INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS E WORKSHOPS DO CENA CONTEMPORÂNEA
Os números relacionados ao 14º CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA, que acontece de 20 de agosto a 1º de setembro, são superlativos – cinco continentes, 480 artistas, 19 espaços, 26 espetáculos de teatro e dança, 15 atrações. Com a programação voltada para as atividades de formação também não poderia ser diferente. Em 2013, o CENA vai oferecer, gratuitamente, 13 oficinas e três workshops, promover três bate-papos, além de performances, conferência, mesa-redonda, lançamento de livro e exibição de filmes. As inscrições para as oficinas e workshops começam no próximo dia 1º de agosto e seguem até o dia 12.
Os interessados devem enviar um e-mail para oficinas@cenacontemporanea.com.br até o dia 12 de agosto, relatando, no corpo do e-mail e em no máximo 10 linhas seu currículo, com a experiência artística. A organização do festival avisa que “É indispensável informar no Assunto/titulo do email a oficina que deseja participar. Um email para cada oficina pretendida”. Os selecionados serão comunicados via email ate o dia 17/08”.
Em 2013, o CENA CONTEMPORÂNEA apresentará espetáculos da França, Espanha, Holanda, Escócia, Coréia do Sul, Uruguai, Moçambique, Polônia e Austrália. Também apresentará trabalhos de vários grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, além dos espetáculos do Distrito Federal. CENA CONTEMPORÂNEA é uma realização da Cena Promoções Culturais, com coordenação de Guilherme Reis e curadoria de Guilherme Reis e Mariana Soares. Patrocínio da PETROBRAS, GDF, Caixa e Banco do Brasil.
Para baixar fotos em alta resolução, entre no site:
http://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=one_set72157634566614211
ATIVIDADES FORMATIVAS – CENA 2013
21 e 22/08 – das 9h às 13h
WORKSHOP DE DRAMATURGIA CÊNICA com Daniel Colin, Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático (RS)
Local: Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 sul
Vagas: 20
Público Alvo: atores, diretores, estudantes de teatro.
No primeiro encontro, o objetivo será fazer uma análise, sobretudo histórica, dos textos dramáticos mais importantes da humanidade. Pretende-se explicar os princípios de cada escola literária, para guiar o texto original em uma linha definida. Em seguida, os ministrantes utilizarão exercícios de improvisação sobre um conto literário para realizar a estruturação dramatúrgica deste texto original, fazendo uso, para tanto, de suas experiências com criação de dramaturgia original no grupo TEATRO SARCÁUSTICO, cujos textos são derivados deste mesmo processo de trabalho. Partir da fisicalização das ideias antes de passá-las para o papel.
http://teatrosarcaustico.blogspot.com.br/p/espetaculos.html
21, 22, 23 e 24/08 – das 14h às 16h30
OFICINA O POVO ACORDOU, GODOT!! Verás que um filho teu não foge à luta com DANI BARROS (RJ)
Local: Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 sul
Vagas: 20
Público Alvo: Atores com tendências subversivas, insatisfeitos com a conjuntura do país
Levar um trecho de um texto decorado. Usar roupa confortável, sem estampa, neutra.
“Trabalhando como palhaça nos hospitais por muitos anos, entendi que nos treinamos para estar em cena de um certo modo, e não para fazer coisas. Nós nos treinamos sobretudo para poder não fazer nada e para perceber tudo o que acontece no nosso entorno, para contar histórias e encontrar os olhos dos espectadores. Com esse workshop, gostaria de proporcionar um encontro para que possamos experimentar 10 horas de treinamento e de jogos cênicos a partir da experiência que tive na criação do espetáculo Estamira – beira do mundo. Jogos de escuta, de atenção, de prontidão, que deixam o ator com a presença e vulnerabilidade para enfrentar a cena”.
