7º SALÃO DO ARTESANATO
VAI COMEÇAR A GRANDE FESTA DO ARTESÃO BRASILEIRO
*Shows com vencedores e participantes do The Voice Brasil, Ellen Oléria, Sam Alves e Guto Sant’Anna
*Participação de 21 estados da Federação e da Suframa, de Manaus
*Homenagem a Mato Grosso
*Entrada franca
Único salão de Brasília a contar com a parceria do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro (vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República), o 7º SALÃO DO ARTESANATO anuncia sua programação de shows, oficinas, homenagens e estandes de vendas. O evento, que acontece de 5 a 9 de novembro de 2014, na ampla área do Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, promete apresentar o que se tem produzido de mais expressivo em termos de arte popular no Brasil. E o melhor: com entrada franca! O 7º SALÃO DO ARTESANATO tem o patrocínio da Petrobras e do Sebrae.
Realizado pela Rome Eventos, o SALÃO DO ARTESANATO em 2014 terá a participação de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso, que será o estado homenageado desta edição. Cada estande apresentará o trabalho de artesãos e/ou cooperativas, compondo um amplo painel da diversidade, da qualidade e da sofisticação do artesanato brasileiro. Como espaço especial haverá o Ateliê do Artesão, que este ano contará com a presença de Paulo de Paula, artesão do Distrito Federal, um mestre da transformação do barro, e dois outros convidados.
O evento contará ainda com a presença de produtos ligados ao trabalho que a Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus desenvolve na região amazônica. São peças de artesanato, doces, cosméticos produzidos por artesãos e por micro empresas da região. Além do Brasil, outros países garantiram participação, com a exposição de peças de arte popular.
Na programação de shows, o 7º SALÃO DO ARTESANATO promove novos talentos que construíram parte de sua história nos palcos de Brasília. Este ano, foram escolhidas as jovens revelações do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, com a presença de Ellen Oléria, Sam Alves e Guto Sant’Anna. Os shows acontecem de quarta a sábado, sempre às 21h, no palco principal do evento. Quem abre a programação é a vencedora do primeiro The Voice no Brasil, a brasiliense Ellen Oléria, no dia 5 de novembro.
Em parceria com a Rede Globo Brasília, na quinta-feira, dia 6, será exibido o programa The Voice Brasil, ao vivo, em televisores instalados no local. A transmissão contará com a presença de Diego Azevedo, outro cantor revelado pelo programa global, fazendo uma brincadeira com o público no estande da emissora.
O projeto Rome Cidadania terá a participação de instituições que realizam trabalho social como o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes (Sobradinho), o Grupo Concretamente Brasília e o projeto Vida Positiva. O artista plástico, designer gráfico e diretor de arte Ralfe Braga fará uma grande exposição de seu trabalho, dando início a um projeto de apresentar, a cada edição do evento, o trabalho de um artista de Brasília. Nascido em Macapá e radicado em Brasília desde finais da década de 1970, Ralfe Braga trabalha com ilustração, cartum, gravuras e pinturas.
E o 7º SALÃO DO ARTESANATO ainda terá um vasto programa de oficinas coordenadas pela equipe do SESC no Distrito Federal. Diariamente, das 13 às 17, acontecerão quatro oficinas com capacidade para acolher até 50 participantes, sobre temas tão diversos quanto arranjo de flores, enfeite natalino e imã de geladeira.
DESTAQUES
ATELIÊ DO ARTESÃO
Espaço onde estarão três artesãos Brasília: Paulo de Paula (ceramista), João Gomes (peças em capim) e Dadá do Barro (tear). Paulo de Paula é um mestre que trabalha a cerâmica com a técnica Raku – procedimento muito antigo, criado no Oriente ainda no século XVI e que consiste na cozedura, pós-cozedura e queima das peças de cerâmica, que adquirem um brilho característico. Paulo de Paula estará com um forno montado para fazer demonstrações da técnica Raku. O artesão trabalha com esculturas, objetos de decoração e utilitários e faz questão de produzir os próprios esmaltes.
