DANÇA EM TRÂNSITO 2023
Festival chega a 33 cidades, 13 estados e cinco regiões brasileiras
Em Brasília, atividades acontecem de 8 a 10 de agosto, no Museu da República e no SESC de Ceilândia
*Entrada franca
FOTOS EM ALTA:
https://www.flickr.com/photos/98687634@N06/albums/72177720309557026
https://www.dancaemtransito.com.br
Um dos mais relevantes festivais para a dança contemporânea no Brasil, o DANÇA EM TRÂNSITO chega à 21ª edição ampliando sua atuação e chegando à Europa. Durante nove meses, companhias de vários estados brasileiros e de países como França, República Tcheca, Ucrânia, Bélgica e Itália, irão circular por um percurso que inclui 33 cidades do Brasil e da Europa, participar de oficinas, workshops e residências. O Festival DANÇA EM TRÂNSITO 2023 começou em 04 de fevereiro e segue até 14 de outubro. Em Brasília, acontece nos dias 08, 09 a 10 de agosto, de terça a quinta-feira, no SESC de Ceilândia e no Museu Nacional da República. A entrada é franca e a classificação indicativa dos espetáculos é Livre.
Os números do Festival DANÇA EM TRÂNSITO 2023 impressionam: são 33 cidades, 13 estados, cinco regiões do país, 5 cidades estrangeiras e 26 companhias nacionais e internacionais. Um evento que se expande a cada ano, ampliando também a preocupação com a formação: além das apresentações, o festival desenvolve um grande programa de residência de criação e intercâmbio, além de oficinas e workshops.
Para Brasília, o festival traz sete espetáculos, do Brasil e do exterior, todos com classificação indicativa livre, além da exibição do resultado do projeto ROTAS, desenvolvido no primeiro semestre do ano, com intérpretes brasileiros, artistas convidados da República Tcheca e refugiados da Ucrânia especialmente convidados. São trabalhos como “Café não é só uma xícara”, do Grupo Tápias, longeva companhia de dança franco-brasileira, sob a direção de Flávia Tápias. O espetáculo apresenta os movimentos da dança em diálogo com a obra do fotógrafo Sebastião Salgado. No palco estão movimentos que nasceram de sentimentos e sensações despertados pelo café, essa bebida tradicional do povo brasileiro, que evoca crenças, tradições e espiritualidade.
Também na programação, “Solo Goldberg Variations”, da Companhia de Dança Virgílio Sieni, da Itália, em sua primeira turnê pelo Brasil. Embalado pela música homônima de Johann Sebastian Bach, executada ao vivo no piano, o intérprete e coreógrafo Virgilio Sieni executa movimentos que contemplam a experimentação corporal e as múltiplas linguagens da dança.
Na área formativa, o FESTIVAL DANÇA EM TRÂNSITO promoverá, em Brasília, uma residência com o bailarino e coreógrafo francês Maxime Cozic, para bailarinos de todos os níveis a partir dos 10 anos de idade; e uma oficina com Clémentine Télesfort e Lisard Tranis, de Barcelona/Espanha, voltada para pessoas com disciplinas corporais avançadas.
DANÇA EM TRÂNSITO tem direção geral de Giselle Tápias. Direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias. O patrocínio é do Instituto Vale, Engie e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
PROGRAMAÇÃO
https://www.dancaemtransito.com.br
DIA 08/08 – TERÇA-FEIRA
15h às 16h30 – SESC Ceilândia
– Oficina “O Ato Atento” – Com: Clémentine Télesfort & Lisard Tranis (Barcelona/Espanha)
Inscrições abertas pelo site: https://www.dancaemtransito.com.br/oficinas-pontuais-2023
19h30 – SESC Ceilândia – Espaço exterior
Espetáculo THE LION´S DEN UNLIMITED (25 min) – Pocketart (Praga/Rep. Tcheca)
Classificação etária: livre
20h – SESC Ceilândia – Teatro
– Espetáculo CAFÉ NÃO É SÓ UMA XÍCARA (60 min) – Grupo Tápias (Rio de Janeiro e Paris/França)
Classificação etária: livre
DIA 09/08 – QUARTA-FEIRA
17h30 – Rampa do Museu da República
– ROTAS AFORA (20min)
Residência de Intercâmbio Internacional (Brasil, República Tcheca, Ucrânia, França)
18h – Museu da República
– Espetáculo LA MEDIDA QUE NOS HA DE DIVIDIR (17 min) – Qabalum Company (Pamplona/ Espanha)
– Espetáculo COREOGRAFIA – criada por profissionais de São Paulo (10min), Maxime Cozic (Toulon/França)
