Rio Madeira – Gigante da Floresta

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA – DE 30 DE NOVEMBRO A 18 DE DEZEMBRO DE 2011. ENTRADA FRANCA

Exposição revela hábitos e pensamento das comunidades ribeirinhas do norte do Brasil.

Um dos grandes afluentes do Rio Amazonas, com 3.315 km de extensão, o Rio Madeira nasce na Cordilheira dos Andes e recorta os estados de Rondônia e do Amazonas. Gigante de águas turvas, o rio atualmente acolhe uma das maiores obras do PAC, a usina hidrelétrica Santo Antônio, com capacidade de geração suficiente para suprir o consumo de aproximadamente 40 milhões de pessoas.

O que muda na vida das populações ribeirinhas com a construção da hidrelétrica? Qual o impacto sobre seu cotidiano? Foi a partir destas provocações que o artista plástico rondoniense Mikéliton visitou as comunidades ribeirinhas e registrou suas impressões. Agora, o resultado pode ser visto na exposição RIO MADEIRA – GIGANTE DA FLORESTA, que faz temporada de 30 de novembro a 18 de dezembro de 2011, na Galeria 2 do Museu Nacional da República, em Brasília, com entrada franca.

RIO MADEIRA – GIGANTE DA FLORESTA reúne 15 pinturas, além de diversos desenhos e fotografias, realizados no âmbito de uma ação sócio-cultural desenvolvida na região do Rio Madeira, antes e durante a implantação da usina hidrelétrica Santo Antônio. A iniciativa partiu da concessionária responsável pela construção e operação da usina, a Santo Antônio Energia, que convidou o artista para visitar as comunidades ribeirinhas locais e registrar seus hábitos, costumes, além, é claro, das opiniões sobre o processo de transformação pelo que passa a região.

Durante suas expedições pela região, o artista documentou o cotidiano das comunidades e desenvolveu oficinas de pintura com as populações de Teotônio, Novo Engenho Velho e Jacy-Paraná, onde mais de três mil pessoas puderam, em alguns casos, entrar em contato direto com o mundo da artes pela primeira vez.

Além das obras produzidas pelo artista, a exposição inclui material produzido pelas comunidades. Agora, quem tem interesse em conhecer melhor o modo de vida das populações ribeirinhas da região Norte do país, especialmente aquelas que vivem às margens do Rio Madeira, em Rondônia, terá a chance única com RIO MADEIRA – GIGANTE DA FLORESTA.

A EXPOSIÇÃO

A exposição é dividida em dois núcleos. No primeiro, estão 15 pinturas e desenhos realizados pelo artista plásticoMikéliton que retratam as comunidades do Rio Madeira. As telas medem 1,20m x 0,70m, sendo o projeto expositivo disposto de forma a apresentar o circuito realizado pelo artista nestas comunidades.

O segundo núcleo apresenta o registro fotográfico dessas comunidades, parte dele utilizado como inspiração para a reprodução das pinturas.

A mostra também conta com a exibição de vídeos produzidos pelo cineasta Pedro Martinelli, contendo entrevistas realizadas com moradores das comunidades ribeirinhas, transformados em depoimentos emocionados e históricos, que enaltecem a aventura de tantos brasileiros que decidiram viver na Amazônia.

A mostra propõe uma interatividade com o público por meio atividades que serão realizadas durante a exposição. Uma delas, chamada de “Postais Amazônicos”, convida o visitante a enviar um cartão postal para uma das pessoas retratadas pelo artista, com suas impressões sobre a exposição e o modo de vida daquelas comunidades. A outra é o “Painel do Futuro”, onde serão produzidos 1500 recortes em forma de “barquinho” destinados aos visitantes, que poderão depositar no espelho d’água do museu seu desejo para o futuro associado à sustentabilidade e às questões ambientais, Com essa ação, o público estará junto com o artista formando uma grande instalação na área externa do museu.

CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Um programa educativo foi especialmente desenvolvido para propiciar aos visitantes, especialmente aos estudantes, o melhor aproveitamento da mostra, buscando trazer à tona questões hoje fundamentais como a relação das comunidades com o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a manutenção de culturas e hábitos centenários.

Além dos monitores treinados para receber alunos, a exposição RIO MADEIRA – GIGANTE DA FLORESTA fornecerá ao grupo um caderno de atividades em que parte delas será utilizada durante a visita, e a outra, também interativa, poderá ser aproveitada pelo aluno em sua casa ou na escola.

Com capacidade para gerar energia suficiente para suprir o consumo de aproximadamente 40 milhões de pessoas, a usina hidrelétrica Santo Antônio representa um investimento de R$ 15,1 bilhões, realizado pela Santo Antônio Energia, a segunda maior empresa privada do setor elétrico no país, composta por Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), CEMIG (10%) e Fundo de Investimento da Amazônia – FIP (20%).

RIO MADEIRA – GIGANTE DA FLORESTA

Local: Galeria 2 do Museu Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios)

Período: 30 de novembro a 18 de dezembro de 2011

Horário: de terça a domingo, das 9h00 às 18h30

ENTRADA FRANCA

Informações: (61) 3325. 5220

Assessoria de imprensa

Para uso exclusivo dos jornalistas

Objeto Sim Projetos Culturais

Telefones
(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999

Email
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br