BUSTER NO BRASIL – CINEMA INFANTOJUVENIL

Ministério da Cultura apresenta
Banco do Brasil apresenta e patrocina

BUSTER NO BRASIL – CINEMA INFANTOJUVENIL

Famoso festival de cinema dinamarquês realiza segunda edição em Brasília

*54 sessões do melhor do cinema infantojuvenil

*Programação inclui 36 filmes, entre curtas, longas-metragens e episódios de séries para a TV

*Filmes recomendados para crianças a partir de 3 anos de idade e para jovens de 16 anos em diante

*Foco na produção dos países nórdicos e em pré-estreias brasileiras

*Oficinas gratuitas de cinema para educadores e crianças

Depois do grande sucesso no ano passado, um dos mais importantes eventos dedicados à cinematografia infantojuvenil no mundo está de volta ao CCBB Brasília. É o festival BUSTER, que oferece uma programação composta de filmes produzidos em vários países, especialmente os nórdicos, pré-estreias brasileiras, atividades de recreação, debates e oficinas. BUSTER NO BRASIL será realizado de 11 a 30 de julho, no Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Instituto Cultural da Dinamarca. Detalhe: meia-entrada para todos.

BUSTER NO BRASIL traz para Brasília um recorte do Buster – Festival Internacional de Cinema de Copenhague para Crianças e Jovens, realizado desde o ano 2000 e hoje considerado uma vitrine da produção infantojuvenil na Europa. O festival reúne filmes divertidos, engraçados, educativos, dramáticos ou assustadores, oferecendo uma visão de outras culturas e levando os espectadores ao contato com lugares distantes e histórias surpreendentes.

BUSTER NO BRASIL – CINEMA INFANTOJUVENIL vai acontecer em três Centros Culturais Banco do Brasil – Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Brasília o festival promoverá o maior número de sessões, num total de 54! Além das exibições, o evento promete realizar oficinas gratuitas para crianças e educadores. As inscrições precisam ser feitas com antecedência através do e-mail oficinabuster@gmail.com.

O FESTIVAL

A segunda edição do BUSTER NO BRASIL vai exibir 36 filmes, com ênfase na produção nórdica (Dinamarca, Suécia, Alemanha) e em títulos brasileiros – alguns fazendo pré-estreia no festival. Todos os filmes para o público infantil são dublados ou não têm diálogos. Já para o público jovem, a programação é legendada.

Os filmes foram reunidos em sessões de diferentes durações e gêneros, respeitando o limite de atenção de cada faixa etária – para crianças a partir de três anos de idade, os programas não ultrapassam os 30 minutos, por exemplo. Além das exibições, as sessões com duração reduzida incluem atividades com recreadores.

Segundo informa o curador Nikolai Schulz, entre os títulos estão produções recentes e alguns clássicos que vão conquistar público de todas as idades. Schulz também revela que para a próxima edição do festival CPH PIX na Dinamarca, que inclui a programação do BUSTER (a ser realizada entre 28 de setembro e 11 de outubro), já se inscreveram mais de 65 mil filmes! “Em 2017, pretendemos projetar mais filmes inovadores, introduzir novos talentos e entreter todos os amantes do cinema”, conta.

Alguns dos destaques da programação são os dois filmes assinados pela dupla de diretores dinamarqueses Michael Wikke e Steen Rasmussen, “Hannibal & Jerry”, um clássico que completa 20 anos em 2017, e “Skymaster”. Os dois realizadores trabalham juntos desde a década de 1980. Começaram a parceria na televisão, depois de fundarem sua própria produtora, e logo passaram para o cinema. A dupla também realizou dramas e sátiras adultas, premiadas nos Estados Unidos, França e outros países, mas seus trabalhos para o público infantil é que se tornaram clássicos. Wikke & Rasmussen sempre atuam em seus filmes, seja em pequenos papéis ou até com personagens de destaque – em “Hannibal & Jerry”, eles são os vilões da história. Deles, a primeira edição do BUSTER NO BRASIL exibiu “A Vovó Voadora”, lançado em 2001.

