1ª FESTA LITERÁRIA DE NIQUELÂNDIA

LITERATURA E CULTURA POPULAR

*Nos dias 29 e 30 de outubro, Fliníquel itinerante nas escolas

*Dentre as atividades paralelas, tenda para troca de livros e formação de acervo para bibliotecas públicas

*Show de encerramento com o grupo Patubatê na Praça da Matriz

* http://www.fliniquel.com.br/

No período de 29 de outubro a 1º de novembro, a pequena Niquelândia, situada a aproximadamente 150 km de Brasília e 330 km de Goiânia, vai se transformar na cidade do livro e da leitura. É que, pela primeira vez, este que é um dos mais antigos municípios do estado de Goiás acolhe a FESTA LITERÁRIA DE NIQUELÂNDIA, um evento que promete entrar para o calendário oficial local, proporcionando o contato entre o livro e leitores de todas as idades. Carinhosamente chamada de FLINÍQUEL, a festa acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, na Praça da Matriz, tendo como tema geral LITERATURA E CULTURA POPULAR. Serão realizados seminário, oficinas, shows, conferências, lançamentos de livros e muito mais. Antes da abertura oficial, nos dias 29 e 30 de outubro serão desenvolvidas ações da Fliníquel Itinerante, levando diversas atividades para as escolas municipais. A entrada é franca.

Nesta primeira edição, a FESTA LITERÁRIA homenageia a Congada de Santa Efigênia de Niquelândia, uma tradição que existe há mais de 220 anos na região, tendo nascido no quilombo Xambá em homenagem a Santa Efigênia, protetora do município. A Congada será a grande atração da noite de sexta-feira. Como convidado especial do evento, o premiado escritor, violeiro e pesquisador da Cultura Popular Fábio Sombra, que promete encantar os ouvintes com sua fala durante a aula-show no dia de abertura do evento e na conferência da noite de sábado, ambas sobre o tema Literatura e Cultura Popular.

A FLINÍQUEL 2014 está sendo organizada pela mesma equipe que realiza, com grande sucesso, a FLIPIRI – Feira Literária de Pirenópolis, que já parte para a sétima edição. Sob a curadoria da escritora Iris Borges e a coordenação de Gedson Oliveira, a ideia agora é promover o contato mais próximo entre a literatura e leitores de Niquelândia, considerado o maior município de Goiás, hoje com quase 45 mil habitantes. Para isso, foi montado um programa intenso para os três dias da FESTA. A realização é da Casa de Autores em parceria com a Prefeitura Municipal de Niquelândia. Patrocínio do Governo de Goiás, através do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás. Copatrocínio do SEBRAE e apoio da Votorantim Metais.

A FESTA

O evento nasceu com uma grande missão: difundir o livro, a leitura e a literatura, tornando-os mais acessíveis ao público de todas as idades e formando novos mediadores de leitura e novos leitores. A proposta é também ampliar o acervo das bibliotecas de escolas públicas urbanas e rurais e promover apresentações artísticas e encontros entre escritores e leitores, sempre com entrada franca.

A 1ª FESTA LITERÁRIA DE NIQUELÂNDIA está dividida em duas partes principais. Num primeiro momento, dias 29 e 30 de outubro, será realizada a FLINÍQUEL ITINERANTE, levando autores às escolas públicas da cidade, para conversar com os estudantes, incentivando-os a descobrir o rico universo da leitura. Em seguida, os temas apresentados pelos autores e pelos livros são desenvolvidos em sala de aula. Como resultado do que apreenderam, os próprios alunos criam um trabalho artístico no qual expõem suas impressões e descobertas. Alguns destes trabalhos serão apresentados no palco principal da Praça da Matriz; outros ficarão expostos durante todo o período do evento.

Um segundo momento da FESTA LITERÁRIA é quando ela chega ao público da cidade. De 30 de outubro a 1º de novembro, a Praça da Matriz acolherá uma estrutura para seminários, oficinas, contação de histórias, saraus, mesas de debate literário, apresentações musicais e teatrais, conferências, aulas-show, palestra do Sebrae sobre captação de recursos para projetos culturais, exposições e muito mais. Sempre com entrada franca.

