BIFF 2013 – Cineastas e produtores integram o júri da Mostra Competitiva
Um grande produtor argentino, um premiado cineasta brasileiro, um dos produtores de filmes chineses de maior evidência e uma diretora e roteirista de larga atuação na televisão pública brasileira. Este é o time que integra o júri que vai distribuir US$ 50 mil aos vencedores da MOSTRA COMPETITIVA do II BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA. O argentino Bernando Bergeret (presidente do júri), os brasileiros Beto Brant e Maria Maia e o franco-chinês Vincent Wang serão responsáveis por eleger o Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz.
OS JURADOS
BERNARDO BERGERET – Presidente do Juri
Diretor da BEB Producciones, Gestor de Assuntos Internacionais do INCAA. Teve uma longa carreira no mundo da música não só como produtor artístico, mas também como um executivo importante nas principais empresas de música, como Sigla/Som Livre (Brasil), BMG/RaveOn, PolyGram, Universal Music, entre outros. Enquanto trabalhava como diretor artístico, foi o promotor da onda eletrônica na Argentina, dos anos 90. Ele também trabalhou com teatro, fazendo parte da TCM, a companhia de teatro liderada por China Zorrilla e Antonio Larreta. Produziu e criou uma série de bandas e artistas solo de música pop argentina, como Viuda e Hijas de Roque Matricular, Jazzy Mel, The Sacados e Bravo. Desde 2009, foi o co-diretor de “Ventana Sur”, o mercado de cinema latino-americano, que acontece todos os anos em Buenos Aires, em colaboração com Marché du Cinema / Festival de Cannes
BETO BRANT
Cineasta. Começou com videoclipes (especialmente para a banda Titãs, em seu álbum Titanomaquia, de 1993). Fez curta-metragens marcantes, como Jó, o primeiro deles a ganhar o prêmio de melhor curta no Festival de Havana. Seu primeiro longa, Os Matadores (com roteiro de Marçal Aquino e Fernando Bonassi), foi ganhador de vários prêmios, dentre eles o Kikito, melhor diretor no Festival de Gramado. Seu terceiro longa, O Invasor (2001), foi premiado em diversas categorias no Festival de Brasília.
VINCENT WANG
Produtor de vários filmes chineses. Franco-chinês, começou sua carreira cinematográfica na França como assistente de direção e gerente de produção. Em 1999, conheceu o diretor Tsai Ming Liang com quem começou a trabalhar, produzindo seus filmes. Nesse mesmo ano abre em Taiwan sua produtora Homegreen. Recentemente, produziu os novos talentos da China: Frangrance Underground, por Song Pengfei, premiado no Sundance, e Ciao Ciao, por Song Chuan, selecionados pelo Atelier de Cannes 2013. Além de produzir, Vincent Wang é dono do charmoso cinema de arte em Paris, Les trois Luxemburg
MARIA MAIA
Diretora/roteirista – Brasil. Socióloga, antropóloga e mestre em comunicação social pela Universidade de Brasília, onde defendeu a dissertação Escritura Fílmica, sobre o processo de criação do roteiro cinematográfico. Roteirista e diretora de documentários e programas especiais na TV Senado, dirigiu, entre outros: Machado de Assis, alma curiosa de perfeição (longa); Capanema, Um Modernista no Ministério (media); JK, Um Cometa no Céu do Brasil (longa); Portinari, Poeta da Cor (media); Zé Lins, Engenho e Arte (media); Drummond, Poeta do Vasto Mundo (media); Sousândrade, O Guesa Errante (longa); Athos Bulcão, Ritmo, Forma e Cor (curta); Levi-Strauss, Saudades do Brasil (longa); Mulheres em Movimento (longa); Os sermões e os sertões; Chico Mendes vive!; Abdias, raça e luta; Darcy, um brasileiro; entre outros.
CONTATOS
Nilson Rodrigues – Diretor Geral
Anna Karina de Carvalho – Diretora de programação
Site: www.biffestival.com
Telefone: (61) 33271588
Assessoria de imprensa
Para uso exclusivo dos jornalistasObjeto Sim Projetos Culturais
Telefones(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br