BUSTER NO BRASIL também vai oferecer a chance de o público brasileiro assistir a 13 episódios da série sueca “Jazzoo” (recentemente exibida no Festival de Berlim), que combina o jazz do premiado quinteto sueco Oddjob com divertidas histórias de animais. Nas produções de “Jazzoo”, um hipopótamo pode passar voando em busca do lago mais próximo ou se pode flagrar uma multidão estridente de elefantes brincando numa festa.

Outro destaque também promete ser a animação sueca “O Reino do Rei Pena”, inédita nos cinemas brasileiros, escrita por um dos roteiristas da série “Borgen” (sobre a trajetória de Birgitte Nyborg, a carismática Primeira-Ministra da Dinamarca) e com direção do dinamarquês Esben Toft Jacobsen. O filme é vencedor de célebres festivais dedicados ao público infantojuvenil, como Ale Kino, da Polônia, e Kristiansand, da Noruega.

O realizador Esben Toft Jacobsen é um capítulo à parte no festival BUSTER NO BRASIL. O cineasta dinamarquês, de 40 anos de idade, começou a carreira como designer, mas mudou de rumo e se formou como diretor de animação pela Escola Nacional de Cinema da Dinamarca. Tem uma relação estreita com o Festival de Berlim, onde exibiu todos os seus trabalhos na mostra paralela Generation, dedicada a produções infantis e adolescentes. Seus dois longas-metragens, “O Grande Urso” (que também integra a programação do BUSTER em 2017) e “O Reino do Rei Pena”, foram exibidos em dezenas de países. O primeiro curta do diretor, “Kiwi & Strit”, de 2008, acabou dando origem a uma série homônima para a TV, que também poderá ser vista em Brasília.

A programação inclui ainda produções brasileiras, como “Peixonauta – O Filme”, lançamento de 2017, com aventuras do famoso peixe detetive, e “As Aventuras do Pequeno Colombo”, animação que ensina fatos históricos de forma lúdica. Há também a versão europeia de “Amazônia”, de Thierry Ragobert, sem diálogos, nunca exibida no Brasil.

OFICINAS

Serão oferecidas duas oficinas gratuitas, voltadas para educadores/professores e para crianças e adolescentes. As aulas serão em inglês, com tradução para o português, tendo como convidado especial o compositor e educador dinamarquês Mathias Madsen Munch. As oficinas acontecerão nas manhãs nos dias 12 e 13 de julho. Mais informações e inscrições antecipadas: oficinabuster@gmail.com.

CONVIDADO ESPECIAL – Formado em composição de trilhas sonoras e psicologia educacional, Mathias Madsen Munch tem desenvolvido projetos multimídia com e para crianças desde 2010, inclusive na programação do BUSTER em Copenhague. Até 2019 é o compositor-residente da DR Musikariet, uma das mais respeitadas instituições de cultura infantil do país. Em breve viajará pela Europa em turnê com o musical “O Labirinto Sem Fim” (“The Endless Labyrinth”), que une música erudita e fantasia, sucesso de público na Dinamarca.

O educador veio ao Brasil em 2016, quando participou da primeira edição local do BUSTER. “Ficou claro para mim como os dinamarqueses e brasileiros têm muito a aprender uns com os outros”, diz ele, “especialmente o modo com as crianças são encaradas criativamente”. Desta vez Munch tem como foco oficinas práticas, tanto para jovens quanto educadores.

• OFICINA PARA EDUCADORES

DIA 12 DE JULHO, QUARTA-FEIRA, DAS 9h ÀS 12h
Quadrinhos animados – narrativa e composição de imagens
Gratuita
Duração: 3 horas
É um workshop muito popular na Dinamarca por conseguir unir contação de histórias e princípios básicos de animação. Por meio de storyboards bem simples, desenhando as principais etapas de uma história, os inscritos aprendem a animar usando zoom e movimentos de câmera, ferramenta disponível praticamente em qualquer computador ou dispositivo eletrônico.
A oficina é destinada a multiplicadores – educadores, professores, oficineiros e monitores, especialmente àqueles que usam ou pretendem incorporar apresentações ou recursos audiovisuais em sala de aula. Será ministrada em inglês, com tradução consecutiva para o português.

