PEQUENAS HISTÓRIAS DA VANGUARDA: DOWNTOWN NEW YORK
Mostra reúne filmes que traçam um perfil da era No Wave
*Um passeio pela cena independente nova-iorquina das décadas de 1970 e 1980
*Exibição de filmes emblemáticos do período, como ‘Downtown’81’, estrelado por Jean-Michel Basquiat e com grandes personalidades da cena artística da época
*Debate sobre a cultura jovem alternativa de Nova York e Brasília
FOTOS EM ALTA:
https://www.flickr.com/photos/98687634@N06/sets/72157649438412061/
Em meados da década de 1970, ‘Downtown’ significava bem mais do que a região do Baixo Manhattan, em Nova York. Atraídos pelos clubes underground e por alugueis baratos, lá viviam artistas que contestavam, de forma irreverente, os valores e espaços tradicionais da cena artística nova-iorquina. Entre 1976 e 1987, eles estabeleceram o que ficou conhecido como No Wave, período marcado pela inventividade artística, pela energia criativa, pelo despudor e pelo humor irreverente. Este período estará em cena na mostra Pequenas Histórias da Vanguarda: Dowtown New York, que o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília apresenta de 3 a 29 de dezembro de 2014. Idealizado pela produtora Suzy Capó, o evento oferecerá a chance raríssima de ver produções que nunca chegaram ao circuito comercial de cinema.
Ao longo de três semanas, serão exibidos 19 programas, contendo 42 filmes de longa, média e curta-metragem, sob a curadoria de Kyle Stephan. Dentre eles, estão alguns clássicos de vanguarda, realizados nos anos 1960 e que influenciaram os cineastas do movimento, assim como filmes emblemáticos do período, como Downtown’81, de Edo Bertoglio, e The Foreigner, de Amos Poe (diretor de The Blank Generation, considerado um dos primeiros filmes punks), títulos do chamado Cinema da Transgressão (originado do movimento No Wave) e os primeiros filmes de nomes da cena independente, como Jim Jarmusch.
Fruto de um jogo de palavras que satiriza o gênero New Wave, muito popular na época, o movimento No Wave – alusão às palavras do cineasta francês Jean-Luc Godard, que disse “Não há novas ondas; há somente o mar” – é muitas vezes relacionado com o movimento punk. O cinema produzido no período é caracterizado pelo estilo despojado, de quase guerrilha, com ênfase no humor, na violência, na sexualidade. Filmados frequentemente em Super-8, os filmes misturam elementos do documentário, filmes B e de vanguarda, têm narrativa improvisada e foram feitos sem orçamento. Muitos deles contêm performances inquietantes de celebridades do Baixo Manhattan, como o artista plástico Jean Michel Basquiat, o ator e diretor Steve Buscemi, a cantora e compositora Debbie Harry (Blondie), o cantor, guitarrista e compositor Arto Lindsay, a cantora e poeta Lydia Lunch, o saxofonista James Chance (James White) e o performer David Wojanrowicz.
Para abordar tanto a rica produção do período quanto as obras que o movimento – cujo auge se dá entre 1978 e 1982 – influenciou, a mostra Pequenas Histórias da Vanguarda: Douwntown New York apresentará 19 programas divididos em quatro categorias. ‘Precursores’ (Programas 1 e 2) abre espaço para o cinema de nomes como Jack Smith, pioneiro da cena underground. ‘No Wave’ (Programas de 3 a 14) engloba os trabalhos integrados ao movimento. ‘Cinema da Transgressão’ (Programas 15 e 16) contém exemplos de filmes originados do No Wave, com características do pós-punk e base experimental. E ‘Longas Independentes’ (Programas 17, 18 e 19) exibe filmes de Jim Jarmusch, Bette Gordon e Lizzie Borden.
DEBATE – Entre meados da década de 1970 e finais dos anos 1980, Brasília também viveu intensamente a arte produzida por jovens da cena alternativa. Foi nesta época, por exemplo, que surgiram as bandas de rock responsáveis por inscrever a capital brasileira no cenário musical. Estas e outras possíveis relações entre as duas cidades – Nova York e Brasília – estarão em foco no debate “Legiões Urbanas: a construção de culturas jovens alternativas nos anos 1980”, que no dia 11, às 20h30, vai reunir a curadora Kyle Stephan (EUA) e a produtora Suzy Capó (Brasil / BSB), sob a mediação do professor José Gatti (Brasil / SP). A ideia é provocar uma reflexão sobre formas de expressão dessas juventudes.
PROGRAMAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS
QUARTA-FEIRA – 3/12/2014
19h – Programa 4 – UMA ILHA DE TRIBOS PRIMITIVAS – Staten Island, L.E.S., Baby Doll, Pompeii New York Part 1: Pier Caresses, Flora Funera (For Battery Park City) e Blue Pleasure
Duração: 59 minutos
21h – Programa 8 – O QUARTETO DE LONG ISLAND – The Long Island Four
Duração: 76 minutos
QUINTA-FEIRA – 4/12/2014
19h – Programa 3 – RETRATOS ALIENÍGENAS – Ramp, Punking Out, Guerillere Talks, X Magazine Benefit
Duração: 65 minutos
21h – Programa 9 – AS INFRATORAS – The Offenders
Duração: 100 minutos
SEXTA-FEIRA – 5/12/2014
19h – Programa 11 – A BELA VIRA A FERA – Topless, Playboy, Cave Girls e Beauty Becomes The Beast
Duração: 99 minutos
21h – Programa 14 – BALADA DA DEPENDÊNCIA SEXUAL – Ballad of Sexual Dependency
Duração: 45 minutos
SÁBADO – 6/12/2014
19h – Programa 4 – UMA ILHA DE TRIBOS PRIMITIVAS
Duração: 59 minutos
21h – Programa 6 – O ESTRANGEIRO – The Foreigner
Duração: 77 minutos
DOMINGO – 7/12/2014
19h – Programa 9 – AS INFRATORAS
Duração: 100 minutos
21h – Programa 3 – RETRATOS ALIENÍGENAS
Duração: 65 minutos
SEGUNDA-FEIRA – 8/12/2014
19h – Programa 11 – A BELA VIRA A FERA
Duração: 99 minutos
21h – Programa 14 – BALADA DA DEPENDÊNCIA SEXUAL
Duração: 45 minutos
QUARTA-FEIRA – 10/11/2014
19h – Programa 13– OS LIMITES DA MENTE MESURÁVEL – 11 To 12, She Got Her Gun all Ready e Empty Suitcases
Duração: 99 minutos
21h – Programa 15 – GOODBYE 42ND STREET: OS FILMES “EXPLOITATION” DE RICHARD KERN – Goodbye 42ND Street, Manhattan Love Suicides e Fingered
Duração: 63 minutos
QUINTA-FEIRA – 11/12/2014
19h – Programa 10 – DOWNTOWN 81 – Downtown’81
Duração: 73 minutos
20h30 – Debate – Legiões Urbanas: a construção de culturas jovens alternativas nos anos 1980 – Com Kyle Stephan (EUA), Suzy Capó (Brasil / BSB). Mediação: José Gatti (Brasil / SP).
Duração: 120 minutos
SEXTA-FEIRA – 12/12/2014
19h – Programa 8 – O QUARTETO DE LONG ISLAND
Duração: 76 minutos
21h – Programa 16 – VOCÊ ME MATOU PRIMEIRO – The Bogus Man, You Killed Me First, Death Valley’69, Go to Hell, Where Evil Dwells,
Duração: 64 minutos
SÁBADO – 13/12/2014
19h – Programa 13 – OS LIMITES DA MENTE MESURÁVEL
Duração: 99 minutos
21h – NASCIDAS EM CHAMAS – Born in Flames
Duração: 90 minutos
DOMINGO – 14/12/2014
19h – Programa 6 – O ESTRANGEIRO
Duração: 77 minutos
21h – Programa 10 – DOWNTOWN 81
Duração: 73 minutos
SEGUNDA-FEIRA – 15/12/2014
19h – Programa 16 – VOCÊ ME MATOU PRIMEIRO
Duração: 64 minutos
21h Programa 15 – GOODBYE 42ND STREET: OS FILMES “EXPLOITATION” DE RICHARD KERN
Duração: 63 minutos
QUARTA-FEIRA – 17/12/2014
21h – Programa 7 – B-MOVIES: OS FILMES DE SCOTT B. E BETH B. – Letters To Dad, G-Man, Black Box
Duração: 70 minutos
QUINTA-FEIRA – 18/12/2014
21h – Programa 19 – ESTRANHOS NO PARAÍSO – Strangers than Paradise
Duração: 89 minutos
SEXTA-FEIRA – 19/12/2014
21h – Programa 17 – NASCIDAS EM CHAMAS
Duração: 90 minutos
SÁBADO – 20/12/2014
19h – Programa 8 – O QUARTETO DE LONG ISLAND
Duração: 76 minutos
21h – PROGRAMA 18 – VARIETY – Variety
Duração: 100 minutos
DOMINGO – 21/12/2014
19h – Programa 7 – B-MOVIES: OS FILMES DE SCOTT B. E BETH B.
