A grande aposta no cinema nacional

49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

Mais antigo festival dedicado ao cinema brasileiro, prestigiado por realizadores e críticos por oferecer espaço à apreciação, reflexão e crítica do público e de profissionais do cinema, o FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO realiza sua 49º edição entre 20 a 27 de setembro de 2016, trazendo várias novidades. Para começar o evento terá a participação de nove filmes de longa-metragem na Mostra Competitiva – e não os tradicionais seis títulos (seguem sendo 12 curtas ou médias). O formato inclui ainda a Mostra Brasília (também de caráter competitivo), mostras paralelas, Festivalzinho, encontros, debates, seminários, palestras e lançamentos. As exibições acontecerão no Cine Brasília, Museu Nacional da República e no Cine Cultura Liberty Mall. Durante oito dias, cineastas, críticos, novos realizadores mostrarão suas inovações em todos os gêneros de expressão cinematográfica.

O FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO distingue-se de todos os demais por apostar somente em produções brasileiras, inéditas ou preferencialmente inéditas, e que não tenham sido premiadas em outros festivais nacionais. Com isso, mantém-se fiel à sua vocação fundadora: revelar e valorizar obras cinematográficas, favorecer o crescimento e desenvolvimento da indústria do filme no país e celebrar o cinema nacional.

O evento nasceu em 1965, por iniciativa do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, à época à frente do primeiro curso superior de cinema, criado na Universidade de Brasília. Nasceu como Semana do Cinema Brasileiro, nome que manteve durante as duas primeiras edições, até que em 1967 tornou-se FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO. Em 2007, recebeu o registro de Patrimônio Cultural Imaterial pelo Governo do Distrito Federal.

Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, anualmente, o evento é sucesso de público, atraindo uma média de 40 mil pessoas, entre cineastas, diretores, atores, atrizes, estudantes, pesquisadores, profissionais do audiovisual, produtores, técnicos e espectadores. Nas telas, filmes de grande qualidade, que projetam aspectos contemporâneos e futuros do cinema nacional. O evento tornou-se um termômetro da safra anual de lançamento dos melhores filmes produzidos no País, revelando atores, diretores e técnicos.

O 49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO é presidido pelo Secretário de Cultura Guilherme Reis, com coordenação geral de Sérgio Fidalgo (Coordenador de Audiovisual), tendo Graça Coutinho como coordenadora adjunta e Eduardo Valente como curador. Integram, ainda, a comissão de organização, o crítico e professor de cinema, Sérgio Moriconi, e a professora de cinema da UnB, Tânia Montoro, responsável, nesta edição, pelos seminários. Patrocínio do BNDES, Petrobras, Terracap e Banco de Brasília – BRB. Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Sistema Fibra, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Canal Brasil, Revista de Cinema, O2Pós, TV Brasil. Realização: Secretaria de Cultura do DF.

_______________________________________________________________________________
Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Gioconda Caputo: (61) 9.81420112
objetosim@gmail.com – SITE: www.objetosim.com.br