– Espetáculo ENTRE RIOS (13 min), Mavi (Curitiba/PR)
– Espetáculo OXYMORE (15 min), Cie Felinae, de Maxime Cozic (Toulon/França)
– Espetáculo SCOTOMA (23 min), Clémentine & Lisard (Barcelona/Espanha)
DIA 10/08 – QUINTA-FEIRA
19h30 – SESC Ceilândia
– Espetáculo COREOGRAFIA criada por profissionais do Rio de Janeiro (10min) – Márcia Milhazes (Rio de Janeiro/RJ)
20h – SESC Ceilândia
– Espetáculo SOLO GOLDBERG VARIATIONS (55 min) – Virgilio Sieni Dance Company (Firenze/Itália)
Classificação etária: livre
SINOPSES
RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO – ROTAS Residência de intercâmbio internacional
Idealizado e dirigido pela coreógrafa Flávia Tápias (Brasil), ROTAS foi desenvolvido numa residência em parceria criativa com intérpretes brasileiros, artistas convidados da República Tcheca e refugiados da Ucrânia convidados. A proposta foi o encontro, e também a vivência das histórias individuais que se entrelaçam. Os encontros foram programados para realização em duas partes – Brasil e República Tcheca, no primeiro semestre do ano. As apresentações do resultado dos encontros ROTAS também serão realizadas nos dois países em parceria com os festivais TANEC PRAGA e Dança em Trânsito.
Encontros ROTAS
O que descubro no corpo do outro?
Como enriquecer um espaço-tempo comum, que abrigue a diversidade e a beleza que podemos criar juntos?
09/08 – Brasília/DF – Museu da República
RESIDÊNCIA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL COM CRIAÇÃO E CIRCULAÇÃO
Dança em Trânsito 2023 incentiva e viabiliza residências artísticas de criação sob orientação de artistas e coreógrafos convidados de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Tais profissionais criarão coreografias para os artistas das cidades onde forem realizadas as oficinas de criação, e essas novas coreografias seguirão para outra(s) cidade(s) com o festival. A ideia é fortalecer as trocas de experiências, e ampliar o conhecimento de novas formas de criação utilizadas por outros coreógrafos, brasileiros e estrangeiros.
Com: Maxime Cozic (Toulon, França).
09/08 – Brasília /DF – Museu da República
Com: Ruan de Oliveira Trindade, Lucas Rodrigues Pardin, Emerson Silva Oliveira, Bruno de Almeida Gregorio
Nesta residência, cada dançarino usará sua própria formação para oferecer sua visão da loucura. A partir disso, vamos experimentar a criação de um personagem. O objetivo final é encontrar uma harmonia entre todos esses personagens e suas individualidades.
MAXIME COZIC: Começou a dançar hip-hop aos oito anos, antes de se abrir a outros estilos mais acadêmicos: modern-jazz, clássico e contemporâneo. Após um ano de estágio profissional em Bordeaux, no centro Revolution. dirigido por Antony Égéa, tornou-se intérprete de Laura Scozzi em Barbe-neige e em Os 7 porquinhos adormecidos. Estes trabalhos o levaram a colaborar com Mourad Merzouki (Yogeety), Fouad Boussouf (Transe, NASS), Mickaël Lemer (Crossover, Butterfly, Versus, Rouge, Traces) e Étienne Rochefort (Wormhole, Vestiges, Oikos Logos, Bugging ), e também com Dominique Rebaud (Des mondes et des anges) e Yann Lheureux (Gravity.0). Em 2019, criou sua empresa Felinae com seu primeiro solo Emprise.
Fotos de Maxime Cozic: https://we.tl/t-CKUDvMAVfS
OFICINAS
As oficinas são espaços de troca. Oferecem a possibilidade de reflexão sobre as próprias práticas, ao mesmo tempo em que promovem um intercâmbio de culturas e diversidades entre os artistas.
Os participantes são orientados por profissionais convidados, que propõem e conduzem as atividades de modo a desenvolver habilidades, exercitar a criatividade e aprimorar talentos.
No DANÇA EM TRÂNSITO 2023 serão realizadas oficinas em todos os estados selecionados para a edição, que receberão artistas nacionais e/ou estrangeiros para ministrar as oficinas, promovendo ampla discussão da dança contemporânea, com sua enorme gama de possibilidades, e propiciando a aquisição de novas aprendizagens de naturezas tanto conceitual como prática.