SEMINÁRIO – Durante todo o dia 31 de outubro, sexta-feira, acontecerá o Seminário sobre literatura, o livro e a leitura, contando com autores de renome como Lucília Garcez, Vera Lúcia Dias, Iris Borges, Alexandre Lobão e vários outros. Eles estarão participando de oficinas como A Literatura em Sala de Aula e o Letramento Literário e Como ensinar a escrever melhor. Também durante o seminário haverá um bate-papo com a pedagoga e pós-doutora em educação Maribel Barreto sobre A formação de leitores com ferramentas criativas e a mesa Desenvolvendo projetos de leitura na escola e a Arte de escolher livros, com Íris Borges e Maurício Leite. O seminário será desenvolvido no Salão Paroquial.

OFICINAS – Ao longo do período da FESTA LITERÁRIA, estarão acontecendo oficinas voltadas para público de todas as idades e interesses. Especialmente para a criançada, foram concebidas oficinas como Oficina de Perna de Pau (com a autora Clara Rosa) e Ilustração para Crianças (com o premiado ilustrador Jô Oliveira). Para o público de todas as idades, o evento oferecerá oficinas como Arte Circense (malabares, diabolô, equilíbrio etc, com o Grupo Limpando o Olho), Como se tornar um escritor (com o escritor Alexandre Lobão), A arte de contar histórias (com Clara Rosa) e Música e construção de instrumentos com materiais recicláveis – A Arte de Reciclar Pessoas (com o grupo Patubatê). O autor Jô Oliveira também vai ministrar a Oficina de Ilustração para Adultos. E voltada para os professores será a oficina Formação de mediadores de leitura na escola, com o educador Maurício Leite.

SHOWS – A música estará presente durante todo o evento, a começar pelo show de abertura da FLINÍQUEL, que será com o projeto Sinfonia do Cerrado, liderado pelo maestro Levi Teixeira e voltado para crianças e adolescentes de baixa renda que aprendem a tocar instrumentos e cantar. Ainda na primeira noite do evento será possível conferir todo o talento do cantor e compositor Juraildes da Cruz, um premiado artista de música regional.

Na noite de sexta-feira, sessão dupla no palco da Praça da Matriz com o Grupo de Catira de Niquelândia e o Grupo Cultural Santa Raiz de Efigênia, formado pelos músicos João Paulo Oliveira, Lucas Philonones, Marco Túlio e Márcio Capoeira, para promover fusões originais entre a cultura afro-brasileira, o reggae, o maracatu e até a música erudita.

Sábado, último dia da FESTA LITERÁRIA DE NIQUELÂNDIA, haverá apresentação da Congada de Santa Efigênia de Niquelândia, um sarau poético com participação de vários grupos locais e o show de encerramento com o grupo Patubatê, coletivo que há 15 anos trabalha unindo música, teatro, cultura, conscientização social e ambiental.

ESPETÁCULOS – Especialmente voltados para o público infantil serão apresentados dois espetáculos durante a FLINÍQUEL. Na manhã de sexta-feira, as autoras Maria Célia e Raquel Gonçalves apresentam o espetáculo teatral Deu Rato na Biblioteca, que convida os espectadores a interagirem com a história. Na tarde do sábado, o autor e músico Tino Freitas protagoniza Cadê o Juízo do Menino? Histórias, brinquedos cantados e música. E para o público de todas as idades, o Grupo Teatral Limpando o Olho fará seu Show da Alegria. A companhia é formada por artistas e educadores populares, que resgatam antigas cantigas de rodas, brincadeiras e brinquedos da cultura popular.

ATIVIDADES EXTRAS – A grande estrutura que será montada na Praça da Matriz de Niquelândia para acolher todas as atividades da FLINÍQUEL, contará com exposições, feira de troca de livros, varal literário, praça da alimentação, dentre várias outras iniciativas. Será possível, por exemplo, conhecer de perto o artesanato da região na Mostra de Artesanato, que vai apresentar vários exemplos da produção local. Também estará acontecendo durante todo o período da FESTA, o projeto Ponha seu poema para voar, um convite para as crianças escreverem poemas em pipas que depois serão soltas; Palavras ao vento, com uma coleção de camisetas do promotor de leitura Maurício Leite; a exposição Fliníquel Itinerante, com o resultado de trabalhos realizados pelos alunos participantes do projeto nas escolas; e ainda o Bondinho Literário (com um passeio pelas ruas da cidade), espaço para a troca de livros e coleta de doações para bibliotecas públicas e um varal onde os visitantes podem pendurar ideias e criações literárias.

