Abel Ferrara e a Religião da Intensidade

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA, DE 17 A 29 DE ABRIL DE 2012

Grande retrospectiva apresenta o cinema original de um dos mais importantes realizadores da atualidade.

34 sessões com todos os principais filmes do cineasta nova-iorquino.

Presença do próprio Abel Ferrara, dia 22 de abril, no debate sobre a  obra.

Fé e redenção – mesmo que através da violência. Assim poderia ser definida a essência do cinema do norte-americano Abel Ferrara, um realizador original, que inspira a mostra ABEL FERRARA E A RELIGIÃO DA INTENSIDADE, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, com curadoria de Julio Bezerra. Durante duas semanas, será possível (re)ver todos os principais filmes deste que um dos cineastas mais controversos e importantes das últimas décadas. ABEL FERRARA E A RELIGIÃO DA INTENSIDADE acontece de 17 a 29 de abril, no Cinema do CCBB, e contará com a presença do próprio cineasta, no debate do dia 22 de abril. Entrada franca.

Em uma carreira que se estende por mais de 30 anos, o nova-iorquino Abel Ferrara vem concebendo um cinema original, primitivo e intenso. A retrospectiva brasileira será bem completa, com a exibição de 3 curtas, 2 episódios da famosa série americana Miami Vice, e 21 longas – incluindo obras-primas como O rei de Nova York (1990), Vício Frenético (1992) e Enigma do Poder (1998). A mostra ainda pretende promover a discussão sobre o cinema de Ferrara, em debate, no dia 22 de abril, contando com a presença do próprio diretor, de sua esposa, a atriz Shanyn Leigh (que participa de alguns de seus filmes) e do crítico Ruy Gardnier, responsável pelo conteúdo do catálogo que acompanha a mostra. O catálogo reunirá uma série de ensaios e entrevistas, abordando diferentes aspectos desta cinematografia, além de uma filmografia ilustrada, com sinopses, fichas técnicas e demais dados dos filmes programados. O objetivo é suprir a quase ausência de Ferrara no mercado editorial nacional. ABEL FERRARA E A RELIGIÃO DO INTENSIDADE acontece simultaneamente no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo.

CURIOSIDADES – Para a mostra, vieram seis cópias que pertencem ao Anthology Film Archives, um centro internacional de preservação, pesquisa e exibição de filmes, situado em Nova York, com foco particular no cinema independente, experimental e de vanguarda. Uma coleção de títulos assinados por Ferrara integra os 900 programas com os quais a instituição trabalha atualmente. Preocupada em preservar cópias da obra original, Anthology Filmes Archives empresta os filmes com a exigência de que sejam exibidos rolo a rolo. Com isso, todas as sessões de Chelsea on the Rocks, Go Go Tales, The Addiction, Blackout – Sentiu a minha falta?, Os Chefões e Sedução e Vingança seguirão esta recomendação, com pequenos intervalos para a troca dos rolos.

ABEL FERRARA E A RELIGIÃO DO INTENSIDADE vai permitir ao espectador brasileiro conhecer a versão preferida do diretor para o filme Sedução (Cat Chaser, de 1988). O título será exibido em duas versões: na versão oficial, em DVD, no dia 18 de abril, e em Beta gravada do VHS (com o time code aparente), no dia 26 de abril. Essa última, mais longa do que a oficial, é a preferida do cineasta e foi poucas vezes exibida no mundo. Desse modo, sua exibição se dará em caráter de “Sessão Especial”.

FILMES E OBSESSÕES

Ferrara conta histórias diferentes de maneira diferente. Seus filmes giram em torno de policiais corruptos, assassinos psicóticos, vítimas contaminadas pelo desejo de vingança, criminosos mesquinhos, gênios do crime, viciados, adúlteros e alcoólatras. São personagens violentos, mas de uma violência sem explicação política ou social. São como primos distantes de Ricardo III, o anti-herói shakespeariano por excelência, que pratica o mal gratuitamente, em uma experiência quase litúrgica. “Uma religião da intensidade”, como definiu o crítico Ruy Gardnier (organizador do catálogo da mostra).

