SINOPSES RETROSPECTIVA JEAN-LUC CINÉMA GODARD
Opération béton (1954) JLG -20’- 35mm – PB – Classificação indicativa: Livre
Documentário sobre a construção da Barragem da Grande-Dixence, nos Alpes Suíços, filmado durante a fase de concretagem da obra. A narração, escrita por Godard e pelo engenheiro Jean-Pierre Laubscher, exalta a monumentalidade da empreitada, que consegue domesticar a hostilidade do clima e do relevo.
Une femme coquette (1955) JLG -10’- – PB – Classificação indicativa: 14 anos
Agnès, uma jovem burguesa de Genebra, escreve carta para uma amiga contando como acabara de trair o marido. Fascinada pelos gestos e atitudes adotados por uma prostituta para atrair seus clientes, Agnès decide imitá-la e seduz o primeiro homem que vê, em um banco de jardim.
Tous les garçons s’appellent Patrick (Charlotte et Véronique) (1957) JLG -21’-blu-ray – PB) Classificação indicativa: 12 anos
Charlotte e Véronique, jovens universitárias, dividem um apartamento em Paris. Depois de um desencontro no parque, conversam sobre os rapazes que conheceram sem perceberem que se trata da mesma pessoa.
Une histoire d’eau (1958) JLG – 18’-Beta digital – PB- Classificação indicativa: 10 anos
Uma jovem planeja viajar a Paris, de ônibus, mas descobre que seu jardim e toda a cidade de Villeneuve Saint Georges estão inundados. Com um barco e uma bicicleta ela consegue passar para o lado da cidade que está protegido da inundação. Ela pega uma carona com outro jovem e juntos, após flertarem ao longo do caminho, eles finalmente alcançam a Torre Eiffel.
Charlotte et son Jules (1959) JLG – Beta digital – 20’- PB- Classificação indicativa: Livre
Num quarto de hotel em Paris, Jules recebe a visita da ex-namorada, Charlotte. Entre resignação e orgulho, ele desabafa sobre os motivos que julga responsáveis pelo fim da relação e espera que a moça volte para ele. Jules, porém, será surpreendido pelas atitudes de Charlotte.
A bout de souffle (1959)JLG – 35 mm – 87’-PB-Classificação indicativa: 14 anos
Feito com baixo orçamento, narra a trajetória de Michel Poiccard, um ladrão que mata um policial. De volta a Paris, ele reencontra Patricia, uma estudante norte-americana. Enquanto perambula pela cidade, Michel ensaia retomar a relação com Patricia, mas ela o denuncia à polícia.
Le petit soldat (1960) JLG- 35 mm- 88’- PB -Classificação indicativa: 14 anos
Na Genebra do início dos anos 1960, agentes secretos se engajam, em território neutro, em um combate cujo pano de fundo é a Guerra da Argélia. O repórter francês Bruno Forestier é coagido a participar do embate pelos colegas, membros de um grupo direitista em luta contra os revolucionários da FLN argelina.
Une femme est une femme (1961) JLP -35 mm -84’- COL- Classificação indicativa: 16 anos
Nos conflitos de triângulos amorosos, escreveu o poeta Rilke, um é excesso e dispensável. Angela deseja ter um filho com urgência, de preferência com seu namorado, mas ele, sem pressa de um projeto familiar e irritado pela insistência de Angela, pede para ela ser engravidada por um amigo do casal.
La paresse (1961) JLG – 35 mm – 15’ – PB – 5º episódio de “Les sept péchés
capitaux”, 7 episódios de JLG Classificação indicativa: 1
Um ator famoso por papéis de sedutor é abordado por uma jovem atriz, que tenta em vão seduzi-lo. Ao chegar ao apartamento dela, a garota insiste, despe-se, circula nua, mas ele se cansa só de pensar que depois de fazer amor será preciso de novo vestir a roupa.
Vivre sa vie (Film en douze tableaux) ( 1962) JLG-Blu-ray – 85’-PB Classificação indicativa: 16 anos
Recém-separada, Nana (Anna Karina) trabalha em uma loja de discos e sonha em ser atriz. Despejada por não pagar o aluguel de seu apartamento, ela passa a se prostituir, primeiro casualmente, e então profissionalmente, conduzida por Raoul, um cafetão.
Le Nouveau monde (1962), 2º episódio do filme RoGoPaG – JLG – – 20’ –PB-Classificação indicativa: 14 anos
Após acordar de um longo sono, um homem descobre ser o único sobrevivente de uma explosão nuclear que alterou a ordem de tudo e pôs fim à lógica. A mulher que ama passou a se comportar de modo anômalo e até mesmo ícones parisienses como o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel deixaram de ser o que foram.
Les Carabiniers (1963) JLG -35 mm – 80’- PB – Classificação indicativa: 12 anos
Durante uma guerra, camponeses são convocados a lutar em nome do rei. Os emissários do soberano convencem esses indivíduos prometendo riquezas e incríveis experiências de vida. Depois de combates sangrentos, eles voltam para casa e mostram às suas mulheres tudo o que conseguiram em suas aventuras.
