1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA BRASÍLIA

Evento aposta na literatura contemporânea do Brasil, da América Latina e da África, trazendo autores inéditos

*Programação inclui homenagem ao nigeriano Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura 1986, nunca antes traduzido no Brasil

* Jornada Literária da América Hispânica trará autores como os argentinos Samanta Schweblin, inédita no País, e o poeta Juan Gelman, além do nicaraguense Sérgio Ramírez e do chileno Antonio Skármeta

*Cerca de 50 autores de todos os continentes juntos, discutindo literatura e contemporaneidade

*Encerramento terá show de Caetano Veloso ao ar livre

Durante 10 dias do mês de abril de 2012, Brasília irá se transformar na Capital do Livro e da Leitura. Na cidade estarão reunidos escritores de todos os continentes, educadores, editoras, distribuidoras, empresários, jornalistas, leitores de todas as idades e artistas de todas as áreas para a 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA, o maior evento da área na região central do País. Numa iniciativa inédita, a BIENAL irá promover lançamento de livros, seminários internacionais, debates, palestras, encontros, oficinas, exibição de filmes que fazem o cruzamento entre cinema e literatura, exposições, homenagens, grandes shows, apresentações teatrais e realização de programas como o Incentivo ao Professor, dentre várias outras iniciativas, que visam despertar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos.

Sob a coordenação literária do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato, a 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA vai trabalhar a partir do tema “O poder transformador do livro e da leitura” e, para isso, preparou uma programação que tem alguns pontos altos como a presença do escritor nigeriano Wole Soyinka, Nobel de Literatura, nunca antes traduzido no País; a Jornada Literária da América Hispânica, sob coordenação do jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno, que vai reunir autores de ponta como Juan Gelman, considerado o maior poeta vivo da Argentina, e o celebrado chileno Antonio Skármeta; os seminários A Literatura Africana Contemporânea (trazendo nomes como Conceição Lima, a maior poeta viva de São Tomé e Príncipe, e Abdulai Silá, autor do primeiro romance da Guiné Bissau), e Bibliotecas para o Brasil (relatando a experiência exitosa da Colômbia e do México), o Encontro Ibero-Americano de Bibliotecas Rurais e a homenagem a Ziraldo, um dos maiores escritores de literatura infantil do Brasil.

A abertura oficial será às 10h, do sábado, dia 14, com a entrega do Prêmio Brasília de Literatura, contando com presença do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiróz, o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e o Secretário de Educação, Denilson Bento, além de outras autoridades. Para o Prêmio Brasília inscreveram-se mais de 600 trabalhos, dentre as categorias Biografia, Contos e Crônicas, Literatura Infantil e Juvenil, Poesia, Romance e Reportagem: textos, documentários ou obras analíticas, vistos sob a perspectiva jornalística. Serão distribuídos R$ 240 mil em prêmios.

Durante todo o período da BIENAL, no CAFÉ LITERÁRIO, serão exibidos, em três horários diferentes, vídeos com autores brasileiros entrevistados pelo programa Impressões do Brasil, série de 30 capítulos, produzida em Brasília, sobre ideias, livros e autores. Passarão pela telinha os escritores Lêdo Ivo, Thiago de Mello, Carlos Heitor Cony, João Gilberto Noll, Fernando Morais, Ferreira Gullar, Ruy Castro, Lourenço Mutarelli, Lourenço Cazarré, Reynaldo Jardim, Lygia Bojunga, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato, Martha Medeiros, Affonso Romano de Sant’Anna, Luís Fernando Veríssimo, Alice Ruiz, Marçal Aquino, Lya Luft, Cristóvam Buarque, Letícia Wierzchowski, Márcio Souza, Cristóvão Tezza, Nelida Piñon, João Ubaldo Ribeiro, Lira Neto, Lygia Fagundes Telles, Zuenir Ventura e Ziraldo.

A I BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA é uma realização da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, em parceria com o ITS – Instituto Terceiro Setor. O projeto é inserido no Plano do Livro e da Leitura do Distrito Federal – Brasília Capital da Leitura e tem o patrocínio da PETROBRAS, Caesb, Terracap, Cartão BRB, Caixa e Correios.

PROGRAMAÇÃO GERAL

CAFÉ LITERÁRIO

Espaço criado para aproximar autores e leitores, o CAFÉ LITERÁRIO da 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA vai acolher lançamentos, palestras e debates.

1. Lançamentos: autores de grande reconhecimento internacional são presenças confirmadas em Brasília. Destaques como a escritora neozelandesa Gill Pittar, famosa pela coleção infantil Milly, Molly, que vem para lançar oito livros da série. Pittar é conhecida no mundo todo pela adaptação de seus livros para a televisão. O jovem talento norte-americano Daniel Polansky lança aqui seu romance de estreia, Cidade das Sombras, thriller fantástico cheio de suspense num clima noir que o projetou internacionalmente. O anglo-brasileiro Alan Riding, que há vários anos atua como correspondente na Europa, traz seu recente Paris: A festa continua: a vida cultural durante a ocupação nazista, 1940-1944. E o britânico Richard Bourne, autor da celebrada biografia Lula do Brasil, faz o lançamento de Getúlio Vargas do Brasil 1883-1954.

