BIFF 2013 • Festival Internacional de Cinema de Brasília

Festival Internacional de Cinema de Brasília
Brazilian International Film Festival

De 13 a 23 de junho 2013 – Cine Cultura e Museu da República

Segunda edição chega ainda maior:
12 filmes de todos os continentes e inéditos no Brasil concorrem na Mostra Competitiva
Seis mostras paralelas e pré-lançamentos trazem para as telas obras de alguns dos mais importantes realizadores internacionais
Seminários traçam um retrato do mercado cinematográfico mundial
R$ 100 mil em prêmios, 350 exibições, 50 filmes

Mais de 220 filmes inscritos. Mais de 40 países de todos os continentes representados. Este foi o panorama apresentado à comissão de curadoria do II BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA. Deste processo, restaram 12 selecionados para a Mostra Competitiva – dez deles já confirmados. Eles irão concorrer a prêmios no valor total de R$ 100 mil. Mas o BIFF promoverá muito mais do que uma mostra competitiva de filmes de longa-metragem. O festival apresentará seis mostras paralelas, pré-lançamentos de obras de nomes de peso do cinema mundial e ainda organizará uma série de seminários que fazem uma radiografia do mercado cinematográfico mundial. Um evento que quer se firmar como um dos mais consistentes do País. O II BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA acontece de 13 a 23 de junho, no Museu Nacional da República e no Cine Cultura Liberty Mall.

Para a mostra competitiva, estão selecionados filmes dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Chile, Itália, Senegal, Turquia, China, Nova Zelândia, Taiwan e Espanha. Como determina o regulamento do Festival, são o primeiro ou no máximo terceiro filme da carreira de seus realizadores. Todos inéditos no Brasil. As sessões solenes ocorrerão no Auditório I do Museu da República e as reprises no Cine Cultura Liberty Mall. Alguns diretores já confirmaram presença, como o argentino Hernán Goldfrid (de Tesis sobre un homicídio), Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori (do paraguaio 7 Cajas), Jeremy Teicher (de Tall as the baobab tree, produção Senegal/EUA), o chinês Rui Jun Li (de Fly with the crane) e Alyx Duncan (do neozelandês The Red House).

Outra novidade do festival em 2013 é a criação da sessão GRANDES PRÉ-ESTREIAS, que exibirá em primeira mão no Brasil os mais recentes filmes de Bernardo Bertolucci (Eu e Você), Marco Bellochio (A Bela que dorme) e Sofia Coppola (Bling Ring – A Gangue de Hollywood).

Além disso, o II BIFF contará com uma ampla programação de seminários para discutir o mercado cinematográfico no mundo. Em Os mercados sul-americanos e os espaços das cinematografias nacionais, por exemplo, será possível ter um retrato detalhado do público e da produção de nossos hermanos, com dados como o total de espectadores para filmes nacionais e estrangeiros (em 2012, 3,5 milhões na Colômbia e na Argentina para produções nacionais e cerca de 40 milhões para os filmes estrangeiros), total de salas em 3D, filmes lançados, preços de ingressos etc.

A grade de seminários contempla diálogos entre continentes (Brasil e África: as possibilidades de intercâmbio e coprodução), debates sobre o papel do estado (As perspectivas do cinema e do audiovisual na América do Sul: o papel do estado e a participação da sociedade), os desafios impostos pelas novas tecnologias (O mecanismo de financiamento para a digitalização do parque exibidor, A participação dos exibidores e dos distribuidores no processo de digitalização do parque exibidor, Os desafios do mercado digital) e a produção do futuro (Os desafios dos novos realizadores no atual panorama da América do Sul). “Se vislumbramos a formação de um bloco econômico que compreenda toda a América do Sul, temos que discutir qual o espaço do nosso cinema nesse mercado”, avisa Nilson Rodrigues, diretor geral do Festival. A programação dos seminários recebe a coordenação geral de Paulo Sérgio Almeida e conta com a curadoria de José Carlos Avellar.

O BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA/ BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL tem direção geral de Nilson Rodrigues e direção de programação de Anna Karina de Carvalho.


MOSTRAS PARALELAS

O BIFF quer ser mais do que uma vitrine do que se faz de mais recente no cinema mundial. O Festival deseja promover a reflexão e para isso concebeu também um amplo programa de mostras paralelas. A começar pela mostra KRISIS, que vai exibir documentários da Espanha, Estados Unidos, Argentina e França. Dos EUA vem, Fatal Assistance, do premiado diretor haitiano Raoul Peck, que faz um retrato devastador das tentativas do Haiti se reerguer após o terremoto de 2010. Já Calles de la memória, da argentina Carmen Guarini, discute a transmissão da memória a partir dos atos de terrorismo praticados pela ditadura militar do país.

