Barca di Venetia per Padova

O madrigal resgata o cenário social da Itália no início do século XVII por meio da polifonia, que despontava na Europa após a Idade Média

Adaptação da obra de Adriano Banchieri (1568-1634), compositor italiano nascido em Bologna, Barca di Venetia per Padova traz ao CCBB Brasília madrigais do século XVII contextualizados por uma encenação contemporânea. Desde a época em que foi feita, a obra destaca-se pela vivacidade do texto e pelos recursos e técnicas musicais utilizados. O público terá oportunidade de conhecer essa peça, escrita e executada pela primeira vez em Veneza, no ano de 1604, no Centro Cultural Banco do Brasil no período de 24 de fevereiro a 2 de março. Também haverá um debate sobre o tema A inserção do moderno na arte clássica, após a apresentação do dia 02 de março, com a presença dos diretores, professores, artistas e estudiosos convidados.

A Barca di Venetia per Padova é composta de vinte madrigais a cinco vozes com o acompanhamento de cinco instrumentos e baixo contínuo, para narrar uma viagem de barco entre as cidades de Veneza e Pádua, que funciona como elemento aglutinador das diversas situações narradas. Na obra, Banchieri busca fazer um pequeno retrato da Itália, e mesmo de uma parte da Europa, de seu tempo. No decorrer da viagem, são apresentados personagens oriundos de diversas partes do continente europeu, cada um cantando em seu próprio dialeto. Os passageiros são: um vendedor de livros de Florença, um alemão, cantores de todas as partes da Itália, cortesãs, dois judeus, pescadores, homens de negócios e um soldado. Os personagens promovem uma verdadeira mistura de culturas e dialetos. Apesar das diferenças, todos apresentam um objetivo em comum: chegar a Pádua.

A ação começa com um convite para que as pessoas entrem na barca, pois o veículo já vai partir. Iniciam-se as despedidas e as apresentações. Por coincidência, vários cantores pegaram o mesmo transporte e cada um deles se propõe a interpretar um madrigal de sua região. Desta forma, o compositor, organista, teórico musical, poeta e monge Adriano Banchieri conseguiu reproduzir os diversos estilos dos mais proeminentes compositores de sua época.

O diferencial da presente montagem é seu ineditismo estético, obtido mediante a contextualização da música renascentista com o olhar do homem do século XXI. A direção musical de André Vidal e Cecília Aprigliano, músicos já experientes em palcos nacionais e internacionais, se unirá à direção de arte de Adriano e Fernando Guimarães, responsáveis pela concepção cênica moderna do espetáculo.

A música será interpretada no idioma original da obra (italiano) e, para que o público possa acompanhar melhor as ações, antes de cada sessão será distribuída uma sinopse do texto e um programa do espetáculo. Os espetáculos serão realizados de 24 de fevereiro a 02 de março; de segunda a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30. Classificação indicativa: livre.

MADRIGAL DO SÉCULO XXI

“Um espetáculo que deve ser assistido com a mente, pois entra pelos ouvidos e não pelos olhos”. A máxima do famoso compositor italiano Orazio Vecchi (1550-1605) paira sobre a proposta de adaptação contemporânea de Barca di Venetia per Padova. O ponto de partida da direção de Adriano e Fernando Guimaraes foi propor o diálogo como estratégia na convivência com as diferenças: entre música e imagem; entre a obra de Banchieri e obras contemporâneas; entre a experiência de fruição de um madrigal no século XVII e no século XXI. O espetáculo trata de uma viagem que reúne, em um mesmo lugar, indivíduos de diferentes culturas, idades, religiões, línguas e dialetos. Durante o trajeto compartilhado, as conversas acabam por tecer muitas relações entre os passageiros.

