h30 – Archeologia del Set: Ritorno a Lisca Bianca (63min) – Livre

19h – Blow Up, Depois Daquele Beijo (111min) – 14 anos

 

Domingo, 21/05

14h30 – Ritorno a Lisca Bianca + Fotoromanza + Khumba Mela + Um Pò di Giappone + Noto, Mandorli, Vulcano, Stromboli, Carnevale (42min) – Livre

15h30 – China (208min) – 14 anos

19h30 – O Passageiro: Profissão Repórter (119min) – 14 anos

 

Segunda, 22/05

14h30 – Zabriskie Point (110min) – 12 anos

17h – Blow Up, Depois Daquele Beijo (111min) – 14 anos

19h – DEBATE – MIKE PEIXOTO E JOÃO LANARI BO

 

Quarta, 24/05

15h – Eros (102min) – 14 anos

17h – As Amigas (104min) – 14 anos

19h – O Grito (116min) – 14 anos

 

Quinta, 25/05

13h – Crimes da Alma (98min) – Livre

15h – Amores na Cidade (115min) – Livre

17h30 – A Dama sem Camélias (101min) – Livre

19h30 – Os Vencidos (113min) – 14 anos

 

Sexta, 26/05

14h30 – Identificação de Uma Mulher (128min) – 12 anos

17h – O Mistério de Oberwald (129min) – 14 anos

19h30 – Eros (102min) – 14 anos

 

Sábado, 27/05

13h30 – Fare Un Film Pour Moi C’Est Vivre (52min) – Livre

15h – Além das Nuvens (112min) – 18 anos

17h30 – Crimes da Alma (98min) – Livre

19h30 – O Grito (116min) – 14 anos

 

Domingo, 28/05

14h – O Mistério de Oberwald (129min) – 14 anos

16h30 – A Dama Sem Camélias (101min) – Livre

19h – As Amigas (104min) – 14 anos

 

Segunda, 29/05

14h – Os Vencidos (113min) – 14 anos

16h30 – Amores na Cidade (115min) – Livre

19h – Identificação de Uma Mulher (128min) – 12 anos

 

SINOPSES

 

CURTAS-METRAGENS

 

GENTE DO PÓ (Gente del Po, 1947, 11 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Documentário detalhando a vida dos italianos no Rio Pó na década de 1940.

 

N.U. – NETTEZZA URBANA (1948, 11 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Documentário sobre os limpadores de rua de Roma.

 

SUPERSTIZIONE (1949, 9 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Gerardo Guerrieri.

Sinopse: Documentário sobre as superstições rurais tradicionais do Sul da Itália.

 

SETTE CANNE, UN VESTITO (1949, 10 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Documentário sobre a produção da nova fibra sintética rayon em na pequena cidade de Torviscosa, construída seguindo estritamente os cânones fascistas.

 

L’AMOROSA MENZOGNA (1949, 11 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Annie O’Hara, Sergio Raimondi, Sandro Roberti.

Sinopse: Documentário sobre o mundo das fotonovelas italianas do pós-guerra, sobre suas estrelas e seus leitores.

 

VERTIGINE (1950, 5 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Fragmento do curta La Funivia Del Faloria. O filme leva o espectador a uma viagem de bondinho através das montanhas Dolomitas.

 

LA VILLA DEI MOSTRI (1950, 9 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Documentário sobre as esculturas antropomórficas monstruosas de Villa Orsini em Bomarzo, na província de Viterbo.

 

RITORNO A LISCA BIANCA (1983, 7 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Gabriele Ferzetti, Monica Vitti, Lea Massari

Sinopse: Vinte e três anos após A Aventura, Antonioni retorna à ilha de Lisca Branca. A atmosfera rarefeita do desaparecimento de Lea é relembrada por alguns excertos de áudio do filme original.

 

FOTOROMANZA (1984, 4 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Videoclipe da música Fotoromanza, de Gianna Nannini.

 

KUMBHA MELA (1989, 17 min, DVD, Cor, Índia)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Documentário sobre o mais importante festival Hindu da Índia, Kumbha Mela, de 1977, durante o qual milhões de fiéis se reúnem para rezar onde o os rios Ganges, Jamuna e Saraswati se encontram.

 

NOTO, MANDORLI, VULCANO, STROMBOLI, CARNEVALE (1993, 11 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor: Enrica Antonioni, Michelangelo Antonioni

Sinopse: Produzido para o pavilhão italiano na Expo Sevilha, Antonioni observa aspectos específicos da Sicília, incluindo amendoeiras em flor, investigações aéreas de vulcões e um olhar para o colorido carnaval de Aciraele.