Le grand Escroc (1963) JLG – -20’ Episódio do filme Les plus belles escroqueries du monde -Classificação indicativa: Livre
Uma repórter norte-americana está em Marrakech em busca de histórias verdadeiras e acaba presa durante uma compra, acusada de usar dinheiro falso. Durante o interrogatório, ela diz fazer documentários e é liberada. Em seguida, encontra um homem suspeito da trapaça e, ao tentar entrevistá-lo, perde suas certezas.
Le mépris (1963) JLG- 35 mm – 100’ – COL -Classificação indicativa: 16 anos
Baseado no livro homônimo de Alberto Moravia. Roteirista (Michel Piccoli) hesita reescrever uma adaptação da Odisseia: ele é movido pelo amor à mulher (Brigitte Bardot), mas ela passa a desprezá-lo após conhecerem o truculento produtor (Jack Palance) do projeto, cujo diretor é o homérico Fritz Lang.
Bande à part (196) JLG -35 mm – 95’- PB – Classificação indicativa: Livre
A ingênua Odile se envolve com uma dupla de bandoleiros e revela a existência de uma fortuna escondida na casa de sua tia. Franz e Arthur armam um plano para roubar o dinheiro e seduzem Odile, envolvendo-a nessa trama absurda e mal planejada. Às vésperas do assalto, eles matam o tempo com frivolidades.
Une femme mariée(1964) JLG -35 mm -98’ – PB – Classificação indicativa: 16 anos
Casada com Pierre, piloto de avião, Charlotte encontra seu amante – Pierre, um ator de teatro – durante as frequentes ausências do marido, mas não sabe qual dos dois escolher. As coisas se complicam quando ela se descobre grávida, mas não sabe quem é o pai.
Montparnasse – Levallois (1965) Episódio do filme Paris vu par -JLG – – 18’ -COL – Classificação indicativa: Livre
Episódio que integra uma obra coletiva de cineastas franceses chamada Paris vu par, de 1965. No curta, a atriz Joanna Shimkus é Monica, uma garota que envia por engano duas cartas trocadas para seus dois amantes, um escultor em Montparnasse e um mecânico em Levallois e agora tenta reencontrá-los para desfazer o mal entendido.
Alphaville. Une étrange aventure de Lemmy Caution ( 1965) JLG -35 mm -98’ -PB) Classificação indicativa: 12 anos
O agente Lemmy Caution (Eddie Constantine) chega a Alphaville, cidade futurista comandada por uma inteligência artificial que ele precisa destruir. Caution também deve libertar Natasha von Braun (Anna Karina) daquele lugar, onde palavras como “amor” e “por quê?” foram proibidas.
Pierrot le fou (1965) JLG-35 mm – 110’-COL) Classificação indicativa: 12 anos
Ferdinand (Jean Paul Belmondo) é professor de espanhol e trabalhava na televisão, quando perde o emprego. Casado com uma italiana rica, vai a uma festa burguesa desesperante e volta para sua residência sozinho. Reencontra a babá Marianne (Anna Karina) e a leva de volta para casa, gerando um clima de fuga. Essa se efetiva e o casal se envolve com tráfico de armas e conspiração política.
Masculin féminin. Quinze faits précis (1966) JLG -35 mm – 110’ – PB- Classificação indicativa: 10 anos
Paul trabalha como pesquisador num instituto. Ele torna-se amante de Madeleine, jovem cantora, mas se encanta também por Elisabeth. Interessado pelo perfil das garotas francesas dos anos 1960, Paul é levado a participar de causas sociais e estudantis por influência de um amigo.
Made in U.S.A (1966) JLG -35 mm -90’ – PB – Classificação indicativa: 10 anos
Paula (Anna Karina) é uma jovem jornalista que parte para pequena cidade francesa a fim de encontrar o seu marido. Chegando lá, descobre que ele foi assassinado e começa a investigar as causas do crime. Em sua busca pela verdade, Paula se depara com o submundo da política, uma engrenagem de conspirações, espionagens, traições, facções partidárias e informações manipuladas. Sua trajetória revela a crua imagem da sociedade moderna de consumo e seus vínculos com grupos partidários atuantes na política francesa antes de maio de 68.
Deux ou trois choses que je sais d’elle (1966) JLG -DVD – 90’ – PB- Classificação indicativa: 12 anos
Tendo como pretexto a exposição, em forma descontínua e autorreflexiva, de fragmentos da vida cotidiana de Juliette, dona de casa, prostituta e moradora de um dos novos conjuntos habitacionais dos subúrbios de Paris, compõe-se um painel da nascente sociedade de consumo francesa.
Anticipation ou L’amour en l’an 2000, Episódio do filme Le plus vieux metier du monde, L’amour à travers lesâges (1967) JLG – 35 mm – 20’ – COL- Classificação indicativa: Livre
Um viajante chega à Terra e quer experimentar o amor. O governo, que controla a prostituição, envia-lhe uma garota, que ele recusa, pois ela se entrega muda, o que não o excita. Outra garota se nega a tirar a roupa, mas recita poemas. Assim, eles redescobrem uma forma subversiva do amor, o beijo.
Caméra-Œil (1967), Episódio do filme Loin du Vietnam – JLG -35 mm – 15’ – COL- Classificação indicativa: Livre
Episódio do longa metragem Longe do Vietnã (Caméra-Oeil/Loin du Vietnam), França/1967. Concepção e montagem geral: Chris Marker. Direção do episódio: Jean-Luc Godard. Obra coletiva e anônima, é um filme militante concebido como peça de solidariedade ao Vietnã do Norte frente à agressão imperialista e militar dos Estados Unidos da América. Conjugando diferentes situações, perspectivas e experimentações formais, procura retratar a barbárie da guerra e os protestos contra sua continuidade.