• OFICINA PARA A GAROTADA

DIA 13 DE JULHO, QUINTA-FEIRA, DAS 10h ÀS 12h
Desenho de som
Gratuita
Duração: 2 horas
Voltada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, é uma introdução ao mundo da edição de som e da percepção de como o som é importante para se contar qualquer história, seja ela na tela ou na vida real. Os participantes vão aprender a criar um audioboard para uma animação, que acompanha o roteiro com as inserções de música e efeitos sonoros.

PROGRAMAS E SINOPSES

• CLASSIFICAÇÃO: 3 ANOS
PROGRAMA ANIMAIS ANIMADOS

Duração: 24 minutos
Sem diálogos
* Sessões acompanhadas de atividades recreativas

POLVO (Octopus)
País: Alemanha
Direção: Julia Ocker
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
Fazer um bolo não é problema quando se tem oito braços, mas o que se pode fazer quando um dos tentáculos começa a ter ideias próprias sobre o que deve entrar na receita?

CROCODILO (Crocodile)
País: Alemanha
Direção: Julia Ocker
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
O pobre crocodilo não está se dando muito bem ao tentar comer pretzels: seus braços são muito curtos. Mas por sorte a ajuda está a caminho.

BAT-HORA (Bat Time)
País: Alemanha
Direção: Elena Walf
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
Não é fácil ser um animal noturno quando os outros bichos só estão acordados durante o dia: quem sobra para brincar? Por sorte o morcego encontra alguém que também gosta de se divertir à noite.

BEBÊ HIPOPÓTAMO (Hippo Hop)
País: Alemanha
Direção: Patxi Exequiel Aguirre
Ano: 2015
Duração: 4 minutos
O pequeno hipopótamo ainda não aprendeu a nadar e, quando entra com sua mãe no rio, sempre afunda. Quatro peixinhos se dispõem a ajudá-lo.

VACA (Cow)
País: Alemanha
Direção: Julia Ocker
Ano: 2013
Duração: 4 minutos
À noite, a vaca sonhou que estava voando entre as nuvens. Quando acordou, percebeu que suas manchas haviam desaparecido. Onde será que elas foram parar?

BALEIA (Whale)
País: Alemanha
Direção: Maryna Shchipak
Ano: 2013
Duração: 4 minutos
A baleia está muito triste porque todo mundo está com medo dela, que é tão grande. Mas tudo o que ela quer é ter um amigo.

• CLASSIFICAÇÃO: 3 ANOS

Sem diálogos
* Sessões acompanhadas de atividades recreativas

JAZZOO
País: Suécia
Direção: Adam Marko-Nord
Ano: 2016
Duração: 30 minutos (13 episódios)
Um hipopótamo voador dispara em busca do lago mais próximo. Um peixe atrás do volante, fugindo de um tubarão. Um pequeno koala morrendo de vontade de pular como o vizinho canguru. Um elefante feliz demais para conseguir ficar quieto de madrugada. Os bichos estão a toda e a música também, na série de curtas-metragens “Jazzoo”. São 13 episódios sem diálogos ou narração, sempre com um animal protagonista. O traço é do ilustrador sueco Ben Javens e o jazz fica a cargo do grupo Oddjob, por trás de todo o projeto – foi um disco da banda o inspirador da série de animação, capitaneada por Adam Marko-Nord. O projeto ainda contempla um jogo e uma turnê de shows com projeções que girou a Europa.
Jazzoo: https://vimeo.com/216615546