08/08, terça – Oficina “O Ato Atento”
Com: Clémentine Télesfort & Lisard Tranis (Barcelona, Espanha)
15h às 16h30 – SESC Ceilândia
Direcionada a pessoas de todas as disciplinas corporais com nível avançado e interessadas em expandir suas ferramentas criativas e refinar sua qualidade de movimento. Propomos aos participantes que se concentrem em quatro aspectos principais que nos comprometemos a desenvolver como artistas da dança: sensibilidade, controle, disponibilidade e adaptação criativa.
As aulas abordarão a eficiência do movimento, com ênfase na qualidade e fluidez. Buscaremos o controle do corpo para apoiar nossa tomada de decisão e trabalho em parceria. Essa estabilidade e precisão serão obtidas a partir do treinamento de um centro ativo e de uma pelve fluida, permitindo assim que um movimento articulado e expansivo se desenvolva no espaço. Vamos brincar com a plasticidade do nosso imaginário através de desafios físicos e mentais ou improvisações criativas, e usá-lo como fonte de composição instantânea.
Estaremos oferecendo ferramentas que permitam aos participantes investigarem seu movimento original e desafiarem sua prática como um motor além da restrição técnica. Interessa-nos a qualidade das relações que cultivamos conosco e com os outros, treinando um corpo sensível e adaptável, que possa libertar a nossa imaginação e apoiar o nosso estado de performance.
Inscrições pelo site: https://www.dancaemtransito.com.br/oficinas-pontuais-2023
COMPANHIAS CONVIDADAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Cie Felinae – Maxime Cozic (Toulon, França)
OXYMORE (15 min)
Classificação etária: livre
Oxymore é um duo cujo ponto de partida é abordar o estado de embriaguez. É uma obra que mostra diferentes modalidades de relações de poder que podem surgir em contextos de ebriedade, como, por exemplo, uma saída de boate, durante a qual dois amigos que se fazem companhia podem acabar entrando em conflito.
Direção artística: Maxime COZIC
Coreografia: Maxime COZIC, Sylvain LEPOIVRE
Criação de luz e iluminação: Lucas BACCINI
Composição e operação de som: Arsène MAGNARD
Produção: Elisa LE CORRE
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8BZRgeJPOU8
——————————————————————————————————————-
Clémentine & Lisard (Barcelona, Espanha)
SCOTOMA (23 min)
Classificação etária: livre
Scotoma é uma peça de dança que fala sobre atenção. Um convite para refletir sobre o que a capta e o que a direciona. Será que conseguimos perceber o que estamos considerando como óbvio ou notar o que está oculto, à primeira vista? Scotoma nos convida a observar o encontro de duas pessoas imersas em seu próprio mundo.
Direção e performance: Clémentine Télesfort e Lisard Tranis
Música original: Otis Jones
Olhar externo: Hansel Nezza
Cenografia: Diego Sinniger
Agradecimentos especiais a: Iris Borràs Anglada, Valentine Ezavin, Valentina Azzati
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9Vl-0FN_u_I
——————————————————————————————————————-
Grupo Tápias (Rio de Janeiro/RJ e Paris, França)
CAFÉ NÃO É SÓ UMA XÍCARA (60 min)
Classificação etária: livre
Um espetáculo de dança contemporânea inspirado na obra fotográfica de Sebastião Salgado. Café não é só uma xícara. Café é plantio, colheita, moagem, cheiro bom pela casa quentinha da memória. Um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade – sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade.
Direção Artística: Flávia Tápias e Giselle Tápias
Coreografia: Flávia Tápias
Colaboração coreográfica: Giselle Tápias
Elenco: Flávia Tápias (Brasil), Jeremy Kouyoumdjian (França), Mathilde Lin (França), Dilo Paulo (Angola), Samuel Samways (Brasil), Letícia Xavier (Brasil), Marina Cervo (Brasil), Clara da Costa (Brasil), Hugo Lopes (Brasil)
Produção: CDPD-RJ
Ensaiadora: Luciana Ponso
Criação do Desenho de Luz: Paulo César Medeiros
Sonoplastia: Isidoro Kutno
Criação e Confecção do Figurino: Luiza Marcier
Criação e confecção de Cenário: Mina Quental
Operação de Luz: Louis Radavelli
Assessoria de Imprensa: Leila Grimming
Programação Visual: TRUQUE, Fernanda Valois
Registro Foto e Audiovisual: TRUQUE, Fernanda Valois
Realização: Espaço Tápias
——————————————————————————————————————-
Mavi (Curitiba/PR)
ENTRE RIOS (13 min)
Classificação etária: livre
“Entre rios” se destaca pela cumplicidade experimental entres os artistas, que se misturam em um esquema de coreografia fantasma onde a gestão do movimento se apresenta de forma aberta, instaurando novas possibilidades de futuro a cada instante. O espaço entre os rios simboliza esse concreto de pele de asfalto que rasga o que pelo rio escorre e avança independente dos obstáculos encontrados no caminho.
