ABERTURA SOLENE EXPOSIÇÃO JOANA VASCONCELOS: FASCINAÇÃO
FOTOS EM ALTA:
https://www.flickr.com/photos/98687634@N06/albums/72177720323973449
Realizada durante a 14ª edição da Cúpula Brasil-Portugal, durante a qual os dois países assinaram 20 acordos bilaterais, a abertura da exposição “Fascinação”, com obras da grande artista Joana Vasconcelos, atraiu centenas de convidados à Embaixada de Portugal na tarde do dia 19 de fevereiro. A ocasião contou com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, acompanhado da esposa, Carla Montenegro, e de 11 ministros de Estado de áreas estratégicas, como Negócios Estrangeiros, Agricultura, Justiça, Educação, Cultura, Economia, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, além do patrocinador da mostra, o presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz. Pelo lado brasileiro, a cerimônia atraiu autoridades como a Ministra da Cultura Margareth Menezes, e o Procurador Geral da República, Paulo Gonet. Eles foram recebidos pelo Embaixador Luís Faro Ramos.
“Fascinação” apresenta a monumental escultura “Pavillon du Vin”, criada em ferro forjado, no formato de um garrafão de vinho, com 5,5 metros de altura e 3,3 de diâmetro, em cujo interior alguns convidados plantaram videiras. A ideia é que as plantas cresçam e subam pelas paredes da escultura, oferecendo mais textura e significado à obra que homenageia o vinho português. Foram chamados a colocar a mão na terra o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, a Ministra Margareth Menezes, o Embaixador Luís Faro Ramos e a própria artista Joana Vasconcelos, dentre outros.
A exposição inclui ainda a coleção “Os Cadernos da Minha Vida”, um belíssimo trabalho da Editora Urucum, criada pela brasileira Lúcia Bertazzo e sediada em Lisboa. Os cadernos com escritos, desenhos, anotações, colagens que Joana Vasconcelos fez entre os anos 1989 e 1997 são editados em grande formato, tendo como capas trabalhos originais em azulejaria. Cada caderno é confeccionado de forma artesanal e mantém total fidelidade ao modelo original. Um trabalho minucioso cuja tiragem não ultrapassa nove exemplares por número. Em Brasília, a artista e a editora fazem o lançamento do Caderno nº 15. Os exemplares têm sido adquiridos por institutos culturais e museus, assim como por colecionadores particulares. O público poderá ter acesso às obras, apresentadas em vitrines e nas paredes da Galeria da Embaixada de Portugal.
Na quinta-feira, dia 20h, às 19h, Joana Vasconcelos participa de um bate-papo com a plateia no Auditório do Instituto Camões da Embaixada de Portugal. A artista vai discorrer sobre sua obra, contexto internacional, tradição e contemporaneidade. A entrada é franca e limitada à capacidade de lotação do local.
Amanhã, sexta-feira, dia 21, também às 19h, a convidada do Ciclo de Conversas promovido pela exposição é a editora Lúcia Bertazzo, que vai falar sobre “A arte em forma de livro”. Em seguida, a exposição permanecerá fechada em função do feriado de carnaval e reabre no dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A produção é de Virgínia Manfrinato e idealização de Alexandra Pinho.
SERVIÇO
Data: dias 20 e 21 de fevereiro, às 19h
Fechada para o Carnaval de 24/02 a 7/03
Reabertura para visitação: de 8 de março a 15 de agosto de 2025
Local: Embaixada de Portugal no Brasil (Avenida das Nações, lote 02)
Horários: quintas e sextas-feiras, das 11h às 16h, e no primeiro sábado de cada mês, das 11h às 16h, a partir de 8 de março
ENTRADA FRANCA
Informações:
E-mail: ccp-brasilia@camoes.mne.pt
Instagram: @camoes_brasil
—————————————————————————————–
Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais
Gioconda Caputo: (61) 98142-0112 – Carmem Moretzsohn: (61) 98142-0111
objetosim@gmail.com | objetosimprojetosculturais@gmail.com
www.objetosim.com.br