Abertas inscrições para oficinas do Cena Contemporânea 2018

Oficinas, residências artísticas, workshop e rodas de conversas compõem as atividades formativas de 2018

*Atividades no Espaço Cultural 508 Sul, Centro de Dança, Universidade de Brasília, IESB e Centro Cultural Banco do Brasil

*Audições a partir do dia 25 de julho

*Inscrições abertas!

*Vagas limitadas

Além de arejar o cenário das artes cênicas da região central do Brasil, injetando inventividade, fazendo circular a informação e promovendo a troca de ideias, o CENA CONTEMPORÂNEA também se caracteriza por criar uma intensa programação de oficinas e debates com artistas nacionais e internacionais. Em 2018, não vai ser diferente. Serão oferecidas vagas para duas residências artísticas, um workshop e sete oficinas que vasculham vários aspectos do fazer artístico, desde interpretação e improvisação até dramaturgia e distribuição da obra artística no mercado. No Cena Expandida, debates e conversas sobre temas como fundamentalismo religioso, homofobia, crítica teatral, sistema prisional brasileiro, dentre vários outros assuntos, serão realizados na Universidade de Brasília e no CCBB, ampliando o espaço reflexivo do festival.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 03 de agosto, sexta-feira – com exceção da residência artística com a Cia. Cielo RasO, da Espanha, que fará audição nos próximos dias 25 e 26 de julho. As inscrições serão feitas somente pelo site. Para se inscrever e saber mais sobre cada atividade, basta acessar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSda7UweCDcHlganuV4EEKi1hTqyc_illbHopGtsVEgPFor-bQ/viewform

Duas residências artísticas iniciam o Festival antes mesmo de sua abertura no dia 21 de agosto. Serão conduzidas pela Cia CielO RasO (Espanha) e pela atriz Luciana Paz (SP), ambas resultando em apresentações na programação. Artistas de Manaus, Argentina, França e Espanha trazem oficinas artísticas, compartilhando abordagens e metodologias de criação de grupos e obras – oportunidade tanto para profissionais como para iniciantes nas artes da cena. O Festival ainda oferecerá duas oficinas destinadas à produção cultural: a de Iva Horvat (Croácia) será voltada para internacionalização das artes cênicas e a de Max Maciel (DF) se dedica a trabalhar o empreendedorismo cultural de impacto territorial.

Em 2018, o CENA CONTEMPORÂNEA está mirando seu foco no respeito às diferenças. A curadoria atuou a partir de temas como #preconceitozero e #dequeladovocêestá? O CENA CONTEMPORÂNEA tem coordenação geral de Michele Milani e curadoria de Alaôr Rosa. O festival é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do DF e FAC – Fundo de Apoio à Cultura; patrocínio: Claro e Banco do Brasil; realização: Cena e Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília; apoio: SESC.

Mais informações: www.cenacontemporanea.com.br

ATIVIDADES FORMATIVAS

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA “JARDÍN DE INVIERNO”
IGOR CALONGE (ESPANHA)
Audição: 25 e 26/07
Ensaios: 30/07 a 30/08
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Vagas: 04
A Cia. Cielo RasO (Espanha) apresenta a proposta de remontagem do espetáculo “Jardín de Invierno” com bailarinos brasileiros. Para isso, o diretor Igor Calonge fará uma seleção no Distrito Federal para que profissionais locais tenham a possibilidade de realizar um intercâmbio junto ao grupo estrangeiro. “Jardín de Invierno” é um dos espetáculos de repertório da Cielo RasO e terá sua versão brasiliense, abrindo novas vias artísticas e experimentais entre os participantes selecionados e a companhia. O resultado encerrará o Festival, nos dias 1 e 2 de setembro, no SESC Garagem.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA “PERFORMANCE OUVIDORIA”
LUCIANA PAZ (SP)
Residência: 16/08 a 22/08
Hora: 14h às 18h
Local: Centro de Dança
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 40
A residência artística “Performance Ouvidoria” é um convite a artistas, estudantes e pesquisadores locais para criação de uma performance na qual pretende-se criar ambientes de escuta nos espaços públicos da cidade. Desenvolvida desde 2012 pela atriz e performer Luciana Paz, com colaboração do diretor, ator e pesquisador Matteo Bonfitto (SP), “Ouvidoria” propõe reflexões num tempo-espaço no qual somos inquiridos a emitir opiniões compulsivamente, questionando o lugar do espaço de escuta do outro e de si. Partindo dessa provocação, ações artísticas serão desenvolvidas com os participantes selecionados. Luciana Paz é atriz e pesquisadora. Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na qual integra o GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance coordenado pelo Dr. Gilberto Icle. Luciana é licenciada em teatro pela UFRGS e Mestre em Educação pela FACED/UFRGS.
Co-Realização: Cena Contemporânea e Conexão Criativa

