Naomi Wolf participa da II Bienal Brasil do Livro e da leitura
A II BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA começa a anunciar o time de autores convidados para a edição de 2014. E, pelo menos em se tratando da escalação feminina, vem muita polêmica por aí. Uma das escritoras confirmadas para o evento – que acontece em abril deste ano – é a norte-americana Naomi Wolf, um dos maiores nomes do feminismo hoje, que vem ao Brasil pela primeira vez. A autora de sucessos como “O Mito da Beleza” e “Vagina – uma nova biografia” é uma das integrantes do seminário que vai discutir “A Literatura no Feminino” e promete instigar a plateia com a defesa que faz da conexão entre cérebro e vagina. Segundo Wolf, o prazer feminino está mais relacionado a uma questão neurológica orgânica do que a aspectos emocionais e psicológicos e os padrões de beleza impostos às mulheres são consequências do movimento de emancipação feminina.
Outro grande nome do universo da escrita feminina, a poeta Conceição Lima, garantiu participação no seminário “Brasil, América Latina e África: novas realidades e novos escritores”. Conceição Lima é hoje a maior poeta viva de São Tomé. Escreve versos contra a hipocrisia, a mentira, os desmandos. Por isso, tem sido censurada em seu país. Os estudiosos consideram sua obra “a voz da consciência” da África, após anos de sofrimento.
A II BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA é uma realização do Governo do Distrito Federal, através das Secretarias de Cultura e Educação do DF. A coordenação geral é do produtor Nilson Rodrigues e curadoria do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato. Produção executiva de Eduardo Cabral e produção do ITS – Instituto Terceiro Setor.