ATIVIDADES FORMATIVAS CENA CONTEMPORÂNEA 2017

Em foco o trabalho do ator e questões urgentes como racismo e sexualidade

A épica foto de nudez artística prevista para o dia 2 de setembro já tem repercutido na cidade. Apelidada de “Fotona”, a imagem será resultado de uma oficina sobre fotografia e o corpo nu, comandada pelo artista curitibano Maikon K e pelo brasiliense Kazuo Okubo, a quem caberá a responsabilidade de clicar “a foto com o maior número de corpos nus na história do DF”. A “Fotona” é apenas uma das tantas atividades formativas elaboradas para esta 18ª edição do CENA CONTEMPORÂNEA, sob a coordenação do performer, crítico, jornalista e pesquisador da UnB Diego Ponce de Leon. A programação inclui oficinas, debates e uma residência artística inédita.

Dionísia. Este é o título da residência artística que acontece pela primeira vez na cidade. Uma provocação laboratorial do CENA CONTEMPORÂNEA, a atividade ocupará três dias de uma mansão do Lago Norte. No decorrer da residência (que conta com alimentação e transporte a partir da Rodoviária do Plano Piloto para os participantes), serão realizadas oficinas, sob a condução de nomes de destaque do teatro brasiliense como Diego Bresani, Rosanna Viegas, Leonardo Shamah e José Regino, a partir de uma concepção e idealização de Jonathan Andrade e Diego Ponce de Leon.

Além dessas provocações originais, vários artistas que integram a programação de espetáculos de 2017 também aparecem com fortes oficinas, como a africana Ntando Cele (Black off) que falará sobre “o discurso de pele” – desdobrando um intenso debate sobre racismo –, ou o espanhol Javier Liñera (Barro rojo) que traz reflexões sobre “a fala contemporânea”.

Há ainda opções para quem se interessa por exercícios da voz (com Alba Lírio) ou questões mais técnicas, como o vídeo mapping (com Javier Alvarez). A crítica teatral surge sob a tutela de Daniele Avila Small, referência na área, que traz dois dias de exercícios e olhares sobre teatro-documentário.

Sempre enaltecendo outras linguagens, o CENA CONTEMPORÂNEA convidou ainda o rapper Japão, ícone do rap nacional, a convocar a garotada a melhor compreender o universo das rimas e das composições musicais.

Na programação da CENA EXPANDIDA em 2017 – que se dedica a trabalhar, através de debates e conversas, os temas apresentados e/ou provocados pelos espetáculos -, estão encontros a serem realizados na Universidade de Brasília, no IESB e no EAP. Ampliando o alcance das discussões do festival, estarão em foco conversas ligadas a trajetórias de gênero, afirmação e (re)conhecimento racial, linguagens teatrais, religião e muito mais, colocando, lado a lado, artistas da importância de Grace Passô e Georgette Fadel e acadêmicos, pesquisadores e até parlamentares, como o deputado Jean Wyllys.

Uma programação intensa, disposta a debater o teatro, sem jamais esquecer a força política, social e cultural que o rege. Algumas das atividades têm vagas limitadas ou dependem de requisitos próprios, enquanto outras terão entrada franca. Mais informações no site www.cenacontemporanea.com.br
Inscrições: https://goo.gl/forms/IjD2h9iiVYwPqGTK2
Até o próximo dia 13 de agosto

PROGRAMAÇÃO OFICINAS

Coordenação Atividades Formativas/Oficinas: Diego Ponce de Leon
Assistente de Coordenação: Josuel Junior

“O ATOR OPERADOR”