OFICINA “UM OLHAR SOB O NORTE” – UMA PERSPECTIVA DO ARTISTA EMPREENDEDOR DENTRO DA REGIÃO NORTE
TÉRCIO SILVA (AM)
Data: 23 e 24/08
Hora: 09h às 12h
Local: Curso de Teatro do IESB (613 Sul)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 30
A oficina “Um olhar sob o norte” pretende apresentar um rápido panorama dos grupos do Amazonas aos participantes, apontando as dificuldades enfrentadas pela classe na atual conjuntura da cena local, a multiplicidade e a desarticulação do artista-empreendedor. Além disso, será discutido o processo de montagem e criação do espetáculo “Tartufo-ME”.
Tércio Silva é ator, diretor e professor de teatro amazonense, que tem se dedicado à pesquisa de linguagens. É licenciado em História. Formou-se a nível técnico em Artes Cênicas, é membro da diretoria da FETAM – Federação de Teatro do Amazonas. Participou do Grupo Nacional de Cultura Infância que visa implementar uma política pública de Estado para a Cultura e infância.

DRAMATURGIA ESPONTÂNEA DO ATOR
RICARDO BEHRENS (ARGENTINA)
Data: 27 a 30/08
Hora: 09h às 13h
Local: Curso de Teatro do IESB (613 Sul)
Público-Alvo: Profissionais e estudantes avançados
Vagas: 20
A oficina “Dramaturgia Espontânea do Ator” apresenta conceitos básicos da improvisação teatral contemporânea, trazendo estruturas do método Johnstone y Gravel-Ledus e desenvolvendo jogos cênicos do improviso. Será ministrada por Ricardo Behrems, diretor e ator do Conservatório Nacional de Arte Dramática da Argentina. Behrens dedica-se à investigação de técnicas de improviso e técnicas de Jacques Lecoq. Foi selecionado como palhaço do Cirque du Soleil e esteve em mais de vinte e cinco obras de teatro em diverentes países e programas de TV da Argentina. Na oficina, será desenvolvida a consciência coletiva do trabalho teatral e o estímulo à rápida reação frente a qualquer estímulo gerado em cena, sempre com foco nas constantes entradas e saídas do jogo cênico, sem perda de qualidade da ação.

INTERNACIONALIZAÇÃO TEATRAL
IVA HORVAT (Croácia)
Oficina: 28/08 a 31/08
Hora: 09h às 12h
Local: UnB – IDA
Público-Alvo: artistas e grupos de teatro
Vagas: 16
A oficina “Internacionalização Teatral”, aplicada por Iva Horvat, propõe reflexões sobre como internacionalizar um projeto teatral no mercado de artes cênicas, com foco nas estratégias de distribuição de obras, meios de visibilidade, ações de networking, plano de organização e perfil do comunicador. Serão demonstrados métodos e ferramentas para por em prática as etapas de realização de um produto cultural, respeitando as especificidades de diferentes mercados teatrais do mundo. A oficina desenvolve ainda planos estratégicos personalizados, individuais e coletivos, para os projetos pessoais de cada participante. Iva é professora universitária de kinesiologia, bailarina, coreógrafa e diretora de espetáculos de dança e teatro. Fundadora da Agente 129 (agência de distribuição de artes cênicas de Barcelona/Espanha), colabora com diversos artistas sobre processos de internacionalização de suas obras.