Dani Barros é atriz formada pela Uni-Rio. Cursou a Escola Nacional de Circo. Integrou o grupo Os Privilegiados, dirigido por Antônio Abujamra e João Fonseca. Trabalhou no projeto Doutores da Alegria levando humor às crianças hospitalizadas onde trabalhou por 13 anos. Atuou no espetáculo Inventário – aquilo que seria esquecido se a gente não contasse, dirigido por Beatriz Sayad, que contava os bastidores dessa experiência. Atuou na peça Maria do Caritó, dirigida por João Fonseca e Conchambranças de Quaderna, sob direção de Inez Vianna, ganhando o prêmio APTR de Teatro de Melhor Atriz Coadjuvante com estes trabalhos. Também atuou na peça Acqua Toffana, dirigida por Pedro Brício, e no filme O Veneno da Madrugada, de Ruy Guerra. Integrou o elenco do programa Minha Nada Mole Vida e da novela Fina Estampa. Por Estamira – beira do mundo, dirigida por Beatriz Sayad e com quem divide a dramaturgia, recebeu os prêmios: Shell 2012. APCA, APTR e Questão de Crítica de melhor atriz.
22/08 – das 14h às 18h
PERFORMANCE E BATE-PAPO COM ROGER BERNAT (Espanha/Catalunha)
Local: Departamento de Artes Cênicas da UNB – sala BSS59
Vagas: 60 pessoas (distribuição de senhas 1 hora antes)
Re-apresentação é um dispositivo teatral de situações de re-construção. Segundo a Wikipedia, a recriação (ou reconstituição) é um método de aproximação da história, se propõe a recriar alguns aspectos de um evento real, de um período histórico ou um modo de vida único com base nos documentos originais. O conceito de história viva descreve tentativas de trazer a história e a vida, para a apreciação do público, que passa a ser participante do evento.
Roger Bernat nasceu em Barcelona em 1968 e iniciou a sua formação em arquitetura. Estudou Dramaturgia e Encenação no Instituto do Teatro de Barcelona, terminando com o Prêmio Extraordinário em 1996, ano em que foi para a cidade de Palermo (Itália) para colaborar com Thierry Salmon. Em 1997, criou a General Eléctrica, um Centro de Criação para as Artes Cênicas e Visuais, juntamente com Tomàs Aragay. Recebeu entre outros os prêmios 10.000 Kg (prêmio especial da crítica) e Confort Domèstic. No perfil publicado no jornal espanhol El País, em 11 de janeiro de 2013, o aclamado diretor explica: “Prefiro menos dinheiro e um trabalho continuado. Escapar da cenografia como ornamentação. Ser o técnico, o diretor, o ator e quem recebe as pessoas. Buscar uma teatralidade fresca e vital, fazer o teatro diante do nariz do público”.
http://rogerbernat.info
22/08 – 10h às 18h
OFICINA – ARTE CONTEMPORÂNEA COM NOVAS MÍDIAS E SOFTWARE LIVRE por Alexandre Rangel (DF)
Local: Midialab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional da UnB – Instituto de Artes
Vagas: 10
Público Alvo: VJs, produtores musicais e visuais, artistas plásticos e performers.
Produção em novas mídias sob a perspectiva da arte contemporânea, procurando a criação de sentido e o diálogo entre as artes plásticas e a performance musical. A ação objetiva a capacitação de criadores de arte contemporânea para desenvolverem obras com novas mídias, valendo-se principalmente de ferramentas de software livre.
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
www.quasecinema.org
22/8 – 10h
OFICINA FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIOS CASEIROS com Juan Cristóbal (ESP)
Local: Auditório 2 – Museu da República
Vagas: 10
Público Alvo: Para pessoas com conhecimento musical interessadas em recursos tecnológicos atuais para composição e produção de música eletrônica. A oficina propõe demonstrações das diferentes formas de compor e produzir com DAWS como Logic Pró.
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
22/8 – 19h
MESA REDONDA – A CULTURA DO REMIX NA IMAGEM E NO SOM com Alexandre Rangel (VJ Xorume), Guilherme Oblongui, Tiago Pezão, André Santângelo, Bruno Caramori (VJ Boca), Rodrigo Barata.
Local: Auditório 2 – Museu da República
Aberto ao público
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
23/8 – das 10h às 18h
OFICINA INTRODUÇÃO AO VÍDEO-MAPPING por Bruno Caramori (VJ Boca)(DF)
Local: Midialab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional da UnB – Instituto de Artes
Vagas: 10
Público Alvo: VJs e pessoas do meio, interessadas em Vídeo mapping.