Episódios:
– Coala (Koala)
– Porco-espinho (Hedhog)
– Elefante (Elephant)
– Baleia (Whale)
– Esquilo (Squirrel)
– Hipopótamo (Hippo)
– Barata (Cockroach)
– Tubarão (Shark)
– Pica-pau (Woodpecker)
– Mosca (Fly)
– Cavalo (Horse)
– Camelo (Camel)
– Pato (Duck)

• CLASSIFICAÇÃO: 4 ANOS

Sem diálogos
* Sessões acompanhadas de atividades recreativas

KIWI & STRIT (Kiwi og Strit)
País: Dinamarca
Direção: Esben Toft Jacobsen
Ano: 2016-2017
Duração: 40 minutos (8 episódios)
Criaturinhas peludas e engraçadas, Kiwi e Strit moram numa clareira na floresta, ao pé de uma colina, e não poderiam ser mais diferentes. Kiwi é cuidadoso e amarelo; Strit é espontâneo e roxo. Kiwi adora planejar as coisas e tem uma casinha linda e arrumada. Strit adora improvisar e sua casa… bem, ela caiu. Mesmo tão diferentes, os dois adoram estar juntos porque são melhores amigos e se divertem como nunca jogando futebol, andando de bicicleta, explorando a montanha mais alta do mundo ou enfrentando uma vaca barulhenta. São essas as aventuras de “Kiwi & Strit”, trabalho mais recente do diretor Esben Toft Jacobsen, dos filmes “O Grande Urso” e “O Reino do Rei Pena”. A primeira temporada da série de animação está sendo exibida atualmente na Dinamarca, Suécia, Finlândia, França, Holanda e no sudeste asiático.
Kiwi & Strit: https://vimeo.com/216923646

Episódios:
– Ladrão de Bicicleta (Bicycle Thief)
– Futebol (Football)
– Retrato (Portait)
– Limpar a casa (Spring Cleaning)
– Vaca Barulhenta (Noisy Cow)
– Vai Ter Bolo (Cake)
– Novos Amigos (New Friends)
– Dia de Lavação (Wash Day)

• CLASSIFICAÇÃO: 6 anos

HANNIBAL & JERRY
País: Dinamarca
Direção: Steen Rasmussen, Michael Wikke
Ano: 1997
Duração: 75 minutos
Elenco: Jonathan Kvium, Paprika Steen, Martin Brygmann, Hella Joof
Dublado
Hannibal passa tempo demais na frente da TV e seus pais acham estranho que ele não se divirta tanto na rua como os outros meninos. O moleque acha tudo chato. A solução, para os dois, atende pelo nome de Jerry, um cachorro comprado de presente. Ninguém sabia, porém, que o bichinho era especial: Jerry não sabe latir, mas em compensação fala muito bem. Hannibal e Jerry conversam bastante e se tornam bons amigos. Tanto papo acaba indo parar nos ouvidos de um fabricante de brinquedos que, junto com seu capanga, planeja roubar Jerry para usá-lo em uma nova linha de produtos. Será que Hannibal vai conseguir salvar seu novo companheiro? Um dos maiores sucessos da dupla de diretores WIkke & Rasmussen, “Hannibal & Jerry” completa 20 anos em 2017.
Hannibal & Jerry: https://vimeo.com/216930940

• CLASSIFICAÇÃO: 8 anos

SKYMASTER (Der var engang en dreng – som fik en lillesøster med vinger)
País: Dinamarca
Direção: Steen Rasmussen, Michael Wikke
Ano: 2006
Duração: 83 minutos
Elenco: Janus Dissing Rathke, Nicolas Bro, Anders W. Berthelsen, Bodil Jørgensen, Trine Dyrholm
Dublado
Kalle, de 10 anos, está super animado porque vai ganhar uma irmãzinha. Seus pais, no entanto, levam um susto quando a criança nasce com duas saliências nas costas que lembram asas. Quer dizer, ao menos é isso que o garoto acredita que sejam, e acha muito legal. Sua família, por outro lado, quer se livrar daqueles dois pequenos problemas e manda o bebê para uma renomada clínica de cirurgia plástica. Determinado a garantir que sua irmã continue sendo um milagre, o menino parte em uma missão de resgate cheia de cor, novas amizades e música, muita música.
Skymaster: https://vimeo.com/216931019