ATOR – O ATLETA DE SENTIMENTO
SERGE NICOLAÏ, OLIVIA CORSINI (FRANÇA)
Data: 30 e 31/08
Hora: 09h às 13h
Local: Curso de Teatro do IESB (613 Sul)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 20
A oficina “Ator – O atleta de sentimento” propõeum refinamento das ferramentas de trabalho do intérprete: aliando o corpo, a imaginação, a escuta, o estado, a versatilidade e o enfrentamento ao “nada”. Desde 2001, Serge Nicolaï dirige oficinas com base no método de trabalho desenvolvido no Théâtre du Soleil, na França. A prática assume diferentes formas de trabalho cênico, passando por fundamentos básicos de música, corpo em movimento e estado emocional do ator. Considerado um dos mais brilhantes intérpretes de sua geração, Nicolaï ganhou o Prêmio Molière de melhor ator por sua performance em Le Dernier Caravansérail. É conhecido pelo público brasileiro por suas recentes passagens pelo país com as montagens Les Naufragés du Fol Espoir (Os Náufragos do Louca Esperança) e Les Ephémères, com direção de Ariane Mnouchkin.

VIEWPOINTS
BORJA RUIZ (ESPANHA)
Data: 31/08 e 01/09
Hora: 9h às 13h
Local: Curso de Teatro do IESB (613 Sul)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 18
A oficina de “Viewpoints” tem como objetivo aproximar os participantes de uma técnica de improvisação que permita trabalhar com ferramentas de tempo e espaço, desenvolvendo a atenção dirigida por estímulos externos e ações internas do intérprete. Durante o processo de experimentação, cada ponto de vista cênico será trabalhado para que, progressivamente, novas consciencias físicas e cognitivas sejam utilizadas para a potencialização da performance cênica. Durante três dias, Borja Ruiz conduzirá o trabalho com participantes de Brasília. Ruiz é diretor, ator, pedagogo e investigador teatral. Fundador e diretor da Kabia Teatro, recebeu mais de quinze prêmios por seus espetáculos e investigações cênicas, tendo circulado por países como Estados Unidos, México, Argentina, Portugal, França, entre outros.

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO
ANTONIO ALTAMIRANO (CHILE)
Data: 31/08 e 01/09
Hora: 10h às 13h
Local: Curso de Teatro do IESB
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 20
A oficina “Laboratório de Criação” tem como objetivo analisar teorias e técnicas de diretores e diretoras latino-americanos contemporâneos e trabalhar projetos pessoais de direção dos participantes, transformando o encontro num verdadeiro laboratório de criação cênica. Abordará o papel do diretor e o trabalho com os atores para a criação. Antonio Altamirano é formado em Atuação Teatral pela Universidade do Chile e diretor do Festival Cielos del Infinito, realizado no extremo sul das Américas, mais especificamente na Região de Magalhães e Antártida Chilena.

PRODUÇÃO CULTURAL
MAX MACIEL (DF)
Data: 22 de agosto
Hora: 19h às 22h
Vagas: 40
Local: Curso de Teatro do IESB (613 Sul)
O workshop de “Produção Cultural” chega ao Cena Contemporânea como exemplo de gestão artística do DF, apresentando processo de empreendedorismo e fortalecimento das manifestações artísticas locais. Ministrado por Max Maciel, morador da cidade de Ceilândia/DF, empreendedor social, militante juvenil e especialista em Gestão de Políticas Públicas em gênero e raça pela UnB, o workshop busca dialogar sobre a experiência do Festival Elemento em Movimento, realizado há cinco anos. Temas como o surgimento do festival, processos criativos, formação de plateia e realização e impacto no território local serão abordados com os participantes.

OFICINA DE CRÍTICA TEATRAL
DANILO CASTRO (DF)
Data: 23/08 e 30/08
Hora: 19h às 21h
Local: Curso de Teatro do IESB (613 Sul)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 25
A oficina de crítica teatral, realizada pelo crítico, ator e jornalista Danilo Castro propõe uma série de reflexões: A opinião pode tudo? Crítica é uma questão de gosto? A oficina faz um resgate com marcos da Crítica de Artes Cênicas no Brasil, trazendo para debate relações entre a filosofia, a história e a etnocenologia, com objetivo de propor a prática crítica como atitude política antifascista. Danilo Castro é crítico de teatro, ator, graduado em Artes Cênicas (IFCE), jornalista, graduado em Comunicação (UFC) e mestre em Artes Cênicas (UnB).

