OFICINAS, DEBATES E WORKSHOPS SLOW FILME 2022

Atividades paralelas reúnem debates e oficinas com degustações e incursão pelo bioma do Cerrado

*Workshops aproximam público do universo da produção de vinhos naturais, das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANcs) e dos frutos de espécies regionais

*Duas sessões seguidas de conversas com especialistas convidam o público a discutir e refletir sobre produções do festival

* Debate do documentário inédito “Antes do prato”, filme idealizado e realizado pelo Greenpeace

*ENTRADA FRANCA!

Um espaço para aprendizado, reflexão e conscientização sobre alimentação e meio ambiente. A programação do SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO de 2022 apresentará uma série de oficinas e debates que contribuem para amplificar as histórias e reflexões exibidas na seleção cinematográfica do evento, de 24 a 28 de agosto, no Cine Brasília, com extensão para o Centro Cultural Renato Russo 508 Sul.

As atividades paralelas do SLOW FILME têm o objetivo de apresentar ao público do festival novos processos, conceitos e ideias que permeiam a intersecção da cultura e da alimentação num escopo que será tanto gastronômico como educativo, tendo como eixo central o bioma do Cerrado. A proposta foi desenvolvida pelo professor e crítico de gastronomia Guilherme Lobão, coordenador de atividades formativas do festival.

“Queremos reunir iniciativas que vão desde degustações a discussões sobre alimentação, que é um tema chave para a compreensão das grandes questões do mundo contemporâneo”, propõe Lobão. Deste modo, a programação das atividades paralelas se divide entre Oficinas do Gosto, a serem realizadas no período da manhã, e Diálogos de Cinema, Arte e Alimentação, promovidos após algumas das sessões no Cine Brasília, além de um bate-papo online.

O festival pioneiro em conectar cinema e alimentação no Brasil tem curadoria do professor, cineasta e crítico Sérgio Moriconi e vem sendo realizado desde 2010 pela Objeto Sim Projetos Culturais. Até 2018 o evento acontecia na pequena cidade de Pirenópolis (GO) e desde 2019 se mudou para Brasília. Após dois anos sem ser realizado, devido à pandemia, a programação presencial volta potente às telas do Cine Brasília.

OFICINAS DO GOSTO

As Oficinas do Gosto têm como objetivo ensinar e apresentar processos gastronômicos e sensoriais, além de apresentar possibilidades de ação, cultivo, comercialização e relação com o meio ambiente.

SLOW WINE: VINHOS NATURAIS E UVAS DO CERRADO

Local: Foyer do Cine Brasília
Data: Sexta-feira, 26/8
Horário: 10h
Com o enólogo Carlos Sanabria
Os processos naturais de vinificação desta crescente forma de produção artesanal de vinhos. Na oficina, o participante será guiado pelo universo do vinho natural e suas experiências olfativas e gustativas surpreendentes. Afinal, trata-se de vinhos com características únicas, que remetem a um modo antigo de se produzir vinho, sem adição de qualquer componente químico e pouca ou nenhuma manipulação das videiras. Carlos Sanabria apresenta ainda os aspectos do terroir do vinho natural produzido no Cerrado.
*Oficina com degustação de vinhos e uvas, limitada a 25 participantes. Inscrição pelo e-mail: slowfilmefestival@gmail.com

GOSTO CERRADO

 

Local: Mezanino do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
Data: Sábado, 27/8
Horário: 10h
Com Thamyris Andrade, Turismóloga, professorada da Universidade Federal de Tocantins (UFT), especialista em sustentabilidade no cerrado e sociobiodiversidade.
Apresentação do projeto GOsTO Cerrado, realizado com pesquisadores do meio ambiente, da gastronomia e do turismo e alunos da Universidade Federal de Tocantins. Um mergulho nas características da sociobiodiversidade dos estados de Goiás (com o DF incluso) e de Tocantins, a partir da relação da comida com as culturas e expressões tradicionais. Nesta oficina, Thamyris Andrade apresenta os principais frutos nativos do cerrado e seus usos.
*Oficina limitada a 30 participantes. Inscrição mediante envio de mensagem de interesse para o e-mail: slowfilmefestival@gmail.com