Duração: 70 minutos
21h – Programa 19 – Estranhos no Paraíso
Duração: 89 minutos
SEGUNDA-FEIRA – 22/12/2014
21h – Programa 18 – Variety
Duração: 100 minutos
TERÇA, QUARTA E QUINTA – DE 23 A 25/12/2014
(CCBB Fechado)
SEXTA-FEIRA – 26/12/2014
19h – Programa 1 – JACK SMITH: CRIATURA FLAMEJANTE DO LOWER EAST SIDE – Little Stabs at Happiness e Flaming Creatures
Duração: 58 minutos
21h – Programa 12 – FÉRIAS PERMANENTES – Permanent Vacation
Duração: 75 minutos
SÁBADO – 27/12/2014
19h – Programa 2 – IMITAÇÃO DA VIDA: OS PECADOS EM CELULÓIDE DOS IRMÃOS KUCHAR – Hold Me While I’m Naked e Sins of the Fleshapoids
Duração: 60 minutos
21h – Programa 5 – ROMA ’78 – Rome’78
Duração: 75 minutos
DOMINGO – 28/12/2014
19h – Programa 12 – FÉRIAS PERMANENTES
Duração: 75 minutos
21h – Programa 1 – JACK SMITH: CRIATURA FLAMEJANTE DO LOWER EAST SIDE
Duração: 58 minutos
SEGUNDA-FEIRA – 29/12/2014
19h – Programa 5 – ROMA 78
Duração: 75 minutos
21h: Programa 2 – IMITAÇÃO DA VIDA: OS PECADOS EM CELULÓIDE DOS IRMÃOS KUCHAR
Duração: 60 minutos
SINOPSES
Programa 1 – JACK SMITH: CRIATURA FLAMEJANTE DO LOWER EAST SIDE
LITTLE STABS AT HAPPINESS (Ken Jacobs, EUA, 1960, 16mm, cor, 16 min)
O material foi editado da forma como saiu da câmera e momentos constrangedores permaneceram intactos. O foco do diretor era a urgência, a sensação de facilidade, de forma que o sofrimento fosse reconhecido, mas não trivializado com drama. Projeção em DVD
FLAMING CREATURES (Jack Smith, EUA, 1963, 16mm, p&b, 42 min)
Ambiguidade sexual é o tema proeminente neste filme controverso. O filme foi apreendido na noite de estreia e sua exibição terminantemente proibida. Isso acabou chamando a atenção do público e da mídia, fazendo a fama do diretor Jack Smith. Projeção em 16mm.
Programa 2 – IMITAÇÃO DA VIDA: OS PECADOS EM CELULÓIDE DOS IRMÃOS KUCHAR
HOLD ME WHILE I’M NAKED (George Kuchar, 1966, 16mm, cor, 17 min)
Autobiografia delirantemente e tragicômica com edição inigualável, o filme se tornou o cartão de visitas de George Kuchar. Em 2000, foi eleito por críticos do “Village Voice” um dos 100 melhores filmes do século 20. Projeção em 16mm.
SINS OF THE FLESHAPOIDS (Mike Kuchar, EUA, 1965, 16mm, cor, 43 min)
Ficção científica de baixo orçamento, o filme gira em torno de uma revolta de andróides num futuro longínquo em que os seres humanos se tornaram tão preguiçosos e egoístas que não conseguem mais cuidar de si mesmos. O primeiro filme dirigido por Mike Kuchar sem a parceria de seu irmão George teve grande influência em John Waters. Projeção em 16mm.
Programa 3 – RETRATOS ALIENÍGENAS
RAMP (James Nares, EUA, 1976, 16mm, cor, 3 min)
Nares persegue uma bola pesada de concreto pelas ruas de Nova York até ela bater contra uma parede. Projeção em 16mm.