 

UN PÓ DI GIAPPONE (1992, 3 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Versão reduzida do documentário Viaggio in Giappone.

 

ANTONIONI-HITCHCOCK: A IMAGEM EM FUGA (1993, 40 min, DVD, P&B / Cor, Brasil)

Diretor: Júlio Bressane

Sinopse: Fragmentos de seis películas de cada um dos dois diretores, em uma montagem que revela semelhanças como uma coincidência de opostos.

 

LO SGUARDO DI MICHELANGELO (2004, 17 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor e elenco: Michelangelo Antonioni

Sinopse: Em um silêncio grandioso, aos 92 anos de idade, Antonioni visita o Moisés de Michelangelo Buonarroti na igreja de San Pietro in Vincoli (Roma). Seus olhos se encontram: um diálogo sobre a imortalidade da arte.

 

 

LONGAS-METRAGENS

 

UM PILOTO RETORNA (Un Pilota Ritorna, 1942, 80 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Roberto Rossellini

Elenco: Massimo Girotti, Michela Belmonte, Gaetano Masier.

Sinopse: Um jovem piloto italiano é preso em um campo britânico depois que seu avião é abatido sobre a Grécia, durante a II Guerra Mundial. Ele se apaixona pela filha do médico e foge durante um bombardeio. Ferido, ele retorna para casa, quando a notícia da rendição grega acabara de chegar.

 

TRÁGICA PERSEGUIÇÃO (Caccia Tragica, 1947, 89 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Giuseppe De Santis

Elenco: Vivi Gioi, Andrea Checchi, Carla Del Poggio

Sinopse: Quando um caminhão carregado de dinheiro para projetos agrícolas é roubado, a população local coloca suas diferenças políticas e pessoais de lado e se une para capturar os bandidos e recuperar o saque.

 

CRIMES DA ALMA (Cronaca di Un Amore, 1950, 98 min, 35mm, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Lucia Bosé, Massimo Girotti, Ferdinando Sarmi.

Sinopse: Paola é uma jovem e bela mulher casada com um rico empreendedor. Ela se encontra com seu antigo amante Guido após sete anos, mas seu relacionamento é marcado por eventos trágicos.

 

ABISMO DE UM SONHO (Lo Sceicco Bianco, 1952, 86 min, DVD, P&B, Itália)

Diretor: Federico Fellini

Elenco: Alberto Sordi, Giulietta Masina, Brunella Bovo.

Sinopse: Durante um dia em sua lua-de-mel, um casal é separado pela luxúria e os desejos que a cidade produz.

 

A DAMA SEM CAMÉLIAS (La Signora senza Camelie, 1953, 101 min, 35mm, P&B, Itália / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Lucia Bosé, Gino Cervi, Andrea Checchi.

Sinopse: Uma nova estrela é descoberta e tem altos e baixos nos filmes italianos.

 

OS VENCIDOS (I Vinti, 1953, 113 min, 35mm, P&B, Itália / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Franco Interlenghi, Anna Maria Ferrero, Eduardo Ciannelli.

Sinopse: Três histórias sobre jovens bem-nascidos que cometem assassinatos.

 

AMORES NA CIDADE (L’amore in Città, 1953, 115 min, 35mm / DVD, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Alberto Lattuada, Carlo Lizzani, Francesco Maselli, Dino Risi, Cesare Zavattini

Elenco: Rita Josa, Rosanna Carta, Enrico Pelliccia.

Sinopse: Seis episódios separados. Uma suicida discute seu desespero. Um salão de baile provinciano. Um repórter investigativo se fingindo de futuro marido. Uma jovem mãe solteira. Técnicas de observar mulheres dos homens italianos. Um olhar sobre a prostituição.

 

AS AMIGAS (Le Amiche, 1955, 104 min, 35mm, P&B, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Eleonora Rossi Drago, Gabriele Ferzetti, Franco Fabrizi.

Sinopse: Uma jovem mulher retorna para sua casa em Turim para abrir um novo salão de moda e se envolve com uma mulher problemática e suas três amigas ricas.

 

O GRITO (Il Grido, 1957, 116 min, 35mm, P&B, Itália / EUA)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Gabriella Pallotta, Steve Cochran, Alida Valli.

Sinopse: Um homem vaga sem destino, longe de sua cidade e da mulher que ele ama, inativo emocional e socialmente.

 

TEMPESTADE (La Tempesta, 1958, 120 min, DVD)

Direção: Alberto Lattuada

Elenco: Silvana Mangano, Van Heflin, Viveca Lindfors.

Sinopse: Um jovem oficial do exército de Catarina da Rússia salva um estranho em seu caminho para o novo posto em um forte remoto. Ao chegar, uma revolta dos Cossacos locais explode e o forte é sitiado pelos rebeldes. O jovem oficial se surpreende quando descobre que o líder dos Cossacos é o estranho que ele salvou.

 

A AVENTURA (L’avventura, 1960, 143 min, 35mm, P&B, Itália / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Gabriele Ferzetti, Monica Vitti, Lea Massari.

Sinopse: Uma mulher desaparece em uma viagem de barco pelo Mediterrâneo. Mas durante as buscas, seu amante e sua melhor amiga se sentem atraídos um pelo outro.

 

A NOITE (La Notte, 1961, 122 min, 35mm, P&B, Itália / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Jeanne Moreau, Marcello Mastroianni, Monica Vitti.

Sinopse: Um dia na vida de um casal infiel e de sua relação que se deteriora.

 

O ECLIPSE (L’eclisse, 1962, 126 min, 35mm / DCP, Itália / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Monica Vitti, Alain Delon, Francisco Rabal

Sinopse: Uma jovem mulher encontra um homem jovem e cheio de vitalidade, mas seu caso de amor está condenado devido à natureza materialista dele.

 

DESERTO ROSSO, O DILEMA DE UMA VIDA (Il Deserto Rosso, 1964, 117 min, 35mm, Cor, Itália / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Monica Vitti, Richard Harris, Carlo Chionetti.

Sinopse: Frio, chuva e neblina cercam uma fábrica em Ravena. Resíduos poluem os lagos locais; navios passam e levantam bandeiras de quarentena. Giuliana, uma dona-de-casa casada com Ugo, o gerente da fábrica, é mentalmente doente, e se esconde do marido da melhor forma possível. Ela conhece Zeller, um engenheiro em curso para a Patagônia. Ele a persegue, eles se juntam a amigos para uma festa de jogos sexuais. Enquanto Ugo está fora a negócios, ela teme que seu filho tenha pólio. Quando Giuliana descobre que o filho está fingindo, ela procura Zeller, em pânico de que ninguém precise dela. Ele se aproveita de sua angústia, e ela está novamente sozinha e doente.

 

AS TRÊS FACES DE UMA MULHER (I Tre Volti, 1965, 115 min, DVD)

Diretor: Michelangelo Antonioni, Mauro Bolognini, Franco Indovina

Elenco: Princess Soraya, Goffredo Alessandrini, Nando Angelini.

Sinopse: Comédia em três segmentos, dirigidos por Michelangelo Antonioni (Il Provino), Mauro Bolognini (Gli Amanti Celebri) e Franco Indovino (Latin Lover).

 

BLOW-UP, DEPOIS DAQUELE BEIJO (Blow-Up, 1966, 111 min, 35mm / DCP, Cor, Reino Unido / Itália / EUA)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles

Sinopse: Um fotógrafo londrino parece encontrar algo muito suspeito nas fotografias que tirou de uma linda mulher misteriosa em um parque desolado.

 

ZABRISKIE POINT (1970, 110 min, 35mm / DCP, Cor, EUA)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Mark Frechette, Daria Halprin, Paul Fix.

Sinopse: Um retrato épico do fim dos anos 60 na América, através de dois de seus filhos: a estudante de antropologia Daria (que está ajudando na construção de uma vila no deserto de Los Angeles) e Mark (que é procurado pelas autoridades por supostamente ter assassinado um policial durante um conflito estudantil).

 

CHINA (Chung Kuo – Cina, 1972, 208 min, 35mm, Cor, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Giuseppe Rinaldi.

Sinopse: Um documentário sobre a China, concentrando-se principalmente nos rostos das pessoas, filmado nas áreas onde a visitação era permitida. A versão completa consiste de três partes. A primeira parte, filmada em Beijing, inclui uma fábrica de algodão, antigas seções da cidade e uma clínica onde acontece uma cesariana, usando acupuntura. A parte do meio visita o canal Bandeira Vermelha e uma fazenda coletiva em Henan, assim como a velha cidade de Suzhou. A parte final mostra o porto e as indústrias de Xangai, e termina com uma apresentação de acrobatas chineses.

 

O PASSAGEIRO, PROFISSÃO: REPÓRTER (Professione: Reporter, 1975, 119 min, 35mm / DCP, Cor, Itália / Espanha / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Jack Nicholson, Maria Schneider, Jenny Runacre.