La Chinoise (1967) JLG- 35 mm – 95’ – COL -Classificação indicativa: 16 anos
No verão, cinco estudantes usam um apartamento emprestado para criar uma célula maoísta. Estudam, fazem seminários, teatro, depõem para um filme. Mas se desentendem e o grupo se desfaz. Véronique assassina um ministro soviético e, por engano, outra pessoa.
L’Amour Episódio do filme Amore et Rabbia (1967) JLG -DVD -26’-COL – Classificação indicativa: 12 anos
Separados por concepções opostas da democracia e da revolução, dois jovens noivos renunciam ao amor.
Week-End (1967) JLG -35 mm – 95’-COL-Classificação indicativa: 16 anos
Um casal burguês faz uma viagem de fim de semana ao interior da França com o objetivo de reclamar uma herança familiar. No caminho, os dois se deparam com um gigantesco engarrafamento, vagando em um cenário de violência crescente, que inclui acidentes de trânsito, estupro, assassinatos e canibalismo.
Le gai savoir (1968) JLG -35 mm – 95’ COL -Classificação indicativa: Livre
Filmado antes e montado depois de maio de 1968, o filme realiza um encontro entre a aspiração revolucionária e os últimos lampejos da Nouvelle Vague e de suas estrelas, Jean-Pierre Léaud, astro desde o início, e a nova vedete, Juliet Berto. O filme, produzido pela televisão francesa (a ORTF) não será exibido na TV nem projetado nas salas de cinema, e sofrerá uma censura parcial (Godard manterá os “bips” para inscrever de maneira audível a censura em seu filme). Infantil e libertário como a Nouvelle Vague e 68, melancólico e revoltado como o pós-68, Le gai savoir é inclassificável do ponto de vista de uma história linear do cinema ou das ideias. Embora mais tarde Godard o considere “ainda excessivamente revisionista”, sua potência anacrônica e formal continua tendo uma força e uma atualidade brilhantes.
Ciné-tracts (1968) JLG –Blu-ray – 2-4’’ cada – PB – Mudo (menos 1)- Classificação indicativa: Livre
É comum ler ou ouvir que os cinétracts [cine-panfletos], tidos como iniciados por Chris Marker, foram realizados durante o movimento de maio de 1968, mas a maior parte deles foi realizada após maio. Doze deles são identificados como tendo sendo de Godard. Ele os intitula Film tract [filme panfleto], seguido de um número. Para realizá-los, contou algumas vezes com a ajuda técnica do diretor de fotografia Armand Marco, que pouco depois se juntaria ao grupo Dziga Vertov.
Un film comme les autres (1968) JLG – 16mm- 100’ – PB e COL -Classificação indicativa: Livre
Produzido entre julho e agosto de 1968, é a primeira reflexão de Jean-Luc Godard sobre os acontecimentos do Maio de 68. Ainda era cedo, por isso imprevisível, estabelecer uma imagem definidora do Maio de 68, senão a da construção e empreendimento imprevisível.
One plus one (1968) JLG-DVD – 99’-COL – Classificação indicativa: 14 anos
Em um arranjo polifônico e ensaístico, Jean-Luc Godard combina documentário e encenações ficcionais alternando o registro dos Rolling Stones durante os ensaios e gravações da canção Sympathy for the devil com discursos e ações sobre política e estética no fulgurante ano de 1968.
British Sounds (1969) JLG -16 mm – 52’ –COL- Classificação indicativa: Livre
Um filme documentário, político, no qual o diretor estuda as condições de trabalho da classe operária na Grã Bretanha.
Pravda (1969) JLG- Beta digital- 58’-COL – Classificação indicativa: Livre
Encomendado pela West German Television, o filme propõe uma análise maoísta da delicada situação da Tchecoslováquia no final dos anos 1960, poucos meses depois da invasão soviética.
Vent d’est (1969) JLG – 16mm -100’-COL – Classificação indicativa: Livre
Filme ensaio, que discute os (des)caminhos do cinema revolucionário e da revolução socialista tomando como ponto de partida a desconstrução de um dos mais conhecidos gêneros cinematográficos: o western.
Luttes en Italie (1970) JLG – 16mm – 60’ – COL- Classificação indicativa: Livre
Paola Taviani é uma maoísta que tenta entender como se pode lutar pela revolução. Por meio dela, o filme interroga os diferentes aspectos, até contraditórios, da vida de uma militante; enfim, a própria atriz dirige sua mensagem ao espectador televisivo.
Vladimir et Rosa (1971) JLG – 16mm – 103’-COL – Classificação indicativa: Livre
Recriação do julgamento dos Oito de Chicago, quando importantes ativistas norte-americanos acabaram indiciados pelos tumultos na Convenção do partido Democrata de 1968.
Schick (1971) JLG – – 45’’ – COL – Classificação indicativa: Livre
A loção pós-barba Schick tem o poder de reconciliar um casal.