PUNKING OUT (Ric Shore, EUA, 1978, 16mm, p&b, 25 min)
Um registro excepcional do nascimento explosivo do punk rock em Nova York, com shows dos Ramones, The Dead Boys, Richard Hell & The Voidoids. É o primeiro capítulo de um movimento formado pela frustração e pela provocação. Projeção em 16mm.
GUERILLERE TALKS (Vivienne Dick, EUA, 1978, Super 8mm, cor, 25 min)
Fazendo referência à série de Screen Tests de Andy Warhol, o filme é composto por sete rolos com testes de seleção; cada um deles com um cartucho de Super8, com Anya Phillips, Ikue Mori, Pat Place and Lydia Lunch. A cada uma delas é dado o espaço para respirar, agir, atuar, apontar a câmera, fumar um cigarro e falar. Projeção em DVD.
X MAGAZINE BENEFIT (Coleen Fitzgibbon & Alan Moore, 1978 EUA, Super8/DVD, p&b, 12 min)
Um registro de shows do DNA, James Chance and the Contortions e Boris Police band em Nova York no final dos anos 1970. Filmado em Super 8 em preto-e-branco, o filme capta o visual e a sonoridade seca da cena musical da época. Projeção em DVD.
Programa 4 – UMA ILHA DE TRIBOS PRIMITIVAS
STATEN ISLAND (1978). Dir. Vivienne Dick, Super8, cor, 6 min
Pat Place interpreta uma criatura que mora numa barcaça abandonada em uma praia cheia de lixo e entulho. O clima é pós-apocalíptico e a música do Telstar é mixada a ruídos de uma cozinha doméstica.
Projeção em DVD.
L.E.S. (Lower East Side) (Coleen Fitzgibbon, EUA, 1978, Super8, cor, 17 min)
Com linguagem de documentário, o filme faz uma crítica da situação fiscal da ilha de Manhattan.
Projeção em DVD.
BABY DOLL (Tessa Hughes Freeland, EUA, 1982, Super8, p&b, 5 min)
Situado no cenário urbano em torno de strippers trabalhando na Times Square, o filme usa como trilha a conversa entre go-go dancers e o foco está, na maior parte do tempo, em seus pés. Projeção em DVD.
POMPEII NEW YORK PART 1: PIER CARESSES (Ivan Galietti, EUA, 1982, 16mm, cor, 12 min)
Um passeio pelos piers em Nova York, antiga área de encontros gays, onde grafites e afrescos eróticos em ruínas remetem a uma Pompeia moderna (e que hoje é igualmente um mundo perdido devido à reurbanização da cidade). Projeção em Beta SP/DVD.
FLORA FUNERA (FOR BATTERY PARK CITY) (Andrea Callard, EUA, 1976, Super8, cor, 4 min)
Neste curta, Callard explora jogos e barulhos enquanto atira pedras repetidamente contra barras expostas. Projeção em 16mm.
BLUE PLEASURE (Franco Marinai, EUA, 1981, Super8, p&b/cor, 15 min)
As fachadas dos clubes de strip-tease da então suja Times Square, convocam um mundo de desespero sexual e promessas de satisfação. Projeção em 16mm.
Programa 5 – ROMA ‘78
ROME ’78 (James Nares, EUA, 1978, Super8, cor, 75 min)
Mais conhecido atualmente como escultor, James Nares dirigiu um dos grandes clássicos do cinema underground realizado no East Village. Filmado em Super8, essa produção sobre o imperador romano Calígula, feita em um apartamento de quinta categoria em Manhattan, propõe uma analogia entre Roma antiga e os Estados Unidos como impérios culturais. Estrelado por personalidades da cena underground no East Village como Lydia Lunch, Patti Astor, Lance Loud, John Lurie, James Chance, David McDermott, Eric Mitchell e Pat Place, o filme foi exibido poucas vezes. Projeção em 16mm.
Programa 6 – O ESTRANGEIRO
THE FOREIGNER (Amos Poe, EUA, 1978, 16mm, p&b, 77 min)
O agente secreto europeu Max Menace chega a Nova York e aguarda instruções de seu contato. Ele acaba se metendo em uma série de situações bizarras envolvendo figuras estranhas, mas nunca descobre porque está ali. Dirigido por Amos Poe, cujo filme “The Blank Generation” (1976), dirigido com Ivan Kral, é um dos primeiros filmes punks. “The Foreigner”, que tem Eric Mitchell, Debbie Harry (Blondie) e Anya Phillips no elenco, está associado ao surgimento do cinema No Wave. Projeção em DVD.
