Destaques musicais do 14º Cena Contemporânea
Espetáculos inéditos de cinco continentes e mais de dez shows gratuitos
*Shows musicais trazem pela primeira vez ao Brasil grupos como o polonês Pink Freud e o coreano Jambinai
*Grande show de encerramento apresenta o som de Guillaume Perret, hoje o mais aclamado nome do jazz na França
Mais informações: www.cenacontemporanea.com.br/2013
Fotos: http://www.flickr.com/photos/98687634@N06/sets/72157634808646302/
O CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA chega à 14ª edição com uma programação que contempla os cinco diferentes continentes, da África à Ásia, da América Latina à Oceania. São 26 espetáculos de dança e teatro que apostam na reflexão sobre representatividade política, identidade cultural, propõem aos espectadores questionamentos sobre a realidade contemporânea e, ao mesmo tempo, injetam poesia no cotidiano. Teatro, dança e música reunidos e apresentados em 19 espaços teatrais do Distrito Federal, incluindo as cidades satélites de Ceilândia, Taguatinga e Gama, de 20 de agosto a 1º de setembro.
O CENA também se caracteriza por uma extensa e potente programação musical. Em 2013 não será diferente. O festival trará, pela primeira vez ao Brasil, grupos prestigiados como o francês Guillaume Perret, considerado atualmente o maior nome do jazz na França, o polonês Pink Freud, que mistura jazz contemporâneo com rock e música eletrônica, o coreano Jambinai, que faz uma fusão de música tradicional coreana com rock pesado e muito mais, como Baby Consuelo comemorando seus 60 anos revisitando seus maiores sucessos; Móveis Coloniais de Acaju lançando o novo disco; o rapper australiano Omar Musa revelando toda a poesia de sua indignação; o Coletivo Criolina promovendo o I FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)… Um total de 12 grandes shows, que acontecem, em grande parte, ao ar livre, na Praça do Museu Nacional da República, com entrada franca.
CENA CONTEMPORÂNEA é uma realização da Cena Promoções Culturais, com coordenação de Guilherme Reis e curadoria de Guilherme Reis e Mariana Soares. Patrocínio da PETROBRAS, GDF, Caixa e Banco do Brasil.
Para baixar fotos em alta resolução, entre no site:
http://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=one_set72157634566614211
DESTAQUES MUSICAIS
30/08, às 20h
Teatro Funarte Plínio Marcos
JAMBINAI (COREIA DO SUL)
Uma das mais surpreendentes novas bandas internacionais, JAMBINAI utiliza instrumentos tradicionais coreanos, mas não se pode considerar tradicional a música que produz. Com suas criações inovadoras, a banda está mais próxima do pós-rock do que da Dinastia Joseon. Mas os músicos da JAMBINAI usam os instrumentos tradicionais da música coreana para extrair um som incrivelmente assombroso e cativante. A banda lançou seu primeiro CD, Différance, em 2012. O sucesso foi imediato e enquanto as rádios só haviam recebido uma faixa, uma hora depois o vídeo já estava circulando na internet. JAMBINAI toca pela primeira vez no Brasil no dia 24 de maio, sábado, na Praça do Museu Nacional da República, dentro da programação musical do CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
PONTO DE ENCONTRO
Palco no Museu Nacional da República
24/08, às 22h30
Praça do Museu Nacional da República
OMAR MUSA (AUSTRÁLIA)
O som dançante do rapper Omar Musa, inédito no Brasil, abre a programação musical no Ponto de Encontro na Praça do Museu Nacional da República, no sábado, 24/08, com participação de D’Opus &Roshambo. Musa é australiano, de Caberra, e tem raízes malaias.É um multiartista: músico, poeta, dramaturgo e escritor. Suas letras lidam com violência, racismo, migração e solidão. Foi o vencedor dos concursos de poesia “Poetry Slam” australiano e indiano, lançou três álbuns de hip-hop, dois livros de poesia (um dos quais “Parang”) e apareceu no programa Q&A, da cadeia de televisão australiana ABC. No momento, trabalha em uma obra de teatro, Bonegatherer (Coletor de Ossos), cuja estreia está prevista para 2014. Faz parte do grupo de hip-hop internacional MoneyKat e o seu primeiro romance Here come the dogs (Aqui vêm os cães) será publicado pela Penguin Austrália em 2014.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS
25/08, às 17h
Praça do Museu Nacional da República
JIBHAJAN – CONCERTO DE MÚSICA BRASILEIRA PARA CRIANÇAS
Jibhajan é um ser multiétnico, multi-instrumentista, que bebe na fonte da brasilidade musical, transforma e transborda sons para crianças de 0 a 100 anos. Direção musical: Cláudio Vinícius. Produção: Naná Maris.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
PASSO LARGO
A banda é formada por Marcus Moraes, Vavá Afiouni e Thiago Cunha, três renomados instrumentistas brasilienses reconhecidos por sua destreza técnica e criatividade. O grupo passeia pela música instrumental contemporânea, sem esquecer suas raízes roqueiras. Rock instrumental criativo e virtuoso.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
BABY DO BRASIL
O show Baby Sucessos marca o retorno da cantora Baby do Brasil aos palcos, em comemoração aos seus 60 anos de idade. Dirigido pelo filho de Baby, Pedro Baby, o show percorre a carreira da cantora, incluindo sucessos como Menino do Rio, Tudo Azul, Cósmica, Todo Dia Era Dia de Índio, Um Auê Com Você. Na banda, nomes que mais que grandes músicos são grandes amigos de Baby, além do filho Pedro. Um encontro memorável, para matar saudades da baiana que há décadas encanta o Brasil.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
* em parceria com o projeto TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB
30/08, a partir das 22h
Praça do Museu Nacional da República
GOG (DF)
Em noite dedicada à Juventude, o rapper GOG, de Sobradinho (DF), comanda as atrações como mestre de cerimônias no palco do Ponto de Encontro. A programação integra o Mês da Juventude, dentro das celebrações de Brasília – Capital Ibero-americana da Juventude e lança oficialmente o Festival Ibero-americano da Juventude, realizado no Distrito Federal em abril de 2014 pela Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Governo. Um dos pioneiros do rap no DF, GOG é atualmente embaixador da Capital Ibero-Americana da Juventude. GOG começou a carreira nos anos 80 e já lançou dez discos e um livro de poesia urbana.
MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU (DF)
Móveis Coloniais de Acaju apresenta o show de lançamento do novo disco, De lá até aqui. Desta vez, a banda aposta mais no rock, com referências que vão da Soul Music até baladas beatlemaníacas, passando pelo disco dos anos 70. De lá até aqui dá continuidade ao processo de composição coletiva. A banda é formada por dez integrantes: André Gonzales, Beto Mejía, Eduardo Borém, Esdras Nogueira, Fabio Pedroza, Ofuji, Coaracy, Paulo Rogério, Xande Bursztyn e Jatobá. Eles, com exceção de Jatobá, assinam as 14 faixas do novo disco juntamente com o guitarrista BC, ex-integrante do grupo. Móveis Coloniais de Acaju é o resultado da união de artistas criados em Brasília, que decidiram se juntar em 1998 para formar uma banda. Desde então, o Móveis se apresentou em festivais importantes, como Rock in Rio (RJ), Planeta Terra (SP), Abril Pro Rock (PE), Vaca Amarela (GO), Grito Rock (RJ) e outros.
ACTITUD MARÍA MARTA (Argentina)
Actitud María Marta é um grupo de hip hop da Argentina nutrido por uma vasta cultura musical latino-americana e jamaicana. Composto por rimadoras e compositoras, combina uma inovadora fusão sonora com um olhar peculiar e contundente do mundo e da realidade. O que se pode esperar do grupo é um coquetel de hip hop-reggae-latino, enriquecido com tango, música autóctone argentina, dance hall, r&b e doces melodias acompanhadas de um rap forte e confrontador. Desde o início, o grupo se caracteriza por um compromisso social ativo, participando de festivais e eventos mobilizados em torno de questões sociais e direitos humanos, como os Fóruns Sociais Mundiais, realizados no Brasil, o Festival Mundial da Juventude, na Venezuela e outros.
