46º FBCB – Noite de abertura
Sala Villa-Lobos lotada aplaude o documentário Revelando Sebastião Salgado
Uma noite memorável. A abertura do 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO foi marcada pelo talento. Apresentada pelos atores Chico Sant’Anna e Bidô Galvão, dois grandes nomes do teatro e do cinema em Brasília, a cerimônia contou com as palavras do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, quesaudou o festival como “o mais importante espaço de exposição da multiplicidade da produção do audiovisual do país”. Hamilton também fez questão de exaltar o personagem central do filme de abertura, Revelando Sebastião Salgado, da cineasta Betse de Paula. Disse o Secretário: “Mais do que reinventar a fotografia, Salgado é um reinventor do olhar”.
A noite contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob regência do maestro Cláudio Cohen e tendo como solista o violinista austríaco Benjamin Schmid, no Concerto para Violino e Orquestra, do compositor norte-americano Eric Wolfgang Korngold. Benjamin Schmid brindou a platéia com o som de um legítimo Stradivarius, a lendária marca dos melhores violinos de todos os tempos no mundo.
Ao subir ao palco, acompanhada de sua equipe, a diretora Betse de Paula, arrancou aplausos da platéia lotada. “Sou uma diretora inventada em Brasília”, brincou Betse, acrescentando: “Em Brasília eu comecei a fazer cinema documentário e fiz os meus primeiros longas de ficção. Por isso, minha equipe é toda dividida, entre Brasília e Rio de Janeiro”. Em seguida, a tela foi tomada pelas imagens extraordinárias dos fotógrafos Sebastião Salgado, tema do documentário Revelando Sebastião Salgado, e Jacques Cheuiche, diretor de fotógrafia do filme.
A 46ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO tem coordenação geral de Sérgio Fidalgo, coordenador de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do GDF. O Patrocínio é da Petrobras, BNDES, Terracap e BRB. Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Inframérica (Aeroporto de Brasília), Câmara Legislativa do Distrito Federal, Canal Brasil, TV Brasil, Revista de Cinema. Realização: Instituto Alvorada Brasil, Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal e Ministério da Cultura.
Assessoria de imprensa
Para uso exclusivo dos jornalistasObjeto Sim Projetos Culturais
Telefones(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br