Semana da Europa 2013
Cinema, música, seminário, gastronomia e esporte reunidos sob o tema da Cidadania
BRASÍLIA, DE 29 DE ABRIL A 22 DE MAIO. ENTRADA FRANCA.
15 filmes recentes de diversos países se revezam no Festival de Cinema Europeu, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil
Concerto apresenta o solista francês Frédéric Pelassy, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do austríaco Vladimir Prado
Grandes instrumentistas franceses, Daniel Mille & Stéphane Chausse começam em Brasília turnê pelo Brasil
Jogo de futebol coloca em confronto diplomatas da União Europeia e parlamentares brasileiros
Durante o mês de maio, Brasília terá a chance de descobrir os diversos Olhares sobre a Cidadania apresentados por pensadores, artistas e produções europeias. É a SEMANA DA EUROPA, que de 29 de abril a 22 de maio, promove festival de cinema, concertos, regatas, torneios esportivos, festival gastronômico e seminário que se propõem a discutir a cidadania em suas várias facetas. Esta é nona edição do evento que anualmente movimenta a capital federal – como ocorreu em 2012, a SEMANA DA EUROPA se estenderá também ao Rio de Janeiro.
A SEMANA DA EUROPA é celebrada desde 2004, para marcar a passagem do Dia da Europa, 9 de maio, criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.
A realização é da União Europeia, EUNIC – European Union National Institutes for Culture: Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cultural da Dinamarca, Instituto Cervantes, Aliança Francesa e Instituto Camões, embaixadas (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia). Parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil.