Daniel Mille & Stéphane Chausse

Grandes instrumentistas franceses começam em Brasília turnê pelo Brasil

Embaixada da França no Brasil e Aliança Francesa de Brasília apresentam Daniel Mille & Stéphane Chausse

Daniel Mille é nome consagrado na França. Vencedor de prêmios prestigiados como Victoires de la Musique, o acordeonista é apontado pela crítica especializada como “um monstro sagrado que precisa ser visto no palco”. Já há alguns anos, Mille apresenta-se também ao lado de Stéphane Chausse, clarinetista mais jovem, que tem cumprido uma surpreendente trajetória de sucesso. Os dois se apresentam em Brasília, no dia 16 de maio, quinta-feira, dando início a uma tournée pelo Brasil. O show é organizado pela rede das Alianças Francesas, com o apoio da Embaixada da França e está inserido no âmbito da SEMANA DA EUROPA, produzida pela EUNIC.
“Um amante das melodias”. Assim o músico Daniel Mille costuma ser saudado pela crítica, que celebra seu poder de emocionar a plateia, de fazê-la viajar no pensamento através da música. Pela primeira vez, o Brasil poderá vê-lo ao lado de Stéphane Chausse, um jovem e brilhante instrumentista, que recentemente criou também seu próprio quarteto. Depois de Brasília, o show segue para Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, João Pessoa, Fortaleza, dentre outras capitais brasileiras.

DANIEL MILLE

Nascido em Grenoble, o acordeonista Daniel Mille começou uma trajetória que o levou do Conservatório Nacional à Escola Normal de Música. Classificado como jazzista, o acordeonista já passou pelos mais variados gêneros musicais. Músico aberto a todas as tendências, Mille vem acompanhando artistas de vários horizontes. Sua carreira conta com prestigiosas colaborações com o mundo da música popular francesa (Barbara, Jacques Higelin, Maxime Leforestier, Claude Nougaro, Christophe, Maurane…), a world music (Misia, Salif Keïta, Lokua Kanza, Luz Casal, Richard Bona..) e também algumas passagens pelo rock.

Daniel Mille já lançou seis álbuns. Sur Les Quais, o primeiro, de 1993, recebeu o prêmio Django d’or de melhor primeiro álbum de jazz. Em 1995, veio Les heures tranquilles, disco solo. Em 1999, lançou dois trabalhos de peso: o álbum, também solo, Le funambule e a composição da música do espetáculo La Valse des adieux, de Louis Aragon, com o qual percorreu os palcos franceses protagonizado por Jean-Louis Trintignant. De 2009 é L’attente, álbum com o qual foi indicado para o prêmio Victoires de la Musique, obteve o reconhecimento da crítica, a adesão do público, além de ter sido consagrado pelos profissionais. Trata-se de um monstro sagrado que deve ser visto no palco.

Daniel Mille também tem realizado diversas experiências teatrais, como Les poèmes à Lou, de Apollinaire, em 2004, e, mais recentemente Vian, Prévert, Desnos, sempre com Jean-Louis Trintignant. Lançou ainda os álbuns Entre Chien et Loup (2001) e Après La Pluie (2005), com o qual obteve o Prêmio Victoires de la Musique. Em 2006, Daniel Mille recebeu o Prêmio Victoires du jazz de melhor instrumentista.

STÉPHANE CHAUSSE

Nascido em Menton, no sul da França, Stéphane Chausse começou a estudar clarineta aos sete anos de idade. Após brilhantes estudos nos Conservatórios de Nice e Rueil Malmaison, entrou para o Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Ganhou logo lugar cativo nas orquestras de jazz parisienses, tocando clarinetas, saxofones e flautas. Seu cartão de visita não para de agregar belos encontros musicais: Hervé Sellin, Paris jazz big-band, Quincy Jones, Natalie Cole, Michel Legrand, Benny Golson, Benny Maupin, Jean-Pierre Como, Claude Nougaro, Clark Terry, Paquito d’Rivera, Marcus Miller, Stevie Wonder, Dianna Krall… A música popular também recorre frequentemente às suas qualidades de músico polivalente: Sacha Distel, Charles Aznavour, Pascal Obispo, Henri Salvador, Alain Souchon, Francis Cabrel, Roberto Alagna, etc…

Hoje, sem abrir mão de suas explorações musicais, resolveu investir energia no projeto de quarteto com seu primeiro álbum, Rue Longue, ao lado de Jérôme Regard, Alfio Origlio e Stéphane Huchard. Em Rue Longue, Stéphane Chausse mergulha livremente em suas lembranças de infância, oferecendo ao ouvinte uma viagem pessoal cujas influências clássicas e mediterrâneas criam um ambiente multicolorido, intimista e pungente.

SERVIÇO

Data: 16 de maio
Local: Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Horário: 20h
ENTRADA FRANCA (sujeita à lotação da Sala)
Retirada de ingressos uma hora antes do início do show

CONTATOS

Jean Bourdin / diretor Aliança Francesa de Brasília / 3262 7600 – direcao@afbrasilia.og.br
Suzzana Magalhaes, coordenadora cultural 3262 7618 / 9621 5319 – cultural@afbrasilia.org.br

Assessoria de imprensa

Para uso exclusivo dos jornalistas

Objeto Sim Projetos Culturais

Telefones
(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999

Email
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br