Ferrara constantemente aborda temas permeados por conceitos filosóficos e religiosos e explora suas obsessões através de uma câmera atenciosa, devota ao esforço visceral de seus atores. “Seu estilo é inconfundível: as ambientações silenciosas de uma Nova York sempre decadente, a escuridão, as cores desbotadas, a economia de cortes de câmera e a direção de atores. Não importa muito o tema. Ferrara torna seu tudo o que toca. Seus filmes respiram suas obsessões”, diz o curador Julio Bezerra. E continua: “Para ele, a vida é trágica. Seus personagens se mortificam em Vício Frenético (1992), O Assassino da Furadeira (1979), The Addiction (1995) e Enigma do Poder (1998), humilhando suas vítimas ou torturando-as até a morte. São criaturas divididas entre uma determinada paixão ou desejo e uma força ou poder superior que os limita. Este poder é, quase sempre, Deus – algo enraizado na educação de Ferrara e que se reflete em uma relação ambígua e obsessiva com símbolos do catolicismo”.

Mas o drama explorado por Ferrara não é cristão ou religioso. Mesmo em meio a toda violência, seu desejo é lançar o espectador num redemoinho de questões morais. Em seus filmes, os desejos de vingança e de redenção se fundem invariavelmente em uma única e mesma coisa. Os personagens querem ser perdoados, mas não conseguem se livrar do rancor que sentem por essa força superior. Ferrara está interessado na natureza humana, em indivíduos às voltas com uma espécie de injustiça cósmica que os impede de satisfazer suas obsessões e ainda os fazem se sentirem culpados pelo que desejam. Ferrara é o grande questionador moral do cinema americano.

O DIRETOR

Nascido em Nova York em 1951, Ferrara e seu melhor amigo no colégio, Nicholas St. John, começaram a fazer filmes em Super-8 quando ainda eram adolescentes. O segundo escrevia os roteiros. O primeiro dirigia. Ao longo da década de 1970, enquanto ganhavam dinheiro em outros trabalhos, os dois fizeram vários curtas e um longa-metragem pornô, Nine Lives of a Wet Pussy. A estreia da dupla no circuito comercial norte-americano viria em 1979 com O assassino da furadeira, um filme de revirar o estômago sobre Reno, um jovem pintor interpretado pelo próprio Ferrara, que sucumbe às pressões cotidianas do mundo e começa a matar pessoas com uma furadeira portátil para aplacar sua ira. Em seus primeiros longas, Ferrara caminharia por um estilo aparentemente desajeitado, entre a linha explosiva de sua estreia e uma tentativa de aproximação com a indústria de cinema norte-americano (realizando alguns telefimes e dirigindo episódios de séries de sucesso como Miami Vice).

O Rei de Nova York (1990) e Vicio frenético, dois dos melhores trabalhos de Ferrara, marcariam pouco depois um primeiro momento de transição, onde já é possível identificar aquilo que o cineasta viria a fazer em seguida. O crime e a sordidez contaminam a narrativa. Os personagens entram em crise. Ferrara deixa de ser associado aos exploitations de baixo orçamento e começa a fazer pouca ou nenhuma concessão às normas do bom gosto ou da narrativa cinematográfica moldada em princípios canônicos, e se impõe internacionalmente como um nome a ser conhecido, respeitado e louvado no âmbito da crítica e no circuito dos festivais cinematográficos. Os chefões (1996) marcaria o término da parceria com Nicholas St. John e o filme seguinte, Blackout (1997) revelaria uma outra transformação: mergulhos vertiginosos e uma total perda de controle sobre o mundo e sobre o cinema. Desde então, Ferrara vem assumindo pra si um projeto ainda mais radical de imersão na realidade dos seus personagens. Em finais do ano passado, o diretor anunciou que seu próximo projeto vai unir os atores Gérard Depardieu e Isabelle Adjani para tratar do escândalo envolvendo o ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn. O roteiro está sendo escrito a quatro mãos com Christ Zois, seu parceiro em Enigma do Poder.