Materiais necessários: máquina fotográfica digital, computador mac ou pc.
A oficina apresentará alguns cases de sucesso como vídeo-mapping no Palácio do Planalto, Cristo Redentor, Cúpula do Museu e outros. Demonstração de alguns eventos e realizações destinadas a VJs e pessoas do meio. Criatividade aplicada. Praticidade e sutileza. Máscaras, mapping, interações e programas. A criatividade versus o ferramental. Utilização do aprendido em aula para o desenvolvimento de um projeto básico e inicial que ajude os participantes a se interessarem por um curso completo de VJ ou Vídeo Mapping.
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
23/8 – 14h às 18h
OFICINA – ABLETON LIVE para músicos, DJs e curiosos por Rafael Oops.(DF)
Local: Auditório 2 – Museu da República
Vagas: 10
Público Alvo: compositores, DJs, produtores, músicos e curiosos.
A oficina apresenta métodos de composição e criação, trabalhos com remixes e mashups, exemplos de utilização de instrumentos virtuais e MIDI e dicas de performances ao vivo com Akai APC 40.
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
23/8 – das 10h às 12h
BATE-PAPO COM ANTONIO JANUZELLI – Presença & Transfiguração (SP)
Local: Departamento de Artes Cênicas da UnB – BSS 59
Aberto ao Público
O exercício permanente do ator é transfigurar-se em outro.
O que envolve essa experiência?
Não mais é representar, fazer de conta que não sou eu!
Então, o que é esse caminho, hoje, de tornar-se outro?
A única coisa que se sabe é que é um caminho feito de exercícios. Quais?
Essa é charada a ser desvendada!
Antônio Januzelli é diretor, ator, professor e pesquisador das práticas do ator. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Teatro pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Teatro pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor aposentado e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa, denominada Laboratório Dramático do Ator, está focada na área de Pedagogia do Teatro, com ênfase nos processos de treinamento e criação do ator, dramaturgização e expressão vocal dramática. É autor dos livros A Aprendizagem do Ator, O Ofício do Ator e os Estágios das Transparências e Práticas do Ator (uma ciência do corpo sutil). Diretor de O Porco, espetáculo indicado ao prêmio Shell de melhor ator. No CENA CONTEMPORÂNEA, assina a direção do espetáculo Fogo Fátuo, da Companhia Teatral Arnesto nos Convidou (SP).
24/08, de 10h às 13h
OFICINA – CIRCUITING BANDING POR KIKO BARRETO E ANDRÉ RATINHO (DF)
Midialab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional da UnB – Instituto de Artes Visuais
A oficina busca apresentar os aspectos teórico-filosóficos ligados ao Circuit Bending que pode ser definido como a customização criativa de dispositivos eletrônicos de baixa-voltagem como brinquedos infantis e pequenos sintetizadores. Serão apresentados ainda os conceitos e componentes base por trás da eletrônica envolvida como os capacitores, transistores, resistores e circuitos integrados.
Vagas: 10 / Para todos os públicos
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
24/08, de 14h às 18h
OFICINA DE VOLUMETRIA – 3D MAPPING POR ARTUR PESSOA (DF)
Midialab Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional da UnB – Instituto de Artes Visuais
A oficina abordará meios simples de elaboração de conteúdo em 3D, com objetivo de criar um ambiente imersivo ao espectador, por meio da previsão da posição deste com relação ao objeto projetado. Apresentação geral das ferramentas do Cinema 4D e aspectos fundamentais da volumetria e renderização.
Vagas: 10 / Para todos os públicos
Material necessário: software utilizado Cinema 4D (Plataforma: Mac OS)
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
24/08 – das 15h às 18h
OFICINA – POESIA URBANA EM CAMBERRA (AUS), OUTRA CIDADE PLANEJADA com Omar Musa (Australia)
Local: Auditório 2 – Museu da República
Vagas: 12
Público Alvo: interessados na dinâmica do rap/hip hop como veículo de comunicação e plataforma para a poesia urbana.
Uma oficina de criação e declamação de poesia urbana destinada a jovens poetas interessados em contar suas histórias usando o rap como veículo de comunicação. Será conduzida por três rappers australianos, Omar Rusa, D”Opus e Roshambo. Musa é artista multimídia. Atua como músico, poeta, escritor e dramaturgo. Já a dupla D”Opus & Roshambo escreve narrativas cativantes em letras que misturam popular e erudito.