A série de vídeos projetados ao longo do espetáculo apresentam paisagens do ponto de vista de passageiros de carros, ônibus, aviões, barcos. Ao contrapor, com alguma dose de acaso, narrativas visuais de deslocamento ao ambiente sonoro proporcionado pelos músicos e Banchieri, os diretores pensaram em uma frase de John Cage, onde ele fala da relação de duas outras diferenças, a música e a dança: “Tudo o que a gente tinha de fazer era estabelecer uma estrutura temporal. Nem a música nem a dança estariam na frente: iriam ambas no mesmo barco (…) as circunstâncias as reuniriam”.

O madrigal – terminologia que, atualmente, abrange até um conjunto de vozes sem acompanhamento instrumental – diz respeito a uma forma poético-literária originária da Itália do século XIV. No princípio, a mesma música se repetia em estrofes distintas. Aos poucos, a música começou a se diversificar, para acompanhar os diferentes sentimentos descritos nos poemas. O estilo foi se disseminando por toda a Europa, até que por volta de 1594 surgiu a chamada “Comédia Madrigalesca”, da qual BARCA DI VENETIA PER PADOVA é uma das mais importantes representantes. Neste estilo de obra musical, o autor escolhe uma situação que possibilita o encadeamento de ações e pequenos esquetes, cada um com um argumento e com personagens que se alternam sem maiores preocupações dramáticas. “BARCA…” é considerada uma das obras-primas de Banchieri.

O AUTOR

Compositor, teórico musical, organista, poeta e monge italiano do final do Renascimento e dos primeiros anos do Barroco, nasceu e morreu em Bologna. Tornou-se monge da ordem dos beneditinos e ao tomar seus votos, em 1590, mudou seu nome de Tommaso para Adriano. Um dos primeiros compositores do gênero que ficou conhecido como “comédia madrigal”, estava interessado em converter o madrigal em propostas dramáticas, que quando cantado conta uma história. Publicou uma série de peças para órgão sob o título de “L’Organo Suonarino”. Escreveu cinco comédias madrigais entre 1598 e 1628, começando com La pazzia senile, de 1598, e chegando a La saviezza giovenile.

ELENCO

Cantores:

André Vidal, José Alberto de Almeida Junior, Tristana Rossi, Fábio Maciel e Mônica Simões

Músicos de Base:

Ana Cecília Tavares (cravo), Diogo Queiroz (teorba), Sueli Helena de Miranda (flauta doce), Marília Carvalho (flauta doce), Cecilia Aprigliano (viola da gamba), Iara Ungarelli (viola da gamba) e Thiago Ribeiro(viola da gamba).

FICHA TÉCNICA
Cecilia Aprigliano – Direção Musical – viola da gamba
Idealizadora e professora do curso de Viola da Gamba no CEP/Escola de Música de Brasília. Estudou em Nova Iorque com Judith Davidoff (viola da gamba). Possui mestrado em música pela Universidade de Columbia/NY. Atua como solista e camerista no Brasil e no exterior. Atuou como musicista nas montagens de Don Quixote, Orpheu, Pigmaleão. Diretora musical do Conjunto de violas da Gamba do CEP/EMB e integrante fundadora do Estudio Barroco.

André Vidal Direção Musical – cantor
Cantor premiado no Brasil e no exterior e mestre em música de câmara e música antiga pela Royal Academy of Music (Londres), desenvolve destacado trabalho como solista nos principais teatros e salas de concerto do Brasil, como no Teatro Municipal do RJ, a Sala São Paulo e o Teatro Amazonas,tendo atuado sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá e John Neschling, entre outros.

CANTORES

José Alberto de Almeida Junior
Mestre em Etnomusicologia pela UFBA. Professor do CEP-EMB e cantor do Madrigal de Brasília. Atuou como cantor no Coral da UnB e Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Atuou como solista nas obras Alcina (Handel), Actus Tragicus (Bach), Du aber, Daniel (Telemann), na Ode a Santa Cecília (Purcell), no Romancero Gitano (M. Castelnouvo-Tedesco). Integra os grupos Pentacordis, PerSonare e Boca do Mundo e Quimera.