PROGRAMAÇÃO

TERÇA, 17 DE ABRIL
19h – Cidade do Medo (Fear City / DVD / 96 min / 18 anos)
21h – Enigma do Poder (The New Rose Hotel / 35 mm / 93 min / 18 anos)

QUARTA, 18 DE ABRIL
17h50 – Curtas (DVD: The Hold Up, 14 min / Nick’s Film, 6 min / Could this be Love, 29 min/18 anos)
19h – Sedução (Cat Chaser/ DVD / 90 min / 18 anos)
21h – Crime Story (DVD / 96 min / 18 anos)

QUINTA, 19 DE ABRIL
17h – The Gladiator (DVD / 98 min / 18 anos)
19h – Maria (Mary / 35 mm / 83 min / 14 anos)
21h – Vício Frenético (Bad Lieutenat / 35mm / 87 min / 18 anos)

SEXTA, 20 DE ABRIL
17h – Napoli Napoli Napoli (DVD / 102 min/ 16 anos)
19h – Enigma do Poder (The New Rose Hotel / 35 mm / 93 min / 18 anos)
21h – O Rei de Nova York (The king of New York / 35 mm / 103 min / 18 anos)

SÁBADO, 21 DE ABRIL
17h – China Girl (Blu-Ray / 89 min / 18 anos)
19h – Gangues do Gueto (R Xmas / 35 mm / 93 min / 18 anos)
21h – Vício Frenético (Bad Lieutenat / 35mm / 87 min / 18 anos)

DOMINGO 22 DE ABRIL
17h – O Rei de Nova York (The king of New York / 35 mm / 103 min / 18 anos)
19h – Maria (Mary / 35 mm / 83 min / 14 anos)
21h – Debate com as participações de Abel Ferrara, Shanyn Leigh e Ruy Gardnier

TERÇA, 24 DE ABRIL
17h – China Girl (Blu-Ray / 89 min / 18 anos)
19h – O Assassino da Furadeira (The Driller Killer / DVD / 93 min / 18 anos)
21h – The Addiction (35 mm / 82 min / 18 anos)

QUARTA, 25 DE ABRIL
16h40 – Chelsea on the Rocks (35 mm / 88 min / 18 anos)
18h40 – Mulberry St. (DVD / 90 min / 14 anos)
20h40 – Blackout – Sentiu a minha falta? (The Blackout / 35 mm / 98 min /18 anos)

QUINTA, 26 DE ABRIL
15h40 – The Addiction (35 mm / 82 min / 18 anos)
17h40 – Sedução (Cat Chaser/ BETA / 157 min / 18 anos)
20h40 – Os Chefões (The Funeral / 35 mm / 99 min / 18 anos)

SEXTA, 27 DE ABRIL
16h40 – Blackout – Sentiu a minha falta? (The Blackout / 35 mm / 98 min /18 anos)
19h – Os Invasores de Corpos (The Body Snatchers / 35 mm / 87 min / 18 anos)
21h – Sedução e Vingança (Ms.45 / 35 mm / 80 min / 18 anos)

SÁBADO, 28 DE ABRIL
16h40 – Go Go tales (35 mm / 96 min / 18 anos)
19h – Miami Vice (The Dutch Oven and The Home Invaders / 1985 /49 min cada)
(18 anos)
20h40 – Os Chefões (The Funeral / 35 mm / 99 min / 18 anos)

DOMINGO 29 DE ABRIL
16h50 – Olhos de Serpente (Dangerous Game / 35 mm / 108 min /18 anos)
19h – Sedução e Vingança (Ms.45 / 35 mm / 80 min / 18 anos)
21h – Os Invasores de Corpos (The Body Snatchers / 35 mm / 87 min / 18 anos)

SINOPSES

OS LONGAS

MULBERRY St., EUA, 2009, Red One, 90 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Danny Aiello, Frank Aquilino, Frankie Cee, John ‘Cha Cha’ Ciarcia, Shanyn Leigh, Jon Levy e Matthew Modine
Uma visita informal a uma das mais reputadas ruas de Nova Iorque: Mulberry Street, berço do cinema do anti-herói e cenário de grandes da sétima arte. O próprio Abel Ferrara começou sua carreira nesta rua, em 1975.
CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