DIEGO PONCE DE LEON (DF)
Datas: 02/08, 03/08 e 04/08
Horário: 09 às 20h
Local: Teatro SESC Silvio Barbato (Setor Comercial Sul)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 25
Capacitação cultural administrativa e operacional de jovens artistas e profissionais, por meio de provocações, jogos de atores e dinâmicas. A oficina intenta impulsionar o lado artístico e profissional dos participantes, colocando em prática lições básicas de Augusto Boal, Zé Celso e Hugo Rodas, além de interações cênicas que visem estabelecer uma relação de afeto, autoconhecimento, assim como o desenvolvimento da expressão artística.
DIEGO PONCE DE LEON – Artista-jornalista. Foi correspondente, repórter, colunista, setorista e crítico de teatro do Correio Braziliense, além de ser pesquisador na pós-graduação em artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB). No âmbito artístico, atua na fotografia e na performance, geralmente por meio da personagem Carmela Veloso de Beauvoir, que interfere no espaço urbano e sociopolítico da cidade através de provocações e indagações culturais. Participa como curador, crítico e convidado de eventos como Festival de Teatro de Curitiba, CENA CONTEMPORÂNEA, Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, Prêmio Sesc do Teatro Candango e Palco Giratório. Coordena os núcleos de Encontros do Cena e Atividades Formativas do CENA CONTEMPORÂNEA.

“LUZ E MOVIMENTO”

MOISEZ VASCONCELOS (DF)
Datas: 01/08 e 02/08
Horário: 14h30 às 18h.
Local: Espaço Cena (205 Norte)
Público-Alvo: atores, diretores, técnicos, iluminadores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 25
Curso voltado para o aprendizado básico de iluminação cênica onde o participante terá noções de como a luz é realizada em espetáculos artísticos, além de questões técnicas como noções de eletricidade, equipamentos utilizados, técnicas de montagem e segurança no trabalho.
MOISEZ VASCONCELOS – Iluminador e coordenador técnico do Festival Internacional CENA CONTEMPORÂNEA e responsável pela iluminação de importantes espetáculos do país, desenvolvendo projetos de iluminação para diversos espetáculos e eventos nacionais e internacionais.

“DISCURSO DE PELE”

NTANDO CELE (ÁFRICA DO SUL)
Datas: 23/08
Horário: 10h às 16h
Local: Teatro SESC Silvio Barbato (Setor Comercial Sul)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 30
A importância da fala e da luta contra injustiças sem que sejamos engolidos. A busca por um engajamento pessoal não apenas como reflexo de si mesmo, mas na tentativa de subverter o status quo. Este workshop irá investigar criativamente formas de usar as habilidades pessoais para gerar mudanças positivas ou, pelo menos, expressar indagações sobre a necessidade dessas mudanças. Ntando Cele e sua equipe de colaboradores irão refletir sobre seu próprio trabalho de performance, as circunstâncias sobre as quais a criação aparece e as fórmulas colaborativas de trabalho.
NTANDO CELE – Nascida na cidade de Durban, na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul, aborda e enfrenta estereótipos racistas no espetáculo Black Off, entre outros, lidando com estereótipos de mulheres negras e tentando descobrir como o público a enxerga.

“FOTONA”

KAZUO OKUBO (DF) E MAIKON K (PR)
Data: 02/09
Horário: a partir das 9h.
Local: Auditório 2 – Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
Público-Alvo: voluntários em geral, maiores de 18 anos, interessados no tema e dispostos a se despir como forma de manifestação artística e política.
O protagonismo dramatúrgico da fotografia enquanto parte fundamental de um processo cênico. A relação visceral entre fotógrafo e fotografado, em paralelo ao vínculo de confiança, intimidade e cumplicidade que se estabelece entre diretor e elenco. A narrativa do corpo. O corpo concreto. O desnudamento das camadas sociais e das construções moralistas. A expressão artística crua em conflito com a rigidez das vestes tradicionalistas. O processo de se doar em prol de um olhar acolhedor e provocativo. A força política da estética e da imagem a ser demonstrada na realização da “fotografia de nudez artística com o maior número de participantes na história do Distrito Federal”. Idealização de Diego Ponce de Leon. Concepção de Diego Ponce de Leon e Kazuo Okubo.
KAZUO OKUBO – Fotógrafo e galerista. Começou sua carreira aos 15 anos, passando pela fotografia publicitária e tendo recebido diversos prêmios. Desenvolve trabalhos autorais desde 2003 e é fundador da primeira galeria do Centro-Oeste especializada em fotografia, A Casa da Luz Vermelha, onde coordena e produz dezenas de exposições, workshops e eventos.
MAIKON K – Artista atuante nas fronteiras entre performance, dança e teatro. O centro de seu trabalho é o corpo e sua capacidade de alterar percepções. Influenciado pela visão de mundo xamânica, constrói realidades por meio de canção, som não verbal, signos visuais e atividades ritualizadas. Entre suas criações estão Corpo Ancestral, Terrário e O Ânus Solar.