*Atividade do FIIM (Festival Internacional de Inovação e Multimídia)
https://myspace.com/omarmusa
Dia 24/8 – das 11h às 13h e das 14h às 16h
OFICINA AVENTURA EM CROSS-CASTING com Karin van Dijk ( Maquiadora-Holanda)
Local: Teatro Goldoni – Casa de Itália – 208/209 sul
Vagas: 20
Público Alvo: profissionais e amadores interessados em maquiagem para cinema, teatro, ópera
A maquiadora Karin van Dijk trabalhará com um ator aprendiz como modelo para explicar a sua técnica. Dependendo do físico do ator/atriz escolherá um papel improvisado para esta pessoa. A partir daí, trabalhará e explicará seu processo. O público poderá não só observar, mas também participar, fazendo perguntas sobre suas técnicas e escolhas. Ópera, teatro, cinema e fotografia são desafios para o maquiador, que precisa ter conhecimentos específicos.
Karin van Dijk, especialista holandesa em maquiagem para cinema, fotografia e teatro. A maquiadora estará em Brasília para a realização, no marco do festival, do projeto Adventures in cross-casting. O projeto propõe a “fotografia encenada” por profissionais das artes cênicas: atores, bailarinos, diretores, técnicos, iluminadores, cenógrafos e criadores convidados a incorporarem personagens do sexo oposto representativos para eles e sua trajetória. Este exercício é usado pela fotógrafa Diana Blok para abordar questões como o gênero e a identidade, que conformam a base do projeto e guiam seu trabalho desde o início.
Dia 24/8 – das 14h às 16h
OFICINA AVENTURA EM CROSS-CASTING com Diana Blok (fotografa-Holanda)
Local: Teatro Goldoni – Casa de Itália – 208/209 sul
Vagas: 20
Público Alvo: Profissionais e amadores interessados em fotografia, performance, teatro, cinema
A fotógrafa holandesa-uruguaia Diana Blok foi convidada pelo CENA CONTEMPORÂNEA para realizar um trabalho que teve origem no Instituto de Teatro de Amsterdam, Holanda. O conceito original foi pedir a 30 atores, atrizes, bailarinos, coreógrafos, diretores, compositores, dramaturgos e outros para escolherem um personagem favorito do sexo oposto que eles não teriam oportunidade representar no palco. O resultado foi uma exposição maravilhosa e um vídeo do processo que viajou por toda a Europa e também a Buenos Aires. Em Brasília, o trabalho foi realizado com 8 atores/atrizes brasileiros, durante 8 sessões de trabalho.
Durante o workshop a fotografa apresentará uma parte do processo realizado na cidade, bem como uma apresentação visual sobre o seu trabalho 30 anos de fotografia, no qual está presente a busca da fotógrafa, onde a performance e a fotografia constituem uma forma de expressão importante, desde os princípios dos anos 80 até o desenvolvimento do que vemos hoje em dia.
Diana Blok é fotografa de renome, com diversos livros publicados e exposições realizadas ao redor do mundo. Idealizadora e realizadora do projeto Adventures in cross-casting, que foi concebido em 1997 para o Theater Institute in Amsterdam (TIN) e contou com o apoio da Fundação Mondrian. Dragan Klaic, diretor do TIN na época, deu à fotógrafa Diana Blok a oportunidade de desenvolver uma ideia que englobaria o mundo do teatro de uma forma única e pessoal.
http://www.dianablok.com
24/8 – das 14h às 16h
OFICINA E DEMONSTRAÇÃO DE TRABALHO – Corpo Instrumento com Hugo Rodas (DF)
Local: SESC Taguatinga
Vagas: 20
Público Alvo: Estudantes de teatro e profissionais de artes cênicas
A oficina aborda práticas expressivas para o ator em busca de uma linguagem a partir da investigação das possibilidades musculares do corpo e pretende estimular o indivíduo à criação de uma gestualidade desvinculada da memória usual que empobrece a expressividade, em busca de lugares não convencionais de expressão vocal aliada ao gesto. São caminhos musculares, onde se trabalha vocalidade, dança e musicalidade.