A CIDADE – Um dos municípios mais antigos do estado de Goiás e o maior do estado, com quase dez mil quilômetros quadrados, a cidade de Niquelândia tem perto de 45 mil habitantes. Foi fundada em 1735. Seu nome advém do minério de níquel, descoberto em 1903 e que, 30 anos mais tarde, transformou a cidade em grande polo de mineração. Até hoje, o município tem uma das maiores reservas de níquel do mundo.

 PROGRAMAÇÃO

29 e 30 de outubro – Fliníquel Itinerante nas escolas
30 de outubro a 01 de novembro – Festa Literária aberta ao público

30 de outubro – Quinta-feira
19h – Show: Sinfonia do Cerrado – Local: Palco da Praça
19h30 – Abertura Oficial da 1ª FLINIQUEL – Local: Palco da Praça
20h – Aula-Show com Fábio Sombra: Literatura e Cultura Popular – Local: Palco da Praça
21h – Abertura Oficial da Livraria – Local: Praça da Leitura
21h às 22h – Show: Forró e música de raiz com Juraildes da Cruz – Local: Palco da Praça

31 de outubro – Sexta-feira
9h30 às 12h – Seminário sobre literatura, o livro e a leitura (1ª PARTE) – Local: Salão Paroquial
9h30 às 10h30 – Oficina: A Literatura em Sala de Aula e o Letramento Literário com Vera Lúcia Dias e Lucília Garcez
10h30 às 12h – Desenvolvendo projetos de leitura na escola e a Arte de escolher livros com Iris Borges e Maurício Leite
9h às 11h – Fliníquel Mirim – Apresentação das escolas – Local: Palco da Praça
10h às 12h – Circulação do Bondinho Literário – Ruas da cidade
14h às 18h – Circulação do Bondinho Literário – Ruas da cidade
14h às 15h – Fliníquel Mirim – Apresentação das escolas – Local: Palco da Praça
14h às 18h – Seminário sobre literatura, o livro e a leitura (2ª PARTE) – Local: Salão Paroquial 14h às 15h30 – Oficina: Como ensinar a escrever melhor com Alexandre Lobão
16h às 17h – Bate-papo: A formação de leitores com ferramentas criativas com Maribel Barreto
17h às 18h – Oficina: Reinventando a Biblioteca com Maria Célia e Raquel Gonçalves
15h às 16h – Contação de histórias com a Palhaça Maizena (Autora Clara Rosa) – Local: Palco da Praça
16h30 às 17h30 – Quem quer brincar comigo? Histórias, brincadeiras e música com Tino Freitas – Local: Palco da Praça
16h30 às 18h – Oficina de Perna de Pau com Clara Rosa – Local: Praça da Leitura
18h às 19h – Conferência: Literatura, Tecnologia e Criatividade com Alexandre Lobão e Maribel Barreto – Mediação: Tino Freitas – Local: Centro de Convenções Paulo Rocha
18h30 às 19h45 – Espetáculo Circense: Show da Alegria com Grupo Teatral Limpando o Olho – Local: Palco da Praça
19h às 20h – Conferência: Literatura e Cultura Popular com Fábio Sombra e Vera Lúcia Dias – Mediação: Iris Borges – Local: Centro de Convenções Paulo Rocha
19h às 21h – Mesa de autógrafos – Local: Livraria na Praça da Leitura
20h às 21h – Show: Grupo de Catira de Niquelândia – Local: Palco da Praça
21h às 22h30 – Show: Grupo Santa Raiz de Efigênia (maracatu, reggae e cultura afro) – Local: Palco da Praça

