47º FESTIVAL DE BRASÍLIA – OFICINAS

PROGRAMA DE OFICINAS TRAZ GRANDES NOMES DO CINEMA BRASILEIRO

Nomes de destaque do cinema brasileiro irão ministrar oficinas durante o 47º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO. Serão oito oficinas destinadas a estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral. Os universitários ligados à Universidade de Brasília, IESB e Universidade Católica que participarem ganharão créditos como atividade de extensão. As oficinas serão realizadas no IESB, UnB, CG do Gama, Teatro da Praça de Taguatinga, Teatro de Sobradinho e SESC Ceilândia. Mais informações e inscrições: www.festbrasilia.com.br

OFICINA DE DESENHO DE SOM – A EVOLUÇÃO DO ÁUDIO NO CINEMA BRASILEIRO – HISTÓRIA, TECNOLOGIAS E LINGUAGEM, com José Luiz Sasso
Datas: 18, 19 e 22 de setembro
Local: IESB
Horário: das 13h às 18h
Carga horária: 15 horas
Público alvo: estudantes de cinema, profissionais como editores de som, mixadores, técnicos de som direto, técnicos de gravação de músicas e músicos
Vagas: 45 alunos
Uma breve história da evolução do som, desde a gravação fonomecânica (que antecedeu a eletricidade) até o áudio no Cinema 3D, passando pelo início do cinema falado, o uso da tecnologia estereofônica nos anos 1950, os avanços tecnológicos e o som digital. José Luiz Sasso, um dos maiores nomes da sonorização no Brasil, também aproveita para dar lições como “o som ruim nunca ficará bom, mas o som bom pode ficar ruim”; abre o debate a partir de temas como: até onde funciona a desconstrução do som direto, o que é faixa dinâmica; e provoca: “Estamos fazendo filmes ou videogames?”

OFICINA INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA, com Sergio Penna
Data: 19, 20 e 21 de setembro
Local: UnB
Horário: 13h às 18h
Carga horária: 15 horas
Público alvo: boa experiência na área
Vagas: 30 alunos
Aprofundamento no trabalho de Sergio Penna, conhecido preparador de elenco para cinema e televisão, através de investigações práticas e reflexões teóricas a partir de seu processo de criação de personagens desenvolvido junto com os atores. Será usado material de arquivo pessoal, com cenas de making of de etapas de preparação e depoimentos de atores e diretores. O programa terá como foco o naturalismo e a verdade do ator em cena, com destaque para a respiração, a memória corporal, o tempo real, concentração e verticalidade.

OFICINA DE MONTAGEM, com Karen Akerman
Datas: 17, 18, 19 e 22 de setembro
Local: IESB
Horário: 13h às 17h
Carga horária: 16 horas
Público alvo: estudantes e profissionais de audiovisual
Vagas: 30 alunos
A oficina pede que os alunos tenham noções básicas de montagem em Final Cut 7.0.3. Preferência para alunos em processo de conclusão de curso ou formados.
Karen Akerman promete apresentar exemplos de filmes montados de formas diferentes para demonstrar o poder da montagem para o discurso da narrativa.

• OFICINA O DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO: ESTRATÉGIAS NARRATIVAS, com Joel Pizzini
Data: 17, 18, 19, 20 e 21 de setembro
Local: UnB
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 15 horas
Público alvo: estudantes e profissionais de audiovisual
Vagas 35 alunos
O curso apresenta uma visão ampla das experiências de ponta no cinema contemporâneo, com especial foco no Brasil, no sentido de fomentar a produção de filmes que recriem, transcriem e não apenas reproduzam a realidade. A oficina pretende expor e discutir o advento do documentário d criação, que vem se afirmando no cinema brasileiro contemporânea, rompendo os limites do documentário convencional e abrindo perspectivas para a renovação da linguagem através de abordagens subjetivas.

• OFICINA CINECLUBE EM AÇÃO – da história do cinema à prática cineclubista, com Ana Arruda e Thay Limeira
Data: 16, 17, 18 e 19 de setembro
Local: CG do Gama
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 16 horas
Público alvo: estudantes e profissionais de audiovisual e público em geral
Vagas 20 alunos
A oficina pretende trabalhar a partir de quatro eixos temáticos: Cineclube, Cinema e Educação; Cinema em Close-up; Vamos cineclubizar?; e Cineclube em ação. Serão abordados assuntos como a importância do cineclube na formação crítica de alunos e professores, montagem e manutenção de equipamentos, como organizar um cineclube e muito mais.

OFICINA INTRODUÇÃO A DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA, com Moacyr Gramacho
Data: 16, 17, 18, 19 e 20 de setembro
Local: Teatro da Praça de Taguatinga
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 20 horas
Público alvo: estudantes, profissionais de audiovisual e público em geral
Vagas 20 alunos
A oficina visa aproximar o aluno do trabalho de direção de arte a partir do relato sistematizado de experiências vividas pelo ministrante no projeto e construção (filmagem) de longas e curtas-metragens ao longo de sua carreira e através também de um exercício prático. Serão mostrados projetos de direção de arte acompanhados de trechos dos filmes realizados, com descrição de cada etapa de elaboração: da análise dos roteiros até a filmagem.

OFICINA DE MAQUIAGEM DE EFEITOS ESPECIAIS E CARACTERIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA, com Ana Pieroni
Data: 16, 17, 18, 19 e 20 de setembro
Local: Teatro de Sobradinho
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 20 horas
Público alvo: estudantes, profissionais de audiovisual e público em geral
Vagas 10 alunos
A oficina pretende revelar, na prática, como criar efeitos de caracterização de personagens como feridas, queimaduras, cortes, como fabricar sangue falso, como fazer moldes de partes do corpo humano, dentre várias outras coisas.

• NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO BASEADO EM REDES COLABORATIVAS, com Cavi Borges
Data: 17 a 18 e 19 a 20 de setembro
Local: SESC Ceilândia
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 8 horas
Público alvo: estudantes, profissionais de audiovisual e público em geral
Vagas 20 alunos por turma. Total de 40 vagas
Observação: Essa oficina terá duas turmas. A primeira nos dias 17 e 18 e a segunda nos dias 19 e 20.
A oficina vai apresentar, através das experiências práticas do produtor e diretor, formas alternativas de produção, finalização, distribuição e exibição. Mostrando exemplos de trabalhos construídos com base nas “redes” colaborativas e cooperativas, a iniciativa quer estimular os participantes a fazerem cinema, independente de editais e apoios governamentais.

OFICINEIROS

JOSÉ LUIZ SASSO – Empresário, editor de som, técnico de mixagem com conhecimento de engenharia de som, consultor técnico independente, é um dos maiores nomes da sonorização do cinema brasileiro. Já mixou mais de 350 filmes de longa-metragem, masterizou outros 60 títulos, além de mixar 400 curtas e médias-metragens. Sua história no cinema nacional começa com ‘Costinha Contra o King Mong’, de 1977, e chega a produções recentes como ‘Olho Nu’, de Joel Pizzini, de 2012. Pioneiro, foi o primeiro técnico de mixagens da América do Sul credenciado para mixar filmes em Dolby Stereo, com ‘Corações a mil’, de Jom Tob Azulay, 1983. O primeiro também a realizar tomada de som direto em fitas DAT (1991) e o primeiro a sonorizar digitalmente um longa-metragem inteiro (1993). Atuou como professor colaborador da Escola de Comunicações e Artes da USP.

SERGIO PENNA – Preparador de atores para cinema e televisão, instrutor de dramaturgia da TV Globo, professor convidado da Escola de Comunicações e Artes – USP, da Escuela Internacional de Cine y TV – Cuba, e da Academia Internacional de Cinema – SP. Em cinema, realizou a preparação de elenco de filmes como Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade, de Laís Bodanzky, Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, Antonia, de Tata Amaral, Heleno, de José Henrique Fonseca, Faroeste Caboclo, de René Sanpaio, O Fim e os Meios, de Murilo Salles, Gonzaga de Pai para Filho, de Breno Silveira. Tem uma parceria de 14 anos com o ator Rodrigo Santoro, incluindo a carreira internacional do ator em filmes como Che, de Steven Soderbergh, e 300, de Zack Snyder. Em televisão, preparou o elenco de novelas da TV Globo como Gabriela, Além do Horizonte e Aquele Beijo e de várias minisséries, como O Canto da Sereia, Carandiru – Outras Histórias, Antonia, Dupla Identidade, dentre várias outras. Realiza preparações individuais, além de Santoro, para os atores Claudia Abreu, Ísis, Valverde, Marcelo Serrado, Carolina Ferraz, Maria Flor e outros.

KAREN AKERMAN – É sócia da produtora independente Pela Madrugada. Atuou como montadora em mais de 40 filmes (longas e curtas). Realizou cinco curtas metragens. Seu trabalho foi exibido nos festivais de Rotterdam, San Sebastian, Havana, Cinéma du Réel, Guadalajara, Uppsala, Brasília, Rio, Janela do Recife, entre outros. Como produtora, foi responsável por mais de 20 curtas metragens. Recentemente, montou os longas Morro dos Prazeres, de Maria Augusta Ramos e O Lobo Atrás da Porta de Fernando Coimbra. Atualmente, produz e codirige (com Miguel Seabra Lopes) os curtas Confidente e Outubro Acabou!, enquanto prepara seu primeiro longa-metragem, Os Inimputáveis (codireção com Miguel Seabra Lopes), e monta o longa Sampa, de Maria Augusta Ramos.