31/08, às 22h30
Praça do Museu Nacional da República
PINK FREUD (POLÔNIA)
A mais quente exportação musical da Polônia finalmente chega a Brasília. A banda PINK FREUD, apontada como renovadora do jazz polonês e que tem arrastado multidões de fãs em seus concertos pela Europa, vem pela primeira vez ao Brasil, em agosto, participando da programação do CENA CONTEMPORÂNEA — FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA. Os músicos se apresentam ao ar livre, em palco montado na Praça do Museu Nacional da República, no dia 31 de agosto.
O grupo nasceu em 1998, fundado pelo baixista Wojtek Mazolewski, e já conquistou todos os principais prêmios de música da Polônia. Recentemente, lançou o CD Horse & Power, de 2012, cuja turnê está sendo filmada para se transformar em documentário. PINK FREUD é considerada uma das forças motoras da mudança de cenário do jazz contemporâneo polonês e já ganhou diversos prêmios, como o Jazz Oscar, concedido pela Association Melomani; o Grand Prix no Yach Film Festival de 2007, pelo clipe da música Dziwny Tem Kraj, e, em 2005, pelo clipe de Come as you are; e foi considerada a melhor banda eletrônica pela revista Jazz Forum Magazine, em 2010, 2008 e em 2007. A banda já elaborou também trilhas sonoras para filmes mudos, como Strong Man, de Henryk Szaro.
Os quatro integrantes misturam o jazz clássico, sempre dando vida às improvisações típicas do gênero, com o ritmo eletrônico contemporâneo. Além de visitar o rock e o punk, o sax solitário pode ser acompanhado ora por drum’ n bass ou dub, ora por jungle ou música eletrônica experimental. Mas PINK FREUD não é banda de um só talento. Todos os integrantes são grandes músicos: além de Tomasz Duda, no saxofone, estão Adam Milwiw-Baron, no trompete e nos ritmos eletrônicos, Rafal Klimczuk, na bateria, e o criador da banda, Wojtek Mazolewski, no baixo. Depois de passar por países como México, Chile, Argentina, Peru, Marrocos, França, Suécia, Inglaterra, entre outros, a banda chega a Brasília no segundo semestre de 2013.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS
01/09, às 21h
Praça do Museu Nacional da República
GUILLAUME PERRET & THE ELETRIC EPIC (FRANÇA)
“Um descobridor de sons”. Assim tem sido apresentado o jovem Guillaume Perret, atualmente o nome de maior sucesso do jazz na França. Com seu quarteto, o saxofonista toca usando pedais e efeitos elétricos, fazendo uma poderosa fusão do jazz com o rock e o metal. O trabalho contém solos virtuosos, composições brilhantes e arranjos criativos. Convidado a se apresentar no consagrado Olympia de Paris, por ocasião dos 10 anos do TSF Jazz (programa especialmente dedicado ao jazz na rádio 89.9 FM de Paris), ele e sua banda provocaram excitação no público, na crítica e mesmo entre os músicos presentes à apresentação. Uma coroação que chega depois de dois anos de muito trabalho.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS
_________________________________________________
CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA
Data: De 20 de agosto a 1º de setembro
Local: Sala Martins Penna do Teatro Nacional, Teatro da Caixa, Teatro I do CCBB, Teatro II do CCBB, Teatro Funarte Plínio Marcos, Praça do Museu, Teatro Garagem, Teatro Goldoni, Espaço Pé Direito (Vila Telebrasília), Escola de Música de Brasília, Teatro SESC Paulo Autran (Taguatinga), Teatro SESC Newton Rossi (Ceilândia) e Teatro SESC do Gama.
Produção: CENA PROMOÇÕES
Contatos: (61) 3349.3937
cenacontemporanea@gmail.com e cenabrasilia@cenacontemporanea.com.br
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Guilherme Reis
Coordenação de Programação: Guilherme Reis e Mariana Soares
Coordenação de Projetos Internacionais: Mariana Soares
Coordenação Administrativa: Claudia Gomes
Coordenação de Produção: Alaôr Rosa
Coordenação Técnica: Dalton Camargos
Coordenação de Atividades Formativas: Adriana Lodi
Assessoria de imprensa
Para uso exclusivo dos jornalistasObjeto Sim Projetos Culturais
Telefones(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br