Tout va bien (1972) JLG – 35mm – 95’-COL – Classificação indicativa: 12 anos
França, 1972. Uma fábrica de produtos alimentícios em greve. Os operários sequestram o patrão. Uma jornalista norte-americana e seu marido, cineasta ex-integrante da Nouvelle Vague que agora se dedica a filmes publicitários, são aprisionados junto com o diretor da fábrica.
Letter to Jane: An Investigation about a Still (1972) JLG -16mm – 52’- COL – Classificação indicativa: Livre
Realizado para acompanhar as projeções de Tout va bien em festivais em 1972, esta última colaboração entre Godard e Jean-Pierre Gorin parte de uma fotografia de Jane Fonda publicada em um semanário francês para trabalhar uma modalidade de ensaísmo que seria reinventada em várias ocasiões na carreira posterior de Godard.
Ici et ailleurs (1974) JLG -16mm – 55’- COL – Classificação indicativa: Livre
Em 1970, Godard e Gorin filmam os fedayin e a resistência palestina na Jordânia. Intitulado Jusqu’à la victoire, esse documentário ganha um novo olhar e outra escuta ao passar pela mesa de montagem de Ici et ailleurs, sob o crivo da conversação entre Godard e Anne-Marie Miéville.
Numéro deux (1975) JLG -35mm – 88’- COL – Classificação indicativa: 16 anos
Realizado em colaboração com Anne-Marie Miéville, examina os conflitos em torno da vida doméstica, sexo e trabalho de uma família francesa em um claustrofóbico apartamento moderno. O filme organiza-se por justaposições de distintas dualidades, entre elas som e imagem, cinema e vídeo.
Comment ça va? (1975) JLG -16mm – 78’- COL – Classificação indicativa: Livre
Um jornalista militante sindical participa da gravação de um documentário dentro da gráfica de um jornal comunista. É a oportunidade para uma reflexão sobre os processos de produção, tratamento e manipulação da informação pelo jornalista que usa seu poder para transformá-la.
Six fois deux (Sur et sous la communication) (1976) JLG -Vídeo – 610’- COL- Classificação indicativa: 12 anos
Série de doze programas de televisão: seis dípticos, em que a cada vez a primeira parte é um ensaio crítico (sobre o desemprego, sobre a mídia e sobre a própria série) e a segunda é constituída de entrevistas feitas por Godard com personalidades diversas.
France tour détour deux enfants (1977-1978) JLG -Vídeo – 12X26’- COL – Classificação indicativa: Livre
Nesta segunda série televisiva, produzia para o canal Antenne 2, Godard e Miéville continuam seu percurso em direção a uma posição crítica da comunicação, tomando emprestados os códigos da gramática televisual – reportagens, chamadas de matéria, entrevistas, clipes –, criando uma espécie de antitelevisão.
Scénario de « Save qui peut (la vie) ». (1979) JLG –Beta sp print – 20’-COL- Classificação indicativa: 12 anos
Jean-Luc Godard faz uma espécie de diário de seu processo de criação, com referência, em palavras e em imagens, ao seu projeto Sauve qui peut (la vie): os personagens, suas respectivas trajetórias e suas relações, a forma em que as imagens e as sequências deverão interpretar o diálogo. O uso de câmera lenta nos faz perceber o que devíamos ver.
Sauve qui peut (la vie) (1979) JLG -35mm – 87’- COL – Classificação indicativa: 12 anos
As angústias e aspirações dos homens e das mulheres diante de uma sociedade que os esmaga.
Lettre à Freddy Buache (1982) JLG -35mm – 35mm, 11’ COL – Classificação indicativa: Livre
Godard foi contratado para dirigir um vídeo comemorativo do 500º aniversário da cidade de Lausanne. Essa é sua recusa em forma de filme.
Passion, le travail et l’amour : introduction à un scénario, ou Troisième état du scénario du film « Passion » (1982) JLG -DVD – , col, vídeo, 30’- Col – Classificação indicativa: Livre
Em uma fábrica da província, há uma guerra desgastante entre o patrão e uma trabalhadora que quer criar uma seção sindical. Encontramos as mesmas divisões no hotel da esquina, entre a população local e a equipe de técnicos dos filmes.
Passion (1982) JLG – 35mm – 87’- COL- Classificação indicativa: Livre
Enquanto seu país vive uma crise política, um cineasta polonês tenta rodar na França um filme no qual imita quadros de grandes pintores como Goya e Rembrandt. A filmagem não avança, os produtores pressionam. O diretor se envolve com uma jovem operária que acaba de ser demitida.
Scénario du filme Passion (1982) JLG –Beta sp print -53’- COL – Classificação indicativa: Livre
O final de Paixão (Passion, 1981) é o início de seu roteiro (Scenàrio du film Passion, 1982). Tendo vivido o intenso triângulo amoroso com Jerzy e agora na estrada em direção a Polônia, Hanna dirá a Isabelle: “Deixe de história. Acabou. Já tinha acabado quando começou.” A paisagem enevoada de um filme quase por terminar encontrará a tela em branco de seu roteiro que se inicia.
Changer d’image. Lettre à la bien-aimée, Episódio da série Le Changement à plus d’un titre (1982) JLG –Cópia digital – , 9’50’’- COL – Classificação indicativa: Livre
Em 1981, quando a esquerda chegou ao poder pela primeira vez com François Mitterrand, a televisão estatal francesa produziu uma série de curtas sobre o tema da mudança. Um dos filmes foi encomendado a Godard. Num tom zombeteiro e provocador, o diretor explica por que não honrou a encomenda.