JOEL PIZZINI – Autor de filmensaios, videoinstalações e textos críticos, conquistou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Filmes como ‘Enigma de um Dia’ (1996) e ‘Anabazys’ (2009) representaram o país no Festival de Veneza, assim como ‘Glauces, Estudo de um Rosto’ (2001) e ‘Dormente’ (2005) que concorreram, respectivamente, em eventos importantes como o Festival de Locarno e Oberhausen. Seu primeiro curta, ‘Caramujo-Flor’ (1989), ganhou o prêmio principal no Festival de Huelva (Espanha). Com os longas ‘500 Almas’ (2004) e ‘Anabazys’ conquistou os prêmios de Melhor Filme, Som e Fotografia, o prêmio Especial do Júri e o de Melhor Montagem, nos Festivais do Rio, de Mar del Plata e de Brasília, entre outros. É conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza; professor da Faculdade de Artes do Paraná e da PUC/RJ; curador da restauração da obra de Glauber Rocha e codiretor com Paloma Rocha dos documentários extras dos Dvds do cineasta. Dirigiu ‘Olho Nu’, sobre o musico Ney Matogrosso, coproduzido pelo Canal Brasil/Paloma Cinematográfica e ‘Mr. Sganzerla’, pelo Instituto Itaú Cultural e vencedor do Festival É Tudo Verdade (2011).

ANA ARRUDA – Produtora, curadora e programadora, com experiência em mais de 50 mostras, festivais de cinema e cineclubes em Brasília e em outras cidades. Sócia da Sétima Produções e coordenadora do Festival Curta Brasília. Jornalista, tem se dedicado a projetos voltados a políticas públicas de promoção, acesso e difusão do audiovisual, como idealização e coordenação de projetos de exibição e de formação em audiovisual com foco no cineclubismo, distribuição de curtas-metragens, e coordenação de eventos que unem cinema, música e outras artes.

THAY LIMEIRA – Cineclubista e produtora cultural. Fez parte do quadro fundador dos cineclubes CINE DEBATE na Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE) e CINE MAMAM, projeto de sua autoria, realizado no Museu de Arte Moderna Aluisio Magalhães (MAMAM) em Recife/PE. Integrou o quadro da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), onde ministrou oficinas de criação e fomento de cineclubes nas escolas estaduais da região metropolitana do Recife e a capacitação do Edital Cine Mais Cultura para prefeituras de até 20 mil habitantes de Pernambuco pelo Ministério da Cultura. Atualmente reside em Brasília, onde atua como produtora cultural se dedicando a produção de mostras e festivais de cinema, especialmente no Festival Curta Brasília.

MOACYR GRAMACHO – Diretor de arte, cenógrafo e figurinista em cinema, teatro, dança, espetáculos musicais, shows e exposições, atua como Diretor Geral do Teatro Castro Alves em Salvador – BA. Sua experiência em cinema inclui a direção de arte para filmes como o longa-metragem ‘A Luneta do Tempo’, de Alceu Valença, prêmio de melhor direção de Arte no Festival de Gramado de 2014; ‘A Última Estação’, de Márcio Curi; ‘O Homem que não dormia’, de Edgard Navarro, dentre muitos outros.

ANA PIERONI – Trabalha desde 2010 como profissional de maquiagem, participando neste período de nove longas-metragens, incluindo os filmes ‘Faroeste Caboclo’, ‘Somos tão jovens’ e o seriado televisivo ‘Mandrake’ (HBO), além de curta-metragens e publicitários. Também tem experiência como professora, ministrando workshops e palestras de “Maquiagem Cinematográfica e de Efeitos Especiais”. Possui conhecimento e prática em maquiagem social, maquiagem artística e de efeitos especiais.

CAVI BORGES – Fundador da Cavideo, locadora referência dos cinéfilos cariocas e que depois também se tornou produtora e distribuidora de filmes nacionais. Como produtor, já realizou 32 longas e 93 curtas. Como diretor, já fez 32 curtas e seis longas. Em 2009, ganhou o prêmio de JOVEM EMPREENDEDOR DO CINEMA BRASILEIRO indo para Londres na etapa mundial. Em 2010 participou na SEMANA DA CRÍTICA em Cannes com o curta “A DISTRAÇÃO DE IVAN”. No momento, está lançando o longa ‘Cidade de Deus – 10 anos depois’.