Bobines Mélodies

Cinema e música ao vivo no Teatro do CCBB

O trio francês L’effet vapeur toca ao vivo nas apresentações dos filmes de animação do estúdio Folimage

Filmes de animação inéditos no Brasil, acompanhados de trilha musical tocada ao vivo, especialmente composta por músicos que integram o coletivo ARFI – Association à la Recherche d’um Folklore Imaginaire, de Lyon, na França. Esta é a proposta do espetáculo BOBINES MÉLODIES, que está em turnê pelo Brasil e faz apresentação única em Brasília, no dia 16 de novembro, às 21h, no Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil. Um programa para toda a família, livre para todas as idades, BOBINES MÉLODIES alia humor e muita criatividade.

O espetáculo é uma criação musical do trio L’effet vapeur para os filmes de animação do estúdio Folimage, situado na cidade de Bourg-lès-Valence. BOBINES MÉLODIES apresenta uma dezena de curtas, com música lúdica e poética do surpreendente trio, formado por Xavier Garcia (sintetizador, aparelhagem eletrônica), Jean-Paul Autin (saxofone, clarineta) e Alfred Spirli (bateria, objetos). Os trabalhos técnicos de som ficam a cargo de Thierry Cousin.

BOBINES MÉLODIES está em turnê pelo Brasil, de 12 a 24 de novembro, através das Alianças Francesas do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Brasília, São José dos Campos, Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte e São Luís.

O ESPETÁCULO

Numa atmosfera surrealista, o público assiste ao alegre jogo de imagens entre o mundo poético e lúcido de Alfred Spirli, na bateria e diversos objetos que ganham vida em suas mãos (como canos, brinquedos infantis etc), o universo futurista das múltiplas imagens sonoras de Xavier Garcia no sintetizador e o lirismo multicolorido de Jean-Paul Autin nos instrumentos de sopro. Estes três músicos formam um dos grupos responsáveis pela “Nova Música” na França, integrando provocação e diversão. Do jazz contemporâneo ao improviso musical, a música do coletivo ARFI fala muitas línguas: erudita e popular, tradicional e moderna, inspirada, brincalhona e jogada em todas as circunstâncias. Usando seus tambores, sampler, saxofones, clarinete e vários objetos (tubos, arcos, pastilhas), os três músicos no palco dão vida a filmes de animação. A abordagem oferece uma visão diferente dos filmes e transforma uma animação muda em espetáculo.

Durante BOBINES MÉLODIES, Spirli, Garcia e Autin vão executar trilhas originais para os seguintes curtas-metragens:
Au bout du monde. Direção: Konstantin Bronzit. França, 1999 (7’45”)
Une bonne journée. Direção: Matthias Bruhn. França, 1994 (7’48”)
Ferrailles. Direção: Laurent Pouvaret. França, 1996 (6’35”)
La grande migration. Direção: Iouri Tcherenkov. França, 1995 (7’53”)
Amerlok. Direção: Jacques-remy Gired. França, 1988 (2’30”)
La canción du microsillon. Direção: Laurent Pouvaret. França, 2002 (9’)
Sucré. Direção: Gaël Brisou. França, 2005 (5’39”)
L’histoire extraordinaire de madame veuve Kecskemét. Direção: Béla Weisz. França, 1994 (4’)
François Le Vaillant. Direção: Carles Porta. França, 2001 (9’)

FOLIMAGE – Estúdio de filmes de animação (responsável, entre outros, pelos títulos La Prophétie des Grenouilles, Mia le MigouI e Une vie de chat), FOLIMAGE é um centro de criação de imagens animadas onde quase tudo é possível, um lugar mágico que se constrói aos poucos graças à imaginação e participação de uma centena de artistas e técnicos. É uma fábrica cheia de audácia, de tubos coloridos, de computadores, de lapiseiras, de apontadores, de tablados  iluminados, de câmeras e massas de modelar. É uma marca mundialmente reconhecida, que produz filmes há mais de 20 anos.

O estúdio FOLIMAGE foi fundado em 1981, por Jacques-Rémy Girerd, com a especialidade de fazer filmes quadro a quadro. Sediada em Bourg-lès-Valence, na região do Drôme, começou a produzir séries de televisão e curtas-metragens. Desde 2005, o estúdio se lançou também à edição e reedição de DVD e à produção de longas-metragens. Mas FOLIMAGE também é uma escola e desde 1999 se dedica ao desenvolvimento da linguagem e das técnicas da animação.

O estúdio tem um rico catálogo de mais de 45 curtas-metragens ao lado de séries de TV clássicas na França, especiais e longas-metragens. Recentemente, seu longa  Une vie de chat foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação de 2012.

BOBINES MÉLODIES

Local: Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: 16 de novembro
Horário: 21h
Bilheteria: terça a domingo, das 9h às 21h
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Informações: 3108.7600
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

CONTATOS

Jean Bourdin (Diretor AF Brasília): 3262. 7676 – direção@afbrasilia.org.br
Juliana Fiallo (coordenadora cultural AF Brasília): 3262. 7618 –cultural@afbrasilia.org.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA

(informações exclusivas para jornalistas):
Objeto Sim Projetos Culturais – (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805
www.objetosim.com.br / objetosim@terra.com.br