______________________________________________________________________

CENA EXPANDIDA 2018

COLÓQUIO CRÍTICA TEATRAL
O colóquio reune a equipe de críticos do Cena Contemporânea de 2018 para um diálogo aberto ao público sobre o estado da crítica teatral na atualidade e suas diversas dimensões. A crítica como registro historiográfico, difusão e ampliação do alcance do público às artes cênicas, produção de reflexão estética e ética das obras, e os desafios da relação entre os produtores de crítica, artistas e público. Qual a crítica teatral que temos hoje? Qual a crítica teatral que queremos? Existe defasagem na abordagem crítica sobre as linguagens da cena?
COM DANILO CASTRO, ISABELLA DE ANDRADE E SERGIO MAGGIO
Data: 23/08
Hora: 14h
Local: UnB

ARTE E DEFICIÊNCIA: DA CORPONORMATIVIDADE ÀS EMANCIPAÇÕES CRIATIVAS
A mesa irá debater a presença do corpo com deficiência no teatro, a normatividade socialmente construída e as possibilidades de emancipação para e através da criação teatral. Como corpos com deficiências constroem narrativas e poéticas de cena diferentes dos outros corpos? Quais os desafios para a participação das pessoas com deficiência como criadoras nas artes cênicas?
COM LUCIANO MALLMANN, RAFAEL TURSI E NATÁLIA MARIA
Luciano Mallmann traz para o Festival o espetáculo “Ícaro” e interpreta depoimentos ficcionais de cadeirantes – homens e mulheres. O ator mesclou experiências pessoais com relatos de pessoas que tiveram lesões medulares. Em 2004, ele ficou paraplégico após uma queda durante um exercício de acrobacia área em tecido, no Rio de Janeiro. Rafael Tursi é ator, produtor e mestre em Arte Contemporânea pela UnB. É fundador do Projeto PÉS, e ganhador dos prêmios de Melhor Trabalho de Educação Inclusiva e Melhor Trabalho de Cultura e Lazer para Pessoas com Deficiência pelo Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (CONADI, São José dos Campos/SP). Natália Maria é ativista do Coletivo de Mulheres Com Deficiência do DF. Pesquisadora nas áreas de Antropologia dos Corpos, Antropologia Política da Saúde, Acessibilidade, Direitos Humanos e Bioéticas. Ainda atende, como cuidadora em saúde, sob Naturopatias Tradicionais e Constelação Sistêmica.
Data: 24/08
Hora: 10h
Local: UnB

TARTUFO CONTRA A ARTE
O fundamentalismo religioso não é uma novidade no mundo. Em 1664, a peça “Tartufo”, de Moliére, foi encenada pela primeira vez, e imeditamente censurada pelas cortes do rei Luis XIV, diretamente influenciada pela Igreja. No Brasil, os Tartufos se espalham em diversos territórios, usando o nome de Deus para manutenção de desigualdade e privilégios. No parlamento brasileiro, o fundamentalismo religioso tem apresentado pauta política nítida contra a igualdade racial, os direitos das mulheres, o casamento entre pessoas do mesmo gênero, dentre outros. Também ocupa espaços de poder nos níveis municipais e estaduais, com um projeto de sociedade excludente e discriminatório. A mesa destina-se a reflexões sobre a relação entre fé, poder e arte no contexto político e eleitoral de 2018.
A releitura promovida pela UM Teatro Produções não apenas valoriza o legado artístico de um dos maiores mestres da comédia satírica, como lança um olhar crítico e contundente sobre a realidade que expõe à sociedade contemporânea os impactos da interferência da religião vivenciados de forma fundamentalista, alienada, na vida das pessoas. A debatedora, Camila Galetti é doutorando em Sociologia Política na UnB. Pesquisa a ascenção da direita no Brasil pós-junho de 2013. Além da relação entre cristianismo e feminismo.
COM TÉRCIO SILVA, DIMAS MENDONÇA E CAMILA GALETTI
Data: 24/08
Hora: 14h
Local: UnB

