O bom humor e o senso crítico de Eduardo Bueno no encerramento da série que refletiu sobre o Brasil
Um autor que conseguiu a façanha de transformar livros de história do Brasil em best-sellers, Eduardo Bueno é o convidado da oitava e última conversa da série DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS. Peninha, como é conhecido, vai discorrer sobre “A crônica e o humor na sociedade brasileira”, desde os tempos da formação do Brasil como nação até os tempos atuais. O escritor conhece o assunto como poucos: só suas obras A Viagem do Descobrimento (1998), Náufragos, Traficantes e Degredados (1998) e Capitães do Brasil (1999) venderam 500 mil exemplares, o que em se tratando do mercado leitor brasileiro é uma proeza. O papo com Eduardo Bueno acontece na próxima terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h, no Teatro dos Bancários (entrequadra 314/315 sul), com entrada franca.
Peninha (apelido que ganhou aos 17 anos, quando começou a trabalhar como jornalista no jornal Zero Hora) é um escritor, jornalista, roteirista e tradutor pra lá de pop. Seu canal Buenas Ideias, do YouTube, onde apresenta a série “Não vai cair no ENEM”, é um sucesso absoluto. Com muito humor e numa linguagem bastante direta, Eduardo Bueno aborda assuntos relacionados à história do Brasil – era também esse o foco da série “É Muita História”, que ele apresentou entre setembro e novembro de 2007, no programa Fantástico, da TV Globo.
O escritor começou a ficar conhecido já na década de 1980, quando traduziu o clássico da cultura beatnik “On the Road”, de Jack Kerouak, que Peninha traduziu como “Pé na Estrada”. Desde então, foram vários títulos, como A Coroa, a Cruz e a Espada (2006) e mais 12 obras de cunho histórico.
Eduardo Bueno encerra a terceira edição dos DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS, que ao longo de dois meses (desde 26 de março) promoveu sete encontros para debater alguns dos temas mais urgentes e complexos do cotidiano atual brasileiro. Sob a direção de Nilson Rodrigues, estiveram conversando com a plateia os autores Fernando Morais, Mary del Priore, Mário Magalhães, Paulo Lins, o poeta Sérgio Vaz, a atriz e dramaturga Grace Passô e o filósofo e colunista Pablo Ortellado, a partir de tópicos como as Fake News, literatura e política, produção cultural negra, literatura da periferia, dentre vários outros.
PROGRAMAÇÃO
1. A CRÔNICA E O HUMOR NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Dos clássicos da literatura aos autores da contemporaneidade, o riso e a capacidade de crítica social e suas mudanças em um mundo que exige cada vez mais atitudes que superem preconceitos e afirmem os direitos das minorias em meio à luta contra a intolerância.
Palestrante: EDUARDO BUENO – Jornalista, escritor, roteirista e tradutor, escreveu uma série de quatro livros sobre os primeiros tempos da história do Brasil para a Editora Objetiva, além de outros 12 títulos de cunho histórico, como “Mamonas Assassinas – Blá, Blá, Blá: a Biografia Autorizada e “Avenida Rio Branco”, entre outros. Traduziu mais de 22 livros, participou de projeto sobre a biografia de Bob Dylan e atualmente, além do canal Buenas Ideias, do YouTube, participa do programa Contraditórios, do canal Passaralho, junto com Marcelo Madureira.
Data: 14 de maio
Local: Teatro dos Bancários, EQS 314/315 – Bloco A
Horário: 19h
_________________________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Objeto Sim – (61) 3443.8891 e 3242.9805
Gioconda Caputo: (61) 98142.0112 – Carmem Moretzsohn: (61) 98142.0111
Amanda Guedes: (61) 98429.0007
objetosim@gmail.com – objetosimprojetosculturais@gmail.com