PERCURSO QUADRA COMESTÍVEL

Local saída e retorno: Cine Brasília
Data: sábado, 27/8
Horário: 9h
Duração: 1h30min
ENTRADA FRANCA
Com Fabio Neves Vieira, idealizador do Projeto Hortelão, que busca promover a sustentabilidade alimentar na cidade de Brasília.
Uma caminhada, seguindo um percurso não muito grande, em uma quadra de Brasília para conhecer e aprender sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) que se encontram pelo caminho. No começo, há uma introdução sobre o tema e recomenda-se levar um caderno e caneta para anotações, água e algo para proteção contra o sol se for necessário.
*Oficina sem limite de participantes.

USO CRIATIVO DAS PANCS

Local: Mezanino do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
Data: domingo, 28/8
Horário: 10h
Com Danielle Ribas, engenheira agrônoma e empreendedora gastronômica
Uma demonstração do projeto exitoso Mato de Comer. A proposta é comunicar as possibilidades da alimentação sustentável, por meio do aproveitamento criativo das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Danielle Ribas mostra como transformar os “matos” do nosso bioma em saborosos molhos, geleias e pestos artesanais.
*Oficina com degustação de produtos do Mato de Comer, limitada a 30 participantes. Inscrição pelo e-mail: slowfilmefestival@gmail.com

DIÁLOGOS DE CINEMA, ARTE E ALIMENTAÇÃO

Ciclo de conversas sobre a contribuição das linguagens artísticas para a formação dos imaginários da alimentação e do sentimento de pertencimento. Será composto por um bate-papo online e duas rodas de conversa.

AS INTERSECÇÕES DA CULTURA ALIMENTAR

Local: online, pelo Instagram do Slow Filme
Data: Sexta-feira, 26/8
Horário: 13h,
Conversa com o professor e ativista, facilitador do Slow Food Cerrado, Jean Marconi, sobre como a alimentação impacta a sociedade do ponto de vista da cultura alimentar.

ANTES DO PRATO

Local: Cine Brasília
Data: Sexta-feira, 26/8
Horário: após a sessão do filme (que começa às 20h00)
Debate sobre o documentário produzido pelo Greenpeace com participação da professora de nutrição da UnB, Elisabetta Recine, da porta-voz do Greenpeace para Agricultura e Alimentação, Marina Lacôrte, e de Rogério Dias, Presidente do Instituto Brasil Orgânico.

À PROCURA DE MULHERES CHEFS

Local: Cine Brasília
Data: Sábado, 27/8
Horário: após a sessão do filme (que começa às 16h)
Debate sobre o filme e o protagonismo feminino na cozinha e na produção audiovisual, com participação da editora do site Cenas de Cinema e integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, Cecília Barroso, e da chef e ativista Bela Marconi, do restaurante Santuária Café Bar.

LANÇAMENTO DO LIVRO “DA FOME À FOME: DIÁLOGOS COM JOSUÉ DE CASTRO”

Organização das pesquisadoras Ana Paula Bortoletto e Tereza Campello
Local: Cine Brasília/foyer
Data: Domingo, 28/8
Horário: 17h

SERVIÇO

11º SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO
Data: 24 a 28 de agosto de 2022
Local: Cine Brasília e Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
Horários: ver programação
ENTRADA FRANCA (oficinas mediante inscrição, através do envio de mensagem de interesse para o e-mail: slowfilmefestival@gmail.com)

______________________________________________________________________
Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais
Gioconda Caputo: (61) 98142-0112 – Carmem Moretzsohn: (61) 98142-0111
Amanda Guedes: (61) 98429-0007
objetosim@gmail.com | objetosimprojetosculturais@gmail.com