2. Palestras – Para encontros e conversas com os leitores, estão confirmadas as vindas de autores brasileiros do peso de Milton Hatoum (quatro vezes premiado com o Prêmio Jabuti), Cristovão Tezza (autor do premiadíssimo O filho eterno), José Louzeiro (criador no Brasil do gênero romance-reportagem), Zuenir Ventura (autor do best-seller 1968 – o ano que não terminou), Luiz Alberto Mendes Júnior (que surpreendeu o Brasil ao lançar, em 2001, o livro autobiográfico Memórias de um sobrevivente, sobre o período de mais de 30 anos que passou na prisão), Maria Rita Khel (psicanalista, ensaísta e cronista que vai abordar o tema da depressão como sintoma social da contemporaneidade), Oliveira de Panelas (para falar sobre Literatura de Cordel: Tradição e Contemporaneidade), a antropóloga Miriam Goldemberg (que vai abordar Corpo, envelhecimento e felicidade) e vários outros não menos importantes como Márcio Souza e Dad Squarisi. Dentre os estrangeiros, destaques como Elvira Navarro (escolhida uma das 20 melhores autoras espanholas com menos de 35 anos) e Alice Walker (escritora, poeta e ativista norte-americana vencedora do Prêmio Pulitzer por A Cor Púrpura).

3. Debate, tarde de autógrafos e projeções de vídeos – O CAFÉ LITERÁRIO também será palco de um debate que vai reunir artistas e pensadores em torno do tema A Palavra na Canção. No mesmo local, o cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes participará de uma tarde de autógrafos, no dia de encerramento da BIENAL. E em três horários distintos, ao longo do dia, serão exibidos os vídeos com entrevistas com autores que integram a série Impressões do Brasil.

DEBATES

Realizados em auditórios especialmente construídos para o evento e batizados com nome de Jorge Amado e Nelson Rodrigues, os dois escritores brasileiros cujos centenários de nascimento são celebrados em 2012, debates irão provocar a plateia a refletir sobre temas como Literatura da Periferia (que reunirá convidados como MV Bill e GOG), A produção literária brasiliense e o diálogo com o leitor (juntando nomes como o romancista Lourenço Cazarré e o poeta Chico Alvim), A nova crônica brasileira (com Xico Sá e Diana Corso), A história brasileira na prosa de autores (com Eduardo Bueno, Olgária Mattos, Jorge Caldeira e Thereza Negrão), Novas Tecnologias: Ferramentas de difusão do livro e estímulo à leitura (com Cora Rónai, Ednei Procópio, Dad Squarisi), A revolução da internet e as transformações sociais e culturais (com convidados como o roteirista e escritor francês Jean-Claude Carrière e a marroquina Fatema Mernissi), Drama Brasil – Novos autores em busca do público, Como ampliar o consumo de livros no Brasil e muito mais. Também está marcada a palestra A produção literária indígena no Brasil, com Daniel Munduruku, um dos principais nomes do gênero no País, autor de Meu avô Apolinário, escolhido pela Unesco para receber menção honrosa no Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância.

SEMINÁRIOS

Realizados no Auditório Nelson Rodrigues, dois grandes seminários reunirão autores, ativistas, filósofos, políticos de vários países para pensar literatura e contemporaneidade.

África – Algumas das principais vozes da literatura do continente africano virão a Brasília participar do seminário A Literatura Africana Contemporânea, que durante dois dias discutirá “A produção literária africana e as transformações do continente” e “A tradição da produção literária portuguesa africana e as relações históricas estabelecidas entre o Brasil e Portugal”. Da primeira mesa participarão autores como Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe, poeta e especialista em assuntos africanos, Germano Almeida, cabo-verdiano que utiliza o humor para fazer críticas à sociedade de seu país, e o grande nigeriano Wole Soyinka, primeiro negro a receber o Prêmio Nobel de Literatura (durante o evento haverá lançamento do primeiro livro de Soyinka no Brasil, The Lion and the Jewel, primeiro texto teatral de Soyinka, publicado originalmente em 1963). No segundo dia, presenças confirmadas de Paulina Chiziane, a primeira romancista de Moçambique, Abdulai Sila, fundador de uma corrente ficcional original em seu país, e o jovem angolano Ondjaki, atualmente radicado no Brasil.

