1º Encontro Flipiri de Ilustradores

FLIPIRI – 5ª Festa Literária de Pirenópolis apresenta

I ENCONTRO FLIPIRI DE ILUSTRADORES

31 DE MAIO E 1º DE JUNHO DE 2013

Grandes nomes debatem o papel e a importância da ilustração no jornalismo e na literatura
Mesas de discussão e oficinas terão entrada franca

Assim como a leitura é fundamental para a construção da subjetividade do indivíduo, a imagem visual de qualidade pode ampliar os efeitos e a absorção dos conteúdos da escrita. E mais: sob a influência da arte visual contemporânea, a ilustração tem a capacidade de auxiliar na educação estética visual, ajudar o leitor a absorver melhor as experimentações da arte e abrir canais de percepção. Em outras palavras, tão importante quanto o texto são as imagens que costumam acompanhá-lo principalmente nos livros dedicados às crianças e jovens e muitas vezes fazendo a síntese do assunto do momento quando se trata de jornalismo. Partindo deste princípio e observando que no Brasil não há uma festa literária que se dedique a discutir a ilustração, a FLIPIRI decidiu se concentrar no tema Literatura e Imagem e criar o Iº ENCONTRO FLIPIRI DE ILUSTRADORES.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, estarão na cidade grandes nomes da ilustração no jornalismo e na literatura no Brasil para discutir temas que vão da carreira do ilustrador às charges jornalísticas. O encontro acolherá mesas de debates e oficinas gratuitas. A primeira mesa, no dia 31, às 9h15, terá como tema “Ilustração, Jornalismo e diversas mídias” e reunirá Roger Mello (primeiro ilustrador brasileiro indicado para a final do Prêmio Hans Christian Andersen em 2010 e 2012), Fernando Lopes (que recebeu o Prêmio Herzog de Direitos Humanos por seu trabalho como ilustrador), Gougon (decano da charge política em Brasília), Kleber (como Fernando Lopes, ilustrador do jornal Correio Braziliense) e Jorge Braga (do jornal O Popular, de Goiânia, que durante anos ilustrou as crônicas de Carlos Drummond de Andre no jornal Diário da Manhã), sob mediação de integrantes do Coletivo Fake Fake (formado por estudantes de design da UFG).

Victor Tavares

Victor Tavares

Na tarde do mesmo dia, a partir das 14h, para falar de “Ilustração e Literatura”, estarão, além de Roger Mello, a artista plástica e restauradora baiana Rosinha Campos, o ilustrador carioca Victor Tavares e o lustrador e autor Romont Willy, também com mediação do Coletivo Fake Fake. E fechando o dia, a partir das 17h, mesa sobre “A Carreira do Ilustrador”, com mestres como Jô Oliveira (premiado com o Troféu HQ Mix como Grande Mestre), Gougon, Ciça Fittipaldi (professora, pesquisadora e autora de mais de 50 títulos) e o premiado Odilon Moraes (prêmios Jabuti e Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores). Mediação: Coletivo Fake Fake.

No dia seguinte, 1º de junho, duas oficinas. Pela manhã, atividade dedicada a adultos, com a Oficina de Ilustração com Odilon Moraes, de 9h às 12h. E à tarde, Oficina de Ilustração para crianças, com Roger Mello, das 14h às 17h. Os trabalhos resultantes das duas atividades ficarão expostos no espaço da FLIPIRI, que contará ainda com exposição exclusiva do mestre Elder Rocha Lima (pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, artista gráfico e professor). A 5ª Festa Literária de Pirenópolis tem o patrocínio do BNDES, coordenação do produtor cultural Gedson Oliveira, curadoria da educadora e escritora Iris Borges e promoção do Instituto Cultural Casa de Autores e da Prefeitura Municipal de Pirenópolis.


Assessoria de imprensa

Para uso exclusivo dos jornalistas

Objeto Sim Projetos Culturais

Telefones
(61) 3443-8891 e (61) 3242-9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: (61) 8142-0111
Gioconda Caputo: (61) 8142-0112
Maria Alice Monteiro: (61) 9831-5090
Roberta Timponi: (61) 9211-1414
Ana de Luna: (61) 8273-5999

Email
objetosim@gmail.com
objetosim@terra.com.br
+ info
www.objetosim.com.br