NAPOLI NAPOLI NAPOLI, ITÁLIA, 2009, 35 mm, 102 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Luigi Maria Burruano, Peppe Lanzetta, Shanyn Leigh, Luca Lionello, Marco Macor, Ernesto Mahieux
Através de entrevistas com um grupo de condenadas da penitenciária estadual feminina de Pozzuoli e da encenação de três histórias escritas por jovens com passagens pela Máfia, Napoli Napoli Napoli faz um duro retrato da cidade de Nápoles, no sul da Itália.
CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS

CHELSEA ON THE ROCKS, EUA, 2008, 35 mm, 88 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Shanyn Leigh, Dennis Hopper, Ethan Hawke, Adam Goldberg, Milos Forman, Vito Acconci, Donald Baechler e Stanley Bard
O filme celebra as personalidades e vozes artísticas que emergiram do lendário Chelsea Hotel em Nova Iorque. Os dias gloriosos de muitos artistas e junkies correndo pelos corredores fazem agora parte do passado. Os inquilinos podem ser despejados e o edifício corre o risco de virar mais um Hotel Boutique de Manhattan.
CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

GO GO TALES, EUA, 2007, 35 mm, 96 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Willem Dafoe, Bob Hoskins, Matthew Modine, Asia Argento, Riccardo Scamarcio, Sylvia Miles, Joe Cortese e Shanyn Leigh
Ray Ruby’s Paradise é um sofisticado cabaré de Manhattan administrado pelo carismático empresário Ray Ruby. Nem tudo vai bem na casa. As dançarinas ameaçam fazer uma greve. O grande patrocinador da Paradise anda pensando em desistir. Ruby, no entanto, conta com um sistema infalível para ganhar na loteria.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

MARIA (Mary), EUA, 2005, 35 mm, 83 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Juliette Binoche, Forest Whitaker, Mathew Moldine, Heather Graham e Marion Cotillard
Um cineasta leva a atriz principal de seu longa a se transformar na própria personagem, Maria Madalena. Ela se muda para Israel para viver sua religiosidade na plenitude. Simultaneamente, um cético jornalista televisivo, habituado a desenvolver entrevistas sobre temas espirituais, começa a questionar seu modo de vida. Prêmio especial do júri no Festival de Veneza 2005.
CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

GANGUES DO GUETO (R Xmas), EUA, 2001, 35 mm, 85 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Drea de Matteo, Lillo Brancato, Lisa Valens, Ice-T, Denia Brache e Gloria Irizarry
Na semana do Natal, um traficante de drogas de Nova York é seqüestrado por uma gangue rival. O resgate custará uma fortuna. Correndo contra o tempo a mulher do traficante está entre a cruz e a espada. Sabe que, se falhar, aquele poderá ser o pior Natal de suas vidas.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

O ENIGMA DO PODER (New Rose Hotel), EUA, 1998, 35 mm, 93 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Christopher Walken, Willem Dafoe, Asia Argento, Annabella Sciorra e John Lurie
Em um futuro indefinido, dois espiões do mundo corporativo contratam uma prostituta italiana para seduzir o importante chefão de uma empresa japonesa e tirá-lo dos negócios. As coisas, no entanto, não saem conforme o imaginado. Baseado em obra de William Gibson.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

BLACKOUT – SENTIU A MINHA FALTA? (The Blackout), EUA, 1997, 35 mm, 98 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Matthew Modine, Dennis Hopper, Claudia Schiffer, Beatrice Dalle, Sarah Lassez e James Hyde
Matty é um astro do cinema. Cansando de Hollywood, ele se muda para Miami. Viciado, acaba perdendo a mulher e arruinando sua própria carreira. Um ano depois, em Nova York, ele tenta descobrir o que aconteceu com sua esposa e uma garçonete com quem passou uma noite misteriosa.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