Sinopse: Um correspondente de guerra frustrado, incapaz de encontrar a guerra que lhe foi pedida, toma o caminho perigoso de roubar a identidade de um traficante de armas morto.

 

O MISTÉRIO DE OBERWALD (Il Mistero di Oberwald, 1980, 129 min, 35mm, Itália / Alemanha)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Monica Vitti, Paolo Bonacelli, Franco Branciaroli.

Sinopse: Um homem atormentado invade o castelo em Oberwald para matar a Rainha, mas desmaia antes de fazê-lo. Ele é Sebastian, a imagem gêmea do Rei que foi assassinado no dia de seu casamento. A Rainha descobre que Sebastian escreveu um poema subversivo que ela gosta, embora a ataque. A Rainha desafia Sebastian a matá-la, ou ela promete matá-lo.

 

IDENTIFICAÇÃO DE UMA MULHER (Identificazione di Una Donna, 1982, 128 min, 35mm, Cor, Itália / França)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Elenco: Tomas Milian, Daniela Silverio, Christine Boisson.

Sinopse: O diretor Niccolo foi abandonado por sua mulher, o que lhe deu a ideia de fazer um filme sobre relacionamentos femininos. Ele começa a procurar uma mulher que possa atuar no papel principal do filme – mas também em sua própria vida…

 

 12 DIRETORES PARA 12 CIDADES (12 Registi per 12 Città, 1989, 90 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni, Bernardo Bertolucci, Giuseppe Bertolucci, Mauro Bolognini, Alberto Lattuada, Carlo Lizzani, Mario Monicelli, Ermanno Olmi, Gillo Pontecorvo, Francesco Rosi, Mario Soldati, Lina Wertmüller, Franco Zeffirelli

Sinopse: Filme promocional, feito para a Copa do Mundo de 1990 na Itália, retratando as 12 cidades-sedes.

 

ALÉM DAS NUVENS (Al di là delle Nuvole, 1995, 112 min, 35mm / DVD, Cor, França / Alemanha / Itália)

Diretor: Michelangelo Antonioni, Wim Wenders

Elenco: Fanny Ardant, Chiara Caselli, Irène Jacob.

Sinopse: Feito de quatro histórias curtas, ligadas por outra filmada por Wim Wenders. Com cenários em Ferrara, Portofino, Aix en Provence e Paris, cada história, que sempre tem uma mulher no centro, convida para uma viagem interior.

 

EROS (2004, 104 min, 35mm, Cor, Itália / EUA / França / Hong Kong / Luxemburgo / Reino Unido)

Diretor: Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh, Wong Kar Wai

Elenco: Li Gong, Chen Chang, Feng Tien.

Sinopse: Três curtas-metragens, um de cada diretor, sobre o tema do amor e sexo.

 

DOCUMENTÁRIOS

 

ARCHEOLOGIA DEL SET – RITORNO A LISCA BIANCA (1983, 63 min, DVD, P&B / Cor, Itália)

Direção: Enrico Ghezzi, Michele Mancini e Michelangelo Antonioni.

Sinopse: Antonioni retorna a Lisca Bianca, 23 anos depois das filmagens de A Aventura.

 

FARE UN FILM PER ME È VIVERE (1995, 52 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor: Enrica Antonioni

Elenco: Michelangelo Antonioni, Fanny Ardant, Tonino Guerra.

Sinopse: Atrás das cenas do filme Além das Nuvens (1995).

 

MICHELANGELO ANTONIONI, LO SGUARDO CHE HA CAMBIATO IL CINEMA (2001, 55 min, DVD, Cor, Itália)

Diretor: Carlo Di Carlo, Sandro Lai

Sinopse: Retrospectiva sobre a vida e obra de Michelangelo Antonioni.

 

 

SERVIÇO

Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: 3 a 29 de maio de 2017

Horários: VER PROGRAMAÇÃO

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

 

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Assessoria de imprensa: Objeto Sim – (61) 3443. 8891 e 3242. 9805

Carmem Moretzsohn: 9 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 9 8142. 0112

objetosim@gmail.com e objetosimprojetosculturais@gmail.com

www.objetosim.com.br

 

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

 

Assessoria de imprensa CCBB: Michele Lira Rodrigues michele-lira@bb.com.br  (61) 61 3108 7609

 

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários no site e no Facebook.

 

O Centro Cultural também oferece transporte gratuito para escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais do DF e entorno mediante agendamento pelo número 3108-7623 ou 3108-7624.

 

CCBB Brasília – Aberto de quarta a segunda-feira das 9h às 21h
SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: (61) 3108-7600
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