25/08 a 31/08 – das 10h às 18h com 1 hora de almoço.
WORKSHOP – MATTHEW LENTON (Escócia)
Local: Teatro Goldoni – Casa de Itália 208/209 sul
Vagas: 17
Público Alvo : atores, professores de teatro e estudantes de artes cênicas
O workshop começa com uma introdução sobre o trabalho do Vanishing Point, companhia do de teatro fundada em 1999 e com a exibição de trechos das performances recentes do grupo. Matthew, então, fará uma série de exercícios que contextualizam os processos de criação de algumas dessas performances, compartilhando alguns princípios fundamentais presentes no trabalho como a disciplina do movimento e como a ação física conta histórias. Em seguida, o workshop irá abranger uma nova exploração – a ideia de “cuidado” na sociedade contemporânea. Como a sociedade cuida de pessoas institucionalmente e o modo como reagimos às necessidades de cuidados individuais. Como podemos aceitar a responsabilidade de cuidar, especialmente quando ela surge para nós involuntariamente ou de forma inesperada e, especialmente, em um mundo obcecado pelo que é jovem, belo e perfeito? Quais são os dilemas morais se abandonamos o cuidar dos outros e quais são as consequências? Quando fazemos algo para os outros estamos realmente fazendo algo para nós mesmos? Como podemos cultivar a sinceridade, que é crucial para o verdadeiro altruísmo, especialmente em um mundo em que a sinceridade parece ser mais ‘representada’ do que ‘real’? A proposta é encontrar cenários dramáticos que permitam a exploração e expressão dessas questões e um caminho teatral inovador para realizá-las. Este trabalho vai começar com uma série de provocações dramáticas relacionadas a essas ideias. As provocações irão levar a improvisações. Os participantes vão trabalhar algumas vezes em grupos, apresentar cenas ou demonstrações. O trabalho pode levar a uma apresentação dos resultados e uma possível colaboração futura.
Matthew Lenton é hoje um dos mais importantes jovens realizadores da nova cena do teatro europeu contemporâneo. Tem sido especialmente elogiado por sua última obra, Interiors, realizada junto à companhia Vanishing Point, que integra atores de diferentes origens e idiomas. Recentemente foi declarado “Mestre” pelos École des Maitres de la Union des Theatres d’Europe e já ganhou inúmeros prêmios e reconhecimentos por seu trabalho.
http://www.vanishing-point.org/about-us/who-we-are/matthew-lenton/
27/08 – das 14h às 16h
EXIBIÇÃO DO FILME LOS PRIMEROS DIAS – (62 minutos) com bate-papo (Espanha)
Local: Auditório 2 – Museu da República
Aberto ao público
O filme aborda o processo de criação da obra Matéria Prima, resultado de um longo estudo da herança, da educação e do futuro, que começou em 2004, culminando com o espetáculo (que integra a programação do CENA CONTEMPORÂNEA), que marca o fim da trilogia chamada Educação Sentimental. Na obra, as cenas, textos e ações se entrecruzam, são contaminados e transformados por quatro pequenos intérpretes que nasceram depois do ano 2000. O trabalho tem a intenção de ver os seres como corpos históricos e políticos desde seu nascimento, carregados de significado. Mensageiros que em seu infinito potencial para se tornar um homem ainda nos ensinam que nós também somos crianças, nos ensinam a recordar e pensar. Após a projeção do filme, será promovido um bate-papo com os atores.
La Tristura é integrado por Itsaso Arana, Paulo Fidalgo, Violeta Gil e Celso Giménez, os quatro começaram a trabalhar em Madrid por volta de 2004. Formados em teatro, têm seu trabalho focado na pesquisa de novas linguagens de palco, através da criação de seus próprios mundos e o uso cuidadoso da palavra. O grupo tornou-se uma das companhias de mais destaque na cena espanhola, Prêmio Injuve 2008, Melhor Show Revelação Madrid, Max Awards 2012.
27 e 28/8 – 27/8 das 16h às 19h e 28/08 – das 14h às 18h
OFICINA DE CRIAÇÃO COM LA TRISTURA (Espanha)
Local: Auditório 2 – Museu da República
Vagas: 15 alunos
Público alvo: Atores, professores de teatro e estudantes de artes cénicas.
