46º FBCB – OFICINA INTEGRADA DE CINEMA APRESENTA: TARDE DE CURTAS REALIZADOS POR ESTUDANTES COLECIONA APLAUSOS
* Oficina Integrada de Cinema é realizada pela primeira vez no 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
*Exibição de curtas surpreendeu professores, alunos e plateia presentes na sessão
Foi uma verdadeira celebração a exibição dos quatro curtas-metragens resultados da Oficina Integrada de Cinema, realizada durante o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O Salão Leopoldina, na cobertura do Hotel Kubitschek, ficou lotado para assistir aos trabalhos dos 65 alunos que participaram das oficinas de Roteiro, Direção, Trilha Sonora e Finalização e Montagem. Todos os curtas foram exibidos com apresentação das trilhas sonoras ao vivo, sob a regência do músico e professor David Tygel.
Em meio ao frisson do 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, os alunos se reuniram em grupo para realizar os curtas-metragens apresentados no domingo.
Importantes nomes do cinema nacional ministraram a Oficina. A aula de Roteiro foi dada pelo jornalista, escritor e roteirista Marcus Aurelius Pimenta. A de Direção coube ao grande documentarista Jorge Bodanzky. O músico, cantor, compositor, arranjador e professor de músicas para o cinema, David Tygel, ficou responsável pelas aulas de trilha sonora. A Finalização Digital e Montagem ficou por conta do montador e diretor de cinema, José Rubens Hirsch.
O Coordenador do 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, Sérgio Fidalgo, abriu o evento agradecendo a todos os participantes e professores envolvidos no processo. Pela primeira vez, as oficinas de cinema oferecidas ao longo do Festival se integraram e resultaram em filmes. Todos concebidos e realizados pelos estudantes inscritos. “Estou muito feliz fechando este ciclo, vendo os participantes contentes e satisfeitos com o resultado”, afirmou Sérgio Fidalgo.
Os curtas, Alice mandou um beijo, Bom dia, À La carte e Fragmentos foram exibidos e muito aplaudidos pelo público que prestigiou a sessão. A criatividade de cada um deles foi acentuada pelos professores. As exibições foram acompanhadas por uma orquestra ao vivo, composta por seis estudantes, que esbanjaram habilidade e dom, variando entre diversos gêneros musicais para colorir os vídeos. A musicista Diana Mota se surpreendeu com o resultado da Oficina. “Vi aquela série Cine Concertos no CCBB, e me inspirei. Eu, que costumo trabalhar como compositora, instrumentista e arranjadora, vi ali uma nova possibilidade profissional. Nunca tinha pensado em um tema melódico associado a uma cena, pensado para um roteiro. Foi tudo novidade e agora não vou mais ver filmes do mesmo jeito”. Já José de Campos, ator e roteirista, que também participou da Oficina, disse ter ficado muito contente com o resultado, mas fez uma reivindicação para a próxima edição da Oficina no 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO: “Foi uma experiência única. Adorei todo o processo, os professores, e ver uma banda executando a trilha ao vivo foi demais, acho que a gente fez arte, mas notamos a necessidade de uma oficina de produção. Fica como reivindicação para o ano que vem”.
Os professores também se orgulharam com o resultado. Todos expressaram sua gratidão ao Festival, que realizou a oficina integrada neste ano, e agradeceram também aos alunos. Todos foram muito elogiadoss pelo seu envolvimento e pela capacidade de criar um curta em apenas quatro dias. O professor da oficina de Trilha Sonora, David Tygel, que conduziu os músicos ao longo da sessão, agradeceu em particular a organização do Festival, “que acreditou na capacidade de integração de cada um dos alunos”.
Depois da apresentação dos curtas, os professores e integrantes da Oficina participaram de uma conversa curta com a plateia sobre o processo de realização dos trabalhos.
Assessoria de imprensa
Para uso exclusivo dos jornalistasObjeto Sim Projetos Culturais
Telefones(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br