“A FALA CONTEMPORÂNEA OU… PALAVRA E AÇÃO”

JAVIER LIÑERA (ESPANHA)

Data: 24/08
Horário: 09h às 13h
Local: Curso de Teatro do IESB (613 Sul)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 12
Um trabalho da palavra em cena, para que sua aplicabilidade seja contemporânea e orgânica, como se tivesse nascida no momento da oficina, buscando a organicidade e o frescor da palavra no palco.
JAVIER LIÑERA – Ator e criador, com intensa pesquisa sobre a investigação no corpo e também na palavra como ferramenta expressiva, através da voz. Para isso, se baseia na concepção de diferentes mestres da Companhia Odin Teatret, unindo metodologias que constituem o trabalho do ator e dramaturgo em um laboratório cênico.

“DIONÍSIA”

DIEGO BRESANI, ERIKA BEARLZ, JONATHAN ANDRADE, JOSÉ REGINO, LEONARDO SHAMAH, MAÍRA MORAIS, ROSANNA VIEGAS e NININHA ALBUQUERQUE (DF)
Datas: 25/08 a 27/08
Horário: 09h às 22h
Local: Medusa (Lago Norte)
Público-Alvo: atores, diretores, estudantes e artistas em geral
Vagas: 30
Oficina com transporte e alimentação gratuitos para os participantes.
No espaço da casa-criativa, produtora e centro cultural Medusa, surge uma residência artística voltada para uma imersão intensa e pungente por meio de oficinas que visam gerar reflexos de autoconhecimento e expressividade artística através da catarse. Durante três dias, nomes reconhecidos da cena teatral do DF trabalham incessantemente na subversão e transformação dos corpos e mentes dos artistas-alunos participantes em um laboratório sem precedentes. Idealização e concepção de Diego Ponce de Leon e Jonathan Andrade.
DIEGO BRESANI – Fotógrafo e diretor de teatro, graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília em 2006. Estudou retrato em Grande Formato no ICP – International Center of Photography, em Nova York, e tem sua pesquisa atual constituída numa experimentação com as fronteiras entre a fotografia documental e a encenação.