A oficina vai trabalhar especificamente a criação cênica. Concebida como uma disciplina artística bastante ampla e livre. Cada participante precisa trazer uma ideia clara e um texto, sobre o que pretende desenvolver na oficina, para compartilhar de forma prática as chaves da criação dentro do universo do La Tristura. O texto abaixo apresenta um pouco do universo no qual o grupo está trabalhando.
“Quatro crianças de dez anos, não atores, são envolvidos num processo criativo de caráter profissional, pela mão do coletivo espanhol de artes performativas La Tristura. Durante dois anos, o artista Juan Rayos documentou todo o processo de diálogos, batalhas e escrita dramática, que começou balbuciando e acabou se convertendo na peça Matéria Prima.
Nenhum adulto pode olhar com impunidade a infância. Sua presença nos ameaça porque apesar de tanta beleza, o futuro que as espera é simplesmente nossa própria vida: um punhado de nervos rígidos e pesados. Estar diante dessas crianças durante um ano inteiro é como viver num mar de fogo. Elas nos permitem viver o tempo todo como num sonho, e com a esperança de que algo melhor está por vir. Tratar as crianças como objetos preciosos que precisam ser protegidos do mundo é um absurdo. Aqui estão quatro pessoas de 10 anos, não há nada para proteger. Eles vivem inspirados, vivem dentro da sua imaginação. Será que eles vão sobreviver aos seus próprios sonhos? À sua própria potencialidade? Esse trabalho foi para nós uma forma de sobreviver ao tempo, o ponto final da nossa juventude. Quando uma criança está crescendo, é obrigada a colocar nisso toda a nossa energia. Imagine se nós também pudéssemos continuar a crescer, convertendo-nos em gigantes ao final das nossas vidas. É possível que dentro de centenas de séculos, finalmente, aprendamos a viver melhor”.
www.latristura.com – www.vimeo.com/juanrayuos
28/08 – das 10h as 12h
CONFERÊNCIA SOBRE CLARICE LISPECTOR com Bruno Bayen (França)
Local: Departamento de Artes Cênicas da UnB – sala BSS 59
Aberto ao público
Apaixonado pela obra da autora brasileira, Bruno Bayen a cena uma adaptação de trechos de A descoberta do mundo, as crônicas que Clarice assinou aos sábados no Jornal do Brasil, de 1967 a 1973, terminando com dois extratos de A mulher que matou os peixes, uma história infantil que fala de uma mãe que se esquece de alimentar os peixes de seu filho e sai de férias. Bruno Bayen é romancista, dramaturgo, tradutor e diretor. Publicou sete romances, ensaios e oito peças teatrais. Já dirigiu cerca de 40 espetáculos, na França, Itália, República Tcheca, Suíça e é tradutor de obras de autores como Sófocles, Goethe, Peter Handke, Fassbinder. Para o Théâtre de la Bastille, dirigiu também Weimarland (1992) e Qu’une tranche de pain, de R. W. Fassbinder (1995).
29/08 – das 10h às 13h
WORKSHOP BEREISHIT DANCE COMPANY (Coréia do Sul)
Local: Departamento de Artes Cênicas da UnB – BS 51
Vagas: 20
Público Alvo: bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança (que devem chegar antes para se aquecerem e estarem prontos para o trabalho)
O Workshop contempla três horas de curso sobre o método coreográfico do artista Park Soon-Ho, tratando do sentido de formação (sentimento) através de aquecimento e movimentos simples, elementos teóricos da coreografia, pesquisa de materiais coreográficos, composição da forma, feedback sobre a composição dos participantes.
Park Soon-Ho é um dos criadores coreanos de maior destaque nacional e internacionalmente. Tem colaborado em projetos com criadores de diversos gêneros, como artistas de instalação, multimídia e músicos. Recebeu diversos prêmios como coreógrafo, entre eles os de coreografia do ano pela Performing Arts and Film Review, em 2009, e o prêmio de coreógrafo do ano pelo International Modern Dance Festival também em 2009.
http://bsd7.wordpress.com
30/08 – das 10h às 13h
OFICINA PANAIBRA GABRIEL (Moçambique)
Local: Departamento de Artes Cênicas da UnB – BS 51
Vagas: 15
Público Avo: Pessoas com experiência em movimento – Atores, bailarinos, estudantes de teatro e dança.
