OFICINA GRATUITA COM PREMIADOS RAPPERS AUSTRALIANOS
Estão abertas as inscrições para uma oficina que promete deixar todo mundo de língua afiada e pensamento ágil, pronto para inserir comentários sobre o cotidiano no ritmo e cadência do rap. É Poesia Urbana em Camberra, Outra Cidade Planejada, que trará a Brasília os premiados rappers Omar Musa, D’Opus & Roshambo, todos australianos. Os três se apresentam na cidade, no âmbito do festival internacional de teatro CENA CONTEMPORÂNEA 2013, abrindo o Palco do Museu Nacional da República, ponto de encontro do evento, no sábado, dia 24 de agosto, a partir das 22h30. Antes, vão promover uma oficina para interessados em saber mais sobre declamação de poesia urbana. Os interessados podem enviar um e-mail para o endereço oficinas@cenacontemporanea.com.br.
24/08, das 15h às 18h – Auditório II do Museu Nacional da República
POESIA URBANA EM CAMBERRA, OUTRA CIDADE PLANEJADA
Omar Rusa, D’Opus e Roshambo (Austrália) Uma oficina de criação e declamação de poesia urbana destinada a jovens poetas interessados em contar suas histórias usando o rap como veículo de comunicação. Será conduzida por três rappers australianos, Omar Musa, D’Opus e Roshambo. Musa atua como músico, poeta, escritor e dramaturgo. Já a dupla D’Opus & Roshambo escreve narrativas cativantes em letras que misturam popular e erudito.
Musa é australiano, de Caberra, e tem raízes malaias. É um multiartista. Suas letras lidam com violência, racismo, migração e solidão. Foi o vencedor dos concursos de poesia “Poetry Slam” australiano e indiano, lançou três álbuns de hip-hop, dois livros de poesia (um dos quais “Parang”) e apareceu no programa Q&A, da cadeia de televisão australiana ABC. No momento, trabalha em uma obra de teatro, Bonegatherer (Coletor de Ossos), cuja estreia está prevista para 2014. Faz parte do grupo de hip-hop internacional MoneyKat e o seu primeiro romance Here come the dogs (Aqui vêm os cães) será publicado pela Penguin Austrália em 2014.
Vagas: 12
Público-alvo: interessados na dinâmica do rap/hip hop como veículo de comunicação e plataforma para a poesia urbana
*O Intercambio Brasília-Camberra é uma iniciativa do Cena Contemporânea e FAMA, apoiada pelo Governo da Capital Australiana e pela Commonwealth, através do Conselho do Governo Australiano sobre as Relações Austrália-América Latina / Departamento dos Negócios Estrangeiros e do Comércio, e apresentado em colaboração com o Centenário de Camberra.
CENA CONTEMPORÂNEA é uma realização da Cena Promoções Culturais, com coordenação de Guilherme Reis e curadoria de Guilherme Reis e Mariana Soares. Patrocínio da PETROBRAS, GDF, Caixa e Banco do Brasil.