01 de novembro – Sábado
10h às 12h – Circulação do Bondinho Literário – Ruas da cidade
10h às 12h – Fliníquel Mirim – Apresentação das escolas – Local: Palco da Praça
10h às 12h – Oficina de arte circense (malabares, diabolô, bolinhas, pratos de equilíbrio, etc) com Grupo Limpando o Olho – Local: Praça da Leitura
14h às 15h30 – Palestra do Sebrae sobre Captação de recursos para projetos culturais

14h às 15h30 – Oficina de Ilustração para crianças com Jô Oliveira – Local: Praça da Leitura
14h às 15h30 – Oficina para professores: Formação de mediadores de leitura na escola com Maurício Leite – Local: Salão Paroquial
14h30 às 15h30 – Fliníquel Mirim – Apresentação das escolas – Local: Palco da Praça
15h às 18h – Circulação do Bondinho Literário – Ruas da cidade
15h30 às 17h – Oficina: Como se tornar um escritor com Alexandre Lobão – Local: Escola Estadual Joaquim Taveira
15h30 às 16h30 – Cadê o Juízo do Menino? Histórias, brinquedos cantados e música com Tino Freitas – Local: Palco da Praça
17h às 18h30 – Oficina: A arte de contar histórias com Clara Rosa – Local: Escola Estadual Joaquim Taveira
16h30 às 18h30 – Oficina de música e construção de instrumentos com materiais recicláveis – A Arte de Reciclar Pessoas com o grupo Patubatê – Local: Praça da Leitura (30 lugares)
18h30 às 19h30 – Oficina de ilustração para adultos com Jô Oliveira – Local: Praça da Leitura
19h às 21h30 – Mesa de autógrafos e autores independentes – Local: Livraria na Praça da Leitura
19h30 – Show: Congada de Santa Efigênia de Niquelândia – Local: Praça da Leitura
20h às 21h30 – Sarau poético musical com grupos locais – Local: Praça da Leitura
21h30 – Show de encerramento com PATUBATÊ – Local: Palco da Praça

AUTORES E ARTISTAS

FÁBIO SOMBRA
Escritor, violeiro e pesquisador da Cultura Popular Brasileira, nasceu e vive na cidade do Rio de Janeiro. Já escreveu e publicou quase 40 livros dedicados ao público jovem e recebeu importantes prêmios literários como o selo de “altamente recomendável para o jovem” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ por seus livros A Lenda do Violeiro Invejoso (2006) e Vladimir e o Navio Voador (2014). Sombra também é cordelista e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É o idealizador do projeto Tropeiros da Leitura (www.tropeirosdaleitura.blogspot.com.br) e possui um blog onde está em permanente contato com seus leitores: www.fabiosombra.com.br

JURAILDES DA CRUZ
Cantor e compositor nascido em Aurora do Norte (GO), atual Tocantins, Juraildes cresceu ouvindo cantigas de roda, catiras, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Aos nove anos mudou-se para Goiânia, onde aprendeu a tocar violão. Iniciou sua carreira artística em 1976 e, desde então, participou de mais de 100 festivais de música, ao lado de artistas como Caetano Veloso, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Osvaldo Montenegro, Fagner, Alceu Valença, Jackson do Pandeiro e outros. Em 1998, ganhou o prêmio SHARP (o maior prêmio da música popular brasileira), com a música “Nóis é Jeca, Mais é Jóia”, na categoria de melhor música regional. Em 2000, foi classificado no concurso “Rumos Musicais”, do Banco Itaú para fazer o mapeamento cultural do país, representando o Centro-Oeste. Participou da trilha sonora da novela da TV Globo “A FAVORITA”, com a música “Memória de Carreiro”. Em 2010, foi indicado ao “21º Prêmio de Música Brasileira”, sendo contemplado como o melhor cantor na categoria “voto popular”, juntamente com Daniela Mercury.

SINFONIA DO CERRADO
Liderado pelo maestro Levi Teixeira, o projeto tem o objetivo de promover o crescimento humano e social através da música erudita, ensinando crianças e adolescentes de baixa renda a tocar instrumentos, como o violão e o cavaquinho e também a cantar. O projeto oferece alimentação, uniforme, materiais didáticos e todos os instrumentos necessários para os estudos musicais dos jovens aprendizes. A música é utilizada como instrumento socializador, formador de indivíduos críticos, responsáveis e capazes de transformar suas vidas.