ERIKA BEARLZ – Bailarina, atriz e diretora. Graduou-se em Dança pela UNICAMP foi fundadora do grupo Desvio. Integrou entre 2004 e 2011 o elenco da Quasar Cia. de Dança como bailarina, professora, além de ter trabalhado como ensaiadora, assistente coreográfica e facilitadora de workshops. Integra, desde 2015, o corpo docente do Curso Superior de Licenciatura em Dança da UFG em Goiânia, como professora substituta. Aplicará uma oficina-laboratório que parte de experimentações de estados psicofísicos que possibilitam experimentar diferentes nuances de tensões musculares, a partir de estímulos e elementos de dança contemporânea.
JONATHAN ANDRADE – Ator, diretor, encenador, dramaturgo, poeta e cenógrafo com bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. É fundador do Grupo Sutil Ato e em sua trajetória profissional dirigiu reconhecidos espetáculos em Brasília. Apresentará uma vivência teatral baseada na relação diretor X ator na criação da cena.
JOSÉ REGINO – Palhaço, arte-educador, bonequeiro, diretor, ator, cenógrafo e figurinista graduado pela Fundação Brasileira de Teatro e Mestre em Arte em Processos Composicionais Para a Cena pela Universidade de Brasília (UnB). Irá propor um laboratório sobre a linguagem do palhaço com base nas experiências pessoais dos participantes, tendo como fonte motivadora a criação do risível e do cômico através do autoconhecimento do artista.
LEONARDO SHAMAH – Ator, diretor de teatro e performer. Integrante da Andaime Cia de Teatro, onde pesquisa sobre improviso, dramaturgia coletiva autoral, intervenções urbanas e espacialidades para a cena. Apresentará a vivência “Receitinhas Antitédio Para Um Artista Sem Espaço”, na qual os participantes serão convidados a trazer à tona tudo aquilo que incomoda e liberta dentro do cotidiano, descobrindo o próprio corpo como palco de si mesmo.
MAÍRA MORAIS – Fotógrafa brasiliense formada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Trabalhou como fotojornalista no Jornal de Brasília e, há sete anos, retrata mulheres para projetos autorais. Em 2011, iniciou um projeto voltado para a fotografia do nu feminino, retratado de forma delicada.
NININHA ALBUQUERQUE – Artista, pesquisadora e dançarina das diversas modalidades corporais como danças urbanas, contemporânea, contato-improvisação, desenvolve trabalhos de performance que flertam entre dança, teatro e a liberdade de experimentar e criar.
ROSANNA VIEGAS – Atriz e diretora. Bacharel em Artes Cênicas pela UnB (DF) e estudante de Pós-Graduação em Roteiro na UVA (RJ). É uma das criadoras do espetáculo “ADUBO ou a sutil arte de escoar pelo ralo” e tem trabalho ativo também em cinema e televisão, participando de filmes como “Cru” e “O Último Cine Drive-In” e das novelas “TiTiTi” e “Sangue Bom, da TV Globo. Aplicará uma vivência teatral que utiliza o caos criativo como ferramenta para o processo de criação cênica.

“OFICINA TEÓRICA DE TEATRO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO”

DANIELE AVILA SMALL (COMPLEXO DUPLO / QUESTÃO DE CRÍTICA – RJ)
Datas: 30/08 e 31/08
Horário: 10h às 13h
Local: Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul)
Público-Alvo: artistas, teóricos, críticos e pesquisadores de teatro
Vagas: 20 pessoas
A oficina pretende analisar trechos de *peças de teatro-documentário e de outros espetáculos afins com o gênero, exibindo trechos de obras filmadas e discutindo os aspectos conceituais dos artistas, do corpo como documento e a relação do teatro documentário com os estudos de história pública.
*As peças abordadas serão mostradas em vídeo em português (do Brasil e de Portugal) e espanhol (da Argentina, da Espanha, do Chile e do México).
DANIELE AVILA SMALL – Doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO. É idealizadora e editora da Questão de Crítica e integra o coletivo Complexo Duplo e a DocumentaCena – Plataforma de Crítica – além de ser presidente da seção nacional da Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT / IATC.

“UM YOGA PARA A VOZ”

ALBA LÍRIO – The Vox Mundi School of the Voice (RJ)
Datas: Dia 31/08
Horário: 09 às 18h
Local: ALIANÇA FRANCESA (708/907 Sul)
Público-Alvo: acessível a atores com ou sem experiência musical
Vagas: 40
Da escuta profunda ao som, do espaço sônico ao movimento na voz e no corpo. Uma oficina com metodologia que inclui práticas, técnicas e repertórios contemporâneos e de culturas matriciais brasileiras e da Índia. O Yoga da Voz propõe trabalhar sobre as percepções sutis na expressão artística no âmbito do som, da escuta profunda e da música vocal.
ALBA LÍRIO – Formada em Comunicação Social, em piano e teoria musical, pelo Conservatório Brasileiro de Música, e em Educação Vocal, pela The Vox Mundi School of the Voice (California), sendo colaboradora no aperfeiçoamento da metodologia de ensino adotada pela escola que dirige no Brasil há 25 anos. Atualmente, ministra cursos no país e no exterior.