João Gomes é considerado um dos dez melhores artesãos do Distrito Federal. Cearense, radicado em Brasília desde os três anos de idade, muito novo começou a trabalhar com tramas vegetais e hoje não há matéria prima que ele não saiba manejar. João é criador da empresa Juão de Fibra, de criação e desenvolvimento de produtos artesanais e prestação de serviços na área da capacitação de pessoas para o mercado do artesanato.
Dadá do Barro é o nome artístico da artesã Idalete Silva, ex-aluna e grande admiradora da cultuada artesã Maria do Barro, falecida em 2006. É presidente do Instituto de Assistência Social Maria do Barro, em Planaltina, uma organização não governamental que trabalha com famílias carentes da comunidade local, oferecendo cursos gratuitos de informática, costura e tecelagem, carro-chefe da instituição. Idalete é instrutora de técnicas artesanais e trabalha com o tear chileno.
SUFRAMA
A Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus participará do evento, trazendo um grupo de artesãos da região e peças de microempresas que trabalham com produtos regionais. Serão expostos trabalhos de artesanato indígena, de ribeirinhos, doces da região, cosméticos feitos com produtos naturais da região amazônica, dentre outras coisas.
PETROBRAS
No estande dedicado a projetos apoiados pela Petrobras estará o resultado do trabalho desenvolvido por dois projetos. O Ninho dos Artistas, de Águas Lindas, Goiás, é voltado para jovens e adultos, entre 16 e 60 anos de idade. Atualmente o projeto acolhe 200 pessoas, que vivenciam situações de vulnerabilidade pessoal e social. No local, os aprendizes desenvolvem trabalhos em oficinas de serigrafia, panificação e confeitaria, massoterapia, marcenaria e serralheria. Algumas destas obras estarão expostas no SALÃO DO ARTESANATO. A instituição ainda promove alfabetização de jovens e adultos.
Também no estande de Petrobras estará um exemplo do resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto Fábrica de Cidadania, que atende as comunidades do Núcleo Rural Lago Oeste e Basevi (da região administrativa de Sobradinho), Paranoá, Varjão do Torto, Sobradinho II e Via Telebrasília. No local, jovens e adultos fazem curso de corte e costura, de artigos de espuma e educação musical.
HOMENAGEM A MATO GROSSO
Em 2014, o estado homenageado do SALÃO DO ARTESANATO é Mato Grosso, com seu artesanato que reflete o cotidiano e os costumes da vida da comunidade. Segundo consta, a origem de todo o trabalho dos artesãos do estado foi a necessidade de suprir a carência de objetos e utensílios domésticos na região. Assim nasceram as peças de cerâmica para uso em casa, como potes, panelas, pratos, que depois também chegaram ao formato de adereços e enfeites, como vasos, peças artísticas etc.
Algumas características próprias de desenho e formato diferenciam a cerâmica mato-grossense da de outros estados. Merecem destaque os ceramistas de São Gonçalo, local histórico na capital Cuiabá, que são especialistas na fabricação de utensílios domésticos, tanto os utilizados na cozinha quanto os destinados à ornamentação. São Gonçalo é o mais antigo núcleo populacional de Mato Grosso.
Mas a tecelagem talvez seja a que detém maior representatividade em termos de divulgação da arte, da cultura e da tradição do artesanato do povo cuiabano e mato-grossense. Neste segmento destacam-se as redeiras que, no princípio, fiavam e tingiam o próprio fio do qual teciam as redes lavradas (bordadas) com motivos diversos. A habilidade com que as redeiras tecem sua rede é a mesma das mulheres indígenas, de onde se origina esta tradição.
O estado também promete expor trabalhos de artesanato em madeira, típico das localidades ribeirinhas do Rio Cuiabá, como as gamelas e tigelas feitas pelos canoeiros com a madeira denominada ximbuva, ou o cambará, macia e fácil para escavar. Ainda no setor do artesanato de madeira, o artesão conhecido como cururueiro, que fabrica a Viola de Cocho, instrumento musical para acompanhamento do cururu e siriri. Trata-se de uma viola tosca, que produz um som típico, sem grande ressonância e ainda sem os trastes localizados no cabo do instrumento. As cordas, antes elaboradas a partir de tripas de certos animais selvagens, como o quati, macaco e gambá, hoje são de nylon.