• CLASSIFICAÇÃO: 10 ANOS

O GRANDE URSO (Den kæmpestore bjørn)
País: Dinamarca
Direção: Esben Toft Jacobsen
Ano: 2011
Duração: 73 minutos
Dublado
Jonathan costuma passar as férias na cabana do avô, no meio de uma floresta que inspira histórias repletas de criaturas fantásticas. Dessa vez Jonathan viaja para lá acompanhado de Sophie, sua irmã mais nova, e ele não gosta nem um pouco disso. O garoto tenta a todo custo se livrar da menina e, quando finalmente consegue, não é bem como ele imaginava: ela é raptada por um urso gigantesco! Jonathan precisa trazê-la de volta e para isso toma coragem para entrar na floresta. Ele vai contar com a ajuda de um experiente caçador, mas, para que todos possam se salvar, o destino vai exigir que as crianças se aceitem como irmão e irmã. Filme de estreia de Esben Toft Jacobsen, a animação foi exibida em mais de 50 festivais pelo mundo, como Berlim, Chicago e Annecy, na França.
O Grande Urso: https://vimeo.com/216931143

• CLASSIFICAÇÃO: 8 ANOS

O REINO DO REI PENA (Resan till Fjäderkungens Rike)
País: Suécia, Dinamarca
Direção: Esben Toft Jacobsen
Ano: 2014
Duração: 78 minutos
Dublado
Johan e seu pai moram em alto mar há muito, muito tempo, desde que o pequeno coelho consegue lembrar. Foi mais ou menos quando sua mãe desapareceu. Johan gosta de morar na água – ele sabe pescar, mergulhar e arrumar o barco –, mas sonha com o dia em que possam ancorar em terra firme. Um dia, quando seu pai sai para procurar comida, Johan recebe uma mensagem no rádio do navio que dá uma pista sobre o Rei Pena e o paradeiro de sua mãe. O pequeno coelho, então, embarca sozinho em sua própria aventura por um novo mundo fantástico. A animação foi escrita pelo diretor, Esben Jacobsen, e por Jannik Tai Mosholt, roteirista de “O Grande Urso” e da série “Borgen”.
O Reino do Rei Pena: https://vimeo.com/216931179

• CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

QUANDO BRILHA O SOL (Når solen skinner)
País: Dinamarca
Direção: Frederik Barington
Ano: 2016
Duração: 85 minutos
Elenco: Elias Munk, Laura Kjær, Vibeke Ankjær Axværd, Anna Søgaard Frandsen
Legendado
Sofus, 17 anos, convive e luta contra o câncer desde os 8. Internado em uma clínica, sem muitas chances de recuperação, ele conhece Sara, que tem a mesma idade e começa a trabalhar no hospital. Com seu jeito direto e desinibido, Sara fascina o rapaz e os dois rapidamente criam um laço, pondo suas vidas em perspectiva. Juntos, cada dia ganha mais sentido e a morte parece bem distante, mas o passado de Sara acaba abalando esse equilíbrio. Este tocante drama adolescente, estreia de Frederik Barington na direção, aborda a importância de se aproveitar cada momento e aceitar as chegadas e despedidas.

• CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS

PAIXÃO EXPLOSIVA (Vindmøllernes Sus)
País: Dinamarca
Direção: Mads Erichsen
Ano: 2016
Duração: 85 minutos
Elenco: Nikolaj Petersen, Maria Petersen, Elias Munk, Meike Bahnsen
Legendado
Em uma cidadezinha perdida no interior dinamarquês, Thomas mora com a mãe e o irmão e, de vez em quando, encontra o pai policial. Ele tem uma queda por Vikki, namorada do valentão da escola, e uma série de coincidências une todos eles em um plano cruel que fará Thomas repensar seus limites – e ver na prática quais são as consequências de ultrapassá-los. O primeiro longa-metragem de Mars Erichsen mostra a complexidade das paixões adolescentes e como a pressão recebida dos colegas pode ser insuportável.