O workshop estará focado na busca de movimentos criativos, a partir da pesquisa do artista denominada Movimentos reciclados. A pesquisas baseia-se na reinvenção da linguagem e do vocabulário de movimentos a partir das referências originais formais e informais que todos têm. Desde as aprendidas nas escolas de dança até as que carregamos como referências culturais.
Panaibra Gabriel Canda é um coreógrafo moçambicano que nasceu em Maputo e teve formação artística em teatro, música e dança. Recebeu treinamento avançado em dança contemporânea em Lisboa e começou a desenvolver seus projetos artísticos em 1993. Em 1998, criou CulturArte, que vem gerando vários projetos artísticos, incluindo espetáculos, showcases e projetos de formação para incentivar o desenvolvimento da cena de dança local. Alguns de seus trabalhos foram premiados em Paris na African choreographic meeting / França-2006, também na Suíça, África do Sul e Alemanha.
http://www.youtube.com/watch?v=N1yzRaXaHOY
http://culturartemz.blogspot.com.br/2011/06/video-links-of-some-works-of-panaibra.html
30/08 – 19h
LANÇAMENTO DO LIVRO – Na Cena do Dr. Dapertutto – poética e pedagogia em V. E. Meierhold, 1911 a 1916 (Editora Perspectiva) de Maria Thais Lima Santos.
Local: Teatro SESC Garagem
Aberto ao público
O livro resulta de uma pesquisa acadêmica realizada pela autora e que incluiu períodos de residência artística na Rússia, sintetizando os anos iniciais de trabalho do encenador russo Vsevolod Emilevich Meyerhold e a origem de suas concepções sobre a arte e a formação do ator e da encenação.
31/08 – das 10h30 às 12h
BATE – PAPO O DIÁRIO DE CAMPO de RECUSA (SP)
Local: Departamento de Artes Cênicas da UnB – BSS 59
Aberto ao público
Encontro com a equipe do espetáculo RECUSA Antonio Salvador (ator), Eduardo Okamoto (ator) e Maria Thais (diretora) onde serão apresentados elementos da pesquisa e criação do espetáculo, como textos de referência, imagens fotográficas e videográficas da pesquisa de campo realizada em Rondônia durante o processo de criação do espetáculo.
Maria Thais Lima Santos é doutora em Artes Cênicas e Professora de Improvisação e Direção Teatral na UNICAMP (Universidade de Campinas). Realizou pesquisas no Centro Estatal de Estudos da Arte e na Escola de Arte Dramática de Anatoli Vassiliev, ambas em Moscou, Rússia. Diretora da Cia Teatro Balagan e do Teatro – Escola de Arte Dramática Anatoli Vasiliev, também coordenou e implantou o projeto Escola Livre de Teatro da Prefeitura Municipal de Santo André.
_________________________________________________
CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA
Data: De 20 de agosto a 1º de setembro
Local: Sala Martins Penna do Teatro Nacional, Teatro da Caixa, Teatro I do CCBB, Teatro II do CCBB, Teatro Funarte Plínio Marcos, Praça do Museu, Teatro Garagem, Teatro Goldoni, Espaço Pé Direito (Vila Telebrasília), Escola de Música de Brasília, Teatro Paulo Autran (SESC Taguatinga), Teatro Newton Rossi (SESC Ceilândia) e Teatro do SESC Gama.
Produção: CENA PROMOÇÕES
Contatos: (61) 3349.3937
cenacontemporanea@gmail.com e cenabrasilia@cenacontemporanea.com.br
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Guilherme Reis
Coordenação de Programação: Guilherme Reis e Mariana Soares
Coordenação de Projetos Internacionais: Mariana Soares
Coordenação Administrativa: Claudia Gomes
Coordenação de Produção: Alaôr Rosa
Coordenação Técnica: Dalton Camargos
Coordenação de Atividades Formativas: Adriana Lodi
Assessoria de imprensa
Para uso exclusivo dos jornalistasObjeto Sim Projetos Culturais
Telefones(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br