Criação e interpretação: Marina Cervo Teixeira e Vitor Hamamoto.
Vídeo: https://photos.app.goo.gl/9vGPwb2FXpvXKPqSA
——————————————————————————————————————-
Pocketart (Praga, República Tcheca)
THE LION´S DEN UNLIMITED (25 min)
Classificação etária: livre
Duas artistas estão caindo em um abismo simbólico de incerteza, onde se tornam a personificação de imagens físicas e visuais. Inspirado na mídia, no populismo e em seus poderes manipuladores, The Lion’s Den é um dueto de dança incessante na fronteira entre o entretenimento e a perversidade.
Conceito, coreografia, atuação: Johana Pockova, Sabina Bockova
Música: Lukas Palan
Dramaturgia: Viktor Cernicky
Desenho de luz: Eliska Kocianova
Produzido por: POCKetART z. s.
Co-produzido por: Tanec Praha z. ú., Ponec – teatro para dança contemporânea
Apoio financeiro de: Ministério da Cultura da República Tcheca, Fundo Estadual de Cultura da República Tcheca, Prefeitura de Praga
Apoiado por: Studio Alta, Cooltour Ostrava, Palac Akropolis, Tantehorse z. s.
Vídeos:
https://vimeo.com/716741151?share=copy – https://vimeo.com/687847841?share=copy
——————————————————————————————————————-
Qabalum Company (Pamplona, Espanha)
LA MEDIDA QUE NOS HA DE DIVIDIR (17 min)
Classificação etária: livre
São necessários dois lugares para criar uma fronteira.
Este espaço está cheio de linhas paralelas ao tempo que nos atravessa e que não é verdadeiro, nem único, nem nosso.
Se assim não fosse, não seríamos mais o receptáculo de nada, nem a medida que nos dividiria.
E, no entanto, como poderíamos sequer intuir que esse era o futuro?
Coreografia e performance: Diego Pazó e Lucía Burguete
Música: Luisillo Kalandraka
Produção e distribuição: Patty Hinchado
Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1ZiTLLcZ1i4tA0bsRkmawRPa5swgdJgod/view?usp=share_link
——————————————————————————————————————-
Virgilio Sieni Dance Company (Firenze, Itália)
SOLO GOLDBERG VARIATIONS (55 min)
Classificação etária: livre
SOLO GOLDBERG VARIATIONS se tornou um manifesto da arte coreográfica de Virgilio Sieni, um emblema de sua experimentação com o corpo e as linguagens da dança, sempre com o objetivo de ir além dos refúgios e codificações formais. Nessa obra, a música de Bach, executada ao vivo, define uma arquitetura métrica e imaterial na qual Virgilio Sieni se insere, colocando em movimento um repensar contínuo do corpo dançante, desenvolvendo uma performance que incorpora toda uma experiência humana, figurativa e coreográfica.
Coreografia, espaço e iluminação: Virgilio Sieni
Interpretação: Virgilio Sieni (dança) e Andrea Rebaudengo (piano)
Música: As Variações Goldberg – J. S. BACH.
Vídeo: https://vimeo.com/779572660
PASSWORD: Satiri_cango
———————————————————————————————————————————-
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Giselle Tápias
Direção artística e curadoria: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Assistente de direção: Larissa Ramalho
Produção: Limento
Assessoria de imprensa Rio de Janeiro e Geral: Leila Grimming
Contatos artísticos: Clara Franciss e Larissa Ramalho
Produção em Brasília: Amanda Guedes e Juana Miranda – Roda Gigante Marketing Cultural
Assessoria em Brasília: Gioconda Caputo e Carmem Moretzsohn
Identidade visual, Web design: Fernanda Valois | TRUQUE
Design gráfico: Fernanda Valois | TRUQUE
Coordenação técnica e de palco: Louis Radavelli
Vídeos e streaming: Thales Ferreira e Luciana Ponso
Revisão de textos: Rosane Alves
Fotografia e vídeo: Fernanda Valois I TRUQUE
Redes Sociais: DIEGO GERMANO
Assessoria Contábil: Fóres Contábil
Equipe de apoio: Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia
SERVIÇO
DATA: de 08 a 10 de agosto de 2023
Locais: Sesc Ceilândia (QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte) e Museu da República
Horários: ver programação
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
https://www.dancaemtransito.com.br
______________________________________________________________________
Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais
Gioconda Caputo: (61) 98142-0112 – Carmem Moretzsohn: (61) 98142-0111
objetosim@gmail.com | objetosimprojetosculturais@gmail.com