Prénom Carmen (1982) JLG -35mm – 85’-Col – Classificação indicativa: 14 anos
Carmen participa de um grupo terrorista que assalta um banco. No meio do assalto, conhece Joseph, segurança do banco, e se apaixona. Eles fogem para o litoral, mas o romance desanda, ao passo que o grupo de Carmen planeja uma nova operação num hotel.
Petites notes à propos du film « Je vous salue, Marie » (1983) JLG –Beta so print – 25’- COL Classificação indicativa: 18 anos
Enquanto se prepara para filmar Je vous salue, Marie, Godard conversa com a atriz Myriem Roussel sobre seu método de trabalho, relaciona cinema e música ao lado da parceira Anne-Marie Miéville, faz alguns testes de cena e finaliza a escrita dos diálogos.
Je vous salue, Marie (1983) JLG -35mm – 72’ – COL – Classificação indicativa: 18 anos
A jovem Maria ajuda o pai num posto de gasolina, namora um motorista de táxi e joga basquete. Virgem, ela descobre estar grávida. Um homem a informa de que ela espera o filho de Deus. Releitura provocativa do arquétipo da mãe de Jesus. Godard discute sagrado e profano, desejo e fé e corpo e espírito.
Détective (1984) JLG – 35mm – 95’- COL – Classificação indicativa: 16 anos
Num hotel de luxo parisiense, dois detetives investigam um crime. No mesmo ambiente, boxeadores aguardam uma importante luta, um casal está em crise e um mafioso pretende tumultuar as coisas.
Soft and Hard (1985) JLG Beta sp print – 52’ – Classificação indicativa: Livre
Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville conversam sobre seus filmes e sobre o cinema, enquanto realizam tarefas domésticas.
Grandeur et décadence (1985) JLG – Cópia digital – 52’ ou 91’ – COL) Classificação indicativa: 12 anos
O nascimento de um filme. Seleção de elenco, captação financeira, preservação do impulso criativo, eis alguns dilemas enfrentados pelo realizador Gaspard Bazin (simbólico nome interpretado pelo simbólico Jean-Pierre Léaud), agravados na relação com o produtor e sua esposa, Eurídice, que deseja ser uma atriz.
Meetin’ WA/ JLG meets Woody Allen ( 1986) JLG –Beta sp print – 26’- COL – Classificação indicativa: Livre
Uma obra pequena e preciosa: aqui, podemos ver (e ouvir) como funcionam duas usinas de criação (pós) modernas, Godard e Woody Allen, por meio de seus diálogos (de seus monólogos) e de uma montagem reduzida ao essencial.
Armide (1986-1987) JLG – DVD – 12’-COL – Classificação indicativa: 12 anos
Em um ginásio, homens musculosos praticam halterofilismo enquanto duas jovens mulheres procuram seduzí-los. Versão filmada de um trecho da ópera Armide, de Jean-Baptiste Lully.
Soigne ta droite ou Une place sur la terre (1987) JLG- 35mm -81’-COL – Classificação indicativa: Livre
Um cineasta recebe a ordem de realizar e deixar um filme pronto em um dia e é obrigado a sair do autoexílio; a dupla de música pop Les Rita Mitsouko ensaia e grava as canções de seu próximo álbum; um homem chamado Indivíduo vaga através de uma série aleatória de encontros e situações absurdas.
King Lear (1987) JLG –Cópia digital – 90’- COL – Classificação indicativa: 12 anos
Resultado de um contrato assinado em guardanapo, King Lear foi marcado por vários conflitos entre diretor e produtor. Tais conflitos se refletem nos procedimentos fílmicos de afirmação da própria negatividade, fazendo ecoar o silêncio de Cordélia e problematizando as relações entre artista e indústria, virtude e poder.
Closed (1987-1988) JLG – – Cópia digital, duas séries de 10 e 7 clipes de 20-30’’ – total 7’- COL- Classificação indicativa: 12 anos
Duas séries de dez (Closed jeans) e sete (Closed) breves vídeos para os estilistas Marithé e François Girbaud, que Godard transforma em esboços de seus outros projetos em curso.
On s’est tous défilé (1988) JLG –Copia digital – 13’-COL- Classificação indicativa: Livre
Breve estudo sobre a superfície sensível do corpo a partir de imagens relacionadas a um desfile de moda suíço. Pintura, dança, teatro de rua e música se conectam pela criteriosa leitura das Divagations de Mallarmé, tornando este vídeo-poema uma espécie singular de manifesto audiovisual simbolista.
Puissance de la parole (1988) JLG-DVD – 25’- COL – Classificação indicativa: 12 anos
Inspirado numa novela de Edgar Allan Poe, o média-metragem foi financiado pela France Telecom. Nele, Godard apresenta referências pictóricas, literárias e musicais.
Le dernier mot / Les Français entendus par (1988) JLG -DVD – 13’ COL e PB – Classificação indicativa: Livre
A revista do jornal Le Figaro comemorava dez anos de existência e decidiu produzir um longa-metragem de episódios com o mote “Les Français vus par Les Français”. Jean-Luc partiu de uma ideia irônica e provocativa – selecionar as últimas palavras antes da morte de franceses célebres – e acabou produzindo uma revisão crítica da segunda grande guerra ambientada na Alta Savoia, com destaque para o fuzilamento do filósofo e maquisard Valentin Feldman.