A mostra AMÉRICA DEL SUR oferecerá a oportunidade (rara) de o espectador tomar contato com o que se tem produzido de mais recente no cinema do continente. Trará títulos como Crónica del fin del mundo, do colombiano Maurício Cuervo Rincón, sobre a fragilidade do mundo que cada pessoa constrói em torno de si. Reverón, do venezuelano, Diego Risquez, que mostra em linguagem de ficção o romance entre o grande artista plástico venezuelano Armando Reverón e sua Juanita. Lo más bonito y mis mejores años, um road movie boliviano, assinado por Martin Boulocq, e Prometeo Deportado, de Fernando Mieles, que narra o drama de um grupo de equatorianos detidos numa sala de um aeroporto europeu à espera de serem deportados, dentre outros títulos.

Pela mostra INDEPENDENTES AMERICANOS passarão dramas e comédias como; Gimme the loot, de Adam Leon; Now, forager, de Jason Cortlund e Julia Halperin; Detroit Unleaded, refilmagem de Rola Nashef de um curta de 2007; e It felt like love, de Eliza Hittman.

Para a mostra PANORAMA ÁFRICA estão confirmados Yema, de Djamila Sahraoui, um retrato pungente da Guerra Civil na Argélia; La Pirogue, de Moussa Touré, sobre a tentativa de senegaleses de emigrar para as Ilhas Canárias; Virgem Margarida, premiado filme do moçambicano Licínio Azevedo sobre a reeducação de prostitutas em Moçambique; One man’s show, do nigeriano Newton Aduaka, sobre um ator de meia idade e seus relacionamentos familiares; e How to steel 2 million, filme de ação dirigido por Charlie Vundla, da África do Sul.

Na mostra MUNDO ANIMADO, serão exibidos Komaneko – O gatinho curioso, produção japonesa de Tsuneo Goda sobre um gato que adora fazer bonecos para usar em seus filmes de animação; O Segredo de Eleonor, animação de Dominique Monféry, que conta a história do menino Nathaniel, criador de um plano para salvar os personagens dos contos de fadas; e Zarafa, produção de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie em que o menino Maki e a girafa órfã Zarafa vivem uma grande aventura, viajando das areias do Sudão até as luzes de Paris.

PROGRAMAÇÃO FILMES

MOSTRA COMPETITIVA

DON JON – USA, 2013, 95 minutos – Dir. Joseph Gordon-Levitt
TESIS SOBRE UN HOMICIDIO – ARGENTINA, 2013, 105 minutos – Dir. Hernán Goldfrid
7 CAJAS – PARAGUAY, 2012, 100 minutos – Dir: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori
IL FUTURO – ITALIA/CHILE/ALEMANHA/ESPANHA, 2012, 98 minutos – Dir: Alicia Scherson
TALL AS THE BAOBAB TREE – SENEGAL/USA, 2012, 82minutos – Dir: Jeremy Teicher
THE MAJOR – RÚSSIA, 2013, 80 minutos – Dir: YuriBykov
WATCHTOWER – TURQUIA, 2012, 100 minutos – Dir: Pelin Esmer
FLY WITH THE CRANE – CHINA, 2012, 99 min – Dir: Li Ruijun
THE RED HOUSE – NEW ZEALAND, 2012, 85 min – Dir: Alyx Duncan
TOUCH OF THE LIGHT – TAIWAN, 2012, 110 min – Dir: Chang Jung-chi
BLANCANIEVES – ESPANHA, 2012, 104 min – Dir. Pablo Berger
WORKERS – MÉXICO/ALEMANHA, 2013, 120 min – Dir: José Luis Valle
EAT SLEEP DIE – SUÉCIA, 2012, 100 min – Dir: Gabriela Pichler

MOSTRA AMÉRICA DEL SUR

CRONICA DEL FIN DEL MUNDO – COLÔMBIA, 2012, 85 min – Dir: Maurício Cuervo Rincón
REVERÓN – VENEZUELA, 2011, 110 min – Dir: Diego Risquez
TANTA ÁGUA – URUGUAI, 2013, 100 min – Dir: Ana Guevara e Letícia Jorge
PAISAJES DEVORADOS – ARGENTINA Dir: Eliseo Subiela
LO MÁS BONITO Y MIS MEJORES AÑOS – BOLÍVIA, 2005, 93 min – Dir: Martin Boulocq
PROMETEO DEPORTADO – EQUADOR, 2010, 110 min – Dir: Fernando Mieles
MIGUEL DE SAN MIGUEL – CHILE, 2012, 80 min – Dir: Matías Cruz

MOSTRA GRANDES PRÉ-ESTREIAS

A BELA QUE DORME – ITÁLIA/FRANÇA, 2012, 115 min – Dir. Marco Bellocchio
Eu e Você – ITÁLIA, 2012, 104 min – Dir. Bernardo Bertolucci
UMA PRIMAVERA COM MINHA MÃE – FRANÇA, 2012, 93 min – Dir. Stéphane Brizé

MOSTRA INDEPENDENTES AMERICANOS

HIDE YOUR SMILING FACES – EUA, 2013, 81 min – Dir: Daniel Patrick Carbone
GIMME THE LOOT – EUA, 2012, 79 min – Dir: Adam Leon
NOW, FORAGER – EUA/Polônia, 2012, 93 min – Dir: Jason Cortlund e Julia Halperin
DETROIT UNLEADED – CANADÁ, 2012, 93 min – Dir: Rola Nashef
SIMON KILLER – EUA, 2011, 106 min – Dir: Antonio Campos
IT FELT LIKE LOVE – EUA, 2013, 82 min – Dir: Eliza Hittman