OS CHEFÕES (The Funeral), EUA, 1996, 35 mm, 99 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Christopher Walken, Vincent Gallo, Chris Penn, Benicio Del Toro, Isabella Rossellini, Annabella Sciorra, Paul Hipp e Gretchen Mol
O irmão caçula de uma família de mafiosos é assassinado. Durante o seu velório, o irmão mais velho Ray relembra o passado e vislumbra seu plano de vingança, que poderá levar a uma violenta guerra entre gangues e ao caos na família.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

THE ADDICTION, EUA, 1995, 35 mm, 82 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Lili Taylor, Christopher Walken, Annabella Sciorra, Edie Falco, Paul Calderon, Fredro Starr, Kathryn Erbe e Michael Imperioli
Kathleen Conklin é uma estudante de filosofia da Universidade de Nova Iorque. Uma noite, ao regressar a casa, é arrastada para um beco por uma mulher estranha e mordida no pescoço. Rapidamente, Kathleen se transforma numa vampira, e sua necessidade de sangue é semelhante à de um viciado por drogas.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

OLHOS DE SERPENTE (Dangerous Game), EUA, 1993, 35 mm, 108 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Harvey Keitel, Madonna, James Russo, Nancy Ferrara e Reilly Murphy
Embora seja um diretor experiente, nada poderia preparar Eddie Israel para o que ocorreria no set de seu novo projeto. Dirigindo uma produção sobre um casamento abusivo, Eddie consegue performances incrivelmente reais de seus atores, e a violência do roteiro começa a sair do set e se transpor à vida real.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

OS INVASORES DE CORPOS (Body Snatchers), EUA, 1993, 35 mm, 87 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Gabrielle Anwar, Terry Kinney, Meg Tilly, Billy Wirth e Forest Whitaker
Em uma base militar, invasores espaciais tomam os corpos de seres humanos, mantendo a aparência física daqueles que os hospedam. Esta é a terceira versão da história filmada por Don Siegel em 1956 (Vampiros de Almas) e por Philip Kaufman em 1978 (Invasores de Corpos).
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

VÍCIO FRENÉTICO (Bad Lieutenant), EUA, 1992, 35 mm, 96 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Harvey Keitel, Frankie Thorn, Paul Hipp, Victor Argo e Victoria Bastel
Mergulhado no universo das drogas e do jogo, um tenente de polícia de Nova York inicia sua descida para o inferno. Dois acontecimentos vão lhe dar a chance de redenção: um torneio de baseball pelo qual ele arrisca a vida e o trágico estupro de uma jovem freira.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

O REI DE NOVA YORK (King of New York), EUA, 1993, 35 mm, 103 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Christopher Walken, David Caruso, Larry Fishburne, Wesley Snipes, Victor Argo e Steve Buscemi
Ao sair da prisão, Frank White quer readquirir seu controle sobre Nova York. Para restabelecer sua base de distribuição de drogas tem de acertar velhas contas com a Máfia e com o submundo chinês. Enquanto isso, três policiais seguem passo a passo o crescimento de seu poder.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

SEDUÇÃO (Cat Chaser), EUA, 1989, 35 mm, 90 min e 120 min*
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Kelly McGillis, Peter Weller, Charles Durning, Frederic Forrest e Tomas Milian
O dono de um hotel à beira-mar passa a correr perigo de vida quando se envolve com a esposa de um rico e poderoso ex-general da República Dominicana radicado na Flórida. Baseado em obra de Elmore Leonard.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS
* O filme possui duas versões. A oficial de 90 minutos e uma outra, de 157 min, a preferida de Abel Ferrara, poucas vezes exibida no mundo.

