SETTECENTO: UMA VIAGEM AO BARROCO

Concerto faz um passeio pela música do período que acolheu alguns dos maiores compositores de todos os tempos

*O grupo Estúdio Barroco apresenta programa com composições de nomes como Bach, Vivaldi e Marin Marais

*Apenas três apresentações, no Teatro da CAIXA Cultural Brasília, de 20 a 22 de outubro

Singular na história da humanidade, o século XVIII é chamado de ‘Era da Razão’, ‘Século das Luzes’ e outros títulos que indicam o início de uma época iluminada pela ciência, pela tolerância, pela intensa agitação intelectual e social, que iria desembocar na Revolução Francesa. Mas o período também poderia ser conhecido como o ‘Século da Música’. Foi nos anos Setecentos que viveram alguns dos maiores nomes da música em todos os tempos. Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Händel, Ludwig van Beethoven são alguns dos que habitaram o planeta nestes anos gloriosos. Agora, um concerto promete visitar a obra de alguns destes e de outros compositores, fazendo um belo passeio pela sonoridade harmônica do período. É o concerto SETTECENTO: uma viagem ao Barroco, que acontece de 20 a 22 de outubro, às 20h, no Teatro da CAIXA Cultural Brasília.

Neste grande passeio pelo ‘Século da Música’, os espectadores serão embalados por cantatas e suítes de Bach (1685-1750), Vivaldi (1678-1741) e do alemão Georg Phillipp Telemann (1681-1767), um gênio que aos 21 anos já dirigia a ópera de Leipzig. Também ouvirão peças célebres do compositor e gambista francês Marin Marais (1656-1728), imortalizado no cinema por Gerard Depardieu, no filme Todas as manhãs do mundo, de Alain Corneau, 1991; do compositor e professor de música austríaco Johann Joseph Fux (1660-1741), famoso, sobretudo, por ser autor de Gradus ad Parnassum, um tratado de composição; e do compositor italiano Giuseppe Sammartini (1695-1750), oboísta virtuoso, grande colaborador de Haydn e considerado um dos maiores compositores de concertos e sonatas de seu tempo.

SETTECENTO: uma viagem ao barroco é projeto concebido pelo Estúdio Barroco, um grupo formado em Brasília no ano de 2004 e que desde então vem se apresentando com frequência na capital e em diversas cidades do Brasil.

ESTÚDIO BARROCO dedica-se a um repertório trabalhado a partir de composições dos séculos XVI, XVII e XVIII, assim como da música colonial brasileira. Com o intuito de divulgar a música antiga, o grupo busca extrair deste repertório significados musicais que ultrapassam os limites entre o mundo antigo e o contemporâneo, possibilitando uma revitalização do discurso musical barroco.

PROGRAMA

SETTECENTO: UMA VIAGEM AO BARROCO

Georg P. Telemann
• CANTATA “AUF EHERNEN MAUERN” de Harmonischer Gottesdienst Ária Auf ehernen Mauern

Marin Marais
• LE TABLEAU DE L’OPERATION DE LA TAILLE do Livro V

Johann S. Bach
• SUITE PARA FLAUTA DOCE E CRAVO EM DÓ MENOR
Preludio
Giga
Double

Johann J. Fux
• CAPRICCIO E FUGA EM SOL MENOR

Antonio Vivaldi
• CANTATA “GEME L’ONDA”
Ária “Geme l’onda che parte”
Recitativo “Ah, ch’um’immensa doglia”
Ária “Deh non partir si presto”

Giuseppe Sammartini
. SONATA EM FÁ MAIOR PARA FLAUTA E BAIXO CONTINUO
Andante
Allegro
Adagio
Andante – Allegro

Marin Marais
• SUITE EM LÁ MENOR PARA VIOLA DA GAMBA E BAIXO CONTINUO do Livro III
Preludio
Fantasia
Grand ballet

Georg P. Telemann
• CANTATA “DEINE TOTEN WERDEN LEBEN” de Harmonischer Gottesdienst Ária Deine Toten werden leben

OS MÚSICOS

ANDRÉ VIDAL – CANTO

Mestre pela Royal Academy of Music de Londres, especializou-se em Música de Câmara e Música Antiga com Glenville Hargreaves, Jonathan Papp e Ian Partridge. Foi premiado no II Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em 2001, e no Helen Eames Prize para intérpretes de música barroca, em 1998 em Londres. Cantou em The Rake’s Progress (Salem) no Teatro Municipal de São Paulo, sob direção de Jorge Takla e Jamil Maluf, Requiem, de Mozart, com a Sinfônica de Sergipe e regência de G.Mannis, e a Sinfonia nº 9 de Beethoven, com a Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência de R. Tibiriçá. Dedica-se também à composição, tendo suas peças apresentadas no Brasil e no exterior, e publicadas nos EUA pela Cantus Quercus Press. Leciona Canto Erudito na Escola de Música de Brasília e coordena o grupo PerSonare.