Tristana Rossi
Professora da Escola de Música de Brasília e cantora no Madrigal de Brasília Como corista, trabalhou sob a regência dos maestros David Junker, Emílio De César, Marconi Araújo e Elena Herrera. Como solista atuou em A Flauta Mágica (Mozart), Membra Jesu Nostri, (Buxtehude), na ópera Alcina (Handel), Vesperae Solennes de Domenica ( Mozart), na cantata Du aber, Daniel (Telemann) e na Ode a Santa Cecília (Purcell). Integra o grupo Pentacordis.

Fábio Maciel
É graduado em Letras-Tradução na UNB. Estudou canto e piano em Brasília, e a partir de 2009 vem sendo orientado por André Vidal. Participou de masterclasses com Dame, Emma Kirkby e de Andrew Watts (Curso Internacional de Verão de Dartington, Inglaterra). Atuou em The Yorkshire Feast Song e Hail Bright Cecilia de Purcell; In Exitu Israel de Jan Dismas Zelenka; Stabat Mater de Antonio Caldara; e El Fuego de Matteo Flecha.

Mônica Simões
Integrou o Madrigal de Brasília, o Coral da UnB e o Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, participou de montagens de óperas como La Traviata, Lucia di Lamermoor, Madama Butterfly, Carmen e La Bohème. Desde 2005 estuda canto com André Vidal. Atuou como solista na Missa em Dó Menor, de Mozart, Petite Messe Solennelle, de Rossini, e interpretou o papel de Bradamante na ópera Alcina de Handel.

MÚSICOS

Ana Cecília Tavares – cravo
Mestre em cravo pela UFRJ. Especialização com a cravista Huguette Dreyfus, obtendo os prêmios Prix d’Excellence e Prix de Virtuosité, Paris. Participou de master classes com Olivier Baumont, Christophe Rousset, Kenneth Gilbert, Pierre Hantaï. Vencedora do VI Prêmio Eldorado de Música/SP. Gravações com Estúdio Barroco, Trio Barroco de Brasília, Marcelo Fagerlande e o CD para cravo solo, Bach/Froberger. É professora de cravo no CEP- EMB.

Diogo Queiroz- teorba
Bacharel em música pela UNB na classe de Eustáquio Grilo. Em 2001, iniciou seus estudos em alaúde com o professor Fernado Dell Isola no CEP – EMB, onde se formou no curso técnico em alaúde. Participou de diversos cursos de música no Brasil, onde teve aulas e master classes com diversos professores. Em 2009, participou de concertos no Encuentro Barroco na Bolívia com o grupo Atalante. Desde 2008, participa do grupo SCLRN.

Sueli Helena de Miranda – flauta doce
Aperfeiçoou-se em flauta doce no Conservatório Real de Bruxelas/Bélgica com Bart Coen com a Bolsa Virtuose do MINC. Estudou interpretação da música italiana com Peter van Heyghen e flauta transversal com Odette Ernest Dias. Graduada em Música pela UFU/MG. Integrante fundadora do Estúdio Barroco. Em 2011 participou do 43º Curso Internacional de Música Antiga de Urbino/Itália, com o flautista Han Tol. É professora de flauta doce no CEP – EMB.

Marília Carvalho – flauta doce
Licenciada em Música pela UNB. Coordena o Curso de Flauta Doce do Projeto de Extensão Música para Crianças. É formada em Flauta Doce e Flauta Transversal pelo CEP/Escola de Música de Brasília. Atua em encontros e festivais de música no Brasil. Atua na concepção e execução ao vivo de trilhas sonoras de espetáculos de teatro e dança. Integra o Andaime Cia. de Teatro, o grupo Trovas D´Outrora e o Grupo Takto.