— FILMES BRASILEIROS

• CLASSIFICAÇÃO: 6 ANOS

PEIXONAUTA – O FILME
País: Brasil
Direção: Kiko Mistrorigo, Célia Catunda
Ano: 2017
Duração: 85 minutos
Dublado
Quando o Doutor Jardim não retorna de uma visita à cidade, Peixonauta, Marina e Zico partem do Parque das Árvores Felizes para resgatá-lo. Quando chegam lá, algo muito estranho está acontecendo: todos os habitantes da cidade sumiram! Para conseguir solucionar esse grande mistério, Peixonauta terá que contar com a ajuda da O.S.T.R.A. (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental) e de todos seus amigos para solucionar a sua mais importante missão. Esta é sua primeira história em longa-metragem, com cenários criados especialmente para a telona.

• CLASSIFICAÇÃO: 6 ANOS
AMAZÔNIA

País: Brasil, França
Diretor: Thierry Ragobert
Ano: 2013
Duração: 83 minutos
Sem diálogos
Depois que o avião em que estava cai no meio de uma imensidão verde, o pequeno macaco-prego Castanha, criado em cativeiro, se vê sozinho no meio da maior floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônica. O macaquinho precisa sobreviver por sua conta no mundo selvagem, onde nunca esteve, e relacionar-se com animais de todos os tipos: insetos, cobras, jacarés, antas, onças e gaviões. Aos poucos, Castanha aprende a viver na floresta, fazendo novos amigos, em especial a macaquinha Gaia. Versão inédita no Brasil, sem diálogos ou narração, utilizada no mercado internacional.

• CLASSIFICAÇÃO: 8 ANOS

AS AVENTURAS DO PEQUENO COLOMBO
País: Brasil
Diretor: Rodrigo Gava
Ano: 2016
Duração: 88 minutos
Dublado
O ano é 1460, quando a América nem havia sido descoberta – muito menos o Brasil. Preocupado com a situação financeira de seu pai, o jovem Cris (Cristóvão Colombo) sai à caça de um valioso mapa que está nas mãos do Capitão Bonneville, um terrível mercador de escravos. Auxiliado por seus amigos Léo (Leonardo da Vinci) e Lisa (Mona Lisa), Cris embarca em um navio negreiro e zarpa pelos oceanos atrás de Nautilus, defensor do mítico reino submarino de Atlântida. Teria Colombo descoberto a América em 1492 se tudo isso não tivesse acontecido? O filme brinca com a possibilidade de Colombo e Leonardo da Vinci terem se encontrado na Itália na infância para viverem uma aventura que os levaria de encontro a seus destinos.

SERVIÇO

Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: 11 a 30 de julho de 2017
Horários: ver programação
Ingressos: R$ 5,00 (meia-entrada para todos)
Informações: (61) 3108.7600
Consulte a programação no site: bb.com.br/cultura

CCBB RJ: 28 de junho a 16 de julho
CCBB SP: 05 a 24 de julho
_________________________________________________________________
Assessoria de imprensa: Objeto Sim – (61) 3443. 8891 e 3242. 9805
Carmem Moretzsohn: 9 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 9 8142. 0112
objetosim@gmail.com /site: www.objetosim.com.br

Assessoria de imprensa CCBB: Michele Lira Rodrigues michele-lira@bb.com.br (61) 61 3108-7629/7630

O Centro Cultural oferece transporte gratuito para escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais do DF e entorno mediante agendamento pelo número 3108-7623 ou 3108-7624.

CCBB Brasília – Aberto de terça a domingo das 9h às 21h
SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram @ccbbbrasilia