Programa 7 – B-MOVIES: OS FILMES DE SCOTT B. E BETH B.
LETTERS TO DAD (Scott and Beth B., EUA, 1979, Super8, cor, 15 min)
Várias pessoas leem cartas para a câmera (e para o espectador, que assume o papel do pai). Ao final, é revelado que as cartas foram escritas pelos seguidores do reverendo Jim Jones, logo antes do suicídio coletivo. No filme, aparecem Scott B and Beth B, Ida Applebroog, Donny Christensen (da banda James White and the Blacks), Vivienne Dick, Arto Lindsay e Tom Otterness, entre outros. Projeção em DVD.
G-MAN (Beth and Scott B., EUA, 1978, Super8, cor, 30 min)
Com base em transcrições não-ficcionais de entrevistas, o filme narra a vida de um membro de um esquadrão antiterrorismo, interpretado pelo artista Bill Rice, uma personalidade do East Village. No final do filme, esse agente é submetido a uma dominatrix, combinando as relações de poder entre o público e o privado e aplicação da lei e perversão. Projeção em DVD.
BLACK BOX (Beth and Scott B., EUA, 1978, Super8, cor, 25 min)
Um jovem é arrancado da rua por uma organização paramilitar e colocado dentro de um aparato semelhante a uma caixa preta, que aparentemente está sendo implementado pelo exército americano na América Central. Dentro da caixa, o homem é torturado por uma personagem interpretada por Lydia Lunch, por meio de luzes e ruídos enlouquecedores. O filme foi exibido na época, principalmente, em clubes de rock, onde as luzes e som alto produziam no público um grande impacto. Projeção em DVD.
Programa 8 – O QUARTETO DE LONG ISLAND
THE LONG ISLAND FOUR (Anders Grafstrom, EUA, 1979, Super8, cor, 76 min)
Baseado na história real de quatro nazistas sabotadores que se infiltraram nos EUA em 1942, tendo sido rapidamente pegos e executados, o filme é uma ode ao fascínio corrupto dos Estados Unidos. Foi o único longa dirigido pelo diretor de arte sueco Anders Grafstrom, que morreu num acidente de carro no México poucos meses depois de finalizar o filme. Projeção em DVD.
Programa 9 – AS INFRATORAS
THE OFFENDERS (Scott and Beth B., EUA, 1979, Super8, cor, 100 min)
Filmado em Super8, “The Offenders” é uma sátira punk sobre sequestro. Originalmente, o filme foi apresentado como uma série, exibida no clube noturno Max’s Kansas City. A versão integral foi projetada no Film Forum e em outros cinemas no auge da onda de violência em Nova York. Projeção em DVD.
Programa 10 – DOWNTOWN 81
DOWNTOWN ’81 (Edo Bertoglio, EUA,1981, 16mm, cor, 73 min)
Filmado entre 1980 e 1981 e lançado somente em 2001, “Basquiat – Downtown ‘81” é um retrato da subcultura na era pós-punk em Manhattan. Um conto de fadas situado num contexto urbano, o filme é estrelado por Jean-Michel Basquiat, mas conta no elenco com a participação de várias personalidades – entre músicos, grafiteiros e cineastas – que estiveram no epicentro desse efervescente período Downtown New York. James Chance, Amos Poe, Walter Steding, Tav Falco, Anna Schroeder, Giorgio Gomelsky (ex-Yardbirds), Arto Lindsay e sua banda DNA, Kid Creole and the Coconuts, David McDermott, Lee Quinones e Fab Five Freddy cruzam o caminho errático de Jean, até ele encontrar a fada-madrinha, interpretada por Debbie Harry (Blondie). Projeção em 35mm.
Programa 11 – A BELA VIRA A FERA
TOPLESS (Cara Perlman & Jane Sherry,1979, Super8, cor, 16 min)
Falso documentário em que a codiretora Jane, que dividia o apartamento com Cara Perlman, faz strip-tease numa casa noturna na Times Square, o que de fato ela fazia na época. Alguns dos colegas de Jane integram o elenco, bem como amigos, no papel de clientes. A história se passa ao longo de uma noite e a missão de Jane é fazer com que seus clientes continuem consumindo enquanto ela dança. Projeção em DVD.