ATRAÇÕES MUSICAIS
ELLEN OLÉRIA
“A voz que cura”. Foi assim que o músico Carlinhos Brown apresentou a cantora brasiliense Ellen Oléria, primeira vencedora do The Voice Brasil. Nascida e criada em Brasília, Ellen Oléria hoje é uma unanimidade nacional e tem espalhado seu talento em shows pelo Brasil e pela Europa. A cantora e compositora fará o show que abre a programação musical do 7º SALÃO DO ARTESANATO, na noite do dia 5, quarta-feira. Ellen Oléria não se enquadra em nenhuma restrição de estilo: poderia ser cantora de soul, jazz, afoxés ou ser chamada mc, mas consegue aglutinar todas essas expressões da música, e algo mais. Uma presença contagiante, uma poderosa performance e um sorriso que nunca sai do rosto, iluminando cada canção que canta. Ellen Oléria promete trabalhar o repertório de seu mais recente CD, Ellen Oléria, lançado pela Universal Music do Brasil – antes, a cantora/compositora já havia lançado Peça (2009), Ao Vivo no Garagem (2011) e Soatá (2011), todos independentes. Ellen conquistou Brasília bem antes de ser acolhida pelo público do Brasil inteiro, que a elegeu a “voz do Brasil”. A artista é campeã em vencer festivais da cidade: duas vezes vencedora do Festival Interno de Música Candanga (2003 e 2006), duas vezes campeã do Festival e Música dos Correios (2004 e 2006) e três vezes vencedora do Prêmio SESC de Música (2005, 2006 e 2008).
SAM ALVES
Vencedor da segunda edição do reality show musical The Voice Brasil, Sam Alves põe os pés na estrada para divulgar seu primeiro disco solo, lançado pela Universal Music. O álbum ‘Sam Alves’ manteve o estilo que marcou as festejadas apresentações do cantor no programa, contando com as versões de hits internacionais como Mirrors e Troublemaker, de Justin Timberlake e Olly Murs, respectivamente, que mostram a natural influência do pop norte-americano na música de Sam, cearense criado nos Estados Unidos. A língua materna está presente na gravação de Pais e filhos, lançada pela Legião Urbana em 1989, ano de nascimento do novo astro da música. A envolvente pegada de Be with me, composta por Sam Alves, sinaliza o surgimento de um compositor promissor. Acompanhado apenas de um percussionista e um violonista, o músico se apresenta em formato intimista. Além das músicas citadas, o repertório inclui A Thousand years, tema da trilogia cinematográfica Crepúsculo, a dançante Don’t you worry child, do grupo sueco Swedish House Mafia, Couting stars, da banda americana OneRepublic, Hallelujah, do cantor e compositor canadense Leonard Cohen, e ainda versões de Payphone, hit do Maroon 5, e We found love, de Rihanna. Sam Alves apresenta-se no Palco Principal do 7º SALÃO DO ARTESANATO na noite do dia 7 de novembro, sexta-feira.
GUTO SANT’ANNA
O talento do músico e compositor Guto Sant’Anna conquistou o exigente Lulu Santos e a cantora Cláudia Leite, na última edição do programa The Voice Brasil 2013, da TV Globo. Mas antes mesmo da participação no concurso que o tornou conhecido em todo o País, Guto já havia se apresentado na 3ª edição do Rock in Rio, no Festival de Verão de Salvador e no Festival MADA em Aracaju/SE. Até começar uma carreira solo, Guto participou da banda Faluja, tendo seu primeiro trabalho produzido pelo tecladista da banda mineira Skank, Henrique Portugal e o produtor Ruben di Souza. Com a banda, gravou também um clipe com a participação da banda Chimarruts, referência entre as bandas de reggae do país. Músico profissional há 14 anos, Guto Sant’Anna sabe da responsabilidade que carrega quando sobe no palco e tira o primeiro acorde de sua guitarra: manter viva a tradição dos grandes nomes de Brasília no cenário pop/rock do país. Guto Sant’Anna faz o show de encerramento da programação musical do 7º SALÃO DO ARTESANATO, na noite do dia 8 de novembro, sábado.
SERVIÇO
Data: 5 a 9 de novembro de 2014
Local: Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade
Horário: 11h às 23h
ENTRADA FRANCA
Mais informações: www.salaodoartesanato.com.br
www.rome.com.br