GALENO EM DOSE DUPLA

“Galeno marcou e se deixou marcar por Brasília”. As palavras do jornalista e crítico Severino Francisco sintetizam a importância de Francisco Galeno para a arte da região central do Brasil. O piauiense radicado em Brazlândia construiu uma obra que está em permanente diálogo com seu estado natal e com a cidade que ajudou a criar. Hoje, Galeno está entre os grandes das artes plásticas contemporâneas brasileiras. Galeno é tema do DVD Galeno, Curumim Arteiro, dirigido por Marcelo Díaz, que está à venda na Livraria Cultura. O artista também apresenta seus trabalhos na Galeria Referência, situada no Casa Park.

Galeno, Curumim Arteiro é um filme de Marcelo Díaz, produzido pela DIAZUL DE CINEMA. O documentário aproxima o público da obra do artista plástico, por meio do contato com o próprio Galeno e sua história. O filme acompanha o processo de criação do artista em seu ateliê em Brazlândia (DF) e revela suas origens em uma viagem ao Delta do Parnaíba, no Piauí, manancial de inspiração para suas criações repletas de elementos da infância nordestina. Galeno retorna à casa onde nasceu e aos lugares que integram sua memória afetiva. O filme faz também um paralelo entre a geometria nas obras de Galeno e o modernismo de Brasília. Em 2009, o artista foi convidado a criar painéis para a Igreja Nossa Senhora de Fátima (a Igrejinha), em Brasília, obra de Oscar Niemeyer, de onde foram removidos painéis de Volpi nos anos 1960. No filme, Galeno comenta este e outros trabalhos, assim como surge descontraído ao lado de seus amigos, num bate-papo à beira do Lago Veredinha, em Brazlândia, cujo calçamento apresenta desenhos seus.

Pensado como produto internacional, já que as obras de Galeno circulam pelo mundo, o DVD apresenta o filme em três idiomas (português / inglês / espanhol) e contém extras como fotos de Galeno em seu processo de criação e em sua viagem ao Delta do Parnaíba, reproduções de obras do artista e seleção de cenas. Foi gravado em Alta Definição (HD), tem 52 minutos de duração e é livre para todos os públicos.

O filme foi realizado para o programa DOCTV IV que integra uma rede de TVs públicas no Brasil – TV Brasil/ TV Cultura/ ABEPEC / ABCV. O DVD Galeno, Curumim Arteiro conta com o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura/Secretaria de Cultura/GDF). O DVD estará à venda na Livraria Cultura, pelo valor estimado de R$ 19,10.

O DIRETOR – Marcelo Díaz é cineasta brasiliense, diretor da produtora DIAZUL DE CINEMA. Além de Galeno, Curumim Arteiro, foi diretor, roteirista e produtor dos documentários Oficina Perdiz (Troféu Câmara Legislativa de Melhor Curta em 35mm no 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Prêmio CTAV/MinC no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2007, dentre outros, tendo sido selecionado por mais de 30 festivais pelo mundo), De Esperança e Espera (melhor vídeo Prêmio ABCV 2004) e de Maria Luiza (longa-metragem em fase de captação de recurso). Em ficção, dirigiu os curtas Desdobráveis (2013, lançado no último Festival de Brasília), Suco de Beterraba (2000, premiado no 1º Festival de Cine Vídeo da Amazônia) e Extrusos (2004). Também atua no mercado publicitário, dirigindo e roteirizando vídeos institucionais e comerciais.

O ARTISTA

As cores gostam de mim. Desde criança eu tenho a impressão

de que eu podia até mastigar ou engolir as cores.” GALENO

Francisco Galeno nasceu em Parnaíba, Piauí, em 1957. Aos oito anos de idade, mudou-se para Brasília, em busca de melhores oportunidades. Freqüentou o ateliê-escola do pintor Moreira Azevedo, artista português e fez curso-livre com Maria Pacca, no Centro de Criatividade da Fundação Cultural do DF, sob a direção de Luís Áquila. Construiu um caminho artístico na contramão dos modismos e ao mesmo tempo atento às experimentações da arte contemporânea. Sua arte é conceitual, mas está enraizada na história de sua infância. Em suas palavras: “na minha arte não entra um prego que não seja carregado de história afetiva”, ressaltando que sua arte não é fria, abstrata ou cerebral e sim dialoga com a fonte popular.

As matérias primas utilizadas por Galeno são os objetos recolhidos do cotidiano do interior do Brasil – carretéis, latas, partes de tear, restos do dia-a-dia – que ele transforma em matrizes de sua expressão artística. É hoje um nome consagrado nas artes plásticas da capital da República, com grande reconhecimento da crítica. Passa temporadas entre Brazlândia-DF, cidade satélite de Brasília, onde vive desde a década de 1960, e Parnaíba-PI, sua terra natal, onde também mantém um ateliê.

Quando era criança, seu sonho era ser jogador de futebol. A pedido de amigos, desenhou uma camisa para o time do Brazlândia: “A camisa do Brazlândia não tinha identidade. Um jogo de futebol é como se fosse uma exposição para milhares de pessoas”. Galeno, que apresentou diversas exposições individuais e coletivas, também coleciona prêmios em seu currículo. São várias as Brasílias e os Brasis que a obra deste artista apresenta. Ele é, no princípio, o construtor e os seus alicerces são demonstrados por uma evidente ideia de projeto.

A cada obra, a arte camaleônica de Galeno se metamorfoseia em uma nova forma, ganha uma nova pele, incorpora uma nova modulação de cor. É uma festa popular brasileira para os olhos: “O camaleão foi um bicho que influenciou muito a minha pintura – conta Galeno. Ele muda de cor para escapar do bicho predador”. Além da pintura, Galeno também cria esculturas, roupas, instalações.

OPINIÕES DA CRÍTICA

“É daqueles que me fazem pensar em quando o simples e o complexo estão próximos, o micro irmão gêmeo do macrocosmo, e a arte está no mesmo âmbito da engenhosidade e do artefato.” OLÍVIO TAVARES DE ARAÚJO – Crítico de Arte

“Fascinada, a pequena corria entre os trabalhos de Galeno. Parou por uns segundos, abraçou minha amiga, sua mãe, e sentenciou do alto da sua sabedoria de oito anos: ‘Arte é isso, mãe, igual brinquedo’. São estas reações, mais que qualquer crítica pedante, que justificam e valorizam a obra de um artista“. MARCUS DE LONTRA COSTA – Jornalista

LANÇAMENTO DVD GALENO, CURUMIM ARTEIRO

Local: Livraria Cultura do Shopping Casa Park

Valor estimado do DVD: R$ 19,90

EXPOSIÇÃO

Local: Galeria Referência do shopping Casa Park