PLAYBOY (Tessa Hughes Freeland, EUA, 1984, 16mm, cor, 10 min)
O tema básico do filme é o voyeurismo e a violência. Clichês visuais como o rosto angustiado de mulheres são combinados com trechos de filmes adultos, faroestes, aventuras e de terror, de tal forma que os atos de violência se tornam mais importantes pelo seu impacto cinematográfico do que pelo seu significado. Projeção em DVD.
CAVE GIRLS (Várias, EUA, 1982, Super8, cor, 32 min)
Entre 1980 e 1983, Kiki Smith e Ellen Cooper organizaram um grupo de quinze mulheres afiliadas ao coletivo artístico Collaborative Projects (Colab) para realizar um projeto de vídeo intitulado “Cave Girls”. Filmado em Super8, o filme aborda a descoberta de uma tribo pré-histórica de mulheres em New Jersey. Projeção em DVD.
BEAUTY BECOMES THE BEAST (Vivienne Dick, EUA, 1979, Super8/arquivo digital, cor, 41 min)
Lydia Lunch interpreta uma maníaca-depressiva de idade ambígua (entre 3 e 23 anos de idade), que faz o percurso entre a praia e seu apartamento no East Village com sua boneca destroçada, ao som da trilha parcialmente composta pela própria atriz e sua banda Teenage Jesus and the Jerks.
Projeção em DVD.
Programa 12 – FÉRIAS PERMANENTES
PERMANENT VACATION (1980)Dir. Jim Jarmusch, 16mm, cor, USA, 75 min
Escrito, dirigido e produzido por Jim Jarmusch, foi o primeiro lançamento do diretor, que o filmou em 16mm logo após abandonar a escola de cinema, e marca o início de seu estilo original e de tramas baseadas em um personagem. O protagonista, interpretado por Chris Parker, reflete sobre o sentido da vida enquanto perambula pelas ruas sujas de Nova York, onde é frequentemente confrontado por personagens intrigantes. Projeção em 35mm.
Programa 13– OS LIMITES DA MENTE MESURÁVEL
11 TO 12 (Andrea Callard,EUA, 1977, Super8, cor, 11 min)
Uma reflexão de vanguarda sobre os princípios do I-Ching. Projeção em 16mm.
SHE GOT HER GUN ALL READY (Vivienne Dick, EUA, 1978, Super8, cor, 28 min)
Pat Place, da banda No Wave ‘The Contortions’, é perseguida por Lydia Lunch, culminando em um confronto em um parque de diversões. Como em outros filmes do movimento, as intérpretes não estão exatamente atuando, mas estendendo suas personas no cenário musical dentro do contexto de um filme, incluindo seus gestos típicos, roupas e comportamento. Projeção em DVD.
EMPTY SUITCASES (Bette Gordon, EUA, 1980, 16mm, cor, 49 min)
Tendo como pano de fundo uma mulher que vive entre Chicago e Nova York, várias histórias são contadas formando uma narrativa experimental que reflete o desenvolvimento de uma alienação em relação ao espaço urbano ao redor. Projeção em DVD.
Programa 14 – BALADA DA DEPENDÊNCIA SEXUAL
BALLAD OF SEXUAL DEPENDENCY (Nan Goldin, EUA,1980-1986, slides 35mm, 45 min)
Diário visual sobre as lutas por intimidade e compreensão entre amigos e amantes descritos por Goldin como sua “tribo”. Essas imagens revelam um estilo de vida visceral, carregado e com fome de viver. Projeção em DVD.
Programa 15 – GOODBYE 42ND STREET: OS FILMES “EXPLOITATION” DE RICHARD KERN
GOODBYE 42ND STREET (Richard Kern, EUA,1983, Super8, cor, 5 min)
Kern registra as lojas abandonadas e depravadas da famosa 42nd Street, interrompendo sua visita com atos gratuitos de violência. Projeção em DVD.