JÔ OLIVEIRA
Desenhista de histórias em quadrinhos e ilustrador, formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Artes Industriais, na Hungria, participou de revistas em quadrinhos na Itália, Grécia, Argentina, entre outros países. Seu primeiro livro publicado na Itália, Compare Gatto Impara La Lezione, fez parte da exposição oficial da Feira do Livro de Bologna. É bastante conhecido por ter ilustrado diversos selos dos Correios, ganhando quatro vezes a medalha Olho de Boi, pela criação do melhor selo brasileiro e duas vezes o troféu do melhor selo do mundo, na cidade de Asiago, Itália. Destaca-se nas ilustrações de livros infantojuvenis, inclusive numa versão de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Em 2004 foi premiado com o Troféu HQ Mix como Grande Mestre.

MAURÍCIO LEITE
Educador, em 1980 começou a contar histórias em aldeias indígenas na ilha do Bananal, atual Tocantins. É um dos idealizadores do projeto “Malas de Leituras”, apoiado pela UNICEF e pela Universidade Solidária de Brasília, que estabeleceu um método eficiente de formação de leitores. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente por diversas organizações. Foi o único brasileiro indicado ao prêmio Astrid Lindgren Memorial (Alma) 2012, do Conselho Sueco das Artes, o mais elevado prêmio internacional de literatura infantil.

MARIBEL BARRETO
Estudiosa da consciência e da criatividade há cerca de 30 anos, tem experiência como palestrante em diversos países e é autora de 10 livros. Maribel é Pós-doutora em Consciência e Educação, Pós-doutora em Criatividade e Educação, Doutora em Educação, especialista em Psicopedagogia, graduada em Pedagogia, título de Doutora Honoris Causa de Iberoamerica, Prêmio Sapientiae de Qualidade Educativa, título de Cidadã da Cidade de Salvador/Bahia, consultora em Ciências da Educação, coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu, líder do Núcleo de Investigações Avançadas da Consciência e avaliadora institucional do Ministério de Educação e Cultura/Brasil.

CONGADA DE SANTA EFIGÊNIA DE NIQUELÂNDIA
Manifestação cultural e religiosa que inclui dança popular de influência africana, a congada é celebrada em algumas regiões do Brasil. Em Niquelândia, é uma tradição que perdura há mais de 220 anos. A congada niquelandense nasceu no quilombo Xambá, onde viviam negros fugidos das senzalas de Vila Boa (Cidade de Goiás), Meia Ponte (Pirenópolis) e São Félix (Cavalcante). O grupo homenageia Santa Efigênia, a protetora do município. Registros apontam que a Santa era negra, escravizada e morta em uma fogueira. Para os devotos e participantes da Congada, ela é uma rainha. Os congos de Niquelândia usam roupas brancas em homenagem a Santa e também um lenço branco na cabeça, preso com uma faixa decorada com medalhas de santos. Na parte de trás da cabeça, os congos colocam penas de ema, simbolizando os índios Avá-Canoeiro que viviam na região.

GRUPO PATUBATÊ
Coletivo que une música, teatro, cultura, conscientização social, meio-ambiente e arte, o Grupo Patubatê está há 15 anos na estrada. A trupe é formada pelos músicos Fred Magalhães, Fernando Mazoni, Dj Leandrônik, Gustavo Lavoura, Pablo Maia e Felipe Fiúza e transforma sucata em música sustentável. No palco, instrumentos convencionais se misturam com aqueles construídos a partir de materiais recicláveis como latas, baldes, tonéis, panelas e até peças de automóveis. A brincadeira agrega elementos do circo e do teatro a ritmos tradicionais brasileiros como o maracatu, samba, afro, frevo baião, ciranda, entre outros. Em tudo isso, uma mistura que tem influência dos trabalhos dos norte-americanos Stomp e Blue Man Group.

IRIS BORGES
É professora, psicóloga, livreira, agente literária, curadora de eventos literários, como a Flipiri (Festa Literária de Pirenópolis), e escritora. Realiza projetos, palestras e oficinas com alto grau de comprometimento com a causa do livro e da leitura. É presidente do ICA – Instituto Casa de Autores e proprietária da Arco-Iris Distribuidora de Livros.