Le rapport Darty (1988-1989) JLG -DVD – 50’-COL- Classificação indicativa:
Filme de encomenda que saiu pela culatra, funciona como um anti-institucional, um filme indesejável para os que o haviam desejado. Ensaio crítico e poderoso sobre o consumo, revela também a difícil relação entre realizadores e o objeto representado em obras feitas em regime de adversidade.
Nouvelle Vague (1990) JLG -DVD- 89’- COL -Classificação indicativa: Livre
Uma condessa atropela um andarilho, o leva à sua mansão e cuida dele. Mas se irrita com seu mutismo e deixa que se afogue. Um tempo depois, um homem idêntico surge, sabe do crime e se diz irmão do morto. Em troca do silêncio, passa a dirigir uma empresa da condessa e se torna amante dela.
Métamorphojean (1990) JLG –Cópia digital – 5 clipes de 20 à 30 segundos – 2’20’’ COL – Classificação indicativa: Livre
Cinco breves vídeos para os estilistas Marithé e François Girbaud.
L’Enfance de l’art (1991) JLG -35mm – 8’- COL- Classificação indicativa: Livre
Durante o trabalho de pesquisa para o livro Jean-Luc Godard, cinema historian (2013), o professor britânico Michael Witt entrevistou o cineasta. Enquanto conversavam sobre o interesse de Godard por Sarajevo, Witt lembrou do curta L’enfance de l’art, encomendado pela Unicef, como parte do projeto Como vão as crianças?
Allemagne Année 90 neuf zéro (1991)JLG –Blu-ray- 62’- COL – Classificação indicativa: Livre
Devastador retrato do colapso do muro de Berlim, em última análise do Estado comunista soviético e satélites, no caso a Alemanha Oriental. Lemmy Caution, o detetive modelado nos heróis americanos, é o guia nessa caminhada algo melancólica, mas permeada de referências a um passado de realizações artísticas. Desta vez Lemmy – vivido por Eddie Constantine, um americano de Los Angeles que se tornou ator e cantor na França – é um espião à procura do Ocidente, simbolizando também a transição dos anos 60, período de desejos e expectativas, para os anos 90, época de cinismo e consumismo. Ao mesmo tempo desolador e irônico, amargo e doce, o filme possui um apelo emocional raro de se ver nos filmes de Godard.
Pour Thomas Wainggai, Episódio do filme “Contre l’oubli” (1991) JLG –Beta Cam sp – 3’-COL – Classificação indicativa: Livre
Convidados pela Anistia Internacional a integrar o longa-metragem coletivo Contre l’oubli, Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville endereçam um vídeo-carta de pouco mais de três minutos ao presidente da Indonésia, reivindicando a libertação do ativista Thomas Wainggai.
Parisienne People (1992) JLG – 45’’ COL –Classificação indicativa: Livre
Sentado ao pé da escada rolante de um centro comercial, um homem lê um romance intitulado “Parisienne People”, à espera de um isqueiro. Outro homem anda descalço pelo chão, que está repleto de embalagens do cigarro Parisienne, enquanto um skatista faz ziguezague entre caixas do mesmo cigarro em tamanho gigante.
Hélas pour moi (1992) JLG -35mm – 84’- COL- Classificação indicativa: 12 anos
A partir da enquete de um editor, descobrimos que numa cidadezinha suíça Deus encarnou em Simon, proprietário de uma oficina mecânica, a fim de seduzir sua mulher, Rachel, que abre mão da imortalidade para continuar a viver seu amor pelo marido mortal. Inspirado no mito de Anfitrião e Alcmena.
Les enfants jouent à la Russie (1992) JLG –Cópia digital – 60’- COL -Classificação indicativa: Livre
Contratado para fazer um documentário sobre a Rússia pós-Guerra Fria, um cineasta francês prefere adaptar O idiota, de Dostoiévski. Partindo desse pretexto, Godard segue o formato das Histoire(s) du cinéma e faz um filme-ensaio fundindo imagem, texto, música e vozes (in, off, over) num fluxo videográfico de quase uma hora.
Je vous salue Sarajevo (1994) JLG -DVD – 2’- COL- Classificação indicativa: 10 anos
O filme examina detalhadamente uma fotografia feita em 1992 pelo fotojornalista Ron Haviv durante a guerra nos Balcãs. Em paralelo, constrói um discurso no qual diferencia cultura e arte, enfatizando a capacidade de a segunda questionar o que a primeira busca preservar.
JLG/JLG. Autoportrait de décembre (1994) JLG -35mm – 62’- COL -Classificação indicativa: Livre
Godard encena a própria solidão em sua casa, na Suíça, numa espécie de balanço de sua vida e obra. O cineasta revela fragmentos de seu mundo interior feito de sensações, afetos e reflexões, e termina escrevendo – sob a luz de um fósforo – desconcertantes palavras de amor.
2X50 ans de cinéma français (1995) JLG –Cópia digital – 50’- COL – Classificação indicativa: Livre
No episódio francês da série patrocinada pelo BFI (British Film Institute) em comemoração ao centenário do cinema, reunindo cinematografias de diversos países e regiões, Jean-Luc Godard convoca o ator Michel Piccoli para colocar em discussão tanto o passado quanto o presente do cinema.