SUELI HELENA DE MIRANDA – FLAUTA DOCE

Através do programa Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura do Brasil, aperfeiçoou-se em flauta doce no Conservatório Real de Bruxelas – Bélgica, com o flautista Bart Coen. Na mesma ocasião, estudou interpretação da música italiana com o flautista e pesquisador Peter van Heyghen. Possui também formação em flauta transversal, tendo sido Odette Ernest Dias sua principal orientadora. Graduou-se em Música pela Universidade Federal de Uberlândia – MG. Compõe com Ana Cecília Tavares, Cecília Aprigliano e André Vidal o “Estúdio Barroco”, tendo gravado um CD com o grupo em 2007. Em 2011, participou do 43º Curso Internacional de Música Antiga de Urbino – Itália – onde estudou com o flautista Han Tol. Em 2013, participou, como artista convidada, juntamente com o Estúdio Barroco, da IV Semana de Música Antiga da UFMG. Entre 1994 e 2014, atuou como professora de flauta doce na Escola de Música de Brasília.

CECÍLIA APRIGLIANO – VIOLA DA GAMBA

Estudou em Nova Iorque com a gambista Judith Davidoff na Universidade de Columbia/NY e obteve os títulos de Master of Arts e Master of Education in Music. Fez especialização com a gambista Jane Hershey (2001/ Boston) e com a gambista Marianne Müller (1997/Lyon). Desde 2004, realiza uma colaboração com o artista plástico Gê Orthof com performances em Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Tem atuado como solista e camerista no Brasil, França, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Participa de séries musicais no CCBB do Rio de Janeiro e Brasília desde 1997. Integrou a orquestra barroca da Ópera Orfeu de Monteverdi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2007, sob a regência do cravista Marcelo Fagerlande. Em 2008, participou como palestrante da V Semana do Cravo da UFRJ. Por quatro anos consecutivos, organizou a Semana da Viola da Gamba do CEP/ Escola de Música de Brasília. De 2010 a 2014, ministrou aulas de viola da gamba na Mostra de Instrumentos Antigos da UFPE.

ANA CECÍLIA TAVARES – CRAVO

Mestre em cravo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez especialização na França como bolsista da CAPES-MEC com a cravista Huguette Dreyfus, no ciclo de Perfectionement em cravo, tendo obtido os prêmios Prix d’Excellence (1987) e Prix de Virtuosité (1988). No Brasil, foi vencedora do VI Prêmio Eldorado de Música em São Paulo e gravou disco solo com obras de Marchand e Bach pelo selo Eldorado. Em 2010, lançou CD da obra A Arte da Fuga, de J.S. Bach, em versão para dois cravos com o cravista Marcelo Fagerlande. O duo se apresentou em teatros no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Olinda (Mimo), Juiz de Fora, Porto Alegre e nas cidades de Sttutgart e Karlsruhe, na Alemanha. Apresenta-se regularmente em Brasília e em diferentes teatros no país. Participou do Ciclo de Concertos para dois, três e quatro cravos, de J.S. Bach, na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro; apresentou-se no Festival de Música Antiga de Juiz de Fora; na IV Semana de Música Antiga da UFMG em Belo Horizonte e Tiradentes; no Espaço Cachuera em São Paulo; na Pinacoteca do Estado de São Paulo; na Série Concertos Eldorado, no Maksoud Plaza; no Theatro Municipal de São Paulo; no Mosteiro de São Bento, em Olinda; e no Museu de Arte Sacra, em Belém, no Pará.

SETTECENTO: UMA VIAGEM AO BARROCO

Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília
Data: 20 a 22 de outubro de 2015
Horário: 20h
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) – à venda a partir de 17 de outubro
Informações: 61 3206-9448 | 6456
Classificação indicativa: 12 anos
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

__________________________________________________________________
Assessoria de imprensa (uso exclusivo para jornalistas): Objeto Sim
Tels: (61) 3443.8891 e 3242.9805
Carmem Moretzsohn (assessoria de imprensa): (61) 8142.0111
Gioconda Caputo (assessoria de imprensa): (61) 8142.0112
objetosim@gmail.com – objetosimprojetosculturais@gmail.com
www.objetosim.com.br