Debate na abertura, dia 6, reúne especialistas brasileiros e dinamarqueses

A primeira edição no Brasil de um dos maiores festivais dedicados ao público infanto-juvenil na Europa decidiu abrir em grande estilo, com a exibição de um dos mais consagrados filmes infantis da Dinamarca. BUSTER ON TOUR NO BRASIL – CINEMA INFANTIL DA TERRA DOS VIKINGS exibirá, no Cinema do CCBB Brasília, às 19h de amanhã, quarta-feira, dia 6 de janeiro, o clássico ‘A Banheira do Benny’, considerado um dos dez filmes mais importantes da história do cinema do país. Logo após a exibição, um debate vai reunir Anders Hentze, diretor do Instituto Cultural da Dinamarca, e Marcelo Mazzoli, responsável pelo programa educativo do UNICEF no Brasil. Entrada franca.

Em 2006, ‘A Banheira do Benny’ recebeu um prêmio especial do Ministério da Cultura da Dinamarca, destinado às dez obras essenciais do cinema do país. A animação, lançada em 1971, aparece ao lado de grandes títulos do cinema dinamarquês, detentores da mesma honraria, como ‘A Festa de Babette’, ‘Pelle, o Conquistador’, ‘Festa de Família’ e ‘Dias de Ira’.

‘A Banheira do Benny’ (“Benny” é o equivalente dinamarquês a “Beto”) tem diversas sequências musicais. Além de canções sobre piratas e a vida no mar, a trilha sonora também conta com faixas de jazz gravadas pelo baixista dinamarquês Niels-Henning Ørsted Pedersen, um dos mais renomados jazzistas da Europa, e pelo pianista americano Kenny Drew, que acompanhou grandes como Miles Davis, John Coltrane e Dizzy Gillespie. Junto, o duo gravou mais de 50 álbuns ao longo da carreira.

‘BUSTER ON TOUR NO BRASIL – CINEMA INFANTIL DA TERRA DOS VIKINGS’ é uma realização do CCBB Brasília, acontece até o dia 25 de janeiro e homenageia um dos mais importantes eventos de cinema infantojuvenil da Europa, o festival dinamarquês Buster, realizado desde 2000. Produzido pela Bergamota, numa parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, o festival reúne 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, com destaques exibidos no festival em Copenhague, além de produções brasileiras. De Brasília, o festival segue para São Paulo.

Mais informações: www.objetosim.com.br

SERVIÇO

Data: de 6/1 a 25/1/2016, de quarta a segunda
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB DF
Ingressos: Inteira R$ 4,00, Meia-entrada R$ 2,00