LUCÍLIA GARCEZ
É doutora em Letras pela PUC/SP e professora aposentada do Instituto de Letras da UnB. Coordenou o Programa de ensino para formação continuada de professores em início de escolarização (PRALER/MEC). Elaborou o material de língua portuguesa do PROJOVEM. Participa de bancas de concursos públicos. Colabora com jornais e participa de programas de qualificação de professores e de incentivo à leitura.

ALEXANDRE LOBÃO
Escritor de produção eclética, com 11 livros publicados para diferentes faixas etárias e na área de jogos de computador. Roteirista de quadrinhos e cinema, com roteiros e contos premiados em vários concursos. Realiza palestras e oficinas sobre criação de histórias e uso de tecnologia em sala de aula para crianças, jovens e adultos.

CLARA ROSA

É Mestre em Educação e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Possui Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Realiza pesquisas nas áreas de manifestações dramáticas populares e cultura popular brasileira, linguagens teatrais e ensino de teatro.

VERA LÚCIA DIAS
Nasceu no Rio, mas vive em Brasília desde 1962. É professora de música e trabalhou na Escola Parque 308 Sul, na Escola Normal e na Escola de Música de Brasília. Desde menina gosta muito de ler e escrever, cantar, brincar de roda e viajar. Faz tudo isso até hoje e as histórias que ela escreve são sobre o que acontece com ela, com as pessoas e até com os animais que ela conhece.

TINO FREITAS
Jornalista, músico, escritor, é também mediador de leitura do projeto ROEDORES DE LIVROS (premiado em 2011 pela FNLIJ como um dos Melhores Programas de Incentivo à Leitura do Brasil), onde descobriu e se apaixonou pelo trabalho com e para crianças. Seus livros têm como características o humor e a crítica social. Foi finalista do PRÊMIO JABUTI 2011 e 2013 e obteve o 3º lugar do PRÊMIO GLÓRIA PONDÉ 2010 – FBN. Tem 12 livros publicados. Dois de seus livros integram a seleção OS 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DO ANO – revista CRESCER (2010 e 2011).

ANTÔNIO ECKERT
Nasceu em Panambi, Rio Grande do Sul. Em 84 mudou-se para o Mato Grosso, na região do Baixo Araguaia onde ouviu falar da Boiúna pela primeira vez. Em 90 foi convidado a participar da equipe artístico-pedagógica do projeto cultural Araguaia Pão & Circo em Belo Horizonte, onde concluiu seus estudos nas artes cênicas. Em 92, já em Uruaçu, surge à ideia de escrever o livro infantil “A Boiúna”. Hoje, é diretor e agente cultural do Grupo Teatral Limpando o Olho e coordenador do Ponto de Cultura do Grupo. Em 2011 lançou seu 2º livro “A Casa do Macaco e da Onça”.

GRUPO TEATRAL LIMPANDO O OLHO
A trupe foi criada em 1997, por artistas e educadores populares, reunidos numa associação de estudos e apresentação de espetáculos teatrais e circenses. O interesse do grupo pela arte popular resgata antigas cantigas de rodas, brincadeiras e brinquedos da cultura universal, usando-os para formar e mobilizar jovens, crianças e adultos através da arte do circo.

SERVIÇO

1ª FESTA LITERÁRIA DE NIQUELÂNDIA
Data: de 30 de outubro a 1º de novembro
Local: Praça da Matriz
Horários: ver programação
ENTRADA FRANCA

1ª FLINÍQUEL – FESTA LITERÁRIA DE NIQUELÂNDIA

Patrocínio: Fundo de Arte e Cultura de Goiás; Secretaria de Estado da Cultura; Governo de Goiás
Copatrocínio: SEBRAE-GO
Apoio: Votorantim Metais
Realização: Instituto Cultural Casa de Autores e Prefeitura Municipal de Niquelândia
Curadoria: Iris Borges
Produção geral: Gedson Oliveira
Produção executiva: Gianna Toni
_______________________________________________________________________

Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br