CARTOGRAFIAS DA CENA

 

Durante todo o festival CENA CONTEMPORÂNEA 2016, pesquisadores de artes cênicas e humanidades escreverão suas impressões e opiniões sobre as peças, como parte do projeto CARTOGRAFIAS DA CENA. Eles se revezarão em todos os espaços de representação, produzindo comentários que ficarão disponíveis no site do festival: www.cenacontemporanea.com.br

As CARTOGRAFIAS DA CENA são um espaço de reflexão que aposta na interdisciplinaridade e no encontro entre os saberes. Buscaremos sedimentar em texto as experiências que atravessam a plateia nas apresentações, nas oficinas e debates – assim nos comprometemos com a ampliação do que acontece durante os 13 dias de Festival, de forma cada vez mais pública e democrática.

CENA CONTEMPORÂNEA tem coordenação geral de Michele Milani e direção de produção e curadoria de Alaôr Rosa. O festival conta com o patrocínio de Iberescena, FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF e Petrobras; copatrocínio da Oi; apoio de Oi Futuro, Rádio Nacional FM, TV Brasil, EBC, Correio Braziliense e CAIXA. Uma realização do CENA e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, em correalização com o SESC.

CARTÓGRAFOS

TÂNIA MARA – Doutora em Antropologia Social. É pesquisadora e professora adjunta da UnB, atuando no Departamento de Sociologia, bem como é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM) da mesma universidade. Tem experiência e publicações na área das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência, representações sociais, saúde e religião.

EDEMILSON PARANÁ – Edemilson Paraná é pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). É autor do livro “A Finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional”

EDUARDO DIMITROV – Doutor em Antropologia Social pela USP. É professor no Departamento de Sociologia da UnB. É vice-coordenado do Núcleo de Estudos de Arte e Poder no Brasil/IEB-USP. Ao estudar o modernismo pernambucano e as representações das elites locais, dedica-se à compreensão do processo de criação de identidades regionais e nacionais perpassando temas que interligam antropologia e sociologia da arte, literatura, história, patrimônio cultural e pensamento social brasileiro.

FELIPE AREDA – Mestrando em Literatura (UFSC), Bacharel em Antropologia (UnB), Felipe Areda investiga a produção cultural LGBT brasileira, interessando no desenvolvimento de linguagens homoeróticas, no estudo das violências e seus mecanismos de sujeição, na construção de epistemologias contra-hegemônicas. Realiza pesquisa na área de Literatura e Memória, Homocultura e suas Linguagens e Antropologia do Gênero e da Sexualidade. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a obra do escritor brasileiro Herbert Daniel (1946-1992).

MARCIO MENEZES – Mestre em Teatro, Drama e Educação / UnB onde defendeu a dissertação Dramaturgia Aberta – Dispositivo, Abertura e Participação. A dissertação é o resultado teórico de mais de 15 anos de trabalho como dramaturgo, diretor e ator em inúmeros projetos de teatro desenvolvidos com diversos parceiros e instituições, onde a poética de abertura era o norte da criação artística.

MATEUS GUIMARÃES – Sobrinho de Honestino Guimarães, Mateus é ativista social, artista, biopsicólogo, educador, produtor cultural e gestor público. Idealizador da Rede Memória & Invenção, tem se dedicado à criação e realização de projetos que confluam estas duas dimensões com o objetivo de promover a emancipação humana.

DANIELA DINIZ – Especializada em elaboração e execução de projetos culturais, roteirista e dramaturga. Atua com produção cultural multilingüe, assessoria jurídica, pesquisa de linguagem audiovisual e cênica

FERNANDO MARTINS – Mestre em Arte, pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília IdA /UnB (2011). Coordenador do Curso de Teatro – Bacharelado do Centro Universitário IESB. Atua como Diretor, Ator e Dramaturgo na companhia Teatro dos Ventos Confraria Artística, onde produziu inúmeros espetáculos e performances teatrais desde 2008.

ROBERTA MATSUMOTO – Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Cinéma,Télévision et Audiovisuel – Docum. Ethnogr pela Université de Paris X, Nanterre(1992), doutorado em Cinéma,Télévision et Audiovisuel – Docum. Ethnogr pela Université de Paris X, Nanterre(1998). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade de Brasília e Pesquisadora Associada da Université de Paris X, Nanterre. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema. Atuando principalmente nos seguintes temas: Capoeira, Antropologia Visual, Documentário etnográfico, Cultura afro-brasileira, Técnica corporal.

CENA CONTEMPORÂNEA
Data: de 23 de agosto a 4 de setembro de 2016
Locais: Teatro Funarte Plínio Marcos, Caixa Cultural, Teatro Garagem do SESC, Galeria Athos Bucão, Museu Nacional (Auditórios e Mezanino), espaços alternativos
Horários: 19h, 20h e 22h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Informações: www.cenacontemporanea.com.br

FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral: Michele Milani
Direção de Produção e Curadoria: Alaôr Rosa
Coordenação Administrativa: Ana Celina de Sousa
Coordenação de Produção e Logística: Clara Nugoli
Coordenação Técnica: Moisés Vasconcellos
Coordenação de Atividades Formativas/Oficinas: Rodolfo Godoi
Coordenação de Comunicação: Guilherme Tavares
Curadoria Local: Chico Sant´Anna / Márcia Duarte, Samuel Araújo, Similião Aurélio
Produção Executiva: Chico Sant’Anna, Larissa Mauro, Lidiane Leão, Mirella Dias, Rose Nugoli, Tatiana Bevilacqua, Tatiana Bittar
Assessoria de Imprensa: Objeto Sim (Carmem Moretzsohn e Gioconda Caputo)
Programação Visual: Raruti Comunicação
Web Designer (desenvolvimento Web): Renato Contaifer

_______________________________________________________________________________
Assessoria de imprensa (exclusivo para jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 61. 9 8142.0111
Gioconda Caputo: (61) 9 8142.0112
Site: www.objetosim.com.br
objetosim@gmail.com e objetosimprojetosculturais@gmail.com