Iara Ungarelli – viola da gamba
Formada em Viola da Gamba no CEP/EMB. Integrou a Banda de Música Antiga da EMB, o Conjunto Gambas Candangas e o grupo Sonare. Gravou o CD Suonate di Celebri Auttori /2008. Estudou com Judith Davidoff, Ricardo Rodriguez e Liam Fennelly em Cursos Internacionais de Verão da EMB. Participou da II Semana de Música Antiga de Belo Horizonte. Licenciada em Música pela UnB. Em 2011 foi aprovada para Bac1 do Koninklijk Conservatorium Brussel.

Thiago Ribeiro – viola da gamba
Formado em Viola da Gamba no CEP-EMB, sob a orientação de Cecília Aprigliano. Integrou a Banda de Música Antiga da EMB, o Conjunto Gambas Candangas. Estudou viola da gamba com Ricardo Rodriguez, Philippe Pierlot, Sérgio Alvares, Luciana Elizondo e Juan Manuel Quintana. Musicista na Orquestra Barroca no Festival Internacional de Música Antigua del Paraná (Argentina). Atua nos grupos brasilienses Gambas Candangas e Kiaulles.

Adriano e Fernando Guimarães – Direção Geral e Direção de Arte
Artistas visuais, diretores teatrais e professores. Pesquisam a relação da palavra e da imagem no teatro e nas artes visuais. Trabalham há mais de dez anos com a obra de Samuel Beckett, elaborando instalações, peças e performances como OFF ON, Resta Pouco a Dizer, Todos os que Caem e Felizes Para Sempre. Ganharam o Prêmio Shell de Melhor Direção, 1996, por Dorotéia, e o Prêmio Questão de Crítica 2012, pelo conjunto do elenco de Nada.

Dalton Camargos – Direção técnica e iluminação
Um dos mais experientes iluminadores do país, Dalton Camargos tem se destacado ultimamente por sua atuação na área da fotografia e do vídeo e de sua utilização na criação cênica. Trabalhando com praticamente todas as companhias de Brasília, tem ainda acompanhado companhias brasileiras em turnês no exterior, entre elas a companhia da coreógrafa Cristina Moura e o Quasar Cia. de Dança, de Goiânia. Muitas vezes premiado pela criação de luzes para espetáculos, Dalton tem experiências também na área das artes visuais. É proprietário da galeria Alfinete, situada em Brasília.

Ismael Monticelli – Vídeos, fotografias e programação visual
Artista visual, fotógrafo e designer gráfico. Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS. Mestrando em Artes Visuais – Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano – pela UFPel. Participou de exposições como: ‘Rumor’, Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília/DF; ‘Outras Coisas Visíveis Sobre Papel’, Galeria Leme, São Paulo/SP; ‘Mostra Coletiva Olheiro da Arte’, Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Rio de Janeiro/RJ, 2010. Em 2011, foi contemplado pelo XII Concurso de Artes Plásticas Contemporâneas do Goethe-Institut Porto Alegre, onde realizou a exposição individual ‘A paixão faz das pedras inertes, um drama’.

Virgílio Neto – Desenhos e animações (vídeo)
Artista visual e designer gráfico. Desde 2008 participa regularmente de exposições no Brasil e exterior. No ano de 2011 foi selecionado para participar do projeto Rumos do Itaú Cultural. Em 2012, ficou em primeiro lugar no prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake. Também no mesmo ano teve seu livro de desenhos “Talvez o Mundo Não Seja Pequeno” publicado pela A Bolha Editora. Em 2013, fez duas exposições individuais: uma no Banff Centre no Canadá e outra na sede da Funarte em Brasília.

Pedro Bedê – Edição e finalização (vídeos)
Diretor, diretor de fotografia e editor de vídeo. Formado em comunicação social pelo Centro Universitário de Brasília, trabalha na área audiovisual a mais de oito anos. Já trabalhou em centenas de produções publicitárias, dirigiu vários videoclipes de artistas locais, além de participar de diversos projetos culturais. Atualmente possui sua própria produtora localizada na asa sul em Brasília.

