7º PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO traz a Brasília o jovem e premiado diretor Karim Sayad

“Uma obra de arte total”, “Um filme extraordinário”. Estes foram alguns dos comentários feitos pelo júri que concedeu ao filme “Sobre Ovelhas e Homens”, do cineasta Karim Sayad, o Le Prix Soleure, principal prêmio do mais importante festival de cinema da Suíça. Nada mal para um primeiro longa-metragem de um realizador autodidata. Aos 33 anos de idade, Karim Sayad é, hoje, um diretor saudado por sua intensa humanidade. Na próxima terça-feira, dia 29 de maio, ele estará em Brasília para participar de debate do 7º PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO, realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. O encontro com o diretor acontecerá às 20h30, logo após a projeção de seu filme, às 19h. Os ingressos para o Cinema custam 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O debate tem entrada franca, mediante a retirada de ingressos e sujeita à lotação do Cinema do CCBB (o ingresso para a sessão do filme Sobre Ovelhas e Homens dá direito a assistir ao debate).

Karim Sayad nasceu em Lausanne, em 1984, de pai argelino e mãe suíça. Depois de concluir um mestrado em Relações Internacionais, lançou seu primeiro curta, “Babor Casanova”, que estreou em Locarno, em 2016, e foi exibido em mais de vinte festivais pelo mundo. Já “Sobre Ovelhas e Homens”, seu primeiro longa, um documentário, fez a estreia no Toronto International Film Festival, em 2017, e foi selecionado para o Festival dei Popoli, de Florença/Itália, para a Mostra São Paulo e para o Rencontres Internationales du Documentaire de Montréal/Canadá, além de ganhar o prestigiado Prix de Soleure em 2018, faturando 60 mil euros. “Meu primo inglês” é seu segundo longa documentário.

O filme “Sobre Ovelhas e Homens” se destaca por abordar, com um profundo humanismo, uma questão importante para a sociedade contemporânea: a coexistência de homens e grupos humanos.

SOBRE OVELHAS E HOMENS (Des Moutons et des Hommes), Documentário, Suíça, França, Qatar, 2017 | 78 min. |14 anos
Direção: Karim Sayad
Sinopse: Habib, de 16 anos, sonha em treinar sua ovelha premiada para que ela se torne uma campeã de briga entre animais de sua espécie. Samir, um homem de meia-idade, quer apenas vender o máximo de ovelhas antes que o Eid —celebração que marca o fim do Ramadã— termine. Um retrato de dois homens em uma conturbada comunidade da Argélia.

Também a partir do dia 29 de maio e até 10 de junho, o CCBB e o 7º PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO realizarão uma Campanha do Agasalho, na qual cada agasalho doado dará direito a um ingresso para assistir aos premiados filmes exibidos pela mostra. Os agasalhos devem ser entregues na própria bilheteria do centro cultural e trocados por entradas para o Cinema.