O DIREITO AO LUTO DE TOM NA FAZENDA
O espetáculo “Tom na Fazenda” acumula prêmios em diversas categorias, com mais de 100 apresentações, já foi assistido por mais de 11 mil pessoas. A lama das mentiras toma cena, evidenciando as dores das relações atravessadas pela homofobia. Apesar de avanços recentes, a farsa e o engano são realidade na vida de inúmeros casais homoafetivos, seja nos seus espaços familiares, no trabalho ou no cotidiano mais banal. O luto, ainda que ritualizado em diversas sociedades na história da humanidade, segue sendo negado para algumas pessoas. O debate promove o encontro do elenco e da direção com o pesquisador Felipe Areda, diretor do Instituto Cultura Arte e Memória LGBT. Antropólogo e educador social, Areda investiga memórias LGBT+ no Brasil, interessado na produção de conhecimento, de afetos e de construção de comunidades. O debate se debruça sobre o direto às memórias individuais e coletivas, e a construção cênica do espetáculo “Tom na Fazenda”.
COM EQUIPE TOM NA FAZENDA E FELIPE AREDA
Data: 26/08
Hora: 17h
Local: CCBB

COMO INTERNACIONALIZAR SEU PROJETO. MERCADOS E ESTRATÉGIAS EM ARTES CÊNICAS
COM IVA HORVAT (CROÁCIA)
O objetivo da conferência é aproximar o ouvinte do distribuidor (produtor e difusor) de sua obra na cadeia de dinamização de projetos em artes cênicas, com foco nos seguintes pontos: a)Como desenvolver um plano de trabalho em relação à internacionalização de seu projeto e projeção no mercado de arte e cultura; b) Análise dos mercados teatrais em diferentes países. Mapeamento de festivais e pontos de visibilidade para os projetos culturais; c) Aplicação de métodos e ferramentas para por em prática uma estratégia de espaço e tempo (ou uma estratégica de ações [num sentido mais simântico]); d) Ações de comunicação: Como, quando e pra quê?; e) Valores e princípios para elaborar um perfil um contexto de produção; f) Criatividade na criação de novas metodologias e formas de trabalho para autogestão.
Data: 27/08
Hora: 14h às 16h
Local: UnB
Público-alvo: artistas, produtores, gerentes culturais e curadores em artes cênicas.

25 ANOS DE CELEIRO DAS ANTAS
O Celeiro das antas é uma das companhias mais importantes do cenário teatral de Brasília, cuja origem está ligada à tradição da palhaçaria. Criado em 1991, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação como público.

Arlene von Sohsten é mestre em Artes Cênicas pela UnB. Pesquisadora independente na área de recepção teatral e estética. Concebeu o projeto de mediação em teatro Mediato Diálogo com Espectadores em 2014, que já atendeu mais de 8 mil espetadores-estudantes de 21 escolas do DF. É, também, professora na Secretaria de Educação do DF.
COM CELEIRO DAS ANTAS E ARLENE VON SOHSTEN
Data: 28 de agosto
Hora: 14h às 16h
Local: UnB
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral

NARRATIVAS DO CÁRCERE EM CENA
O espetáculo “Autopsia III” coloca em cena a realidade do cárcere no Brasil. Atualmente, O Brasil detém a terceira maior população carcerária do mundo, sendo que 40% dessas pessoas sequer foram julgadas – além de uma presença majoritária de negras e negros. A encenação destaca-se na programação por afetar a platéia com um tema pouco recorrente. A roda de conversa convida o diretor Jonathan Andrade, a consultora em dramaturgia do espetáculo Iara dos Anjos e a pesquisadora Tarsila Flores, que compõe o coletivo Maré – Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro, para uma troca de análises, possibilidades políticas, éticas e poéticas que emergem na realidade brutal e genocida brasileira.
COM EQUIPE AUTOPSIA E TARSILA FLORES
Data: 30 de agosto
Hora: 14h às 16h
Local: UnB

_____________________________________________________________________
CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA
Data: de 21 de agosto a 02 de setembro
Local: Teatro 1 do CCBB, Teatro Funarte Plínio Marcos, Teatro SESC Garagem, Teatro dos Bancários, Auditório do Museu Nacional da República, Sala Adolfo Celi da Casa D’Itália, Teatro SESC Paulo Autran Taguatinga, Teatro SESC Newton Rossi Ceilândia, Teatro SESC Paulo Gracindo Gama, Esplanada dos Ministérios, Praça do Relógio (Taguatinga), áreas públicas de Itapoã, São Sebastião, Recanto das Emas e Asilos
Horários: ver programação
Informações: (61) 3349.3937
Mais informações: www.cenacontemporanea.com.br
____________________________________________________________________
Assessoria de imprensa (exclusivo para jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Gioconda Caputo: (61) 9 8142.0112
objetosim@gmail.com e objetosimprojetosculturais@gmail.com