Gê Orthof – Artista Plástico
Pós-doutor em instalação e performance pela School of the Museum of Fine Arts, Boston e doutor em Artes Visuais pela Columbia University, foi um Fulbright Scholar na School of Visual Arts, NY. Recebeu o prêmio da Associação de Críticos de Arte de São Paulo, o Grande Prêmio Salão Internacional de Berlim de 2012, além de ter sido selecionado para o Prêmio Investidor Profissional de Arte (Pipa) do MAM Rio em 2010.

Emília Silberstein – Fotografia
Fotógrafa e diretora de fotografia de audiovisual. É formada em Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB). Fez direção de fotografia e operação de câmera para alguns filmes em digital, como O Prólogo (dir.: Gabriel Marinho), Palhaços Tristes (dir.: Rafael Lobo), O Encontro (dir.: Ivan Gajic), Confinado (dir.: Rafael Lobo), 00:01 (dir.: Leonardo Martins), Procedimento Hassali ao Alcance do seu Bolso (dir.: Saulo Tomé), 32 mastigadas, 16N 16S (dir.: Maria Vitória Canesin) e Memórias Finais da República de Fardas (dir.: Gabriel Marinho).

Nina Orthof – Registro videográfico e edição
Trabalha profissionalmente com vídeo-arte, registro e edição de vídeo desde 2006. Recentemente expôs trabalhos em diversas mostras e eventos como: (2012) RecordAgain: Videoarte na Alemanha de 1963 até hoje, no Museu Nacional de Brasília. (2011) VI Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Atualmente é mestranda em Poéticas Contemporâneas pelo Departamento de artes visuais na Universidade de Brasília.

Vinicius Fernandes – Registro videográfico, edição e fotografia
Desenvolve e pesquisa fotografia e vídeo a partir de trabalhos em cinema, teatro e artes visuais. Graduando em audiovisual pela Universidade de Brasília, integra o grupo de pesquisa Imagem, temporalidade e subjetividade, coordenado pela Professora Cláudia Linhares Sanz. Dirigiu o curta-metragem Pelo Caminho (2012).

Guilherme Carvalho – transmissão ao vivo pela internet
Graduado Bacharel em Artes Cênicas e pós-graduado com Mestrado em Arte pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha como Palhaço desde 2002. Participou de mostras e festivais Nacionais e Internacionais (Equador em 2008 e no México em 2013). Idealizou e coordena o “Me Ver” portal de Arte cujo site é: www.mever.com.br e que tem como objetivo ampliar o acesso à contemplação e à criação de obras artísticas.

Monica Monteiro – produção executiva
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio-cultural, Especialista em Educação e Licenciada em Música com todos os cursos realizados na Universidade de Brasília. É professora da CEP/Escola de Música de Brasília desde 1987. Lecionou também na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, no UNICEUB, na AEUDF e na Faculdade de Arte Dulcina de Morais. Atua na área de coordenação, elaboração, pesquisa e produção de projetos artísticos e educacionais desde 1995.

SERVIÇO

Teatro I

24 de fevereiro a 2 de março

Horário: sempre às 20h30

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Classificação indicativa: Livre
Após a apresentação de domingo, dia 2 de março, haverá um debate sobre o tema A inserção do moderno na arte clássica, com estudiosos, professores e diretores convidados.

Assessoria de imprensa: Objeto Sim
(61) 3242-9805 / 3443-8891
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111 – Gioconda Caputo: (61) 8142-0112 – Ana Laura de Luna (61) 3443.8891
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
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Assessoria de imprensa CCBB: Ricardo Torres – ricftorres@bb.com.br – (61) 3108-7629 / 7630

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.

A partir de fevereiro, o CCBB passará a funcionar de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h, com fechamento às terças-feiras.

SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel: 61 3108-7600

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