Espoir/Microcosmos, Le monde comme il ne va pas ( 1996) JLG – Vídeo – 3’ e 1’ COL -Classificação indicativa: Livre
Feito originalmente para a televisão.
For ever Mozart (1995) JLG -35mm – 80’- COL – Classificação indicativa: Livre
Um grupo de atores vai a Sarajevo para montar uma peça de Musset. Lá Godard encena a guerra como teatro do absurdo. Em paralelo, um cineasta trabalha no seu filme, Bolero fatal ,e precisa lidar com as contradições do cinema: arte e ao mesmo tempo comércio ordinário.
Adieu au TNS (1996) JLG -DVD – 7’20’’ COL- Classificação indicativa: Livre
Este vídeo é uma “carta filmada” que Godard endereçou ao TNS, o Théâtre National de Strasbourg, instituição onde desejou trabalhar, sem sucesso. Decepcionado, Godard lê um poema de sua autoria em que evoca sua amargura.
Plus Oh! (1996) JLG – DVD- 4’-COL- Classificação indicativa: Livre
Um clipe musical? “Faço filmes por encomenda como os pintores pintavam quadros por encomenda”. Godard não se fez de rogado: convidado pela cantora France Gall, encontrou tempo e produziu, em 1996, um antepasto breve e irônico ao seu Histoire(s) du cinéma, no qual trabalhava obsessivamente. Entram em cena Manet, Leonardo da Vinci, Goya, Marlene Dietrich, Charles Chaplin, Nicholas Ray, Jean Cocteau e até Walt Disney, unidos pela sutura própria da poética do diretor. O contraponto é radical: uma canção melosa do falecido Michel Berger à sua musa, France Gall. A materialidade da história e a alienação do espetáculo.
Histoire(s) du Cinéma (1988-1998) JLG – – 264’-COL – Classificação indicativa: Livre
Usando filmes antigos, os seus próprios filmes, pintura, fotografia, trilhas sonoras, música jazz, clássica ou pop, intertítulos, legendas, voz em off, pontuados por sua presença e por sua voz, Godard cria um ensaio sobre o Cinema feito com os meios do Cinema, a sua História e a sua interpretação da História, a sua elegia e a sua crítica.
The Old Place (1998) JLG –Cópia digital – 47’-COL – Classificação indicativa: 12 anos
O desenrolar do dialogo, em voz over, dos dois diretores, associado a um conjunto heterogêneo de imagens e sons das mais diversas procedências, propõe uma desconcertante interpretação da encomenda inicial do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque de um vídeo a respeito do lugar da arte no final do século XX.
De l’origine du XXIe Siècle (2000) JLG –Cópia digital – 15’-COL – Classificação indicativa: Livre
Comissionado pelo Festival de Cannes no ano 2000 para comemorar o início do segundo século do cinema, De l’origine du XXIe siècle opta por associar, em edição vertiginosa, imagens de filmes ficcionais a outras que documentam atrocidades do século XX, adicionando áudio que ata textos distintos.
Éloge de l’amour (2001) JLG -35mm – 94’ PB e COL – Classificação indicativa: 14 anos
Edgar tem um projeto artístico sobre o amor, no qual pretende mostrar a vida de três casais de gerações diferentes. Tentando solucionar a crise criativa que atravessa, Edgar vai ao encontro de Ela, mulher intensa e sofrida que ele havia conhecido dois anos antes e causara forte impressão.
Dans le Noir du temps , Episódio do filme Ten Minutes Older : The Cello (2002) JLG – Cópia digital – 10’-COL – Classificação indicativa: 14 anos
Encomenda da Exposição Nacional Suíça de 2002, este curta usa o procedimento da colagem – de cartelas, pinturas, trechos de filmes, músicas e textos em voz off – para abordar o fim de tudo, a morte de cada elemento que constitui a vida.
Liberté et patrie (2002) JLG- Cópia digital – 22’- COL -Classificação indicativa: Livre
Encomendado pela Expo Suisse 2002, o curta é composto por trechos de filmes antigos, filmes do próprio Godard, fotografias, pinturas, paisagens do cantão de Vaud e vistas parisienses. Foi inspirado no romance Aimé Pache, peintre vaudois, de Charles-Ferdinand Ramuz, sobre um pintor apócrifo local.
Notre musique (2004) JLG -35mm- 80’- COL – Classificação indicativa: 12 anos
Inferno, Purgatório e Paraíso: entre o fascínio trágico das imagens, um ator-autor entre as palavras e as ruínas e a beleza de uma realidade aprisionada. Pode a ficção nos salvar da realidade?
Moments choisis des Histoire(s) du Cinéma (2004) JLG -35mm – 84’- COL – Classificação indicativa: Livre
O que revelou Godard no “Moments choisis” é o valor introspectivo de sua reflexão, em cenas sobre as imagens. Este filme “cheio de vida”, de acordo com a expressão de Jean-Luc Godard, é uma reflexão filosófica e poética sobre os vestígios, as origens e as lacunas da história do cinema.
