GRANDE HOMENAGEADA DO BIFF

ATRIZ GERALDINE CHAPLIN VEM AO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ

No ano em que se celebra o centenário de nascimento do genial Carlitos, a filha de Charles Chaplin vem ao Brasil pela primeira vez. Geraldine Chaplin é a convidada de honra da terceira edição do BIFF – Brasília International Film Festival, que acontece de 28 de agosto a 06 de setembro de 2014. Ela chega a Brasília no dia de abertura do evento e fica até o dia 1º de setembro, acompanhando uma mostra que será realizada em sua homenagem, dentro da programação do festival. Logo na noite de abertura será exibido o primeiro filme da carreira da atriz, Luzes da Ribalta, um clássico do cinema mundial, dirigido por seu pai em 1952. A atriz receberá homenagens do Festival Internacional de Cinema de Brasília no dia 28 de agosto, no Cine Brasília.

Filha de Charles Chaplin e neta do dramaturgo Eugene O’Neill, Geraldine Chaplin tem extensa filmografia e várias indicações ao Globo de Ouro. Participou de sucessos como ‘Doutor Jivago’, de 1965, A Época da Inocência (1993), de Martin Scorsese, e interpretou sua avó no filme Chaplin, de 1992. Foi casada com o diretor espanhol Carlos Saura, com quem teve dois filhos e filmou obras-primas como Ana e os Lobos(1973) e Elisa Minha Vida (1977).

MOSTRA HOMENAGEM A GERALDINE CHAPLIN

LUZES DA RIBALTA, EUA, 1952, 137 min, Drama/comédia
Diretor/roteiro: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Claire Bloom, Buster Keaton, Sydney Chaplin, Nigel Bruce, Norman Lloyd, Geraldine Chaplin
Distribuição: United Artists
Produção: Celebrated Productions/ United artists
Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante que no passado fez sucesso no Vaudeville e Music hall, mas foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém, tudo muda quando numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha uma jovem inconsciente, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.

CHAPLIN, EUA, 1993, 143min, Comédia dramática
Direção: Richard Attenborough
Roteiro: Bryan Forbes
Elenco: Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Dan Aykroyd, Paul Rhys, Anthony Hopkins, Kevin Kline, Diane Lane, James Woods
Produção: Richard attenborought, Mario Kassar
Produtora: Carolco Pictures, StudioCanal, Tristar Pictures, RCS vídeo
A trajetória e a vida de um dos maiores gênios da história do cinema, Charles Chaplin. O filme retrata toda a sua história, desde a sua infância pobre até o recebimento de um Oscar Especial. A obra foca também suas várias relações amorosas e a atuação política que o levou a ser expulso dos Estados Unidos.

DR. JIVAGO, EUA, 1965, 197min, Drama, guerra, histórico, romance
Direção: David Lean
Elenco: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Alec Guinness, Ralph Richardson, Tom Courtenay, Rod Steiger, Klaus Kinski
A Revolução Russa de 1917 serve de cenário para a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata, e Lara Antipova, uma enfermeira plebéia. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), que se torna a grande paixão da sua vida. A história é narrada em flashback por Yevgraf Jiivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri. O famoso conto de Boris Pasternak mostra uma Rússia dividida pela guerra e corações tomados pelo amor.

E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS, França, 2011, 96min, comédia
Direção/Roteiro: Stéphane Robelin
Elenco: Geraldine Chaplin, Jane Fonda, Pierre Richard, Claude Rich, Guy Bedos, Daniel Bruhl, Gustave Karvern
Distribuidor: Imovision
Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda) são melhores amigos há mais de quatro décadas. Enquanto os dois primeiros e os dois últimos são casados, o do meio é um tremendo solteirão convicto, que não se cansa de aproveitar a vida. Quando a saúde deles começa a piorar e o asilo se apresenta como solução para um deles, surge a ideia de todos morarem juntos. A novidade acaba trazendo à tona algumas antigas experiências que irão provocar novas consequências na vida de cada um.

NASHVILLE, USA, 1975, 159min, Drama
Direção: Robert Altman
Roteiro: Joan Tewkesbury
Elenco: David Arkin, Barbara Baxley, Ned Beatty, Karen Black, Ronee Blakley, Timothy Brown, Geraldine Chaplin
Nashville é o palco de vários acontecimentos conturbados durante a Guerra do Vietnã. Além da contestação política internacional, ainda são abordados o movimento hippie e os assassinatos políticos que abalaram os Estados Unidos.

A ÉPOCA DA INOCÊNCIA, USA, 1993, 139min, Romance, drama
Direção/Roteiro: Martin Scorsese
Elenco: Daniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer, Winona Ryder, Geraldine Chaplin, Jonathan Pryce
Nova York, 1870. Newland Archer (Daniel Day-Lewis) é casado com a adorável socialite May Welland (Winona Ryder). Quando uma condessa, prima de May, mulher sensual e pouco ligada a convenções, retorna à cidade, Newland se apaixona e arrisca tudo pela chance de viver um amor verdadeiro.
_______________________________________________________________________________
Assessoria de imprensa (PARA USO EXCLUSIVO DE JORNALISTAS): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br