Krisis – Seminário que percorrerá cinco dias, analisando diferentes temas: “Fé, fanatismo e conflitos políticos no mundo atual” (mesa que terá a socióloga marroquina Fatema Mernissi e o ativista e escritor paquistanês Tariq Ali), “A idade dos limites: o mundo em busca de uma nova relação com a natureza” (com a física e ativista ambiental indiana Vandana Shiva e o filósofo político e escritor britânico John Gray), “O fim das utopias e a ditadura do mercado” (com o filósofo brasileiro Vladimir Safatle) e outras duas mesas: “A terra treme: grandes mudanças e perspectivas na economia mundial”, com o jornalista Luís Nassif e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, e “A era de ouro da produção literária no Brasil e a produção atual”, com os escritores Silviano Santiago, Deonísio da Silva, Mário Prata e Alcione Araújo, e mediação de Luiz Fernando Emediato, coordenador literário da BIENAL.

JORNADA LITERÁRIA – Autores consagrados e jovens talentos em ascensão integram o elenco da Jornada Literária da América Hispânica, que acontecerá durantes três dias de programação, propondo uma aproximação entre Brasil e América Latina, com mediação do jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno. Dentre os convidados, nomes indiscutíveis como os argentinos Juan Gelman (mais importante poeta da Argentina atual), Mempo Giardinelli (um dos mais premiados e traduzidos escritores de sua geração) e Samanta Schweblin (jovem contista celebrada pela crítica), o chileno Antonio Skármeta (famoso internacionalmente depois da adaptação para o cinema de seu romance O carteiro e o Poeta), o colombiano Hector Abad Faciolince (premiado escritor e jornalista, autor de A ausência que seremos, romance recém-lançado pela Cia das Letras), o cubano Senel Paz (escritor e roteirista conhecido no mundo pelo roteiro do filme Morango e Chocolate), o mexicano Mario Bellatin (que mistura as fronteiras do real e da ficção) e o nicaraguense Sergio Ramirez (uma das escritas mais potentes do continente, ex-integrante da Frente Sandinista de Libertação Nacional).

SHOWS – PALCO POESIA NA CANÇÃO – Pelo grande palco montado na estrutura criada para a 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA, na Esplanada dos Ministérios, passarão artistas que estão entre as estrelas da música popular brasileira contemporânea. Nomes como Nando Reis, Fernanda Takai, Capital Inicial, Chico César, Oswaldo Montenegro, Kleiton e Kledir e Caetano Veloso se revezarão em apresentações com entrada franca, sempre a partir das 22h.

HOMENAGEM A ZIRALDO – Artista gráfico, humorista, escritor de livros para crianças, ilustrador, cartunista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito, Ziraldo será o homenageado brasileiro da BIENAL. Ele foi o primeiro cartunista brasileiro a ter uma revista em quadrinhos só dele, A Turma do Pererê, a primeira totalmente em cores feita no Brasil. Logo na abertura do evento, será possível conferir a exposição Zeróis – Ziraldo na Tela Grande, montada no Museu Nacional da República. O autor receberá homenagem oficial no último dia do evento, quando também fará uma palestra.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL E JOVEM – Teatro infantil, oficina literária, encontro com autores e contação de histórias estão programados em vários horários durante todos os dias da BIENAL. Estão confirmadas as presenças de algumas das mais consagradas autoras de literatura infantil no Brasil, como Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Além disso, haverá encontros com autores como Daniel Azulay e Bia Bedran. As atividades para a criançada ocorrerão sempre na ARENA INFANTIL. Para o público adolescente, será criada a ARENA JOVEM, que vai acolher oficinas de mangá, teatro e história em quadrinhos, encontros com autores, literatura de cordel e apresentações teatrais e performances. As atividades se estendem das 10h às 18h.

CARTÃO DO PROFESSOR – Durante todo o período da BIENAL, 20 mil professores poderão adquirir até R$ 160,00 em livros em qualquer estande, através do Cartão do Professor. A iniciativa visa ampliar o acesso dos docentes a lançamentos e incentivá-los a utilizar os livros em atividades na sala de aula.

__________________________________________________________________________________________________

A I BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA terá como homenageados o escritor nigeriano Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura, e o brasileiro Ziraldo. A coordenação literária é do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato, coordenação geral de Nilson Rodrigues e realização da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, em parceria com o ITS – Instituto Terceiro Setor. O projeto é inserido no Plano do Livro e da Leitura do Distrito Federal – Brasília Capital da Leitura e tem o patrocínio da PETROBRAS, Caesb, Terracap, Cartão BRB, Caixa e Correios. O evento acontecerá na Esplanada dos Ministérios, num espaço de cerca de 50 mil metros quadrados, com área coberta para receber 158 estandes.

1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA

Local: Esplanada dos Ministérios

Data: 14 a 23 de abril de 2012

Horário: das 9h à 00h00

ENTRADA FRANCA

MAIS INFORMAÇÕES: (61) 3034.2985 / (61) 3321.9922 contato@bienalbrasildolivro.com.br

Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas): Objeto Sim Projetos Culturais Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax) Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 – Gioconda Caputo: 8142. 0112 Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 – Roberta Timponi: 9211. 1414 objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com www.objetosim.com.br