CHINA GIRL, EUA, 1987, 35 mm, 89 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: James Russo, Richard Panebianco, Sari Chang, David Caruso, Russell Wong, James Hong, Paul Hipp
Um rapaz de origem italiana e uma moça de ascendência chinesa vivem uma história de amor proibido em meio à guerra entre etnias de Nova York. Versão livre de Ferrara para a clássica história de Romeu e Julieta.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

CRIME STORY, EUA, 1986, 35 mm, 96 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Dennis Farina, Anthony John Denison, Bill Smitrovich, Steve Ryan e Billy Campbell
O filme se passa em Chicago, 1963. Mike Torello, um policial linha dura, investiga as ações de um violento gangster, Ray Luca. Os dois vão transformar as ruas da cidade em um campo de guerra.  Crime Story é o piloto de uma série televisiva.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

THE GLADIATOR, EUA, 1986, 35 mm, 98 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Ken Wahl, Nancy Allen, Robert Culp, Stan Shaw, Rosemary Forsyth e Bart Braverman
Um motorista psicopata provoca acidentes pelas ruas de Los Angeles. Um pacífico mecânico transforma sua pick-up numa arma de guerra blindada depois que seu irmão se torna uma das vítimas do maníaco.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

CIDADE DO MEDO (Fear City), EUA, 1984, 35 mm, 96 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Tom Berenger, Melanie Griffith, Billy Dee Williams, Rossano Brazzi, Rae Dawn Chong, Maria Conchita Alonso, Jack Scalia e Joe Santos
Os moradores de Manhattan estão sendo assassinados por um psicopata. Um detetive da polícia e o proprietário de um clube de strip-tease tentam encontrá-lo antes que ele assassine novamente.
CLASSIFICAÇÃO:

SEDUÇÃO E VINGANÇA (Ms. 45), EUA, 1981, 35 mm, 80 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Zoë Lund, Steve Singer, Jack Thibeau, Peter Yellen
Após ser vitimada por dois estupradores, uma jovem tímida e muda resolve se vingar dos homens saindo sozinha à noite para seduzir e matar seus admiradores.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

O ASSASSINO DA FURADEIRA (The Driller Killer), EUA, 1979, 16 mm, 96 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Abel Ferrara, Carolyn Marz, Baybi Day, Harry Schultz, Alan Wynroth e James OHara
Reno é um jovem artista plástico. Ele está atolado em dívidas e sem muitas esperanças. Atormentado por estranhas alucinações, Reno passará a assassinar pessoas com o uso de uma furadeira elétrica.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

MIAMI VICE, EUA, 1985, 35 mm,
The Dutch Oven (2° temporada / 4° episódio)
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Don Johnson, Philip Michael Thomas, Saundra Santiago, Michael Talbott, John Diehl e Olivia Brown
O ex-namorado da detetive Trudy possui relações com um traficante de Miami. Crockett vai ajudá-la a investigá-lo.
CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

The Home Invaders (1° temporada / 19° episódio)
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Don Johnson, Philip Michael Thomas, Saundra Santiago, Michael Talbott, John Diehl e Olivia Brown
Uma gangue anda assaltando casas em Miami. Os detetives Crockett e Tubbs irão investigá-la.
CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

OS CURTAS

COULD THIS BE LOVE, EUA, 1973, 16 mm, 26 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Nadia Von Loewenstein, Dee Dee Rescher e Cassie Holtzberg
Duas mulheres sem preocupações têm um dia de diversão, pagam uma prostituta e levam-na a uma festa promovida pelo marido de uma delas.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

THE HOLD UP,EUA, 1972, 16 mm, 14 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Ken Fowler, Robert G. Denison and Joe Guida
Johnny acabou de ser pai e é obrigado a fazer malabarismos para sustentar a família. Amigos o levarão ao mundo do crime.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

NICKY’S FILM, EUA, 1971, 16 mm, 6 min
Direção: Abel Ferrara
Elenco: Nicholas St. John, Abel Ferrara e Nadia Von Loewenstein
Um homem é ameaçado por mafiosos. Ou paga o que deve ou morre.
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS

ABEL FERRARA E A RELIGIÃO DA INTENSIDADE

Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: 17 a 29 de abril de 2012
Horários: ver programação
ENTRADA FRANCA
Informações: 3108.7630

ASSESSORIA DE IMPRENSA

(para uso exclusivo dos jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 – Roberta Timponi: 9211. 1414
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br