METAMORFOSES BESTIAIS E ENTRE O VÉRTICE E A MARGEM

Os jovens artistas Eduardo Belga e Luciana Paiva refletem sobre humanismo, arte, escrita e arquitetura em exposições na Alfinete Galeria

O universo sombrio do ilustrador e quadrinista Eduardo Belga e a proposta de diálogo entre a escrita e a arquitetura criada pela artista Luciana Paiva irão ocupar as duas salas da Alfinete Galeria, a partir do próximo dia 25 de julho, às 17h. E como sempre acontece, a abertura será marcada pelo encontro informal de quem faz e de quem gosta de arte em Brasília.

Até o dia 29 de agosto, será possível ver, na Sala A, os trabalhos em desenho que integram a mostra METAMORFOSES BESTIAIS, na qual Eduardo Belga reafirma seu fascínio pelo terror. Curadoria de Raquel Nava. E na Sala B, uma proposta de reflexão sobre uma possível convergência entre a paisagem e a escrita, na obra de Luciana Paiva em ENTRE O VÉRTICE E A MARGEM, que tem curadoria de Marília Panitz.

METAMORFOSES BESTIAIS

Local: Alfinete Galeria – Sala A
Artista: Eduardo Belga
Curadoria: Raquel Nava

Eduardo Belga (Brasília, 1981) é quadrinista, ilustrador e professor de gravura na Universidade de Brasília.

‘Compartilho anos de cumplicidade e referências com Eduardo Belga. A inclinação pelo lado obscuro da vida nos aproximou ainda nos anos de faculdade no Instituto de Artes da Universidade de Brasilia (IDA-UnB). A pulsão de sexo e morte, confundida as vezes por uma revolta juvenil, permaneceu e vigorou em nossas catarses artísticas.

A selvageria se apresenta latente na obra do artista que se ilustra em metamorfoses bestiais. Na história de 400 mil anos de existência da espécie humana, ainda estamos muito próximos de nossos ancestrais selvagens. Na exposição, Belga se transforma em cão, cadela, coelho, bicho.

Sua obra está longe de ser domesticada como decorativa. Tampouco se aproxima de obras conceituais que necessitam ser mediadas por contextos históricos e textos curatoriais. As suas imagens se comunicam de maneira direta e são repletas de uma habilidade técnica que experimenta com o desenho.

Nesta exposição, Belga mostra alguns desenhos originais que participaram de publicações, objetos que inspiraram seu trabalho e matrizes que remetem as técnicas utilizadas.’
Raquel Nava

ENTRE O VÉRTICE E A MARGEM

Local: Alfinete Galeria – Sala B
Artista: Luciana Paiva
Curadoria: Marília Panitz

A exposição apresenta trabalhos inéditos de três séries diferentes da artista Luciana Paiva, com curadoria de Marília Panitz. A obra ‘O branco abre parênteses sobre a pauta entre o vértice e a margem’ faz parte da série ‘Livros de Construção’, que reflete sobre a relação entre elementos da escrita e da arquitetura. Os livros da série ‘Desmesura’ são trespassados por recortes de um papel azul, que converte a escrita em paisagem. Por fim, os objetos da série ‘Armadilhas’ oferecem elementos da escrita como iscas para o sentido tátil e visual da leitura.

Luciana Paiva (Brasília, 1982) – Atualmente cursa Doutorado em Artes na linha de Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Cursou o Programa Aprofundamento da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ (2011) e participou do Programa Rumos Itaú Cultural de Artes Visuais 2011-2013. Foi professora do curso de licenciatura em Artes Visuais da UaB/UnB (2013-2014) e da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2010, 2012-2014). Realiza exposições regulares e participa de eventos na área desde 2004.

Serviço:
Alfinete Galeria CLN 116 bloco B loja 61.
Abertura sábado 25 de JULHO às 17h.
Em exposição até o dia 29 de AGOSTO, de quarta a sábado – 15h às 19h30.
Entrada franca.

________________________________________________________________

Assessoria de imprensa (uso exclusivo para jornalistas): Objeto Sim
Tels: (61) 3443.8891 e 3242.9805
Carmem Moretzsohn: (61) 8142.0111 – Gioconda Caputo: (61) 8142.0112
objetosim@gmail.com – objetosimprojetosculturais@gmail.com
SITE: www.objetosim.com.br