INTRODUÇÃO AO MAPPING COM MADMAPPER

JAVIER ALVAREZ BAILEN – LIGHT NOTES (ESPANHA)
Datas: 01/09
Horário: de 9h às 18h
Local: Instituto Cervantes (707/907 Sul)
Público-Alvo: pessoas interessadas em cenografia, áreas técnicas e produção audiovisual
Vagas: 12
No Curso de Introdução ao Mapping, o participante terá a possibilidade de desenvolver os projetos visuais de adaptação de conteúdo do grupo Light Notes. Será usado como programa o Madmapper, que pode funcionar em plataformas como MaC e PC. Serão simuladas diferentes situações referentes a cenografias de teatro e exemplos de exposição audiovisual em grandes estruturas, como em edifícios.
JAVIER ALVAREZ BAILEN – Artista digital especializado em instrumentos e instalações interativas criadas a partir de um estilo pessoal, baseado na utilização de luzes, equipamentos e vídeos em tempo real. Javier é diretor e fundador da Escola Audiovisual Mad Center, o primeiro centro de formação em Técnicas de Mapping e Projeção Volumétrica da Espanha. Atualmente, desenvolve instalações para grandes empresas nacionais e internacionais.

“DO FUNDÃO DA CEILÂNDIA AO PROTAGONISMO NO RAP NACIONAL”

JAPÃO – VIELA 17 (DF)
Datas: 24/08, às 14h, no Teatro SESC Paulo Gracindo – Gama.
Dia 29/08, às 14h, na Sala Multiuso Teatro Sesc Newton Rossi – Ceilândia.
Dia 31/08, às 14h, no Teatro SESC Paulo Autran – Taguatinga.
Vagas: aberto ao público em geral, sem limite de vagas
Oficina de introdução à rima e ao universo do rap com um dos mais prestigiados representantes da cultura hip-hop do DF. Além de compartilhar a própria história com os participantes, Japão debate a cultura periférica no país, as origens do rap brasiliense e as funções de cada um dos elementos do movimento musical. De forma prática, os participantes terão um primeiro olhar sobre a escrita de rimas e o improviso musical.
JAPÃO – Rapper, ativista social, ceilandense e líder do grupo Viela 17, carrega a bandeira do rap nacional há quase 30 anos, sua postura forte nos palcos e fora dele também é um diferencial em sua carreira onde ficou conhecido nacionalmente. A linguagem do rap é seu principal fio condutor nos projetos sociais em que atua.

CENA EXPANDIDA

Ampliando e diversificando as reflexões sobre a cena, são convidados criadores, artistas, pesquisadores em artes cênicas, intelectuais de diversas áreas, professores da educação básica e ativistas políticos para conversas informais e carregadas de significado.

CIRCUNFERÊNCIA – POÉTICAS CIRCENSES NA CONTEMPORANEIDADE

Dia 22 de agosto (terça-feira)
Local: Departamento de Artes Cênicas/Instituto de Artes da UnB
Horário: 14h15
Convidados:
Julia Henning (Instrumento de Ver)
Guilherme Bruno
Manuela Matusquela (Pipocando Poesia)
Mediação: Marcelo Nenevê (Mestrando em Artes Cênicas)

MEMÓRIA E ARTES PERFORMÁTICAS LGBT

Dia 23 de agosto (quarta-feira)
Local: Departamento de Artes Cênicas/Instituto de Artes da UnB
Horário: 14h15
Convidados:
Felipe Areda (Instituto Cultura Arte e Memória LGBT)
Eduardo Kon (Haus of Hand UP)
Cyntia Carla (CEN/UnB)
Mediação: Carmela Veloso de Beauvoir

