Espetáculo ‘Tomorrow’, da Grã-Bretanha, marca a primeira coprodução internacional do CENA

Criada e ensaiada em Glasgow, na Escócia, peça traz o ator brasiliense William Ferreira no elenco

Um estudo sobre o envelhecimento e as doenças associadas à demência senil – sendo a mais conhecida o Alzheimer – e o conceito de cuidado inspirou a companhia Vanishing Point, radicada em Glasgow, na Escócia, a criar o espetáculo “Tomorrow’, que fará estreia nacional no CENA CONTEMPORÂNEA 2014. A peça foi ensaiada durante cinco semanas, na Grã-Bretanha, e conta, no elenco, com o ator brasiliense William Ferreira. ‘Tomorrow’ fez estreia mundial no Festival de Brighton, na Inglaterra, no último mês de maio. Agora, deixa o solo da Grã-Bretanha pela primeira vez para vir ao Brasil.

O espetáculo partiu de um questionamento sobre a falta de respeito das novas gerações aos mais velhos. ‘Se não respeitam, estão se condenando ao mesmo destino?’ – perguntam os integrantes da companhia. Segundo um estudo que inspirou o grupo, a população mundial está envelhecendo. O número de idosos triplicou nos últimos 50 anos e deve mais do que triplicar nos próximos 50, elevando este total para cerca de dois bilhões em 2050. Cada sociedade terá um grande e crescente número de pessoas que vivem mais e que são potenciais vítimas de deficiências. A demência é a maior delas. Para mais de um terço da população, é inevitável. O que o jovem tem a ver com isso? – quer investigar a Cia Vanishing Point.

‘Tomorrow’ faz três apresentações no CENA CONTEMPORÂNEA, de 28 a 30 de agosto, no Teatro Funarte Plínio Marcos e promete encantar com imagens impactantes e forte trabalho de ator.

TOMORROW – CIA VANISHING POINT (GRÃ-BRETANHA)
28 e 29 de agosto, às 21h e 30 de agosto, às 16h – Teatro Funarte Plínio Marcos
Trabalho que explora o que é envelhecer e necessitar de cuidados especiais, num mundo em que o mito e a espiritualidade foram suplantados pelo que todos nós sabemos – que nascemos, vivemos e morremos. Vanishing Point Theatre Company investiga o tema a partir de um jovem que, de repente, se encontra em um lugar assustadoramente familiar, onde todos parecem conhecê-lo e onde se aplicam regras estranhas. Lá, todos parecem ter as melhores intenções, mas não há liberdade para sair.
O espetáculo é resultado de um processo de criação de cinco semanas, entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, e dá continuidade a uma oficina ministrada por Matthew Lenton na edição 2013 do Cena Contemporânea.
A Vanishing Point foi fundada por Matthew Lenton em 1999 e desde então é dirigida por ele. Suas obras já foram apresentadas em mais de 16 países. Em 2010, foi escolhido para ser o primeiro diretor britânico da École des Maitres, um laboratório de teatro europeu, liderado por grandes nomes das artes cênicas do continente. No mesmo ano, Matthew dirigiu seu primeiro longa-metragem, Boy, para a Touchpaper Television e o Channel 4.
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 90 minutos
FICHA TÉCNICA
Direção e Concepção: Matthew Lenton
Dramaturgia: Pamela Carter
Texto: Pamela Carter e a Companhia
Elenco: Aleksandra Kuzenkina (Rússia), Elicia Daly (Inglaterra), Jenny Hulse (Escócia), Mercy Ojelade (Inglaterra), Peter Kelly (Escócia), Samuel Keefe (Escócia), Stephen Docherty (Escócia) e William Ferreira (Brasil)
Tomorrow é uma coprodução entre Vanishing Point (Escócia), Cena Contemporânea, Brighton Festival (Inglaterra), Tramway (Escócia) em associação com Platform (Escócia) e National Theatre Studio, Londres (Inglaterra). Em parceria com o British Council TRANSFORM e Creative Scotland.
A presença do ator William Ferreira em Tomorrow tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal.

______________________________________________________________
Assessoria de imprensa (PARA USO EXCLUSIVO DE JORNALISTAS): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br