MANHATTAN LOVE SUICIDES (Richard Kern,EUA, 1985, Super8, p&b, 30 min) [inclui STRAY DOG, WOMAN AT THE WHEEL, THRUST IN ME, I HATE YOU NOW]
Compilação de quatro curtas do cineasta. Em “Stray Dogs” um artista é perseguido por um jovem obssessivo (David Wojnarowicz) que tenta chamar sua atenção. Em “Woman At The Wheel” uma mulher leva seus namorados (um por vez) para passear de carro, mas eles só provocam discussões e insistem em assumir a direção. Nick Zedd interpreta em “Thrust In Me”, uma garota suicida. “I Hate You Now” traz Tommy Turner como um traficante facialmente deformado e Amy Turner como sua namorada. Projeção em DVD.
FINGERED (Richard Kern,EUA, 1986, Super8, p&b, 28 min)
Neste filme de arte, Lydia Lunch faz o papel de uma operadora de telesexo que se encontra com um cliente com o qual estava falando. O resultado deste encontro é muita violência e muito sexo. Projeção em DVD.
Programa 16 – VOCÊ ME MATOU PRIMEIRO
THE BOGUS MAN (Nick Zedd, EUA,1980, Super8, cor, 11 min)
O polêmico cineasta lança seu olhar para uma conspiração envolvendo o presidente dos Estados Unidos. Projeção em DVD.
YOU KILLED ME FIRST (Richard Kern,EUA, 1985, Super8, cor, 12 min)
Um dos filmes mais longos de Kern, estrelado por David Wojnarowicz e Lung Leg, pode ser interpretado como uma alegoria adolescente do próprio Cinema da Transgressão. Projeção em DVD.
DEATH VALLEY ’69 (Richard Kern& Judith Barry, EUA, 1984, Super8, cor, 6 min)
O primeiro videoclipe do Sonic Youth, para a música “Death Valley 69”, altera imagens da maioria dos membros da banda em diferentes estados de esquartejamento com imagens de shows ao vivo. Projeção em DVD.
GO TO HELL (Nick Zedd, EUA,1986, Super8/DVD, p&b, 7 min)
Ao som de uma música do Swans, junkies perambulam em torno de terrenos abandonados, cheios de lixo e entulho em Manhattan.
WHERE EVIL DWELLS (David Wojnarowitz & Tommy Turner, EUA, 1985, Super8mm, p&b, 28 min)
Baseada num assassinato ocorrido em Long Island, em 1984, envolvendo adoração satânica e adolescentes fanáticos, essa produção de baixo orçamento, transita entre o cinema experimental e a arte transgressora. As imagens originais foram destruídas num incêndio, só restando essa prévia de 28 minutos montada para o Downtown New York Film Festival em 1985. Projeção em DVD.
Programa 17 – NASCIDAS EM CHAMAS
BORN IN FLAMES (Lizzie Borden, EUA, 1983, 16mm, p&b, 90 min)
Nessa ficção científica feminista com estilo documental, Lizzie Borden aborda o racismo, classismo, sexismo e heterosexismo em uma democracia social alternativa nos Estados Unidos. A trama gira em torno de dois grupos feministas de Nova York, que transmitem suas preocupações por meio de uma rádio pirata. A comunidade local é levada a tomar uma atitude quando uma ativista internacional é detida no aeroporto em Nova York e morre enquanto está sob a custódia da polícia. Projeção em DVD.
Programa 18 – VARIETY
VARIETY (Bette Gordon, EUA, 1984, 35mm, cor, 100 min)
Uma mulher aceita um emprego na bilheteria de um cinema adulto, o que serve como uma plataforma para uma investigação sobre política sexual e desejo em relação ao trabalho, relações íntimas e relações sociais de poder. A colaboração com a fotógrafa Nan Goldin, que aparece no filme, e Kathy Acker, que escreveu o roteiro, faz do filme um exemplo sólido do feminismo punk dos anos 1980 em Nova York. Projeção em Digibeta.
Programa 19 – ESTRANHOS NO PARAÍSO
STRANGERS THAN PARADISE (Jim Jarmusch, EUA,1984, 16mm, p&b, 89 min)
Escrito e dirigido por Jim Jarmusch, o filme é estrelado pelo músico de jazz John Lurie, o ex-baterista do Sonic Youth Richard Edson e a atriz de origem húngara Eszter Balint. Na trama minimalista, o protagonista Willie recebe em seu apartamento sua prima húngara Eva durante dez dias antes de ela partir para Cleveland. Eventualmente, Willie e seu amigo Eddie vão para Cleveland visitar Eva. Projeção em 35mm.
SERVIÇO
Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: de 3 a 29 de dezembro de 2014
Horários: ver programação
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
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