ENTRE ÁFRICAS E BRASIS: TRAJETÓRIAS NEGRAS E TRANSATLÂNTICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA

Dia 24 de agosto (quinta-feira)
Local: Faculdade de Comunicação da UnB
Horário: 14h15`
Convidados:
Viviane Ferreira (Cineasta, Presidente da APAN e Mestranda UnB)
Cristiane Sobral (Cabeça Feita – Cia de Arte Negra)
Ntando Cele (Black Off)
Mediação: Victor Hugo Leite (Mestrando Artes Cênicas)

PRÁTICAS TEATRAIS: ENCONTROS POÉTICOS EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO

Dia 28 de agosto (segunda-feira)
Local: EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (907 sul)
Horário: 14h15`
Convidados:
Wellington Oliveira (Artista, pesquisador e professor da SEDF).
Adriana Lodi (Atriz, professora e diretora de Teatro)
Mediação: Professor Rafael Litvin (UnB – Planaltina)

QUEM É MEU PRÓXIMO? CIDADANIA TRANS, FUNDAMENTALISMO E FÉ

Dia 29 de agosto (terça-feira)
Local: IESB – Campus Sul
Horário: 9h00
Convidados:
Deputado Federal Jean Wyllys
Renata Carvalho (Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu)
Natalia Mallo (Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu)
Mediação: Melissa Massayury (União Libertária de Travestis e Mulheres Transexuais)

ELOGIO À RAZÃO EM CENA: O INFINITO NAS BORDAS DO FINITO

Dia 30 de agosto (quarta-feira)
Local: Departamento de Artes Cênicas/Instituto de Artes da UnB
Horário: 14h15
Convidados:
Prof Dr Alex Calheiros (FIL-UnB e CAL-UnB)
Geordete Fadel (Afinação I)
Mediação: Ian Viana (Coletivo Poético Assum Preto)

AS MULHERES DA RESISTÊNCIA E A JUSTIÇA DE RESTAURAÇÃO

Dia 31 de agosto (quinta-feira)
Local: Departamento de Artes Cênicas/Instituto de Artes da UnB
Horário: 14h15
Convidados:
Sergio Maggio (Duas Gotas de Lágrimas no Frasco de Perfume)
Prof Dr Camila Prando (Direito – UnB)
Gabriela Cunha; Sara Antunes; Daniela Carmona; Fernanda Haucke; Mafalda Pequenino; Luciana Froes; Geogertte Fadel (Guerrilheiras)
Mediação: Tatiana Bittar (Andaime Cia de Teatro)

REALIDADES VULNERÁVEIS. SONHOS EM CENA

Dia 1 de setembro (sexta-feira)
Local: Departamento de Artes Cênicas/Instituto de Artes da UnB
Horário: 14h15
Convidados:
Fábio Felix (Conselho dos Direitos da Criança e Adolescência)
Livia Fernandes (Teto e Paz)
Max Maciel (RUAS)
André Noblat (Revista Traços)
Mediação: Dyarley Viana (Coletivo da Cidade)

CORPOS E IDENTIDADES: MULHERES NEGRAS EM CENA

2 de setembro (sábado)
Local: Departamento de Artes Cênicas/Instituto de Artes da UnB
Horário: 14h15
Convidados:
Grace Passô (Vaga Carne)
Prof Dr Tânia Mara (Sociologia – UnB)
Ana Paula Monteiro (Grupo Embaraça)
Fernanda Jacob (Grupo Embaraça)
Mediação: Tuanny Araujo (Grupo Embaraça)

_________________________________________________________________

18º CENA CONTEMPORÂNEA
Copatrocínio: SESC
Patrocínio: Caixa, FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Petrobras
Realização: Cena Promoções
Coordenação geral: Michele Milani
Curadoria e Direção de produção: Alaôr Rosa
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

_________________________________________________________________
Assessoria de imprensa (exclusivo para jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 61. 9 8142.0111 – Gioconda Caputo: (61) 9 8142.0112
Site: www.objetosim.com.br
objetosim@gmail.com e objetosimprojetosculturais@gmail.com