MOSTRA KRISIS

MERCADO DE FUTUROS – ESPANHA, 2011, 110 min – Dir: Mercedes Álvarez
SUSHI: THE GLOBAL CATCH – EUA, 2011, 84 min – Dir: Mark Hall
99% THE OCCUPY WALL STREET COLLABORATIVE FILM – EUA, 2013, 97 min – Dir. Coletiva
FATAL ASSISTANCE – FRANÇA/HAITI/EUA/BÉLGICA, 2013, 100 min – Dir: Raoul Peck
CALLES DE LA MEMÓRIA – ARGENTINA, 2013, 65 min – Dir: Carmen Guarini
VOL SPÉCIAL – FRANÇA, 2011, 103 min – Dir: Fernand Melgar

MOSTRA PANORAMA ÁFRICA

YEMA – ARGÉLIA, 2012, 93 min – Dir: Djamila Sahraoui
LA PIROGUE – SENEGAL/FRANÇA, 2012, 87 min – Dir: Moussa Touré
VIRGEM MARGARIDA – MOÇAMBIQUE, 2012, 87 min – Dir: Licínio Azevedo
ONE MAN’S SHOW – NIGÉRIA/FRANÇA, 2010, 81 min – Dir: Newton I. Aduaka
HOW TO STEEL 2 MILLION – ÁFRICA DO SUL, 2011, 88 min – Dir: Charlie Vundla

MOSTRA MUNDO ANIMADO

KOMANEKO – O GATINHO CURIOSO – JAPÃO, 2009, 60 min – Dir: Tsuneo Goda
O SEGREDO DE ELEONOR – FRANÇA, 2009, 75 min – Dir: Dominique Monféry
ZARAFA – FRANÇA, 2012, 78 min – Dir: Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

14 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA
11h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
17h – Mostra Panorama África: Como roubar dois milhões (sessão gratuita), digital, 88min
19h – Mostra Competitiva: Tese sobre um Homicídio, Argentina, 35mm, 106min
21h – Mostra Competitiva: Comer, dormir e morrer, Suécia, digital, 104min
15 DE JUNHO – SÁBADO
11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min
15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
17h – Mostra Panorama África: Virgem Margarida (sessão gratuita), AUWE, 90min
19h – Grande Pré-Estreia: Eu e você, 35mm, 96min
21h – Mostra Competitiva: O mirante, Turquia, AUWE, 100min
16 DE JUNHO – DOMINGO
11h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
15h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min
17h – Mostra Panorama África: A Jangada (sessão gratuita), 87min
19h – Grande Pré-Estreia: A Bela que dorme, 101min
21h – Mostra Competitiva: O futuro, Itália, AUWE, 94min
17 DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA
11h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
17h – Mostra Panorama África: Yema (sessão gratuita), 90min
19h – Mostra Competitiva: Sete caixas paraguaias, Paraguai, digital, 100min
21h – Mostra Competitiva: Alto como uma árvore de Baobá, Senegal/EUA, digital, 82min
18 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA
11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min
15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
17h – Mostra Panorama África: Show Man (sessão gratuita), 110min
19h – Mostra Competitiva: A casa vermelha, Nova Zelândia, digital, 75min
21h – Mostra Competitiva: Voando com a garça, China, digital, 99min
19 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA
11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min
15h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min
17h – Mostra Panorama África: A Jangada (sessão gratuita), 87min
19h – Mostra Competitiva: Os chefes, Rússia, digital, 99min
21h – Mostra Competitiva: Workers, Rússia, digital, 120min
20 DE JUNHO – QUINTA –FEIRA
11h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min
15h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min
17h – Mostra Panorama África: Show Man (sessão gratuita), 110min
19h – Mostra Competitiva: Don Jon, EUA, digital, 90min
21h – Mostra Competitiva: Blanca Nieves, Espanha, 35mm, 104min
21 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA
11h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min
15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
17h – Mostra Panorama África: Virgem Margarida (sessão gratuita), 90min
19h – Mostra Competitiva: Um toque de luz, Taiwan, digital, 110min
21h – Grande Pré-Estreia: A Bela que dorme, 101min
22 DE JUNHO – SÁBADO
10h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min
14h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min
17h – Mostra Panorama África: Como roubar dois milhões (sessão gratuita), digital, 88min
19h – Mostra Competitiva: Blanca Nieves, Espanha, 35mm, 104min
21h – Grande Pré-Estreia: Uma primavera com minha mãe, França, digital
23 DE JUNHO – DOMINGO
11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min
15h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min
17h – Mostra Panorama África: Virgem Margarida (sessão gratuita), 90min
19h – G Grande Pré-Estreia e Premiação
21h – Filme vencedor


CONTATOS

Nilson Rodrigues – Diretor Geral
Anna Karina de Carvalho – Diretora de programação
BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília
BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Brasilia – 13-23 Junho de 2013
www.biffestival.com
+ 55 61 33271588

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 – Roberta Timponi: 9211. 1414
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br