Inventários – O que eu guardei pra você

Consagrado texto do francês Philippe Minyana é encenado pela primeira vez no Brasil

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA – TEATRO II – 3 A 26 DE MAIO DE 2013

Novo espetáculo do Grupo Cena, dirigido por Guilherme Reis, questiona as fronteiras entre o público e o privado. Trilha sonora original leva a assinatura do músico André Abujamra

Por que a vida real, com sua complexidade, muitas vezes é capaz de provocar mais interesse do cidadão comum do que a própria ficção? O que leva três mulheres comuns de meia idade a revelarem detalhes íntimos de sua vida, senão o interesse de se inserir num mundo que cultua as celebridades instantâneas e que confunde o privado e o público? Estas são as primeiras questões que vêm à mente quando se fala do espetáculo Inventários – o que eu guardei pra você, novo trabalho do Grupo Cena, que o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília apresenta no Teatro II, de 3 a 26 de maio de 2013.

Inventários – o que eu guardei pra você encena, pela primeira vez no Brasil, uma das mais conhecidas obras do dramaturgo francês Philippe Minyana. Na França, o texto já foi adaptado para a televisão, transformando-se em seriado, e para o cinema, sob direção de Jacques Renard. Este imenso interesse tem uma explicação: a peça aborda um tema inquietante para a sociedade contemporânea, a tênue fronteira entre o público e o privado. Até onde se pode ir para alcançar a celebridade? Quanto cada pessoa está disposta a expor sua vida?

Inventários (Inventaires) foi a primeira peça escrita por Philippe Minyana, em 1987, num pressentimento da invasão dos reality shows nas televisões de todo o mundo. Em cena, um apresentador coordena um jogo para o qual são convidadas três mulheres. Elas deverão desnudar seu interior diante de todos. Trarão provas do que contam, apresentando objetos, e tudo será exibido da melhor maneira possível, com luzes que acendem e apagam, campainhas que tocam, provocações, memórias. O texto mostra, com muito humor, as dores e felicidades de mulheres contemporâneas que buscam a glória, mesmo que seja efêmera.

A primeira encenação brasileira de Inventários é dirigida por Guilherme Reis, diretor e fundador do Grupo Cena, e conta com as atrizes Adriana Lodi, Bidô Galvão e Carmem Moretzsohn, no papel das participantes. Interpretando o apresentador está o ator William Ferreira. Adereços e figurinos de Eduardo Baron. A cenografia, direção técnica e iluminação levam assinatura de Dalton Camargos. Trilha sonora original de André Abujamra e visagismo de Ricardo Maia.

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011.