Prière pou refusniks (2004) JLG – Cópia digital – 7’- COL- Classificação indicativa: 12 anos
Em um gesto de empatia política, Godard endereça duas cartas cinematográficas – de cunho anti-militarista – aos jovens soldados israelenses (denominados refusniks) que se recusaram a atuar nos territórios da Palestina ocupada.
Vrai faux passeport (2006) JLP – Cópia digital -55’ – PB e COL- Classificação indicativa: 12 anos
Vídeo-montagem de diferentes trechos de filmes, cinejornais, reportagens televisivas, entrevistas etc. Com as palavras “bonus” e “malus” se alternando na tela, Godard inscreve sobre as imagens o seu julgamento, convidando o espectador a também se posicionar diante delas, estética e moralmente.
Reportage amateur (2006) JLG – – 47’- – Classificação indicativa: Livre
Jean-Luc Godard, filmado por Anne-Marie Miélville, realiza uma visita à exposição da maquete “Collages de France” no Centre Pompidou. Um documento excepcional sobre a trabalho de criação.
Ecce Homo (2006) JLG -DVD – 2’- – Classificação indicativa: 12 anos
Este curta fez parte da exposição realizada no Centro Pompidou, em 2006, intitulada “Voyage(s) en utopie, 1946-2006,”. São imagens e sons que seguem de perto um trecho do episódio 1 a de História(s) do cinema, singularizadas e pensadas para exibição no museu.
Une bonne à tout faire (2006) JLG -DVD – 8’- – Classificação indicativa: Livre
Nesse curta de oito minutos, filmado em 1981 e finalizado em 2006, Godard disseca uma de suas obsessões, o quadro “Le nouveau-né”, pintado por Georges de La Tour em torno de 1648. O filme foi rodado no “Zoetrope Studios”, de Francis Ford Coppola.
Une Catastrophe (2008) JLG- Cópia digital – 1’- COL -Classificação indicativa: Livre
Vinheta da edição 2008 da Viennale, alia trechos de O Encouraçado Potemkin (1925) de Eiseinstein, e do documentário alemão Gente no domingo (1930) a imagens de guerra contemporâneas e a uma composição de Schumann, como se tentasse definir, pelos meios do cinema e do vídeo, o que é uma catástrofe.
Film Socialisme (2010) JLG -35mm – 102’- COL – Classificação indicativa: Livre
Em suas familiares rupturas consigo mesmo, Jean-Luc Godard parece estar sempre à frente de si mesmo, em um constante movimento de autocrítica. Muito por isso, Filme socialismo, ainda que ressoe em sua obra pós História(s) do cinema, se mostra bastante diferente de seus trabalhos mais recentes: se História(s), Elogio ao amor e Nossa música dobravam os estilhaços da História e dos próprios filmes a um raciocínio particular do diretor (por vezes explícito em sua própria presença em cena, de corpo ou voz), aqui não parece haver um plano. Cacos, frases, pensamentos, línguas e olhares são organizados em sua própria polifonia.
C’était quand / Il y avait quoi (hommage à Eric Rohmer) (2010) JLG -DVD – 3’26’’- Classificação indicativa: Livre
Utilizando títulos de textos de Eric Rohmer e fragmentos de memórias dos tempos de cinefilia, Godard faz uma homenagem afetiva ao colega cineasta desde os tempos dos Cahiers du cinéma.
Les Trois Désastres (2013) JLG – Cópia digital -3D, 17’- COL-Classificação indicativa: 12 anos
Este é um dos três curtas produzidos para o projeto “3x3D”. Reúne imagens fixas e em movimento de inúmeros filmes, músicas e vozes, que ensaiam sobre a ciência e a tecnologia na sua relação com as sociedades e, em especial, com as artes e o cinema.
Adieu au Langage (2014) JLG –Blu-ray – 3D, 70’- COL- Classificação indicativa: 16 anos
Uma das raras estratégias de construção artística mantidas nas mais distintas fases da obra de Jean Luc-Godard é o trocadilho. Recurso que se presta quase naturalmente ao humor, no cinema de Godard ele se faz a expressão última e mais literal do gap de sentido que se coloca entre a matéria (a apreensão sonora) e o signo (a representação linguística). O trocadilho, portanto, não é um fim em si mesmo, uma punchline pura e simples que resolve um texto ao complica-lo e reabri-lo; ele é uma possibilidade de escavar e evidenciar a terra de ninguém entre matéria e sentido, o espaço entre espaços que é exatamente onde o cinema de Godard movediçamente se instala.
Khan Khanne (2014) JLG – Cópia digital – 8’46’’- Classificação indicativa: Livre
Na véspera da première mundial de Adieu au language, Jean-Luc Godard envia essa carta fílmica a Gilles Jacob e Thierry Fremeau, diretores do Festival de Cannes. O cineasta retoma imagens de seus filmes, relembra dos diálogos entre o Festival de Cannes e maio de 1968 e reflete sobre o cinema.
Le Pont des soupirs, episódio do filme “Les Ponts de Sarajevo” (2014) JLG – Blu-ray -Classificação indicativa: 12 anos
Filme realizado como parte do projeto Les ponts de Sarajevo, reunião de curtas de 13 cineastas europeus. Cada um desses criadores trata, em seus trabalhos, do lugar ocupado pela capital bósnia no imaginário do mundo, cabendo a Godard uma reflexão, nesse contexto, sobre fotografias de guerra.